Avião Foguete

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oswaldo pires
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Mensagem por oswaldo pires »

|He 162-E http://forums-fr.ubi.com/archive/index.php/t-46522.html

Misto de turbo jato com motor foguete





Na verdade, a única variante avançada do He-162, que foi realmente voado era o "He-162E", que era um He-162A equipado com a usina mista BMW-003R, que era um BMW-003A com um BMW integrado -718 motor de foguete de combustível líquido para aumentar a potência. Pelo menos um protótipo foi construído e testado voo para um curto período de tempo.



BMW 003 http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_003

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BMW 003

BMW 003 jet engine.JPG
BMW 003 motor no Luftwaffenmuseum der Bundeswehr

Tipo
Turbojato

Fabricante
BMW

Realizado pela primeira vez
Agosto de 1940

Principais aplicações
Heinkel He 162

Número construído
500

O BMW 003, (designação RLM completo BMW 109-003), foi um início de fluxo axial turbo motor produzido pela BMW AG em Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial . O 003 eo Junkers Jumo 004 eram os únicos motores a jato alemães para alcançar a produção durante a Segunda Guerra Mundial.

Trabalho começou no design do BMW 003 antes de seu contemporâneo, o Jumo 004, mas problemas de desenvolvimento prolongados significava que o BMW 003 entrou em produção muito mais tarde, e os projetos de aeronaves que haviam sido projetados com isso em mente foram reequipados com o Jumo powerplant vez. O caso mais famoso disso foi o Messerschmitt Me 262 , que usou a 003 em dois dos protótipos V-Series e nos dois experimental aeronaves A-1-B. A única aeronave de produção para utilizar o BMW 003 era o Heinkel He 162 , que voou em combate limitada com eles, e as versões tardias, quatro motores da série C do Arado Ar 234 , dos quais nenhum é conhecido por ter sido levado a qualquer tempo, assim como protótipos.

Cerca de 500 motores BMW 003 foram construídas na Alemanha, mas muito poucos foram instalados na aeronave. O motor também serviu de base para o desenvolvimento de turbo no Japão durante a guerra, e na França ea União Soviética após a guerra.



Conteúdo [hide]
1 Projeto e desenvolvimento 1.1 desenvolvimento Turboeixo
1.2 uso do pós-guerra

2 variantes
3 Aplicações
4 Especificações (BMW 003A-2) 4.1 Características gerais
4.2 Componentes
4.3 Desempenho

5 Veja também
6 Referências
7 Ligações externas


Projeto e desenvolvimento [ editar ]

A praticidade da propulsão a jato havia sido demonstrado na Alemanha no início de 1937 por Hans von Ohain trabalhar com o Heinkel empresa. Reconhecendo o potencial da invenção, a Air Ministério Reich ( alemão : Reichsluftfahrtministerium, abreviado RLM) incentivou os fabricantes de motores aeronáuticos da Alemanha para iniciar seus próprios programas de desenvolvimento de motores a jato, oferecendo contratos de ambos os Junkers e BMW para um motor capaz de 690 kg (1.520 lb) empuxo estático . [1]

O BMW 003 iniciou o desenvolvimento de um projeto da Brandenburgische Motorenwerke ( Brandenburg Motor Works, conhecidos como "Bramo"), sob a direção de Hermann avestruz e atribuiu a designação RLM 109-003 (usando o RLM "109 -" prefixo, comum a todos os projetos de jatos e motor de foguete). Bramo também estava desenvolvendo um outro turbo, o 109-002. Em 1939, a BMW comprou a Bramo, e na aquisição, obtido ambos os projetos de motores. O 109-002 teve um muito sofisticado contra-rotação do compressor projeto visa eliminar o torque , mas foi abandonado em favor do motor mais simples, o que, no final, provou ter problemas de desenvolvimento bastante próprias.

A construção teve início no final do mesmo ano eo motor funcionou pela primeira vez em agosto de 1940, [2] mas produziu apenas 150 kg (£ 330) de empuxo, apenas a metade do que era desejado. [3] O primeiro teste de vôo ocorreu em meados -1941, montado debaixo de um Messerschmitt Bf 110 . problemas continuaram, no entanto, para atrasar o programa que, enquanto o 262 (a primeira aeronave a intenção de utilizar o motor) estava pronto para o vôo-teste, não havia usinas disponíveis para ele e ele realmente começou os testes de vôo com uma convencional Junkers Jumo 210 motor a pistão no nariz. Não era até novembro de 1941, que o Me 262 V1 voou com motores BMW, que ambos falharam durante o teste. [4] O protótipo da aeronave teve que retornar para o aeroporto com o poder do motor de pistão, que ainda estava montado.

O uso geral do motor BMW foi abandonada para o Me 262, com exceção de dois exemplos experimentais do plano conhecido como o Me 262 A-1-B. A versão de produção Me 262A-1a usou o Jumo 004 concorrentes cujo maior peso exigido as asas para ser penteado para trás, a fim de deslocar o centro de gravidade para a posição correta. O trabalho sobre o 003 continuou assim mesmo, e no final de 1942 tinha sido feito muito mais poderoso e confiável. O motor melhorou foi vôo testado em um Junkers Ju 88 ., em outubro de 1943 e estava finalmente pronto para produção em massa em agosto de 1944 motores concluídas ganhou uma reputação de insegurança; o tempo entre grandes reparações (não tecnicamente um TBO ) foi cerca de 50 horas. [5] (Os concorrentes Jumo 004 da era entre trinta e cinquenta anos, e pode ter sido tão baixo como dez). [6]

A evolução do motor incluído o 003C, o que levantou impulso para 900 kg (2.000 lb), ea 003D, o que elevou a 1.250 kg (2.760 lb), além de ter oito estágios de compressão e duas etapas da turbina. [7]

O único avião produção para utilizar o 003 eram da Heinkel He 162 , que montada de uma versão modificada de "E" do motor (o qual foi modificado com pontos de fixação ventral para permitir que seja montado no topo da fuselagem da aeronave) e alguns quatro engined Arado Ar 234 variantes. [8]

O BMW 003 provou mais barato em materiais do que da própria empresa 801 radial , RM 12.000 para RM 40.000, e mais barato que o 213 motor a pistão Junkers em RM 35.000, mas um pouco mais caro do que o concorrente RM 10000 do Junkers 109-004. [9] Além disso , o 004 usado de trabalho de menor habilidade e precisou de apenas 375 horas para completar (incluindo o fabrico, montagem e transporte), em comparação com 1400 para o 801. [10]

Uma versão avançada do motor adicionado um pequeno foguete motor (o BMW 109-718 ) na parte traseira e, geralmente, um pouco acima do escape do motor, que acrescentou algumas 1,250 kg (2.760 lb) de empuxo cada durante três a cinco minutos, por take fora e curtos traços. [11] Nesta configuração, ele era conhecido como o BMW-003R e foi testado, embora com alguns problemas de confiabilidade graves, em protótipos de solteiro para modelos avançados do Me 262 (Me 262C-2b Heimatschützer II {Início Defender II}), [12] e He 162 (Ele 162E). Ambos os protótipos voou sob o jato de energia híbrida / foguete durante março de 1945, [13] embora registros não indicam os resultados dos testes com o 162E.

Apenas cerca de 500 exemplos do BMW 003 foram construídos, [14] mas a Missão Fedden, liderada por Sir Roy Fedden , estima a produção de motores a jato alemão total de pós-guerra, em meados de 1946 poderia ter chegado a 100 mil unidades por ano, ou mais. [15]

O 003 foi destinado à exportação para o Japão, mas os exemplos de trabalho do motor nunca foram fornecidos. Em vez disso, os engenheiros japoneses usaram desenhos e fotos do motor para projetar um turbo indígena, a Ishikawajima Ne-20 . [ carece de fontes? ]

Desenvolvimento Turboeixo [ editar ]

O 003 foi escolhido como a base para uma turbina a gás projeto de desenvolvimento para a necessidade antecipada do exército alemão para o que é hoje chamado de turboshaft motor para múltiplas necessidades - este projeto foi chamado de GT 101 , usando o 003 axial-flow turbojato como ponto de partida ., em meados de novembro 1944 A sua finalidade original teria sido re-motor o tanque Panther com um sistema de energia à base de turboshaft, dando-lhe um poder-à-peso 27 cv / ton - pouco mais de duas vezes o fator que original do Pantera a gasolina motor a pistão Maybach V12 fornecido. [16]

Uso do pós-guerra [ editar ]

Depois da guerra, dois 003s capturados alimentado o protótipo do primeiro Soviética jato, o Mikoyan-Gurevich MiG-9 . Plantas para motores BMW haviam sido apreendidos pelas forças soviéticas da planta Basdorf-Zühlsdorf perto de Berlim e das Obras central, perto Nordhausen . A produção do 003 foi criado no "Outubro Vermelho" GAZ 466 (Gorkovsky Avtomobilny Zavod ou Gorky Automobile Plant) em Leningrado , onde o motor foi produzido em massa a partir de 1947 sob a designação RD-20 (reactivnyi DVIGATEL, ou "jet drive "). [17]

Após a ocupação aliada da Alemanha, Marcel Dassault assistida Hermann avestruz na movimentação da zona americana da Alemanha ocupada na Zona francês . Dentro de alguns anos, ele estava trabalhando para Voisin , uma divisão da SNECMA , aeronaves companhia motor estatal da França. Usando o projeto básico do 003, ele produziu o maior Atar motor a jato que alimentado da Dassault Ouragan , Dassault Mirage III e Mystère lutadores. [18]

Variantes [ editar ]

Dados de: Motores de aviões do mundo 1946 [19]
BMW 003 A1 (TL 109-003) Prototype, 5.87 kN (1.320 lbf) / 8.000 rpm nível / mar. BMW 003 A2 (TL 109-003) Variante de produção inicial, 7,83 kN (1.760 lbf) / 9.500 rpm nível / mar. BMW 003 C (TL 109-003) Melhoria design, peso reduzido A2, 8,81 kN (1.980 lbf) / 9.500 rpm / nível do mar BMW 003 D (TL 109-003) O projeto melhorado do C, 8,81 kN (1.980 lbf) / 9.500 rpm nível / mar. BMW 003 E Com pontos de fixação ventral para uso no Heinkel He 162 e Henschel Hs 132 . BMW 003 R (TLR 109-003) Um A2 com uma BMW 718 (número RLM motor 109-718) foguete de combustível líquido fixa permanente acima do bocal de exaustão do jato, em execução no R-stoff (aka Tonka ou TONKA-250, 50% e 50% de trietilamina xylidine) para o combustível e SV-Stoff (aka RFNA: 94% HNO 3, 6% N 2 O 4) oxidante. Os R entregou um impulso combinado de 20,06 kN (4.510 lbf) por 3 minutos.
Aplicações [ editar ]
Arado Ar 234
Heinkel He 162
Messerschmitt Me 262 (versão de teste A-1b, e Heimatschützer II interceptor experimental apenas)

Especificações (BMW 003A-2) [ editar ]

Dados dos motores de aeronaves do mundo 1946 [19]

Características gerais
Tipo: Axial fluxo turbojet
Comprimento: 3,632.2 mm (143 in)
Diâmetro: 690,9 milímetros (27,2 in)
Peso seco: 623,7 kg (£ 1.375)

Componentes
Compressor: 7-estágio do compressor axial
Instalações de combustão : 1 anular câmara de combustão
Turbina : Simples estágio axial
Combustível: J-2 combustível diesel ou gasolina
Sistema de óleo: alimentação de pressão em 586 kPa (85 psi), cárter seco com 4 Scavenge bombas com tanque anular e mais frio, usando tipo de óleo 163 SU segundos (35 CS) (DTD 44D) a 38 ° C (100 ° F)

Atuação
Máxima pressão : 7.83 kN (1.760 lbf) a 9.500 rpm ao nível do mar para a decolagem
Relação total de pressão : 3,1:1
Fluxo de massa de ar: 19,28 kg (42.5 lb) / sa 9.500 rpm
Turbina de temperatura de entrada: 770 ° C (1418 ° F)
Consumo de combustível específico : 142,694 kg / kN / h (1,4 lb / lbf / hr)
Thrust-à-peso : 0,0125 kN / kg (1.282 lbf / lb)
Normal, estática: 6.89 kN (1.550 lbf) / 9.000 rpm / nível do mar
Militar do vôo: 6.23 kN (1.400 lbf) / 9.500 rpm / 2.500 m (8.202 pés) / 900 km / h (559 mph; 486 kN)
Normal, vôo: 2.85 kN (640 lbf) / 11.500 rpm / 11.000 m (36.089 pés) / 900 km / h (559 mph; 486 kN)

Veja também [ editar ]
Desenvolvimento relacionados SNECMA Atar
Motores comparáveis Junkers Jumo 004
Ishikawajima Ne-20
Heinkel HeS 011
Metrovick F.2
Listas relacionadas Lista de motores de aeronaves[yt]4IBj2ibN-4M[/yt]
Anexos
800px-BMW_003_jet_engine.jpg
800px-BMW_003_jet_engine.jpg (36.86 KiB) Exibido 1904 vezes
duro porém voando
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