Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Renatomcl
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Set 30, 2006 10:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renatomcl »

eheheheh, São João ainda tá longe né?

Beleza Claudio, estou fazendo o primeiro teste com 12 volts na saida, calculei para esta tensão.
Posso baixar esta saida para 8 volts sem problema?
Pergunto porque uso LM317T (1.5A) no meu carregador e para carregar uma pilha só aplicando 12v. no Lm317 gera muito calor.

Já li em algum lugar, mas não me lembro bem, talves você possa me ajudar.
Posso usar dois LM317T em paralelo para aumentar a corrente?
Se sim, preciso acrescentar mais agum componente no LM317 ou vale os que já estão instalados no primeiro LM317T?

Obrigado


Renato
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

As fontes variaveis que eu vendo para os colegas aqui via de regra aceitam uma variação de 8 a 23 V na linha de +12, mas esses limites variam um pouco com o modelo e o fabricante...
Assim, pode colocar uma chave que comute os dois divisores resistivos, ou mesmo um potenciometro para variar linearmente a tensão.
Quanto aos LM, consulte o data-sheet, pois normalmente neme já vem sugeridos os circuitos como um transistor externo para fornecer maior corrente.
Se não achar, me avise e eu te passo um link
Abraços!
Renatomcl
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Set 30, 2006 10:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renatomcl »

Excelente esta do potenciômetro, se não for segredo comercial você poderia informar como fazer?
Fiz uns testes aqui com alguns valores numa fonte linear é claro, mas no centro do potenciômetro a tensão vai de 0 a 12 volts.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não é segredo comercial, é a simples Lei de Ohm..... Se for o caso coloque resistores adicionais entre o potenciometro e as linhas + e terra, "estreitando" assim a faixa de atuação do potenciometro.
Não dá pra fornecer valores numericos, cada caso é um caso. mas é facilimo calcular
Renatomcl
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Set 30, 2006 10:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Renatomcl »

Tá certo Claudio,

Lei de ohm eu conheço o básico, mas não o suficiente para montar este divisor resistivo com potenciômetro mais resistores.
Por favor, é possível você indicar o valor do potenciômetro?
Estou vasculhando a net pra ver se encontro alguma dica de cálculo.
De qualquer forma muito obrigado, você ajudou muito.


Renato
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Respondi por MP
Avatar do usuário
Ton
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 9:42 pm
Localização: SP São Paulo
Contato:

Mensagem por Ton »

Luz piscando BIP no Carregador, uma fonte de 12 volts ele fica louco, numa de 15 idem, o que posso usar?? fonte de pc ou uma fonte de 12 volts específico para ele????

Outra pergunta imbecil, mas paira:
O vermelho e Preto, para carregar no carro, afinal qual é o positivo? qual o negativo?? abraço!

[img:06faba47a2]http://www.beteton.com/projeto_extra/carregador.jpg[/img:06faba47a2]

[url=http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=32943][img:06faba47a2]http://www.beteton.com/projeto_extra/passo_a_passo1.gif[/img:06faba47a2][/url]
rom232
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Fev 21, 2008 11:36 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Mensagem por rom232 »

Pessoal, aonde consigo um carregador para uma bateria do tipo
"bateria recarregavel Ni-Mh / 7,2V 950 MAH"

Tenho esse pack, e nao sei como carrega-lo.

Obrigado!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Dá uma olhada em "carregador simples", vai ver que dá para monter um a partir de uma fontezinha vagabunda de camelô e um par de componentes eletronicos que custam menos de R$ 5,00
Avatar do usuário
Francke
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:52 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Francke »

Pessoal, eu posso carregar uma li-po 3s 11,1 1300mah com um carregador de li-ion DC 12,6V 0.5A?

Tb tenho a opção de um carregador/balanceador 3s, 2s de 0.8A

No aguardo

Abç
Responder