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Enviado: Qui Mar 19, 2009 12:38 am
por wolverinehj
Boa noite, gostaria de saber como faço para instalar dois speeds diferentes, porque eu tenho um titan 80 opto com bec e outro jet advanced 77 plus sem bec, para dois motores typhoon 2w 20 e uma ou duas baterias que já tenho 4s twenty 20c 14,8 de 3700, estou pensando em colocar o rx normal com a sua propria bateria e bec, pois o meu su-27 que estou construindo, pesará em torno de 1500g, se for possivel me mande um esquema completo para eu poder fazer este teste. muito obrigado

Enviado: Qui Mar 19, 2009 8:43 am
por alexcmag
Dê uma lida em http://www.e-voo.com/perguntas/index.php?id=1627 e veja estas figuras.

Só adiantando que é altamente recomendável usar 2 ESCs iguais, caso contrário a diferença de potência entre eles poderá atrapalhar o vôo.

Para 4S geralmente o BEC do ESC tem que ser desativado, exceto se for chaveado. Neste caso, pode usar um UBEC externo ou uma bateria extra no receptor, a seu critério. Como seu setup será meio complexo, talvez seja mais fácil mesmo a bateria adicional do que ficar passando mais fios para chegar do UBEC até a bateria principal.

[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs.gif[/img:506de56386]

[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:506de56386]

Enviado: Qui Mar 19, 2009 1:46 pm
por wolverinehj
Muito obrigado meu amigo. O titan é chaveado o bec, deixa ligado ou desligado, e qual seria melhor, uma bateria ou duas, essa parte de eletronica eu não entendo muito, manjo muito mesmo é na parte da construção. O que eu faço é de fibra e asa chapeada, todo feitio por mim, antigamente eu voava glow, ficou mais caro. Por isso que tenho dois speed diferentes, um estava neste avião e o outro em um f-16, estou querendo fazer este teste, pois comprar outro speed sairá muito caro em trono de R$ 400,00. Se precisar de alguma coisa estarei disponível.

Enviado: Qui Mar 19, 2009 1:54 pm
por alexcmag
Neste caso você pode usar o BEC do Tital alimentar tudo, nem precisa se preocupar com bateria externa.

Você pode testar com 2 ESCs diferentes, mas faça o teste em várias condições diferentes, eles têm que dar partida mais ou menos ao mesmo tempo e manter potência semelhante conforme você acelera, senão o avião vai ficar "puxando" para um lado.

Se você está pagando 400 reais por um ESC, acho que você deve pesquisar melhor antes de comprar.

QUanto a usar uma bateria ou duas, se uma só aguentar, pode usar, se for pouco, use duas em paralelo para alimentar os dois ESCs em paralelo.

Cuidado com o posicionamento e corrente das baterias. Muitas vezes é necessário posicionar a bateria longe do ESC, neste caso para esta corrente é preciso um fio bem grosso.

Já vi casos em que o fio necessário para colocar a bateria próxima do nariz e não precisar de lastro para acertar o CG acabava ficando mais pesado do que deixar a bateria onde o fio do ESC alcançar e colocar lastro no nariz.

Enviado: Qui Mar 19, 2009 6:58 pm
por wolverinehj
FICARIA MAIS OU MENOS ASSIM:

------------------- MOTOR 2W 20
---------------- TITAN 80 COM BEC
BATERIA=>------------------------------=>RECEPTOR
---------------- JET 77 ADV SEM BEC
--------------------MOTOR 2W 20

Enviado: Qui Mar 19, 2009 9:19 pm
por alexcmag
Não entendi muito bem... tens mspaint???

Enviado: Sex Mar 20, 2009 12:11 pm
por wolverinehj
É porque estou tentando adicionar a imagem, mas não vai. Vamos lá, é a 1ª imagem que vc me mandou com uma bateria só. Seria assim: bateria+ dois esc diferentes, mas um só com bec e o outro sem+receptor.

Enviado: Sex Mar 20, 2009 3:24 pm
por alexcmag
Na verdade você pode ligar exatamente como está no desenho, com uma extensão Y, e não precisa nem se preocupar com o fio vermelho (+).

Enviado: Seg Jul 13, 2009 8:48 pm
por gildanml
uma perguntinha: usar um esc fraco em um motor forte nao pode certo! mas o contrario pode? tipo um esc de 80A em um motor de 8A?

Enviado: Seg Jul 13, 2009 9:11 pm
por alexcmag
Usar ESC de 80A em um motor de 8A funciona, mas também não é a melhor das idéias, porque geralmente estes ESCs são bem mais pesados, prejudicando o vôo.