Como calcular a motorização para seu aeromodelo

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:1784ee295f="MarceloCamargo"]Apenas para complementar, o próprio site da DinizEsteves [b:1784ee295f]cita[/b:1784ee295f] o autor original do texto, mas não redireciona para o link inicial.

http://www.horizonhobby.com/Articles/Article.aspx?ArticleID=1563


Portanto, este texto é relativamente antigo, e de autoria de Jason Merkle.

Atenção para a informação: [color=red:1784ee295f][b:1784ee295f]Copyright:© 2006 Horizon Hobby, Inc.[/b:1784ee295f][/color:1784ee295f][/quote:1784ee295f]

Bom, nesse caso ainda houve a tradução para o português. :wink:

Mas ainda assim acho muita cara de pau copiar o que ja existe como se fosse o autor não falando quem foi e em primeira pessoa, como se fosse o próprio que tivesse feito!

Com imagens na web o assunto ROUBO é ainda pior, lembro até de casos de plágio de fotos aqui no fórum que foram desmascarados. O cara ia num site, pegava fotos de construção e postava como se fosse ele construindo......até ser descoberto enganava mesmo a turma.
Abs,
EY
Avatar do usuário
Carlos Flaquer da Rocha
membro
Mensagens: 322
Registrado em: Qui Out 26, 2006 1:34 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Carlos Flaquer da Rocha »

Existe uma expressão adequada para isto, "cumprimentar com o chapéu dos outros", mas o pior é querer dizer que fez para ajudar... Neste caso, "a emenda saiu pior que o soneto"!
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Todo material escrito, desenhado, etc. constitue-se em trabalho intelectual de alguem.
Para pessoas honestas estes materiais nem precisam ter copyright. Mesmo sendo de distribuição livre, quando a eles nos referimos, devemos sempre mencionar o criador do material.
Plagio é quando reformulamos um material com outras palavras mas mesmo conteudo (muito comum em pesquisas universitárias)
Fraude é publicar o material sem mencionar o autor levando os leitores do material a achar que o material é de quem publicou e não de quem criou.
Isso é uma quetão de hombridade, honestidade, respeito às coisas alheias (muito raro atualmente nestes tempos de PT) e pricipalmente de vergonha na cara.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Bom, pra dar uma suavizada na coisa fiz essa planilha, vejam se esta correta...e tentar que esse post seja mínimamente util além da aula de moral.

baixem e critiquem.
Anexos
Watts.zip
(12.09 KiB) Baixado 635 vezes
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

Muito bom Eduardo!
Comprei um motor novo pro meu school, http://www.centerhobby.com.br/produtos.asp?produto=15017
to usando um tower pro 2409-18 com uma hélice 10x47 SF 180W e 730gr de empuxo meu modelo completo fica em 648gr só que esse motor ta esquentando de mais, então acho que exagerei no motor novo.
Final do ano pretendo mudar de aero pra um asa baixa, ai ja comprei esse http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5688
bom se ele consumir 15A vai dar 167W segundo a sua tabela, então o motor vai ser mais fraco? vou diminuir a potência, e o empuxo não tem uma relação com potência?? Segundo a HC com uma 10x6 ; 10x7 vai dar 1000gr de empuxo, ainda fala em 150W estou completamente perdido! Pensei que seria diretamente proporcional Watts x Empuxo.
Queria aumentar meu tempo de voo, pensei que ia consumir menos com o mesmo empuxo esquentando menos aumentando o rendimento, agora já não sei se fiz uma boa escolha, e quero uma hélice com mais velocidade não uma SF!
Abraços Igor
Avatar do usuário
Eduardo Dada
membro
Mensagens: 371
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 7:01 pm
Localização: JOINVILLE/ SC
Contato:

Mensagem por Eduardo Dada »

[quote:6c6febc099="Eduardo Yamin"][quote:6c6febc099="MarceloCamargo"]Apenas para complementar, o próprio site da DinizEsteves [b:6c6febc099]cita[/b:6c6febc099] o autor original do texto, mas não redireciona para o link inicial.

http://www.horizonhobby.com/Articles/Article.aspx?ArticleID=1563


Portanto, este texto é relativamente antigo, e de autoria de Jason Merkle.

Atenção para a informação: [color=red:6c6febc099][b:6c6febc099]Copyright:© 2006 Horizon Hobby, Inc.[/b:6c6febc099][/color:6c6febc099][/quote:6c6febc099]

Bom, nesse caso ainda houve a tradução para o português. :wink:

Mas ainda assim acho muita cara de pau copiar o que ja existe como se fosse o autor não falando quem foi e em primeira pessoa, como se fosse o próprio que tivesse feito!

Com imagens na web o assunto ROUBO é ainda pior, lembro até de casos de plágio de fotos aqui no fórum que foram desmascarados. O cara ia num site, pegava fotos de construção e postava como se fosse ele construindo......até ser descoberto enganava mesmo a turma.[/quote:6c6febc099]

Eduardo se voce tivesse lido "direito" o topico teria visto que em momento algum coloco-me na posição de autor do texto

Abraço
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1363
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Srs,

eu acredito mais na formula abaixo, que é bem mais simplificada. É claro que não basta saber apenas a potência do motor, tem que saber qual helice bateria e Speed Control vc vai usar. Mas saber qual é o motor já é um excelente começo. A tabela está em WATTS a cada 500gramas.


<50 Watts para cada 500gramas = Não é possível levantar do chão
50 e 60 Watts para cada 500gramas = Vôo normal tipo escala
60 e 75 Watts para cada 500gramas = Vôo esporte com algumas acrobacias
75 a 100Watts para cada 500gramas = Vôo acrobático
100 a 150Watts para cada 500gramas = Vôo 3D com verticais infinitos
>150Watts para cada 500gramas = As asas são dispensáveis!

Ainda devemos levar em conta o KV do motor. Por exemplo se pegarmos motores com a mesma potência mas com KVs diferentes verá que eles tem aplicações bem distintas.

Exemplo:

350W - KV 3850 = motor com alto giro, mais indicado para turbinas EDF ou Pilon Racers elétricos com helices pequenas tipo uma 4,5x4,5

350W - KV 1000 = motor com torque alto, mais indicado para modelos acrobáticos e parkflyers.

Temos que ter muito cuidado ao calcular qual motor serve para nosso modelo, como disse antes não é só potência em Watts que importa, a qualidade do motor importa e muito. Ja vi tabelas de especificações de motores completamente falsas! Via de regra se puder gastar um pouco mais em motor, esc e bateria para comprar um conjunto melhor com marcas de nome... faça isso, vc não irá se arrepender. Agora se dinheiro é o problema, tente pelo menos marcas mais baratas mas conhecidas aqui no Brasil.

Eduardo,

boa iniciativa, acho apenas que a forma de calcular a potência esta errada, no texto vc diz que uma LiPo em regime de carga tem a voltagem reduzida para algo em torno de 3.3v. As Li-Po de 30C de hoje em dia totalmente carregadas com 100% de motor facilmente chegam a 4.0volts! E tb acho que deveria ter dito onde vc retirou a informação. No mais, de novo parabéns pela iniciativa.

Augusto
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

[quote:5889a0691b="Augusto Pizarro"]
350W - KV 1000 = motor com torque alto, mais indicado para modelos acrobáticos e parkflyers.
[/quote:5889a0691b]

nem sempre , sem relacionar a tensão de alimentação não se chega em nenhuma conclusão.

pra 3s isto valeria. mas em 6s já seria pra um modelo de boa performance e alta velocidade...
um motor de 1500kv (que todo mundo trata como um motor pra velocidade , por exemplo o emax2812) , em 2s fica bom pra bom empuxo e baixa velocidade (shock flyer , park flyer)

outro exemplo , estou montando um jato EDF com um motor NEU 1512 2Y (1400kv) ... alimentado em 10S (Life) faz a fan de 90mm virar mais de 35.000RPM
visite meu canal youtube: marcioh123
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

Então eu vou usar 3S, niguém comenta nada que eu escrevi.. sera que minha dúvida é tão mediocre?
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:e84a6dbca2="frigulino"]Muito bom Eduardo!
Comprei um motor novo pro meu school, http://www.centerhobby.com.br/produtos.asp?produto=15017
to usando um tower pro 2409-18 com uma hélice 10x47 SF 180W e 730gr de empuxo meu modelo completo fica em 648gr só que esse motor ta esquentando de mais, então acho que exagerei no motor novo.
Final do ano pretendo mudar de aero pra um asa baixa, ai ja comprei esse http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5688
bom se ele consumir 15A vai dar 167W segundo a sua tabela, então o motor vai ser mais fraco? vou diminuir a potência, e o empuxo não tem uma relação com potência?? Segundo a HC com uma 10x6 ; 10x7 vai dar 1000gr de empuxo, ainda fala em 150W estou completamente perdido! Pensei que seria diretamente proporcional Watts x Empuxo.
Queria aumentar meu tempo de voo, pensei que ia consumir menos com o mesmo empuxo esquentando menos aumentando o rendimento, agora já não sei se fiz uma boa escolha, e quero uma hélice com mais velocidade não uma SF!
Abraços Igor[/quote:e84a6dbca2]

Não sou nenhum mestre nos assuntos de motores , então desde já peço desculpas se eu falar algum tipo de besteira.

Primeiro , até onde eu conheço esse seu Tower pro (2409-18) ele dá realmente o que você falou , e desde que ele esteja "em plena forma" sem eixo torto , fio mal enrolado ou em curto , nem nada do tipo , ele levaria esse seu modelo com EXTREMA facilidade , com menos de meio motor talvez.
Se ele está esquentando assim , alguma coisa (das que eu citei acima) pode estar acontecendo com seu motor.

Sobre o segundo motor , ele não vai ser mais fraco primeiro porque o Tower Pro , de acordo com os cálculos geraria cerca de 137W de potência que são menores que os 167W gerados pelo Turnigy.

Segundo porque a potência não é "tudo" que se deve olhar , como disse o amigo Augusto Pizarro , ela não está relacionada diretamente nem com Torque (empuxo) nem com rotação do motor.

Como no exemplo dele um motor com mesma potência pode servir ou não para seu aermodelo , e um de menor potência pode dar bem mais empuxo sendo ótimo para treinador , enquanto um de altíssima potência só tem rotação mas não gera empuxo.

Sobre a empresa dizer que ele gera 150W , ela está te passando os W reais do motor , se o motor tranformasse 100% da energia elétrica em movimento com 15A e 11,1v ele geraria 167W de potência mas como em todos motores do mundo uma parte dessa energia é inutilizada e perdida (geralmente na forma de calor) então apenas 150W de potência são gerados.

Essa é a principal diferença dos motores de baixa e alta qualidade , os de baixa geralmente são menos eficientes , perdem muita da energia oferecida e esquentam demais (caso do seu Tower pro) e os de melhor qualidade perdem menos energia esquentando menos e produzindo mais com as mesma energia oferecida.

Sobre aumentar o tempo de vôo , isso não é tão fácil assim , isso depende do avião do tipo de vôo. E o motor turnigy gera mais empuxo consumindo mais energia , então se você andar com os 2 motores sempre no máximo a bateria acaba primeiro com o Turnigy.

Mas mantendo um vôo parecido ele rende um pouco mais que o Tower Pro , pelos dados que consegui ele consome 11,1A gerando 692g de empuxo a 6300RPM.

Acredito , que você sentira a diferença sim , até porque seu Tower pro deve estar com algum problema.

E o acabamento e rendimento dos Turnigy é aclamado melhor que dos Tower pro.
Responder