Agora um Corsair F4U do Mauri 1,20m, ALERTA e correção.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
rodrigo carvalho santino
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Jun 21, 2013 1:43 pm
Localização: são paulo

Mensagem por rodrigo carvalho santino »

Parabéns ao amigo Gilberto!!!! sempre detalhista gostei muito do seu modelo pronto vamos voar juntos lá no veloso!!!
Do elétrico ao glow passando pelo planador, adoro todos !!!!! oque importa é voar !!!!!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Agora o vídeo do voo inaugural;

[yt]5UU3aX4mZ5E[/yt]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
dpomaro
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Seg Set 24, 2012 10:48 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por dpomaro »

Ficou muito show o modelo Gilberto... e voa muito.. Parabéns...
Avatar do usuário
Dr.celestinoJR
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Dez 15, 2010 9:23 pm
Localização: Alto Jequitibá-MG
Contato:

Mensagem por Dr.celestinoJR »

Parabéns, ficou muito bom... o vídeo ficou legal também.... Gostei da técnica de dobrar a fibra...

Abraço..
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Atenção pessoal, como citei anteriormente, esta técnica de dobrar as varetas está em avaliação, então tenho novos detalhes.

Durante o desenvolvimento fiz testes de tração e ficou tudo bem, somente não avaliei no teste de compressão e agora veio a consequência.
No domingo passado, ao fazer algumas manobras mais ousadas, a asa direita cedeu e flexionou aumentando o diedro, e por pouco não derrubei o avião.
Durante a cirurgia exploratória, identifiquei que as dobras das varetas na raiz da asa não suportaram o esforço e romperam, como pode ser visto abaixo:

[img:311b6a5657]https://lh6.googleusercontent.com/-Dbus4y7ehJ0/UvzJLBahldI/AAAAAAAABPQ/Ydmcyn77V0I/w469-h352-no/DSC04681.JPG[/img:311b6a5657]

Quando examinei do outro lado, o resultado foi o mesmo, somente que ainda não tinha seccionado.

Conclusão, quando queimamos a resina para dobrar a vareta, as fibras suportam o esforço de tração, mas o trabalho nas fibras quando o esforço é de compressão as faz romperem.
Solução, quando as varetas forem instaladas devem ser fixadas com cola Epoxi, pelo menos nos pontos críticos, para que não trabalhem (não se movam).
Eu coloquei um reforço de arame de aço fixado com Epoxi na seção central da asa, fazendo as dobras de acordo com a inclinação necessária. Fiz também canaletas para a resina epoxi envolver as varetas nos pontos críticos e reforçá-las.

[img:311b6a5657]https://lh4.googleusercontent.com/-HtsKKb8vqM4/UvzJFA-zmYI/AAAAAAAABPA/V1gc4G18gv0/w469-h352-no/DSC04682.JPG[/img:311b6a5657]

[img:311b6a5657]https://lh3.googleusercontent.com/-3Hs6p3jtdPc/UvzJKZZ9PwI/AAAAAAAABPI/ugn9AgDeXi4/w469-h352-no/DSC04683.JPG[/img:311b6a5657]

Espero que resolva e caso tenha algum resultado relevante compartilharei com vocês.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
icomon
membro
Mensagens: 134
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 8:48 pm
Localização: Guarulhos- São paulo

Mensagem por icomon »

Gilberto ja aconteceu isto comigo, uma ideia é de fazer o grau de inclinação com arame e depois colar a vareta com CA ou epox e depois coloca-la no isopor!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

É isso aí Icomon, o negócio é compartilhar nossas experiências e ideias.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

Eis aqui um tópico saudável.. Muito bom compartilhar o que aconteceu e a solução do "problema" Gilberto..
Na boa.. cansei de entrar em tópicos e ver um monte de gente "detonando" a ideia dos outros..
Eu acompanhei a construção e
Mais uma vez.. Parabéns...
Avatar do usuário
Dr.celestinoJR
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Qua Dez 15, 2010 9:23 pm
Localização: Alto Jequitibá-MG
Contato:

Mensagem por Dr.celestinoJR »

A solução foi boa... Acho q a Epox vai aumentar a resistência final...

Solução simples e eficiente..

Na região do trem de pouso, como ficou?

Vamos ver o próximo teste....

vlw
Avatar do usuário
HellByker
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 7:42 pm
Localização: Santa Gertrudes - SP / 31

Mensagem por HellByker »

Boa noite, Gilberto...
Eu já usei essa técnica de dobrar a vareta esquentando a mesma, e realmente quando se esquenta a resina que une as fibras se desfaz e deixa as fibras soltas.

Para voltar a ter a vareta firme basta "encharcar" as fibras com nova resina epoxi e se possível tentar manter as fibras unidas, assim a vareta voltará a ter a resistência original (ou próxima) e com o formato desejado.

Após isso feito, você até pode colar ela na asa com cola quente, mas como a firmeza da fibra na asa está diretamente relacionada a sua resistência, eu sempre colo a mesmo com epoxi, por completo.. ;)
Responder