Team monkey - depron full acrobático.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1788
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

A um tempo atras discutimos um plana parecido..uns 3ds para encosta..
bem bacana
tem que incentivar o pessoal a voar colina....
vou fazer o meu versao micro
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Então Yamin,

Eu sou meio nada ortodoxo, discordo um monte de coisa na planta, sabe, ficar "dourando a pílula" não é minha praia.

Na planta está escrito "tudo depron menos o que tiver escrito". Tá escrito sim, laterais de compensadinho 0,8mm. Mas acompanhe os diversos post de construção, tem de todo tipo de construção.

Eu sou fã do de depron + cola quente, inteiro, na minha mão não uso nem a longarina da asa principal em balsa.
Dá para fazer de bandejinha, isopor, pôxa o céu é o limite.

Tem uma peça não-simétrica na planta que eu sinceramente não entendi onde vai (ao lado das laterais da fuse, está escrito 2x nela).

Então, para mim o que vale é preservar a idéia : desenho externo (contorno). Agora o resto vai da criatividade.

Aquele monte de "dentes" são a coisa mais inútil que já ví na vida. Imagine, corte reto e cole com cola quente, vai conseguir um resultado mil vezes melhor e mais fácil e preserva o meio-ambiente (sem desperdício).
Sugestão seria deixar os servos "enfileirados" para fazer a fuselagem o mais fino possível.

Para as localidades que não tem depron fácil, acho que um kit inteiro de depron seria uma boa. Mas nada impede que seja inteiro de isopor também.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
aleotavares
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Ago 14, 2009 1:24 am
Localização: Curitiba/Carlópolis,Pr
Contato:

Mensagem por aleotavares »

[quote:1772aab6c9="MARCOS QUITO"] ... Tem uma peça não-simétrica na planta que eu sinceramente não entendi onde vai (ao lado das laterais da fuse, está escrito 2x nela)...
[/quote:1772aab6c9]

Pelo que entendi na planta, essa peça é a longarina, a parte curvada seria o encaixe para formar o diedro.
---
Avatar do usuário
LJR
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 4:49 pm
Localização: Pomona, CA

Mensagem por LJR »

[quote:d6b2e2ef7e="elbert"]cara com esse peso que voce vai fazer ele ficara um minitermico
voce pretende voar ele na colina ou termal
colina deixe ele com no minimo 550g[/quote:d6b2e2ef7e]

Vou voar em colina,com vento não muito forte mas bem canalizado e com um fluxo constante.Bom,qualquer coisa eu coloco lastro nele.Valeu pelas dicas!

[quote:d6b2e2ef7e]Como o aileron é inteiro, conforme ele fica mais baixo ou mais alto[/quote:d6b2e2ef7e]
Não entendi...como assim mais alto ou mais baixo?O aileron mais baixo seria de um tamanho menor?
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

LJR, veja no desenho. Conforme vc ajusta o aileron, vc muda o perfil :

-Neutro,
-Para cima é velocidade;
-Para baixo é sustentação.

....
Sobre ele se tornar um "minitérmico", não dá, ele tem perfil que não é de muita sustentação e tem o corpão que dá um super arrasto. Você vai perceber, se ficar muito leve ele não avança no vento, só isso. Mas é longe de ser minitérmico.
Anexos
perfis monkey.jpg
perfis monkey.jpg (17.16 KiB) Exibido 12808 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:b738853e4c="aleotavares"][quote:b738853e4c="MARCOS QUITO"] ... Tem uma peça não-simétrica na planta que eu sinceramente não entendi onde vai (ao lado das laterais da fuse, está escrito 2x nela)...
[/quote:b738853e4c]

Pelo que entendi na planta, essa peça é a longarina, a parte curvada seria o encaixe para formar o diedro.[/quote:b738853e4c]

Meu, é MUUUUITO alta a longarina. Ele não tem diedro por isto estranho também !
Precisava encontrar dados do perfil.
Minha sugestão seria uma espessura de 10 a 15%.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Blumm
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Sáb Set 13, 2008 12:05 am
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Blumm »

bahhhh muito legal esse planador!! vou imprimir a planta e fazer ele com poliestireno extrudado. Pretendo fazer a fuse com 1 chapa de 1", e as asas com perfil RG15 e talvez o RG14 nas pontas como foi comentado aqui. Para esse perfil, deixo com quanto de espessura? o orignal do perfil? Deixo a asa sem washout para voo acrobatico?
A ideia de tematica do peixo palhaço é uma boa! Vi um Fox assim e ficou muuuito fera!

Um abraçao!
Avatar do usuário
LJR
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 4:49 pm
Localização: Pomona, CA

Mensagem por LJR »

[quote:cb8ecdd171="MARCOS QUITO"]LJR, veja no desenho. Conforme vc ajusta o aileron, vc muda o perfil :

-Neutro,
-Para cima é velocidade;
-Para baixo é sustentação.

....
Sobre ele se tornar um "minitérmico", não dá, ele tem perfil que não é de muita sustentação e tem o corpão que dá um super arrasto. Você vai perceber, se ficar muito leve ele não avança no vento, só isso. Mas é longe de ser minitérmico.[/quote:cb8ecdd171]

Aaa,agora sim eu entendi os ailerons.Obrigado pela explicação.
Bom,agora eu imprimi a planta e vi o tamanho real da longarina.É grotesca,parece a de um Extra,aquela peça não pode ser a longarina.Bom,tentarei um perfil semi-simétrico com longarina de depron e pesarei.Dependendo do resultado eu corto uma asa com RG15 e RG14 com 15%.
Então,qual seria o peso ideal então?500 gramas?
Agora chega de poluir o tópico com tantas perguntas :lol:
Abraços
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Na verdade, quando se pode mudar o perfil, estamos falando que dois servos, um para cada superficie e um rádio que tenha configuração chamada flapperon, ou seja aileron + flaps.

Podemos utilizar qualquer canal para uma mixagem que altere bem pouco o comando de flaps e dessa forma conseguir um perfil simétrico, com mais camber ou até reflex, nesse caso usamos perfis especificos para esse fim e aumentamos ao maximo a corda do ailerom por motivos óbvios.

Quem nunca usou flapperons na colina não sabe o que está perdendo!
Avatar do usuário
LJR
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 4:49 pm
Localização: Pomona, CA

Mensagem por LJR »

Agora sim caiu a ficha.Meu rádio tem essa configuração de flaperon,mas nunca usei,nem nos meus aeros treinadores.
Deve ser uma boa então...mas,quando se usa o camber e o reflex?Pra baixo dá pra deduzir que é para ter mais sustentação,mas pra cima,como que funciona?
Responder