Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Pessoal,

alguém pode indicar um bom jeito de fazer os links dos comandos da cauda? Como é para ser um modelo rápido, quero fazer de uma maneira que gere pouco arrasto.

Imagino que por questão de estética, fique melhor colocar os links na parte de baixo.

Quero definir isso antes de cortar a cauda para fazer o molde.

Agradeço se puderem indicar alguma foto mostrando opções de links!
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:4e98fa9f5e="charles_pereira"]Pessoal,
alguém pode indicar um bom jeito de fazer os links dos comandos da cauda? Como é para ser um modelo rápido, quero fazer de uma maneira que gere pouco arrasto.
Agradeço se puderem indicar alguma foto mostrando opções de links![/quote:4e98fa9f5e]


Charles, tanto para estética quanto para arrasto, o melhor é que fique por dentro da fuselagem.
Há várias formas de se fazer, para a cauda em "V", a foto abaixo é uma boa opção,
se for muito complicado aborta, e faz por fora mesmo o mais rente possível da fuseca:

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/571/comandodecauda.jpg/][img:4e98fa9f5e]http://img571.imageshack.us/img571/4971/comandodecauda.jpg[/img:4e98fa9f5e][/URL]
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Charles, existe um estudo do Sr. Martin Heppeler que conclui que a linkagem sempre gera a menor interferência estando por baixo, isto é, se você não conseguir incorporar dentro da fuselagem como no exemplo do Deval, que aliás eu achei uma ótima saida.

Eis o estudo
http://www.mh-aerotools.de/airfoils/linkage.htm


Esse cara é fanatico por pylons, e no site dele tem muita coisa interessante.
Avatar do usuário
DREYER
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 11:29 am
Localização: Cascavel, Parana

Mensagem por DREYER »

Charles, desculpa a pergunta mas qual o peso que esta agora o modelo, com essa cor cinza parece um chumbo.

Abs

Dreyer
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:29cb039c9f="DREYER"]Charles, desculpa a pergunta mas qual o peso que esta agora o modelo, com essa cor cinza parece um chumbo.

Abs

Dreyer[/quote:29cb039c9f]

Precisa ler o tópico todo antes de fazer uma pergunta!

Este é apenas um molde!!! Não importa o peso!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
DREYER
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 11:29 am
Localização: Cascavel, Parana

Mensagem por DREYER »

Desculpas, é que achei que tanto empenho já estaria na fase final. Mas venho acompanhando o tópico desde o início, e como ninguem havia perguntado o peso e estava curioso acabei me equivocando.

Dreyer
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:617600342b="DREYER"]
...
é que achei que tanto empenho
...
[/quote:617600342b]

É Dreyer, também vejo muito empenho do Charles. Me dói a alma quando ele fala que vai cortar a cauda! Mas é assim mesmo quando se quer uma matriz perfeita.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
DREYER
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 11:29 am
Localização: Cascavel, Parana

Mensagem por DREYER »

Pois é, graças a você Disney o Charles e tantos outros aqui que tem essa paciência de nos presentear com tantas informações que adiquiriram nos anos de tentativas e erros, para que nós, meros mortais, pelo menos termos a noção dos erros que não devemos cometer e mesmo assim o cometemos.

Obrigado.

Dreyer
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Pessoal, obrigado por todas as dicas. Amanhã volto para casa e terei dois dias de folga e vou ver como fazer os links.

Realmente se ficasse interno seria ótimo, mas a cauda é bem fininha e não sei se vai ser viável.

O maior problema acho que vai ser a cauda feita num molde separado. Quando for colada na fuselagem, vai ficar uma barreira de fibra. Se fosse tudo um molde só, eu poderia passar os links por dentro antes de juntar as duas metades. E ficaria sem emendas.

Putz, agora fiquei com dúvida de novo se vale a pena um molde só para a cauda.

Todos as dicas são bem vindas!

Obrigado!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Peço a ajuda para um assunto que não conheço bem, a eletrônica do modelo.

Eu tenho vários servos, ESCs e motores simples aqui em casa.

Muito provavelmente vou usar o que tenho para o primeiro voo, pois não quero nada muito rápido no começo.

Como terei férias em janeiro, talvez eu consiga terminar o projeto e já quero encomendar uma boa eletrônica.

Minha intenção é fazer pelo menos 2 modelos, com pinturas diferentes. Um com eletrônica mais simples, para relaxar mais e fazer um voo mais acrobático; e outro só para velocidade.

Penso que os servos devem ser com engrenagem de metal e com um perfil pequeno para caberem na asa.

Já tenho uma hélice folding 9x6de carbono e um spinner de alumínio.

Na versão mais rápida talvez seja mais interessante uma hélice fixa e pequena, para um motor de alto Kv.

Agradeço todas as dicas!
Responder