Migrando p/ gasolina
- carlos renato
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- Giuliano MO
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Fala Carlos Renato, tá voando o extra?
Estou com um igual (purple) e vou usar um SPE 28cc (MLD28).
Como tá de vôo?
Não lí todo o tópico pq vou te dizer, cada post....., hehehehe, mas essas dúvidas dos motores gasolina são bem legais de ler q o cara vai aprendendo, eu na montagem do meu Funtana tb fiquei com esse rceeio mas com cuidado é só alegria, meu motor precisei ajustar muito pouco a agulha H e ficou show de bola!!!
Posta vídeo do aero voando q tô curioso!!
Abraço.
Estou com um igual (purple) e vou usar um SPE 28cc (MLD28).
Como tá de vôo?
Não lí todo o tópico pq vou te dizer, cada post....., hehehehe, mas essas dúvidas dos motores gasolina são bem legais de ler q o cara vai aprendendo, eu na montagem do meu Funtana tb fiquei com esse rceeio mas com cuidado é só alegria, meu motor precisei ajustar muito pouco a agulha H e ficou show de bola!!!
Posta vídeo do aero voando q tô curioso!!
Abraço.
Giuliano MO
"Voar é preciso"
"Voar é preciso"
- carlos renato
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Fala Giuliano, tranquilex?
Cara, esse modelo, se vc ainda nao voou, é demais viu cara, show de bola. Entao, o voo é tranquilao e com esse 26cc ficou joia, o motor ta amarradao ainda e agora coloquei uma 17x6 mas ainda nao voei, espero que fique melhor do que a 16x8, que ficou meio escalao.
Mas é bem isso que vc disse, as duvidas, por mais nao tao importantes, devem ser tiradas afim de vc chegar em campo pra voar e saber extamente o funcionamento do sistema em geral do modelo, se nao complica, dá alguma pane e o camarada nao sabe o que foi.
Cara, esse modelo, se vc ainda nao voou, é demais viu cara, show de bola. Entao, o voo é tranquilao e com esse 26cc ficou joia, o motor ta amarradao ainda e agora coloquei uma 17x6 mas ainda nao voei, espero que fique melhor do que a 16x8, que ficou meio escalao.
Mas é bem isso que vc disse, as duvidas, por mais nao tao importantes, devem ser tiradas afim de vc chegar em campo pra voar e saber extamente o funcionamento do sistema em geral do modelo, se nao complica, dá alguma pane e o camarada nao sabe o que foi.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
- Giuliano MO
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Esqueci de falar sobre a hélice.
É justamente o q ia indicar, uma 17X6, eu uso da JXF, são muito boas.
No meu 28cc usei uma 18X6 no funtana S90 porém por azar lenhei o aero, mas logo ele tá na ativa denovo.
Comprei 17X6 agora memso pra usar no Extra!
Como eu sou meio nervoso, comprei o extra pra montar enquanto conserto o Funtana, que no caso mandei fazer a asa nova que foi o q detonou mesmo, aí vou passar todo equipamento pro extra.
Eu usei 2 lipos de 2200 2s, uma na ignição direto, pois minha ignição aceita até 15volts, e outra com um BEC turnigy pra alimentar o RX.
Coisa ficou boa demais!!!
Não sei como é seu motor, mas o meu é só puxar afogador, girar o motor até puxar gasosa pra dentro, depois eu ligo a ignição e dou umas 3 ou 4 giradas até dar aquele estourinho como se fosse pegar, aí abro o afogador e na primeira girada ele funciona!
É muito legal, brinquei um dia só com o motor e não vejo a hora de montar o extra (tá na caixa ainda) pra usar dneovo o gasolina!!
Uma coisa interessante desse extra q eu achei foi alí no nariz onde prende o motor ele é fibrado, tem um tecido fino e resina, parece que já foi feito pra gasolina o aero mesmo, muito legal!!
É justamente o q ia indicar, uma 17X6, eu uso da JXF, são muito boas.
No meu 28cc usei uma 18X6 no funtana S90 porém por azar lenhei o aero, mas logo ele tá na ativa denovo.
Comprei 17X6 agora memso pra usar no Extra!
Como eu sou meio nervoso, comprei o extra pra montar enquanto conserto o Funtana, que no caso mandei fazer a asa nova que foi o q detonou mesmo, aí vou passar todo equipamento pro extra.
Eu usei 2 lipos de 2200 2s, uma na ignição direto, pois minha ignição aceita até 15volts, e outra com um BEC turnigy pra alimentar o RX.
Coisa ficou boa demais!!!
Não sei como é seu motor, mas o meu é só puxar afogador, girar o motor até puxar gasosa pra dentro, depois eu ligo a ignição e dou umas 3 ou 4 giradas até dar aquele estourinho como se fosse pegar, aí abro o afogador e na primeira girada ele funciona!
É muito legal, brinquei um dia só com o motor e não vejo a hora de montar o extra (tá na caixa ainda) pra usar dneovo o gasolina!!
Uma coisa interessante desse extra q eu achei foi alí no nariz onde prende o motor ele é fibrado, tem um tecido fino e resina, parece que já foi feito pra gasolina o aero mesmo, muito legal!!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
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- carlos renato
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Isso, o meu pega no mesmo esquema, afogou, pipocou e depois funciona de boa, é muito tranquilo.
Legal sobre a helice, espero que fique bom com essa 17x6, assim que fizer os testes eu posto aqui.
O meu ainda nao veio com esta proteçao extra na parede de fogo, tanto que no inicio, quando montei ele, passei epoxi diluida, mas melhor ainda se veio com esta proteçao a parte. Cara, para meu tipo de voo, nao tenho um detalhe sequer a reclamar deste extra.
Boa sorte com ele!
Legal sobre a helice, espero que fique bom com essa 17x6, assim que fizer os testes eu posto aqui.
O meu ainda nao veio com esta proteçao extra na parede de fogo, tanto que no inicio, quando montei ele, passei epoxi diluida, mas melhor ainda se veio com esta proteçao a parte. Cara, para meu tipo de voo, nao tenho um detalhe sequer a reclamar deste extra.
Boa sorte com ele!
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
E ai galera.
Hj li o topico todo e axo q posso ajudar um pouco a respeito dos motores a gasolina. Ja faz algum tempo que eu voo e ja apanhei mto nesses motores.
Os motores a gasolina sao relativamente simples de se utilizarem e normalmente mto confiaveis. Uma coisa que ninguem falou aki sao as diferenças de altitudes que cada um reside. Eu moro numa altitude de qse 900 m ao nivel do mar e as regulagens mudam qdo vou voar em cidades mais baixas, isso tb deve ser observado.
Outra questao que eu li, trata do amaciamento do motor. Lendo mta coisa, cheguei a conclusao que devemos utilizar oleo mineral (sthill 8017H) pois ele causa um pequeno desgaste inicial necessario. Usei uns 40 lts de combustivel. proporçao 32/1.
Posteriormente usa-se oleo sintetico - motul 800 ou motorex - eu estou usando motul 800 na proporcao de 50/1. (o motorex pode-se usar ate 100/1).
Eu tenho um motor DA-50 e agora tb um DL111. Temos um grupo grande de aeromodelistas com motores a gasolina e essa receita tem funcionado bm.
Finalmente, temos a questao da gasolina a ser utilizada.
Eu ja testei todos os tipos d gasolina que existem por aki. PODIUM - BR, IPIRANGA
PREMIUM, IPIRANGA COMUM, SHELL E AVGAS.
O q acontece eh o seguinte.
Por norma brasileira, todos as gasolinas devem conter alcool na proporção de 25%, com tolerancia de + - 1%. Muita gente pensa que a gasolina Podium nao tem alcool, o q nao eh verdade. Ela tem sim mais octanagem pois possui aditivos que obviamente eles nao revelam e tambem eh mais pura.
Entao qualquer gasolina que seja tem alcool e se observarmos os nossos motores, esses sao fabricados em paises que nao tem alcool na gasolina. Desta forma, deveriamos retirar o alcool da gasolina atraves de um processo chamado "lavagem da gasolina".(misturar agua na gasolina e decantar, como ja foi citado axo q pelo Carlos).
Mas isso tambem nao funciona bem, pois entrei em contato com o engenheiro quimico da petrobras e este me informou que esse processo alem de baixar a octanagem da gasolina, ainda deixa residuos de agua e outras substancias (cloro, fluor, etc..). Dai sobraria a gasolina argentina que nao tem alcool, mas dai torna-se inviavel para busca-la.
O alcool q a gasolina contem pode danificar peças de borracha ressecando-as, e por isso a minha intençao de retira-lo da gasolina.
Resumindo entao, sobrou a AVGAS. Ainda que possua um pouco de chumbo (mto menos do que antigamente, pois esta em andamento um ajuste para acabar com o chumbo da AVGAS), para mim tornou-se a melhor opção para os aeromodelos.
Alem da qualidade, octanagem, nao tem o fedor q tem a gasolina comum. Afirmo tdo isso que falei pois pesquisei bstante atras disso.
Espero ter contribuido,
Abr a todos,
Ricardo
Hj li o topico todo e axo q posso ajudar um pouco a respeito dos motores a gasolina. Ja faz algum tempo que eu voo e ja apanhei mto nesses motores.
Os motores a gasolina sao relativamente simples de se utilizarem e normalmente mto confiaveis. Uma coisa que ninguem falou aki sao as diferenças de altitudes que cada um reside. Eu moro numa altitude de qse 900 m ao nivel do mar e as regulagens mudam qdo vou voar em cidades mais baixas, isso tb deve ser observado.
Outra questao que eu li, trata do amaciamento do motor. Lendo mta coisa, cheguei a conclusao que devemos utilizar oleo mineral (sthill 8017H) pois ele causa um pequeno desgaste inicial necessario. Usei uns 40 lts de combustivel. proporçao 32/1.
Posteriormente usa-se oleo sintetico - motul 800 ou motorex - eu estou usando motul 800 na proporcao de 50/1. (o motorex pode-se usar ate 100/1).
Eu tenho um motor DA-50 e agora tb um DL111. Temos um grupo grande de aeromodelistas com motores a gasolina e essa receita tem funcionado bm.
Finalmente, temos a questao da gasolina a ser utilizada.
Eu ja testei todos os tipos d gasolina que existem por aki. PODIUM - BR, IPIRANGA
PREMIUM, IPIRANGA COMUM, SHELL E AVGAS.
O q acontece eh o seguinte.
Por norma brasileira, todos as gasolinas devem conter alcool na proporção de 25%, com tolerancia de + - 1%. Muita gente pensa que a gasolina Podium nao tem alcool, o q nao eh verdade. Ela tem sim mais octanagem pois possui aditivos que obviamente eles nao revelam e tambem eh mais pura.
Entao qualquer gasolina que seja tem alcool e se observarmos os nossos motores, esses sao fabricados em paises que nao tem alcool na gasolina. Desta forma, deveriamos retirar o alcool da gasolina atraves de um processo chamado "lavagem da gasolina".(misturar agua na gasolina e decantar, como ja foi citado axo q pelo Carlos).
Mas isso tambem nao funciona bem, pois entrei em contato com o engenheiro quimico da petrobras e este me informou que esse processo alem de baixar a octanagem da gasolina, ainda deixa residuos de agua e outras substancias (cloro, fluor, etc..). Dai sobraria a gasolina argentina que nao tem alcool, mas dai torna-se inviavel para busca-la.
O alcool q a gasolina contem pode danificar peças de borracha ressecando-as, e por isso a minha intençao de retira-lo da gasolina.
Resumindo entao, sobrou a AVGAS. Ainda que possua um pouco de chumbo (mto menos do que antigamente, pois esta em andamento um ajuste para acabar com o chumbo da AVGAS), para mim tornou-se a melhor opção para os aeromodelos.
Alem da qualidade, octanagem, nao tem o fedor q tem a gasolina comum. Afirmo tdo isso que falei pois pesquisei bstante atras disso.
Espero ter contribuido,
Abr a todos,
Ricardo
- carlos renato
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Muito bom suas dicas Conte :wink:
Eu usei o oleo shtil de inicio, assim como o Paulinho disse, esse oleo nao queima por total e na proporcao 25/1, nao queimando total, ajuda nos ajustes iniciais que o motor sofre.
Estava com vontade sim de testar a avgas, sendo que para meu motor o fabricante recomenda de 93 ou mais octanas, vc acha que seria vantagem testar?
Eu usei o oleo shtil de inicio, assim como o Paulinho disse, esse oleo nao queima por total e na proporcao 25/1, nao queimando total, ajuda nos ajustes iniciais que o motor sofre.
Estava com vontade sim de testar a avgas, sendo que para meu motor o fabricante recomenda de 93 ou mais octanas, vc acha que seria vantagem testar?
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
- carlos renato
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