Meu 1º Modelo - FOTOS *AGORA O 3º, Mais Lenha! :(
- caioexpert
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[quote:3154272c6a="Buts"][quote:3154272c6a="CaioMix"]não seria melhor ele reforçá-lo do que arrancálo? :?[/quote:3154272c6a]
Sei que vão me jogar pedras.. Mas... Arranca mesmo, deixa sem. Coloca uma fita ou vinil em baixo para nao danificar no pouso e pouse na terra ou grama, isso até você pegar o jeito certinho de pousar, ai coloca o trem de pouso, avião de isopor com trem de pouso, se não pousar certinho, vai danificar a fuselagem, não só o trem de pouso.[/quote:3154272c6a]
Jogar pedras? :shock:
Que nada! É uma boa idéia tirar o trem de pouso!
Eu costumo usar silver tape em baixo da fuselagem de modelos que vão "pra paulera".
Além do mais... um trem de pouso pode comprometer a integridade da fuselagem em um pouso abrupto.
Sei que vão me jogar pedras.. Mas... Arranca mesmo, deixa sem. Coloca uma fita ou vinil em baixo para nao danificar no pouso e pouse na terra ou grama, isso até você pegar o jeito certinho de pousar, ai coloca o trem de pouso, avião de isopor com trem de pouso, se não pousar certinho, vai danificar a fuselagem, não só o trem de pouso.[/quote:3154272c6a]
Jogar pedras? :shock:
Que nada! É uma boa idéia tirar o trem de pouso!
Eu costumo usar silver tape em baixo da fuselagem de modelos que vão "pra paulera".
Além do mais... um trem de pouso pode comprometer a integridade da fuselagem em um pouso abrupto.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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- caioexpert
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vejam uma das tentativas de vôo...
[url]http://www.abciclistas.com.br/V011109_10.02.avi[/url]
quer dizer, voou, mas o vento não deixou por muito tempo.
quando o avião vinha no mesmo sentido do vento, perdia sustentação porque o vento tava um pouco forte.
não foi dessa vez:( - o modelo lehou mesmo...
já tô fazendo o terceiro,
bom fiquem com o vídeo (botão direito -> download)
[url]http://www.abciclistas.com.br/V011109_10.02.avi[/url]
quer dizer, voou, mas o vento não deixou por muito tempo.
quando o avião vinha no mesmo sentido do vento, perdia sustentação porque o vento tava um pouco forte.
não foi dessa vez:( - o modelo lehou mesmo...
já tô fazendo o terceiro,
bom fiquem com o vídeo (botão direito -> download)
Num aeromodelo, a reprodução da arte divina de voar apazigua a alma.
Parece que o problema foi a pecinha atrás do controle pois o avião voou até bem... :lol:
A questão é praticar.
Perder sustenção com vento? Só se você tentou decolar a favor do vento... daí fez m**** mesmo.
Outra coisa, avião sem aileron você deve fazer curvas mais suaves, mesmo que o vento esteja castigando, você deve manter a calma e manter o avião "nos eixos"; sei bem disso pois tenho 3 modelos 3ch leme-profundor aqui.
Se estiver vento, não se afobe nos sticks, alinhe o avião contra o vento e tente manter ele estável. Se ele se afastar, faça uma curva trazendo ele de volta e imediatamente faça mais uma curva alinhando novamente contra o vento; com isso você poderá ter um vôo bem tranquilo.
O que será esse terceiro avião? :D
A questão é praticar.
Perder sustenção com vento? Só se você tentou decolar a favor do vento... daí fez m**** mesmo.
Outra coisa, avião sem aileron você deve fazer curvas mais suaves, mesmo que o vento esteja castigando, você deve manter a calma e manter o avião "nos eixos"; sei bem disso pois tenho 3 modelos 3ch leme-profundor aqui.
Se estiver vento, não se afobe nos sticks, alinhe o avião contra o vento e tente manter ele estável. Se ele se afastar, faça uma curva trazendo ele de volta e imediatamente faça mais uma curva alinhando novamente contra o vento; com isso você poderá ter um vôo bem tranquilo.
O que será esse terceiro avião? :D
- caioexpert
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o terceiro não tem nome, ainda será batizado, hehe.
como a asa do scout ficou intacta, vou reaproveitá-la,
já a fuzelagem estou fazendo com um isopor muuuuito bom que achei no lixo!
parece que ele já nasceu pronto pra ser uma fuseca, pois já tem as cavidades e a parte de baixo é mais grossa que as laterais (mais resistência nas quedas).
só tive que tirar algumas rebarbas, dar forma de fuzelagem e lixar lixar lixar.
eu tô gostando muito, e tô fazendo ele com mais comando(leme e profundor com área maior) para poder controlá-lo mesmo com um ventinho mais forte(tô fazendo a coisa certa?)
já a asa tava com 1,5m eu tirei 30cm dela pra cair pra 1,2m (pro vento causar menos no meu modelo).
bom gente, gostaria que me dessem dicas de como voar quando o vento está um pouco forte, pois não sei como vai estar semana que vem, e não quero deixar de por o modelo no ar, hehe.
(depois posto as fotos de como tá ficando)
abraços.
como a asa do scout ficou intacta, vou reaproveitá-la,
já a fuzelagem estou fazendo com um isopor muuuuito bom que achei no lixo!
parece que ele já nasceu pronto pra ser uma fuseca, pois já tem as cavidades e a parte de baixo é mais grossa que as laterais (mais resistência nas quedas).
só tive que tirar algumas rebarbas, dar forma de fuzelagem e lixar lixar lixar.
eu tô gostando muito, e tô fazendo ele com mais comando(leme e profundor com área maior) para poder controlá-lo mesmo com um ventinho mais forte(tô fazendo a coisa certa?)
já a asa tava com 1,5m eu tirei 30cm dela pra cair pra 1,2m (pro vento causar menos no meu modelo).
bom gente, gostaria que me dessem dicas de como voar quando o vento está um pouco forte, pois não sei como vai estar semana que vem, e não quero deixar de por o modelo no ar, hehe.
(depois posto as fotos de como tá ficando)
abraços.
Num aeromodelo, a reprodução da arte divina de voar apazigua a alma.
Leme grande, girando grande área e num movimento bastante amplo (~45º para cada lado), raramente te deixa na mão.
Você só terá que ser manso com ele, senão teu avião vai girar adoidado.
O profundor pode até ser "fraco" (se for fraco demais você não fará looping :lol:), mas o leme tem que ser power mesmo.
Se você não conseguir domar muito bem o leme de início... sugiro usar a técnica dos "tapinhas" no stick, depois você começa a graduar melhor os comandos com o passar do tempo.
Você só terá que ser manso com ele, senão teu avião vai girar adoidado.
O profundor pode até ser "fraco" (se for fraco demais você não fará looping :lol:), mas o leme tem que ser power mesmo.
Se você não conseguir domar muito bem o leme de início... sugiro usar a técnica dos "tapinhas" no stick, depois você começa a graduar melhor os comandos com o passar do tempo.
- caioexpert
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[quote:e7c85f6eff="Sukyake"]Leme grande, girando grande área e num movimento bastante amplo (~45º para cada lado), raramente te deixa na mão.
[/quote:e7c85f6eff]
Opá, tô no caminho certo.
[quote:e7c85f6eff="Sukyake"]mas o leme tem que ser power mesmo.[/quote:e7c85f6eff]
husahuashas esssa foi boa!
Obrigado pelas dicas...
quem tiver mais pode postar galera, sábado que vem vou colocar todas elas em prática. :D
[/quote:e7c85f6eff]
Opá, tô no caminho certo.
[quote:e7c85f6eff="Sukyake"]mas o leme tem que ser power mesmo.[/quote:e7c85f6eff]
husahuashas esssa foi boa!
Obrigado pelas dicas...
quem tiver mais pode postar galera, sábado que vem vou colocar todas elas em prática. :D
Num aeromodelo, a reprodução da arte divina de voar apazigua a alma.
- smaffei
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Ola Caio , que pena que o aviao ficou destruido , mas nao esquenta , lembra do que te falei ..comeca com um bem simples para aguentar os tombos rsrsr eles virao com certeza. Vou te dar umas dicas ( acho que ja dei mas voce esqueceu rsrsrs )
Pega um compensado de 4 mm ( pega resto em qualquer marcenaria ) , ele é um pouco mais pesado que a balsa , porem nao destroi tao facil , faz a parece de fogo com ele e nao esquenta muito com a inclinacao por enquanto , pode deixar alinhado mesmo que neste modelo funciona , agora , no corpo onde vc coloca a bateria corte um pedaco retangular de compensado de 4mm x largura interna do modelo x +_ 14 cm e cole ele no fundo do aviao ... a ponta dele voce cola na parede de fogo ..isto deixara o aviao mais resistente ao tombos de frente e nao quebrara o isopor nem a bateria ( so as helices rsrsrsr ) aproveitando , faz o trem de pouso com raio de bicicleta usado ( pega em qualquer bicicletaria ) pega o maior deles ...eles tem o diametro exato das rodinhas , faca o trem de pouso e prenda por baixo NO REFORCO de compensado ...isto vai ajudar vc a pousar e nos tombos ele tambem amortece a queda e entorta ( ai e so desentortar ele )... Na parte traseira do aviao coloque um pedaco de arame entortado para servir de terceira roda ..isto ajuda nos pouso e na decolagem. Ufa ..acho que e isto ... outra coisa ...nao precisa esquentar muito com aparencia no primeiro aviao ..ele nao dura muito mesmo rsrsr
Qualquer duvida pergunte !!!
Abracos Sergio
Pega um compensado de 4 mm ( pega resto em qualquer marcenaria ) , ele é um pouco mais pesado que a balsa , porem nao destroi tao facil , faz a parece de fogo com ele e nao esquenta muito com a inclinacao por enquanto , pode deixar alinhado mesmo que neste modelo funciona , agora , no corpo onde vc coloca a bateria corte um pedaco retangular de compensado de 4mm x largura interna do modelo x +_ 14 cm e cole ele no fundo do aviao ... a ponta dele voce cola na parede de fogo ..isto deixara o aviao mais resistente ao tombos de frente e nao quebrara o isopor nem a bateria ( so as helices rsrsrsr ) aproveitando , faz o trem de pouso com raio de bicicleta usado ( pega em qualquer bicicletaria ) pega o maior deles ...eles tem o diametro exato das rodinhas , faca o trem de pouso e prenda por baixo NO REFORCO de compensado ...isto vai ajudar vc a pousar e nos tombos ele tambem amortece a queda e entorta ( ai e so desentortar ele )... Na parte traseira do aviao coloque um pedaco de arame entortado para servir de terceira roda ..isto ajuda nos pouso e na decolagem. Ufa ..acho que e isto ... outra coisa ...nao precisa esquentar muito com aparencia no primeiro aviao ..ele nao dura muito mesmo rsrsr
Qualquer duvida pergunte !!!
Abracos Sergio
[quote:5d6a3265c7="smaffei"]Ola Caio , que pena que o aviao ficou destruido , mas nao esquenta , lembra do que te falei ..comeca com um bem simples para aguentar os tombos rsrsr eles virao com certeza. Vou te dar umas dicas ( acho que ja dei mas voce esqueceu rsrsrs )
Pega um compensado de 4 mm ( pega resto em qualquer marcenaria ) , ele é um pouco mais pesado que a balsa , porem nao destroi tao facil , faz a parece de fogo com ele e nao esquenta muito com a inclinacao por enquanto , pode deixar alinhado mesmo que neste modelo funciona , agora , no corpo onde vc coloca a bateria corte um pedaco retangular de compensado de 4mm x largura interna do modelo x +_ 14 cm e cole ele no fundo do aviao ... a ponta dele voce cola na parede de fogo ..isto deixara o aviao mais resistente ao tombos de frente e nao quebrara o isopor nem a bateria ( so as helices rsrsrsr ) aproveitando , faz o trem de pouso com raio de bicicleta usado ( pega em qualquer bicicletaria ) pega o maior deles ...eles tem o diametro exato das rodinhas , faca o trem de pouso e prenda por baixo NO REFORCO de compensado ...isto vai ajudar vc a pousar e nos tombos ele tambem amortece a queda e entorta ( ai e so desentortar ele )... Na parte traseira do aviao coloque um pedaco de arame entortado para servir de terceira roda ..isto ajuda nos pouso e na decolagem. Ufa ..acho que e isto ... outra coisa ...nao precisa esquentar muito com aparencia no primeiro aviao ..ele nao dura muito mesmo rsrsr
Qualquer duvida pergunte !!!
Abracos Sergio[/quote:5d6a3265c7]
Uma informação importante...
[size=24:5d6a3265c7][u:5d6a3265c7][i:5d6a3265c7][b:5d6a3265c7]Avião de iniciante não tanque de guerra![/b:5d6a3265c7][/i:5d6a3265c7][/u:5d6a3265c7][/size:5d6a3265c7]
Tenho uma sugestão ainda melhor.
Mantenha o avião leve!
Quanto mais leve, mais fácil de voar e maior tolerância ele terá aos impactos.
Um aero-tanque-pesadão pode até resistir aos impactos, mas numa lenha forte, o avião irá detonar de qualquer jeito e ainda haverá um risco [b:5d6a3265c7]ALTÍSSIMO[/b:5d6a3265c7] de [color=red:5d6a3265c7][b:5d6a3265c7]QUEBRAR OS COMPONENTES ELETRÔNICOS[/b:5d6a3265c7][/color:5d6a3265c7] (motor, servos e bateria normalmente são os que mais sofrem), aí o prejuízo é bem maior.
É melhor ter um aero bem leve que apenas esfarela isopor que um tanque de guerra que destroí eletrônica. :wink:
Pega um compensado de 4 mm ( pega resto em qualquer marcenaria ) , ele é um pouco mais pesado que a balsa , porem nao destroi tao facil , faz a parece de fogo com ele e nao esquenta muito com a inclinacao por enquanto , pode deixar alinhado mesmo que neste modelo funciona , agora , no corpo onde vc coloca a bateria corte um pedaco retangular de compensado de 4mm x largura interna do modelo x +_ 14 cm e cole ele no fundo do aviao ... a ponta dele voce cola na parede de fogo ..isto deixara o aviao mais resistente ao tombos de frente e nao quebrara o isopor nem a bateria ( so as helices rsrsrsr ) aproveitando , faz o trem de pouso com raio de bicicleta usado ( pega em qualquer bicicletaria ) pega o maior deles ...eles tem o diametro exato das rodinhas , faca o trem de pouso e prenda por baixo NO REFORCO de compensado ...isto vai ajudar vc a pousar e nos tombos ele tambem amortece a queda e entorta ( ai e so desentortar ele )... Na parte traseira do aviao coloque um pedaco de arame entortado para servir de terceira roda ..isto ajuda nos pouso e na decolagem. Ufa ..acho que e isto ... outra coisa ...nao precisa esquentar muito com aparencia no primeiro aviao ..ele nao dura muito mesmo rsrsr
Qualquer duvida pergunte !!!
Abracos Sergio[/quote:5d6a3265c7]
Uma informação importante...
[size=24:5d6a3265c7][u:5d6a3265c7][i:5d6a3265c7][b:5d6a3265c7]Avião de iniciante não tanque de guerra![/b:5d6a3265c7][/i:5d6a3265c7][/u:5d6a3265c7][/size:5d6a3265c7]
Tenho uma sugestão ainda melhor.
Mantenha o avião leve!
Quanto mais leve, mais fácil de voar e maior tolerância ele terá aos impactos.
Um aero-tanque-pesadão pode até resistir aos impactos, mas numa lenha forte, o avião irá detonar de qualquer jeito e ainda haverá um risco [b:5d6a3265c7]ALTÍSSIMO[/b:5d6a3265c7] de [color=red:5d6a3265c7][b:5d6a3265c7]QUEBRAR OS COMPONENTES ELETRÔNICOS[/b:5d6a3265c7][/color:5d6a3265c7] (motor, servos e bateria normalmente são os que mais sofrem), aí o prejuízo é bem maior.
É melhor ter um aero bem leve que apenas esfarela isopor que um tanque de guerra que destroí eletrônica. :wink:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Enquanto há vida, há esperança.