Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos
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Alex, como mencionei acima existe uma resolução específica para bicicletas elétricas, a resolução 315/2009 do Contran...
Nela especifica o limite de 4Kw, dotados OU NÃO de pedais acionados pelo condutor, além de ter como obrigatório:
1-Espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2-Farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3-Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4-Velocímetro;
5-Buzina;
6-Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.
Sobre a carteira de motorista, é necessário carteira do tipo A (Moto) ou autorização para ciclomotores (que é o mesmo preço da carteira tipo A, não vale a pena).
Lembrando também que é questão de tempo até precisar ter placa, pagar licenciamento e seguro obrigatório...
Nela especifica o limite de 4Kw, dotados OU NÃO de pedais acionados pelo condutor, além de ter como obrigatório:
1-Espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2-Farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3-Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4-Velocímetro;
5-Buzina;
6-Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.
Sobre a carteira de motorista, é necessário carteira do tipo A (Moto) ou autorização para ciclomotores (que é o mesmo preço da carteira tipo A, não vale a pena).
Lembrando também que é questão de tempo até precisar ter placa, pagar licenciamento e seguro obrigatório...
- Evoo
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Tenho acompanhado o tópico com interesse.
Tenho umas idéias semelhantes de eletrificar veículos, não exatamente uma bicicleta, mas algo semelhante.
Porém me preocupa a bateria de gel como fonte de energia. Andei procurando uns gráficos de descarga e o que se encontra não é muito animador.
Pelos dados de fábrica a maioria das baterias de gel disponíveis a preços acessíveis possui fator de capacidade de 7Ah/20h, ou seja, são 7 ampéres por hora se você utilizar uma descarga de 0,05C (350mA). Se a descarga for de 1C a capacidade cai para pouco mais de 4Ah, ou seja, duração de 35 a 40 minutos até a tensão ideal de corte.
Usando cerca de 1000W a 24V vai consumir uns 40A, no caso de 2S2P, quase 3C de consumo. Pelo que entendi do gráfico, uns 7 minutos antes da tensão cair abaixo de 9V. Considerando isso e mais a redução que certamente sofrerá a vida útil da bateria, vale a pena usar bateria de chumbo?
Tenho umas idéias semelhantes de eletrificar veículos, não exatamente uma bicicleta, mas algo semelhante.
Porém me preocupa a bateria de gel como fonte de energia. Andei procurando uns gráficos de descarga e o que se encontra não é muito animador.
Pelos dados de fábrica a maioria das baterias de gel disponíveis a preços acessíveis possui fator de capacidade de 7Ah/20h, ou seja, são 7 ampéres por hora se você utilizar uma descarga de 0,05C (350mA). Se a descarga for de 1C a capacidade cai para pouco mais de 4Ah, ou seja, duração de 35 a 40 minutos até a tensão ideal de corte.
Usando cerca de 1000W a 24V vai consumir uns 40A, no caso de 2S2P, quase 3C de consumo. Pelo que entendi do gráfico, uns 7 minutos antes da tensão cair abaixo de 9V. Considerando isso e mais a redução que certamente sofrerá a vida útil da bateria, vale a pena usar bateria de chumbo?
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- Gráfico da fabricante de baterias nacional Ajax
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- Rafael Mariano da Silva
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- Ericfly
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Acabamos!!! Valeu Alexmag!
Para um começo, limitamos a corrente a 50A, em vez de 70A, para evitar queimar o ESC, de 70A, mas sem o vento da hélice refrigerando.
Testamos rapidamente com bateria 2S1P (24v), e andou, mas ficou com pouca força em baixa velocidade: a bateria não estava dando a corrente necessária. Ok, o projeto é para 2S2P, talvez até 3S2P, se necessário. Correndo um pouco mais (pedalando), a partir de uns 20km/h é fácil notar que o sistema tem bem mais força (claro, a corrente cai, a eficiência do ESC sobe), e ela começa a correr até que bem no plano.
Agora estou carregando as baterias, uma a uma, já que o pack deve estar desbalanceado. Acredito que a carga deverá estar finalizada até segunda-feira.
Na semana que vem devo passar as impressões, já com a bateria correta, os primeiros problemas (que com certeza virão!) e um vídeo do teste.
Abs
Eric
Para um começo, limitamos a corrente a 50A, em vez de 70A, para evitar queimar o ESC, de 70A, mas sem o vento da hélice refrigerando.
Testamos rapidamente com bateria 2S1P (24v), e andou, mas ficou com pouca força em baixa velocidade: a bateria não estava dando a corrente necessária. Ok, o projeto é para 2S2P, talvez até 3S2P, se necessário. Correndo um pouco mais (pedalando), a partir de uns 20km/h é fácil notar que o sistema tem bem mais força (claro, a corrente cai, a eficiência do ESC sobe), e ela começa a correr até que bem no plano.
Agora estou carregando as baterias, uma a uma, já que o pack deve estar desbalanceado. Acredito que a carga deverá estar finalizada até segunda-feira.
Na semana que vem devo passar as impressões, já com a bateria correta, os primeiros problemas (que com certeza virão!) e um vídeo do teste.
Abs
Eric
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[quote:96e6fd6eb3="AndréLuiz"]No e-bay tem uns kits para vender:
http://cgi.ebay.com/Electric-Bike-rear-Kit-24V-500W-Motor-Electric-Bicycle-/270583918950?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f000ef166[/quote:96e6fd6eb3]
ola esse kits do ebay já vem com baterias?
e que velocidade alcança e quantos quilos leva esse kit?
http://cgi.ebay.com/Electric-Bike-rear-Kit-24V-500W-Motor-Electric-Bicycle-/270583918950?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f000ef166[/quote:96e6fd6eb3]
ola esse kits do ebay já vem com baterias?
e que velocidade alcança e quantos quilos leva esse kit?