Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

Mas as bobinas não estavam queimadas né? pretinhas, ai derrete o verniz do fio e fica ruim de tirar mesmo, e tenque cuidar pra não tirar o esmalte que tem no próprio motor, se não depois a bobina dá passagem pra carcaça, afinal estou com um problema desses e não to conseguindo isolar. Se não me engano esse motor tem 9 polos e 12 imãs certo?
abraço
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Passa uma camada fininha de epóxi ( Araldite ) nos pontos onde descascou o isolamento do estator.

Apenas o suficiente para cobrir a falha, e o isolamento estará refeito.
YIVAN
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 10:34 am
Localização: RIO DE JANEIRO

Mensagem por YIVAN »

Isso são 9 polos e 12 imãs não queimou nada ele tem como isolante uma tinta verde. e o que te falei parecia um epoxi transparente limpo duro pra c***** igual a vidro e ruim de remover, na parte de cima do extrator e que descascou um pouquinho vou apricar o epoxe como você encinou obrigado toninho.
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Re-li o tópico inteiro e ainda fiquei na dúvida:
Ganhei 20m de fio 26AWG, a uníca coisa que eu entendi foi que pra conseguir bom rendimento com 9X5HD precisa de 14 voltas em delta, mas com fio triplo, duplo ou unico?
Abraço!!
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

não importa a quantidade de fios por enrolamento... contanto que as bitolas do fios multiplos somadas sejam equivalentes ou próximas à bitola do fio único...

no 2822 usei fio 25AWG único... ficou justinho o enrolamento... e o motor, um capeta!!!
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

[quote:4434c7aa31="shoiti"]não importa a quantidade de fios por enrolamento... contanto que as bitolas do fios multiplos somadas sejam equivalentes ou próximas à bitola do fio único...

no 2822 usei fio 25AWG único... ficou justinho o enrolamento... e o motor, um capeta!!![/quote:4434c7aa31]
Então posso usar o 26AWG com 14/15 voltas com fio único que não terá problema?
Abraço e obrigado!
72.470mHz Canal 34
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

creio que pode sim, o granato me disse que a diferença do 25 p/ o 26 é bem pouca... vai diminuir um poiquinho a eficiencia mas é coisa pouca....

mas espera uma resposta mais precisa de algum veterano...

abraços...
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Matheus,

Manda bala com o 26AWG mesmo. Como eu disse ao Shoiti, a diferença é mínima.

Fio 25AWG seria uma espécie de "tunning", um ajuste para dar uma melhoradinha na performance.
Avatar do usuário
Toninho LourenÇo
membro
Mensagens: 2085
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
Localização: Guarulhos -SP

Mensagem por Toninho LourenÇo »

Eu reenrolei o meu 2822 com fio 26 AWG, ele estava original ainda, com 16 voltas bem justinhas em cada estator e o danado ficou muito economico e puxa mais aliviado o aerocâmera com uma 10X6 e gasta apenas 9 amperes com um esc de 18 amperes, antes usava um de 30 A para garantir.

ual!!! vale a pena só para modelos que precisem de força é ótimo.

Toninho
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Tenho indicado para o pessoal que voa Shock essa mesma configuração (16 voltas de fio 26AWG). Fica perfeito com hélice APC 10x3,8 ou mesmo 10x4,7.

Com bateria de 1000mAh, não fica tão pesado e dá para se divertir por um bom tempo.
Responder