P-51D Mustang Top Flite motor Gasolina DLE-20

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Estou usando uma Master Airscrew 16x8

Achei um vídeo dele decolando ontem, não está muito bom mas da pra ter uma ideia de como ficou agora com o CG acertado. Ficou com apenas 60g de peso adicional na cauda,, foi retirado 100g e a bateria LiFe foi colocada 5cm pra frente.

[yt]S2rZTwaAuYg[/yt]
Avatar do usuário
Fabrício Rodrigues
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:37 pm
Localização: Ipatinga, MG

Mensagem por Fabrício Rodrigues »

Olá Metz está lido esse aero, cara troca essa hélice por uma de madeira...
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

[quote:4913e7fd0d="Fabrício Rodrigues"]Olá Metz está lido esse aero, cara troca essa hélice por uma de madeira...[/quote:4913e7fd0d]

Muito obrigado amigo! Sim, este é um dos próximos passos hehehe colocar uma 16x8 de madeira. alguém recomenda alguma boa marca? Estava pensando em pegar da Xoar.
E posteriormente quero fazer ele quadripá, para deixá-lo mais escala. Só não sei ainda qual tamanho de hélices pegar e como vou fazer com o spinner.
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:e4764ca603="Metz"]Estou usando uma Master Screw 16x8

Achei um vídeo dele decolando ontem, não está muito bom mas da pra ter uma ideia de como ficou agora com o CG acertado. Ficou com apenas 60g de peso adicional na cauda,, foi retirado 100g e a bateria LiFe foi colocada 5cm pra frente.

[yt]S2rZTwaAuYg[/yt][/quote:e4764ca603]
Estou pensando em colocar uma quadripá 15.5x12. Será que o motor aguenta?

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

Metz e Mac, já ouvi muita gente dizendo que o rendimento do motor com hélice quadripá, principalmente em motores menores, fica péssimo... com hélice tripá já vi que perde um pouco...

tanto que vocês podem ver os escalistas, geralmente, utilizam bipá para vôo e uma quadripá somente para quando ele está estático no chão, de enfeite...

Metz, pode pegar uma Xoar de madeira, ou até mesmo uma JC Super Props (nacional, mas não perde em nadinha pras importadas e tem preço bem mais baixo... tão boa que é exportada pra muitos países)...
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Sim já escolhi que vou pegar uma Xoar. O rendimento realmente cai com tripá e quadripá, mas não sabia que usavam geralmente para modelos estáticos. Vou deixar bipá entao ;)
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Mais umas modificações a serem feitas:

- Depois de muitos pousos e decolagens no findi passado, o arame do trem de pouso deu uma leve entortada para frente. Vou ter q entortar de volta pro lugar, pois assim os trens não estão fechando.

- Estava muito difícil de regular a mistura de alta e baixa, no solo ela ficava boa, e no ar ficava ruim. Retiramos o cowl e ficou praticamente perfeito. Acredito que seja epal diferença de pressão gerada pelo cowl. Me sugeriram duas opções: ou colocar uma grade na frente da entrada de ar, mas isso reduziria o resfriamento do motor, ou então ligar a entrada de ar da membrana até o interior da fuselagem, pois lá dentro não há tanta diferença de pressão. Lembrando de isolar o interior da fuselagem do exterior. A princípio vou optar por esta última opção.

Primeiras impressões do tipo de voo do aero:
- Devido ao alto torque do motor, na decolagem ele logo tende a pilonar (levantar a cauda e bater o nariz no chao). Por isto logo que acelero na pista tenho que começar a cabrar de leve, pra manter ele nivelado, mas com a cauda levantada. Só depois que ganho velocidade que cabro mais um pouco pra ele sair do solo.
- Na decolagem, novamente devido ao alto torque do motor, ele puxa pra esquerda, bastante. No correr da pista preciso dar leme pra direita, e só depois de sair e tomar um pouco de altitude que solto o leme.
- Voo dele é bem tranquilo, lembrado de SEMPRE manter ele com boa velocidade, com movimentos suaves e escala. Usei low rate com as configs ditas pelo manual e deu um voo muito bonito. Era lindo de ver!
- O pouso dele é a parte mais difícil. Deve vir na lenta levemente acelerada, sempre com uma leve inclinação de descida. Perto de tocar o solo baixar todo o stick do acelerador e pousar com ele praticamente reto, rodas da frente primeiro, nada de baixar a cauda antes, senão ele sobe de novo e pode estolar! Depois de correr um pouco no solo cabrar um pouso pra ele nao pilonar no pouso.

Enquanto o próximo findi não chega, deixo aqui algumas fotos do findi passado. Só ficarei devendo mais vídeos hehehe

[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/DSC_0489.jpg.html][img:e6495cb81c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/DSC_0489.jpg[/img:e6495cb81c][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/DSC_0492.jpg.html][img:e6495cb81c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/DSC_0492.jpg[/img:e6495cb81c][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/DSC_0493.jpg.html][img:e6495cb81c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/DSC_0493.jpg[/img:e6495cb81c][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/DSC_0502.jpg.html][img:e6495cb81c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/DSC_0502.jpg[/img:e6495cb81c][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/DSC_0503.jpg.html][img:e6495cb81c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/DSC_0503.jpg[/img:e6495cb81c][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/DSC_0507.jpg.html][img:e6495cb81c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/DSC_0507.jpg[/img:e6495cb81c][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/DSC_0510.jpg.html][img:e6495cb81c]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/DSC_0510.jpg[/img:e6495cb81c][/URL]

Abs...
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Mais algumas fotos que fiz hoje:
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/1-1.jpg.html][img:19934f8bb2]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/1-1.jpg[/img:19934f8bb2][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/6-1.jpg.html][img:19934f8bb2]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/6-1.jpg[/img:19934f8bb2][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/4-1.jpg.html][img:19934f8bb2]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/4-1.jpg[/img:19934f8bb2][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/5-1.jpg.html][img:19934f8bb2]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/5-1.jpg[/img:19934f8bb2][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/7-1.jpg.html][img:19934f8bb2]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/7-1.jpg[/img:19934f8bb2][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/2-1.jpg.html][img:19934f8bb2]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/2-1.jpg[/img:19934f8bb2][/URL]
[URL=http://s1198.photobucket.com/user/MetzBR/media/P51%20TopFlite/3-1.jpg.html][img:19934f8bb2]http://i1198.photobucket.com/albums/aa447/MetzBR/P51%20TopFlite/3-1.jpg[/img:19934f8bb2][/URL]

Coisa mais linda hehehe
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Anderson.Sky
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Seg Abr 30, 2012 3:46 pm
Localização: LINHARES, ES

Mensagem por Anderson.Sky »

Oi Metz. Ficou realmente mto lindo seu aero !!! Agora tem que "administrar" essa potência toda do motor, e voar bastante. Eu como fã de Warbirds (principalmente os P-51) fico feliz em ver mais essa máquina pronta. Grande abraço e bons voos.
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

[quote:f4a5edf403="Anderson.Sky"]Oi Metz. Ficou realmente mto lindo seu aero !!! Agora tem que "administrar" essa potência toda do motor, e voar bastante. Eu como fã de Warbirds (principalmente os P-51) fico feliz em ver mais essa máquina pronta. Grande abraço e bons voos.[/quote:f4a5edf403]

Muito obrigado amigo! Quando tiver novos vídeos vou postar aqui. Abraço!
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Responder