Enviado: Sáb Jun 28, 2008 1:57 am
27, 28/06/2008
Me desculpem os colegas que me acharem um tanto quanto taxativo, ou extremista, mas aqui podemos presenciar a essência do aeromodelismo. Tenho consciência de que não tenho gabarito para escrever sobre o assunto com a autoridade que vou escrever, mas se acompanharem até o final verão que darei uma boa justificativa para qual!
Quem nunca construiu um aeromodelo, por mais simples que seja, seja ele de vôo livre, elástico, rádio controle, não entenderá as reações da máquina diante as ações do homem e os porquês dos "acontecimentos". Daí você pega um avião lindo, e estola de ponta de asa! Faz um looping (quase quadrado!), e fecha asa em pleno vôo!
O aeromodelismo vai além do vôo, da "brincadeira" com pequenas máquinas, algumas que realmente voam, outras (grande maioria) que só se sustentam no ar...Por trás desse hobby existe uma grande ciência, uma interação física, química, e desde então, também humana. E pelo nosso caráter racional, devemos ao menos ter a curiosidade de conhecer estes fatores que são básicos para o desempenho dessas máquinas que apreciamos, se possível, determos também o conhecimento, e quem sabe um dia, o domínio.
Quando se chega à um nível de construção como essa que foi apresentada, não tenha dúvidas de que o cara sabe o que está fazendo! De forma alguma é desconsiderável o talento manual e a arte do construtor...Mas o conhecimento técnico, aliado à bagagem prática acumulada pelo artesão (e realmente o construtor é um artesão) enquanto construtor e piloto, fazem a diferença!
O empirismo na aviação e, em decorrência, no aeromodelismo, fez e faz a teoria que conhecemos atualmente sobre a mesma...
Acredito que seria "burrice" nossa não aproveitarmos desse conhecimento disponibilizado e provado pelo tempo e pelo sacrifício de tantas pessoas. Assim como diz o meu amigo Lavoisier, seria "reinventarmos a roda"! Ora, mas para quê reinventarmos a roda, quando podemos utilizá-la e fazermos um carro? E esse conhecimento todo disponibilizado, foi em vão?
Essa é a minha crítica ao aeromodelismo que vejo não só nos clubes que conheço, mas também na internet.
É muito interessante ver a quantidade de gente que aprecia a aviação e o aeromodelismo (lembrando que são totalmente distintos), e não faz, e nem quer fazer a mínima noção do que há por trás disso tudo.
Todo mundo já chega querendo voar! Realmente o vôo é fascinante. Talvez por não ser uma coisa do homem, como me disse minha mãe ao telefone anteontem.
O vôo é uma interação homem-máquina. Ora, podemos até dirigirmos um carro sem conhecermos o que está acontecendo no motor do mesmo, ou o funcionamento de uma caixa de marchas.
Mas uma vez que buscamos excelência nisso se torna obrigatório conhecermos os mesmos para tirarmos o maior rendimento possível.
Como diz meu amigo Scofield, na aviação não se tem "8 ou 80", é "100 ou 100"!
Uma vez que o aeromodelismo perdoa "erros" de pequenos á médios, e aí eu retomo a crítica feita anteriormente quando disse que algumas máquinas realmente voam, enquanto a grande maioria apenas se sustentam no ar, não quer dizer que não devemos buscar a excelência.
Para termos máquinas de alto rendimento, aeromodelos excelentes, devemos conhecer o suficiente para produzi-los e pilotá-los!
Lembro a você que está lendo que os maiores projetistas, tanto de aviões (Burt Rutan, Joseph Kovács) quanto de aeromodelo (Carl Goldberg, Hanno Prettner, Joe Bridi) são também grandes pilotos, pelo fato de terem conhecimento sobre o que lidam, e em conseqüência disso, também o que sabem o que buscam em seus projetos.
Portanto, concluo com um raciocínio que justifica esse texto um tanto quanto autoritário e ao mesmo tempo um apelo pelo nosso próprio bem enquanto aeromodelistas e pessoas.
Reflitamos! De nada adianta termos os melhores aeromodelos se não soubermos utilizá-los totalmente, e para sabermos utilizá-los, temos que conhecê-los em sua essência! Então, busquemos o conhecimento para obtermos excelência, maior rendimento possível.
Isso não se aplica somente ao aeromodelismo, mas à vida! Conheça ao mínimo as coisas de que gosta. Em nenhum momento digo, entenda, domine, mas sim, conheça!
Conhecimento é cultura.
E para fechar, se você for radical nesse ponto como eu, seja também adepto da frase de um sábio e professor que conheci aqui em Juiz de Fora: "Conhecer para quê? Conhecer para conhecer, ora! Precisa de motivo melhor que esse?"
Seja aeromodelista, e não piloto de aeromodelo!
Daniel Figueredo Lauar
Mais uma vez peço desculpas aos colegas que me acharem taxativo, extremista, autoritário, maçante, e mais ainda aos que não se encaixam nesse padrão. Encarem como uma avaliação-crítica-construtiva generalizada. O grande motivo de ter redigido esse texto é o fato de que nesses 3 anos e 16 dias que acompanho o site www.e-voo.com , sempre percebi essa característica que critico no texto. Todos apreciam belas construções e belos modelos, mas muito poucos buscam esses modelos e esse nível de construção, assim como muito poucos entendem realmente o aeromodelismo e com isso deixam de ser realmente aeromodelistas para serem apenas pilotos de aeromodelos!
Me desculpem os colegas que me acharem um tanto quanto taxativo, ou extremista, mas aqui podemos presenciar a essência do aeromodelismo. Tenho consciência de que não tenho gabarito para escrever sobre o assunto com a autoridade que vou escrever, mas se acompanharem até o final verão que darei uma boa justificativa para qual!
Quem nunca construiu um aeromodelo, por mais simples que seja, seja ele de vôo livre, elástico, rádio controle, não entenderá as reações da máquina diante as ações do homem e os porquês dos "acontecimentos". Daí você pega um avião lindo, e estola de ponta de asa! Faz um looping (quase quadrado!), e fecha asa em pleno vôo!
O aeromodelismo vai além do vôo, da "brincadeira" com pequenas máquinas, algumas que realmente voam, outras (grande maioria) que só se sustentam no ar...Por trás desse hobby existe uma grande ciência, uma interação física, química, e desde então, também humana. E pelo nosso caráter racional, devemos ao menos ter a curiosidade de conhecer estes fatores que são básicos para o desempenho dessas máquinas que apreciamos, se possível, determos também o conhecimento, e quem sabe um dia, o domínio.
Quando se chega à um nível de construção como essa que foi apresentada, não tenha dúvidas de que o cara sabe o que está fazendo! De forma alguma é desconsiderável o talento manual e a arte do construtor...Mas o conhecimento técnico, aliado à bagagem prática acumulada pelo artesão (e realmente o construtor é um artesão) enquanto construtor e piloto, fazem a diferença!
O empirismo na aviação e, em decorrência, no aeromodelismo, fez e faz a teoria que conhecemos atualmente sobre a mesma...
Acredito que seria "burrice" nossa não aproveitarmos desse conhecimento disponibilizado e provado pelo tempo e pelo sacrifício de tantas pessoas. Assim como diz o meu amigo Lavoisier, seria "reinventarmos a roda"! Ora, mas para quê reinventarmos a roda, quando podemos utilizá-la e fazermos um carro? E esse conhecimento todo disponibilizado, foi em vão?
Essa é a minha crítica ao aeromodelismo que vejo não só nos clubes que conheço, mas também na internet.
É muito interessante ver a quantidade de gente que aprecia a aviação e o aeromodelismo (lembrando que são totalmente distintos), e não faz, e nem quer fazer a mínima noção do que há por trás disso tudo.
Todo mundo já chega querendo voar! Realmente o vôo é fascinante. Talvez por não ser uma coisa do homem, como me disse minha mãe ao telefone anteontem.
O vôo é uma interação homem-máquina. Ora, podemos até dirigirmos um carro sem conhecermos o que está acontecendo no motor do mesmo, ou o funcionamento de uma caixa de marchas.
Mas uma vez que buscamos excelência nisso se torna obrigatório conhecermos os mesmos para tirarmos o maior rendimento possível.
Como diz meu amigo Scofield, na aviação não se tem "8 ou 80", é "100 ou 100"!
Uma vez que o aeromodelismo perdoa "erros" de pequenos á médios, e aí eu retomo a crítica feita anteriormente quando disse que algumas máquinas realmente voam, enquanto a grande maioria apenas se sustentam no ar, não quer dizer que não devemos buscar a excelência.
Para termos máquinas de alto rendimento, aeromodelos excelentes, devemos conhecer o suficiente para produzi-los e pilotá-los!
Lembro a você que está lendo que os maiores projetistas, tanto de aviões (Burt Rutan, Joseph Kovács) quanto de aeromodelo (Carl Goldberg, Hanno Prettner, Joe Bridi) são também grandes pilotos, pelo fato de terem conhecimento sobre o que lidam, e em conseqüência disso, também o que sabem o que buscam em seus projetos.
Portanto, concluo com um raciocínio que justifica esse texto um tanto quanto autoritário e ao mesmo tempo um apelo pelo nosso próprio bem enquanto aeromodelistas e pessoas.
Reflitamos! De nada adianta termos os melhores aeromodelos se não soubermos utilizá-los totalmente, e para sabermos utilizá-los, temos que conhecê-los em sua essência! Então, busquemos o conhecimento para obtermos excelência, maior rendimento possível.
Isso não se aplica somente ao aeromodelismo, mas à vida! Conheça ao mínimo as coisas de que gosta. Em nenhum momento digo, entenda, domine, mas sim, conheça!
Conhecimento é cultura.
E para fechar, se você for radical nesse ponto como eu, seja também adepto da frase de um sábio e professor que conheci aqui em Juiz de Fora: "Conhecer para quê? Conhecer para conhecer, ora! Precisa de motivo melhor que esse?"
Seja aeromodelista, e não piloto de aeromodelo!
Daniel Figueredo Lauar
Mais uma vez peço desculpas aos colegas que me acharem taxativo, extremista, autoritário, maçante, e mais ainda aos que não se encaixam nesse padrão. Encarem como uma avaliação-crítica-construtiva generalizada. O grande motivo de ter redigido esse texto é o fato de que nesses 3 anos e 16 dias que acompanho o site www.e-voo.com , sempre percebi essa característica que critico no texto. Todos apreciam belas construções e belos modelos, mas muito poucos buscam esses modelos e esse nível de construção, assim como muito poucos entendem realmente o aeromodelismo e com isso deixam de ser realmente aeromodelistas para serem apenas pilotos de aeromodelos!