Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos
- Ericfly
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Ah, outro detalhe: Alex, eu quero um acelerador desses, e mais: acho que realmente vou precisar do tal limitador de corrente.
Uma idéia para o limitador de corrente: Seria interessante ele não simplesmente diminuir a aceleração quando passa de um determinado limite. Digamos que o limite seja 70A. Ele poderia permitir um burst de até 100A, durante X segundos (que tal 4 segundos?)
Seria legal também colocar sensores de temperatura no ESC e no motor, ligados no circuito de segurança do acelerador.
Abs
Eric
Uma idéia para o limitador de corrente: Seria interessante ele não simplesmente diminuir a aceleração quando passa de um determinado limite. Digamos que o limite seja 70A. Ele poderia permitir um burst de até 100A, durante X segundos (que tal 4 segundos?)
Seria legal também colocar sensores de temperatura no ESC e no motor, ligados no circuito de segurança do acelerador.
Abs
Eric
- Ericfly
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[quote:7d027deef1="Sputnicker"]Por que você não compra uma bicicleta elétrica? São bonitas, potentes e são projetadas pra isso.
A bicicleta normal não é projetada para andar com esse excesso de peso nas nossas ruas esburacadas...[/quote:7d027deef1]
São bem menos potentes que esta que quero fazer, são bem mais caras (começa em 2000 reais, e o kit de adaptação a 1700 reais), e... construir e desenvolver a solução é parte da brincadeira!! Assim como no aeromodelismo.
Quanto à questão do peso, tem razão. Mas a minha bicicleta não é de alumínio, é de aço (+ forte), tem suspensão nas duas rodas (amortece os buracos) e eu uso pneu slick largo (1.95") nas duas rodas.
Além disto, o peso adicionado será entre 12 e 20kg, pelo que estou calculando. Contando que eu emagreci uns 7kg nos últimos 2 meses, e pretendo emagrecer no mínimo mais 10 nos próximos, então acho que vai ficar eles por eles (os kg) :roll: :roll: :roll: :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
A bicicleta normal não é projetada para andar com esse excesso de peso nas nossas ruas esburacadas...[/quote:7d027deef1]
São bem menos potentes que esta que quero fazer, são bem mais caras (começa em 2000 reais, e o kit de adaptação a 1700 reais), e... construir e desenvolver a solução é parte da brincadeira!! Assim como no aeromodelismo.
Quanto à questão do peso, tem razão. Mas a minha bicicleta não é de alumínio, é de aço (+ forte), tem suspensão nas duas rodas (amortece os buracos) e eu uso pneu slick largo (1.95") nas duas rodas.
Além disto, o peso adicionado será entre 12 e 20kg, pelo que estou calculando. Contando que eu emagreci uns 7kg nos últimos 2 meses, e pretendo emagrecer no mínimo mais 10 nos próximos, então acho que vai ficar eles por eles (os kg) :roll: :roll: :roll: :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- Ericfly
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Quanto ao custo, vamos lá quanto vai, de cara:
Motor + ESC + frete = 104 dólares * 1,6 (imposto) * 2,2 (dólar) = 366,00
Baterias: 40 * 4 = 160,00
Coroa = 20,00
Nova roda traseira: 70 (par de cubos) + 32 (raios) + 40 (aro) + 30 (pneu) + 10 (câmara) + 30 (MDO) = 212,00, com desconto 200,00. Comprando um novo cassete, mais 50 reais.
Corrente - já tenho
correias etc. 100 reais
Total: 896,00.
Bem mais barato que os 1800 reais do sisteminha com pouca potência.
Se eu não comprar a roda toda nova, mas simplesmente mandar colocar o novo cubo nela, sairá por: 796,00.
Motor + ESC + frete = 104 dólares * 1,6 (imposto) * 2,2 (dólar) = 366,00
Baterias: 40 * 4 = 160,00
Coroa = 20,00
Nova roda traseira: 70 (par de cubos) + 32 (raios) + 40 (aro) + 30 (pneu) + 10 (câmara) + 30 (MDO) = 212,00, com desconto 200,00. Comprando um novo cassete, mais 50 reais.
Corrente - já tenho
correias etc. 100 reais
Total: 896,00.
Bem mais barato que os 1800 reais do sisteminha com pouca potência.
Se eu não comprar a roda toda nova, mas simplesmente mandar colocar o novo cubo nela, sairá por: 796,00.
- Ericfly
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[quote:0b5079d531="thi_cesar"]
agora com este motor a coisa muda de figura..... show de bola!!!!!!
Thiago[/quote:0b5079d531]
Tá em promoção na Hobbycity. 63 dólares, acho. Acaba em 200 e poucas horas a promoção. O normal é oitenta e tantos dólares.
agora com este motor a coisa muda de figura..... show de bola!!!!!!
Thiago[/quote:0b5079d531]
Tá em promoção na Hobbycity. 63 dólares, acho. Acaba em 200 e poucas horas a promoção. O normal é oitenta e tantos dólares.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- alexcmag
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[quote:8ae4c830f1="Ericfly"]Ah, outro detalhe: Alex, eu quero um acelerador desses, e mais: acho que realmente vou precisar do tal limitador de corrente.
Uma idéia para o limitador de corrente: Seria interessante ele não simplesmente diminuir a aceleração quando passa de um determinado limite. Digamos que o limite seja 70A. Ele poderia permitir um burst de até 100A, durante X segundos (que tal 4 segundos?)
Seria legal também colocar sensores de temperatura no ESC e no motor, ligados no circuito de segurança do acelerador.
Abs
Eric[/quote:8ae4c830f1]
Das diretivas do projeto a longo prazo fazem parte:
- Monitorar temperatura de motor, ESC e bateria, diminuir a potência se qualquer um deles ultrapassar o limite;
- Mostrar em um display a tensão da bateria, miliampéres x hora utilizados e disponíveis, percentual de carga, consumo médio, autonomia;
- Criar um freio regenerativo que recarregue as baterias ao desacelerar;
- Criar um ESC sensored, para partidas mais suaves, como um colega já sugeriu (desculpe, esqueci o nome);
- Criar um motor brushless imenso, talvez usando uma panela de freio à tambor como bell...
Uma idéia para o limitador de corrente: Seria interessante ele não simplesmente diminuir a aceleração quando passa de um determinado limite. Digamos que o limite seja 70A. Ele poderia permitir um burst de até 100A, durante X segundos (que tal 4 segundos?)
Seria legal também colocar sensores de temperatura no ESC e no motor, ligados no circuito de segurança do acelerador.
Abs
Eric[/quote:8ae4c830f1]
Das diretivas do projeto a longo prazo fazem parte:
- Monitorar temperatura de motor, ESC e bateria, diminuir a potência se qualquer um deles ultrapassar o limite;
- Mostrar em um display a tensão da bateria, miliampéres x hora utilizados e disponíveis, percentual de carga, consumo médio, autonomia;
- Criar um freio regenerativo que recarregue as baterias ao desacelerar;
- Criar um ESC sensored, para partidas mais suaves, como um colega já sugeriu (desculpe, esqueci o nome);
- Criar um motor brushless imenso, talvez usando uma panela de freio à tambor como bell...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Ericfly
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[quote:b507e46e74="alexcmag"]
Das diretivas do projeto a longo prazo fazem parte:
- Monitorar temperatura de motor, ESC e bateria, diminuir a potência se qualquer um deles ultrapassar o limite;
- Mostrar em um display a tensão da bateria, miliampéres x hora utilizados e disponíveis, percentual de carga, consumo médio, autonomia;
- Criar um freio regenerativo que recarregue as baterias ao desacelerar;
- Criar um ESC sensored, para partidas mais suaves, como um colega já sugeriu (desculpe, esqueci o nome);
- Criar um motor brushless imenso, talvez usando uma panela de freio à tambor como bell...[/quote:b507e46e74]
Humm legal!
Gostei principalemnte da parte do monitoramento de temperatura e do display.
Eu andei lendo por fóruns americanos sobre bicicletas elétricas que o freio regenerativo não é muito proveitoso, no caso das bicicletas. A recarga vai ser muito pequena, e se você pensa em recarregar a bicicleta pedalando... vai ter que suar muito pra carregar 10% da bateria heheh
Abs
Eric
Das diretivas do projeto a longo prazo fazem parte:
- Monitorar temperatura de motor, ESC e bateria, diminuir a potência se qualquer um deles ultrapassar o limite;
- Mostrar em um display a tensão da bateria, miliampéres x hora utilizados e disponíveis, percentual de carga, consumo médio, autonomia;
- Criar um freio regenerativo que recarregue as baterias ao desacelerar;
- Criar um ESC sensored, para partidas mais suaves, como um colega já sugeriu (desculpe, esqueci o nome);
- Criar um motor brushless imenso, talvez usando uma panela de freio à tambor como bell...[/quote:b507e46e74]
Humm legal!
Gostei principalemnte da parte do monitoramento de temperatura e do display.
Eu andei lendo por fóruns americanos sobre bicicletas elétricas que o freio regenerativo não é muito proveitoso, no caso das bicicletas. A recarga vai ser muito pequena, e se você pensa em recarregar a bicicleta pedalando... vai ter que suar muito pra carregar 10% da bateria heheh
Abs
Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- alexcmag
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Tinha pensado mesmo é em carregar parte da bateria quando estiver morro abaixo.
Pedalar para carregar não é uma boa, qualquer transformação gera perda, neste caso é mais prático pedalar para gerar movimento mesmo.
Pelo menos estes projetos de bikes elétricas ajudam no caso da lei de Murphy que diz que não importa aonde você vá é sempre morro acima e contra o vento...
Pedalar para carregar não é uma boa, qualquer transformação gera perda, neste caso é mais prático pedalar para gerar movimento mesmo.
Pelo menos estes projetos de bikes elétricas ajudam no caso da lei de Murphy que diz que não importa aonde você vá é sempre morro acima e contra o vento...
- Ericfly
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Chegou o motor e o ESC! O motor é grande... grande... nunca tinha pego um BL tão grande assim. E o mais interessante: eu coloquei, na encomenda com a Hobbycity, o valor declarado de 100%, que incluiu o frete. E eles fizeram certinho, declararam o valor de 104 dólares. E não pegou imposto... Vai entender...
[img:8694d3ca1a]http://lh3.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/Sa1v8XfkGFI/AAAAAAAAEo8/iUZl6dG-Pgw/s800/DSC09178.JPG[/img:8694d3ca1a]
[img:8694d3ca1a]http://lh3.ggpht.com/_IwBgxZFxdfw/Sa1v8XfkGFI/AAAAAAAAEo8/iUZl6dG-Pgw/s800/DSC09178.JPG[/img:8694d3ca1a]
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens