Agora um Corsair F4U do Mauri 1,20m, ALERTA e correção.
- rodrigo carvalho santino
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- Gilberto
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Atenção pessoal, como citei anteriormente, esta técnica de dobrar as varetas está em avaliação, então tenho novos detalhes.
Durante o desenvolvimento fiz testes de tração e ficou tudo bem, somente não avaliei no teste de compressão e agora veio a consequência.
No domingo passado, ao fazer algumas manobras mais ousadas, a asa direita cedeu e flexionou aumentando o diedro, e por pouco não derrubei o avião.
Durante a cirurgia exploratória, identifiquei que as dobras das varetas na raiz da asa não suportaram o esforço e romperam, como pode ser visto abaixo:
[img:311b6a5657]https://lh6.googleusercontent.com/-Dbus4y7ehJ0/UvzJLBahldI/AAAAAAAABPQ/Ydmcyn77V0I/w469-h352-no/DSC04681.JPG[/img:311b6a5657]
Quando examinei do outro lado, o resultado foi o mesmo, somente que ainda não tinha seccionado.
Conclusão, quando queimamos a resina para dobrar a vareta, as fibras suportam o esforço de tração, mas o trabalho nas fibras quando o esforço é de compressão as faz romperem.
Solução, quando as varetas forem instaladas devem ser fixadas com cola Epoxi, pelo menos nos pontos críticos, para que não trabalhem (não se movam).
Eu coloquei um reforço de arame de aço fixado com Epoxi na seção central da asa, fazendo as dobras de acordo com a inclinação necessária. Fiz também canaletas para a resina epoxi envolver as varetas nos pontos críticos e reforçá-las.
[img:311b6a5657]https://lh4.googleusercontent.com/-HtsKKb8vqM4/UvzJFA-zmYI/AAAAAAAABPA/V1gc4G18gv0/w469-h352-no/DSC04682.JPG[/img:311b6a5657]
[img:311b6a5657]https://lh3.googleusercontent.com/-3Hs6p3jtdPc/UvzJKZZ9PwI/AAAAAAAABPI/ugn9AgDeXi4/w469-h352-no/DSC04683.JPG[/img:311b6a5657]
Espero que resolva e caso tenha algum resultado relevante compartilharei com vocês.
Durante o desenvolvimento fiz testes de tração e ficou tudo bem, somente não avaliei no teste de compressão e agora veio a consequência.
No domingo passado, ao fazer algumas manobras mais ousadas, a asa direita cedeu e flexionou aumentando o diedro, e por pouco não derrubei o avião.
Durante a cirurgia exploratória, identifiquei que as dobras das varetas na raiz da asa não suportaram o esforço e romperam, como pode ser visto abaixo:
[img:311b6a5657]https://lh6.googleusercontent.com/-Dbus4y7ehJ0/UvzJLBahldI/AAAAAAAABPQ/Ydmcyn77V0I/w469-h352-no/DSC04681.JPG[/img:311b6a5657]
Quando examinei do outro lado, o resultado foi o mesmo, somente que ainda não tinha seccionado.
Conclusão, quando queimamos a resina para dobrar a vareta, as fibras suportam o esforço de tração, mas o trabalho nas fibras quando o esforço é de compressão as faz romperem.
Solução, quando as varetas forem instaladas devem ser fixadas com cola Epoxi, pelo menos nos pontos críticos, para que não trabalhem (não se movam).
Eu coloquei um reforço de arame de aço fixado com Epoxi na seção central da asa, fazendo as dobras de acordo com a inclinação necessária. Fiz também canaletas para a resina epoxi envolver as varetas nos pontos críticos e reforçá-las.
[img:311b6a5657]https://lh4.googleusercontent.com/-HtsKKb8vqM4/UvzJFA-zmYI/AAAAAAAABPA/V1gc4G18gv0/w469-h352-no/DSC04682.JPG[/img:311b6a5657]
[img:311b6a5657]https://lh3.googleusercontent.com/-3Hs6p3jtdPc/UvzJKZZ9PwI/AAAAAAAABPI/ugn9AgDeXi4/w469-h352-no/DSC04683.JPG[/img:311b6a5657]
Espero que resolva e caso tenha algum resultado relevante compartilharei com vocês.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- Gabrielghas
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Boa noite, Gilberto...
Eu já usei essa técnica de dobrar a vareta esquentando a mesma, e realmente quando se esquenta a resina que une as fibras se desfaz e deixa as fibras soltas.
Para voltar a ter a vareta firme basta "encharcar" as fibras com nova resina epoxi e se possível tentar manter as fibras unidas, assim a vareta voltará a ter a resistência original (ou próxima) e com o formato desejado.
Após isso feito, você até pode colar ela na asa com cola quente, mas como a firmeza da fibra na asa está diretamente relacionada a sua resistência, eu sempre colo a mesmo com epoxi, por completo.. ;)
Eu já usei essa técnica de dobrar a vareta esquentando a mesma, e realmente quando se esquenta a resina que une as fibras se desfaz e deixa as fibras soltas.
Para voltar a ter a vareta firme basta "encharcar" as fibras com nova resina epoxi e se possível tentar manter as fibras unidas, assim a vareta voltará a ter a resistência original (ou próxima) e com o formato desejado.
Após isso feito, você até pode colar ela na asa com cola quente, mas como a firmeza da fibra na asa está diretamente relacionada a sua resistência, eu sempre colo a mesmo com epoxi, por completo.. ;)