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Enviado: Sáb Abr 26, 2008 3:45 pm
por sandro_ventania
Vejam

Enviado: Sáb Abr 26, 2008 3:46 pm
por Ericfly
[quote:eaa2ecd129="sandro_ventania"]Erick,

Eu nunca fiz washout...alias isso pra mim é novidade e acho que é cobrir um santo e descobrir outro...pois acho que o washout tira um pouco do poder de sustentação da asa! até penso em fazer asa com dois perfis um pra raiz e outro para ponta.
A corda minima que eu uso é 20cm...independente da enverg. alguem falou uma vez que abaixo disso o NR fica muito ruim. Quanto a fragilidade...bom tem gente que é meio doido...economiza na estrutura e depois enche de chumbo! Eu prefiro estruturar melhor a asa e aliviar o lastro...ex: usando um bordo de ataque de cedro vc deixa a asa muito resistente, inclusive a pousos no mato e ainda contribui para o acerto do CG pois o bordo de ataque está afrente do CG.
Algumas vezes para não ter que usar lastro ou mudar a asa de lugar, eu costumo dar um leve enflexamento na asa...é minimo mal se percebe, mais é o suficiente para chegar o CG para trás (ou pra frente depende do enflexamento) e ficar livre do lastro.
Carga alar...em termicos a menor possivel...na encosta, o suficiente para não voar para trás...he he he! para velocidade é melhor contar com a aerodinamica do que com o peso![/quote:eaa2ecd129]

Usar um perfil diferente na ponta é o que se chama de washout aerodinâmico. Por exemplo, colocar na ponta um perfil simétrico, ou menos assimétrico que o da raiz... e assim por diante.
Quanto a reforços, realmente concordo que, quando se voa encosta, peso não costuma ser um problema. Mas quando vc já faz um projeto com uma boa aerodinâmica, com uma superfície bem limpa etc., mesmo assim às vezes precisa de lastro. Veja a halfpipe: [url]http://www.northcountyflyingmachines.com/halfpipe.htm[/url]. Eu já fiz uma destas, e dá pra construir ela com 500g tranquilamente, mesmo sendo reforçada, e com chumbo na frente para dar CG. Mesmo sendo bem limpa aerodinamicamente, esta asa não anda tão bem com este peso. Na verdade, a brincadeira começa nos 700g, com ela (que tem 1,22m de envergadura), e muita gente voa ela com 1kg!!!
Mas concordo plenamente que é melhor fazer a asa mais reforçada que ficar enchendo de lastro. Prefiro construir half pipe já com 700g, mas bem mais forte para o caso de um pouso não muito bem feito heheheh, ou mesmo de uma colisão aérea (ou que vai ser grave, já q ela costuma voar a mais de 60km/h)

Abs

Eric

Enviado: Sáb Abr 26, 2008 4:12 pm
por sandro_ventania
mais testes.

Enviado: Dom Abr 27, 2008 3:57 pm
por panapira
algum tem o fc19??

sandro tem como fazer um comparativo do FC19 com um AG36


dois perfis usados nos MT

Enviado: Ter Abr 29, 2008 10:37 am
por sandro_ventania
Panapira, infelizmente o meu profili não tem nenhum desses dois...se alguem souber onde encontrar esses perfis e como incluir na biblioteca do profili eu agradeço!

Enviado: Seg Mai 05, 2008 7:24 pm
por sandro_ventania
O AG36 eu já achei e inclui no meu profili, falta agora o FC19...alguem sabe onde tem?

Enviado: Seg Mai 05, 2008 7:46 pm
por osvaldoljunior
sandro onde você faz os testes destes perfis.. achei legal o resultado!

Enviado: Seg Mai 05, 2008 9:57 pm
por Ericfly
procura o FC-19 aqui no forum, lembro que o Alexandre Cruz postou aqui tempos atrás.
Mas já aviso que é um perfil difícil de construir em Balsa. No isopor ainda dá, mas fica bem fininho. Eu cortei uma asa de isopor com ele, de 17cm de corda. Cortei na CNC. Ficou com 12mm de espessura máxima...

Abs

Eric

Enviado: Seg Mai 05, 2008 10:16 pm
por sandro_ventania
Aqui.
no caso eu salvei a tela e recortei só o perfil pra postar aqui.

Enviado: Qua Mai 07, 2008 8:40 am
por Danangeli
cortei uma asa para planador de 1,6m sendo 20cm raiz e 17,5 nas pontas.... perfil EPPLER 205.... Se não me engano li uma ver que o Cebola utilizou esse perfil num de seus planadores e achou satisfatório........vou tentar!!
Alguém já usou esse perfil?? senão me engano é usano em slope :roll: