Construção do T-27 Tucano EDA elétrico

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:39acb43fa0="NEWRJ"]Valeu satratiel....e são na ordem que aparece na planta? a da raiz é a mais à esquerda?

E me diz mais uma coisa...tem algumas com um "apêndice" e uma com dois.....pq?

Que cola(s) vc usou na montagem.....só "CA" ou mais alguma???

Valeu...forte abç e bom final de semana....[/quote:39acb43fa0]

A sequência é a que aparece na planta, mas não tem como montar errado devido à diferença de tamanho das peças.
Estes "apêndices" a mais são as extremidades laterais dos ailerons e flaps. Caso vc contrua, ao chegar nessa parte irá perceber a necessidade delas para fazer os ailerons e flaps.
Em toda construção usei CA. Somente nos pontos de maior esforço, como a treliça, o suporte do trem de pouso e o montante do montor que usei epoxi.
valeu!
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Re: Peças

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:4518c52242="Senta a Pua!"]Boa tarde Saratiel, estou finalizando o meu tucano e na pag. 5 vc menciona as rodas que usou, nao entendi são em mm mesmo as medidas rodas???

Vlw.[/quote:4518c52242]
Exatamente, a medida está em milímetros.
Mas atente ao seguinte: esta medida é referente ao DIÂMETRO. A maioria das lojas trazem esta informação como o raio da roda. Então é só dividir a medida que informei por 2.
Valeu.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

REPUBLICANDO O QUE HAVIA POSTADO NA PAG 4, DEIXO NOVAMENTE MINHA MENSAGEM PARA QUE NENHUM JHONSEN (JOÃO SEM BRAÇO) DIGA QUE NÃO SABIA...
"PESSOAL, FINALMENTE CONSEGUI DEIXAR A PLANTA NUM SITE PARA VCS BAIXAREM. LÁ VCS ENCONTRARÃO A PLANTA EM JPEG, EM 3DSTUDIO E AS FOTOS DA CONSTRUÇÃO EM ALTA RESOLUÇÃO.
http://www.4shared.com/file/111053190/a3164e99/t-27_TUCANO.html
NO ENTANTO, NÃO ESTÁ AUTORIZADO A NINGUÉM COMERCIALIZAR A PLANTA NEM PUBLICAR EM QUALQUER OUTRO SITE, OU QUALQUER OUTRO TIPO DE VEICULAÇÃO (REVISTA, POR EXEMPLO) SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO.
ESTES ARQUIVOS (PLANTA, FOTOS E ARQUIVO DE 3D STUDIO) ESTÃO SENDO DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE APENAS PARA USO PESSOAL E SEM FINS LUCRATIVOS.
BOA SORTE A TODOS QUE FOREM CONSTRUIR...
ESTAREI A DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA."
Avatar do usuário
silviocastelhano
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 9:35 am

Mensagem por silviocastelhano »

Belíssimoooo!!!!

Tucano Perfeito!!

Acompanhando...
Avatar do usuário
samuraiumma
membro
Mensagens: 142
Registrado em: Qui Out 29, 2009 1:58 pm
Localização: mie/japão

Mensagem por samuraiumma »

Meus parabéns pelo belo trabalho,vi o post estes dias...que maravilha...proficional mesmo.
Adoro jatos também mas sou iniciante e não tenho as manhas de construir ainda,mas quando vc for começar o mirage, vou tentar acompnahar e contruir também.

Postei aqui a planta de um F-4Phanton se te interessar constuir também,acompanharei também.
Mais uma vez parabéns pelo ótimo aero.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

samuraiumma, eu já comecei a fazer a planta do mirage. Devo terminá-la em dezembro, quando começarei a construção.
Por ser minha primeira construção para edf, resolvi começar com um monomotor.
Futuramente farei um bi, mas é bem provável que seja o f-14 ou o "nosso" f-5.
Mas de qualquer forma agradeço sua sugestão.
valeu!
Avatar do usuário
Marlon Max Machado
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Set 21, 2008 10:56 pm

Mensagem por Marlon Max Machado »

Saratiel, comecei a construir um tucano utilizando a sua planta e gostaria de saber onde fica o cg do tucano pois na planta nao especifica. Obrigado e desculpe a ignorancia.
Piloto.sp
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Ago 18, 2009 7:55 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Piloto.sp »

Saratiel,

Parabéns pela contrução. Trouxe muita inspiração, tanto que decidi construir uma réplica do seu. No arquivo que vc disponibilizou para download, traz somente as fotos da construção e a planta em JPG. Não encontrei a planta em 3D Studio. Vc pode me mandar a planta original em CAD ou em outro formato para que eu possa fazer a plotagem em escala 1/1? Ficaram também algumas duvidazinhas bestas que irei sanando com vc durante a construção, se vc não se incomodar, é claro.

Desde já, agradeço.

Alexandre - acypriano@uol.com.br
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:b511ecb667="Marlon Max Machado"]Saratiel, comecei a construir um tucano utilizando a sua planta e gostaria de saber onde fica o cg do tucano pois na planta nao especifica. Obrigado e desculpe a ignorancia.[/quote:b511ecb667]
Marlon, o CG da maioria dos aviões de asa não enflechada fica de 1/3 a 1/4 da corda do perfil (a partir do bordo de ataque). Foi este princípio que usei par ajustar o cg o tucano. Depois do voo é que se dá para fazer o ajuste fino alterando a posição da bateria.
valeu!
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:53435b91fa="Piloto.sp"]Saratiel,

Parabéns pela contrução. Trouxe muita inspiração, tanto que decidi construir uma réplica do seu. No arquivo que vc disponibilizou para download, traz somente as fotos da construção e a planta em JPG. Não encontrei a planta em 3D Studio. Vc pode me mandar a planta original em CAD ou em outro formato para que eu possa fazer a plotagem em escala 1/1? Ficaram também algumas duvidazinhas bestas que irei sanando com vc durante a construção, se vc não se incomodar, é claro.

Desde já, agradeço.

Alexandre - acypriano@uol.com.br[/quote:53435b91fa]
Alexandre, o arquivo de jpeg que disponibilizei está numa resolução que permite uma ampliação para uma envergadura de até uns 2m. Eu fiz um update do arquivo de download e retirei o arquivo de photoshop e de 3dstudio que haviam para evitar desgostos como os que tive nestes últimos dias, vendo espertinhos vendendo meu material no mercado livre.
Mas de qualquer forma, acho q ele não seria muito útil pq o arquivo é um esboço em 3D e para o fim que vc deseja seria necessário um grande retrabalho no arquivo.
Eu entendi que vc quer fazer uma construção na escala 1/1, é isso msm?
vlw!
Responder