Baterias para leigos
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- Registrado em: Qua Mai 12, 2004 5:41 pm
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Blz pessoal
to começando no aeromodelismo elétrico mas acho que já fiz besteira...
Tenho 12 células de Ni-Cd, com 600 mAh, sendo 6 delas bem velhas ( tenho à uns 4 anos ) e as outras foram compradas recentemente ( só recarreguei uma vez ) e tenho tabém 6 células de 250 mAh também de Ni-Cd.
O problema é que muitas vezes eu descarreguei a bateria até ficar com menos de 0,8V por célula ( já chegaram à zero ) pensando que se eu não fizesse viciaria a célula. A pouco tempo, logo após recarregar as células, fui fazer um teste de bancada ( com as células velhas ) e as células descarregaram após uns 5 minutos e eu nem exigi uma carga tão alta. E esse fato se repetiu outras vezes .
O fato de eu ter descarregado muito as células ( abaixo de 0,8V ) pode ter a ver com a falta de carga? Ou são as minhas células que estão bagadas?
Obrigado desde já pela ajuda
to começando no aeromodelismo elétrico mas acho que já fiz besteira...
Tenho 12 células de Ni-Cd, com 600 mAh, sendo 6 delas bem velhas ( tenho à uns 4 anos ) e as outras foram compradas recentemente ( só recarreguei uma vez ) e tenho tabém 6 células de 250 mAh também de Ni-Cd.
O problema é que muitas vezes eu descarreguei a bateria até ficar com menos de 0,8V por célula ( já chegaram à zero ) pensando que se eu não fizesse viciaria a célula. A pouco tempo, logo após recarregar as células, fui fazer um teste de bancada ( com as células velhas ) e as células descarregaram após uns 5 minutos e eu nem exigi uma carga tão alta. E esse fato se repetiu outras vezes .
O fato de eu ter descarregado muito as células ( abaixo de 0,8V ) pode ter a ver com a falta de carga? Ou são as minhas células que estão bagadas?
Obrigado desde já pela ajuda
- ATARI
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- Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
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e so lembrando ... cuidado com as baterias compradas... verifiquem a procedencia ...
isso aconteceu com um amigo meu ... sorte q era pilha pra ser usada em camera ....
isso aconteceu com um amigo meu ... sorte q era pilha pra ser usada em camera ....
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- Marcelo dos Santos
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Dúvida Li-Po 11.1V
alexcmag escreveu:[*]Motor 350 (GWS EPS350C): LiIon 10,8V*1000mAh (com cuidado para não danificar bateria nem motor)
Olá amigos do fórum. Não entendi muito bem esse "cuidado" que se deve tomar.
O negócio é o seguinte: - comprei uma Li-Po 860mAh/11.1V
10C cont/15C burst (9A/13A)
Estou pensando em utilizá-la no meu motor EPS 350C com redução 5.33:1 e hélice 10x4.7
Já testei e percebi que o motor parece que vai pegar fogo, além de uma força fora do normal.
Pergunta:
Posso utilizar essa bateria no meu motor EPS350C com redução 5.33:1?
Posso utilizar essa bateria no EPS400 com redução 3.4:1?
Obrigado
- alexcmag
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Re: Dúvida Li-Po 11.1V
Marcelo dos Santos escreveu:alexcmag escreveu:[*]Motor 350 (GWS EPS350C): LiIon 10,8V*1000mAh (com cuidado para não danificar bateria nem motor)
Olá amigos do fórum. Não entendi muito bem esse "cuidado" que se deve tomar.
O negócio é o seguinte: - comprei uma Li-Po 860mAh/11.1V
10C cont/15C burst (9A/13A)
Estou pensando em utilizá-la no meu motor EPS 350C com redução 5.33:1 e hélice 10x4.7
Já testei e percebi que o motor parece que vai pegar fogo, além de uma força fora do normal.
Pergunta:
Posso utilizar essa bateria no meu motor EPS350C com redução 5.33:1?
Posso utilizar essa bateria no EPS400 com redução 3.4:1?
Obrigado
A capacidade máxima de descarga contínua da bateria é 10C * 860mAh = 8,6A
O consumo do motor 350 com 5,33:1 e hélice 10x4,7 a 11,1V = 11A no mínimo. Como 11 é maior que 8,6 não pode usar com esta bateria
O mesmo vale para o motor 400, que vai gastar uns 12A e também não vai poder usar.
Acho que sua bateria ficaria bom para um motor brushless, é muito fraca para motor 350 ou 400 e muito forte para motor 280 ou ips...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.