Meu 1º Modelo - FOTOS *AGORA O 3º, Mais Lenha! :(

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
caioexpert
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:55 am
Localização: São Vicente - SP

Mensagem por caioexpert »

oo
Anexos
P311009_14.51.jpg
P311009_14.51.jpg (32.29 KiB) Exibido 8723 vezes
Num aeromodelo, a reprodução da arte divina de voar apazigua a alma.
Avatar do usuário
caioexpert
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:55 am
Localização: São Vicente - SP

Mensagem por caioexpert »

nessa aí eu nem pousei ele, peguei direto na boca.


huahaushsau, brincadeira, éra só pose pra foto :)
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:3154272c6a="Buts"][quote:3154272c6a="CaioMix"]não seria melhor ele reforçá-lo do que arrancálo? :?[/quote:3154272c6a]

Sei que vão me jogar pedras.. Mas... Arranca mesmo, deixa sem. Coloca uma fita ou vinil em baixo para nao danificar no pouso e pouse na terra ou grama, isso até você pegar o jeito certinho de pousar, ai coloca o trem de pouso, avião de isopor com trem de pouso, se não pousar certinho, vai danificar a fuselagem, não só o trem de pouso.[/quote:3154272c6a]

Jogar pedras? :shock:

Que nada! É uma boa idéia tirar o trem de pouso!

Eu costumo usar silver tape em baixo da fuselagem de modelos que vão "pra paulera".

Além do mais... um trem de pouso pode comprometer a integridade da fuselagem em um pouso abrupto.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
caioexpert
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:55 am
Localização: São Vicente - SP

Mensagem por caioexpert »

vejam uma das tentativas de vôo...

[url]http://www.abciclistas.com.br/V011109_10.02.avi[/url]

quer dizer, voou, mas o vento não deixou por muito tempo.

quando o avião vinha no mesmo sentido do vento, perdia sustentação porque o vento tava um pouco forte.

não foi dessa vez:( - o modelo lehou mesmo...

já tô fazendo o terceiro,

bom fiquem com o vídeo (botão direito -> download)
Num aeromodelo, a reprodução da arte divina de voar apazigua a alma.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Parece que o problema foi a pecinha atrás do controle pois o avião voou até bem... :lol:

A questão é praticar.

Perder sustenção com vento? Só se você tentou decolar a favor do vento... daí fez m**** mesmo.

Outra coisa, avião sem aileron você deve fazer curvas mais suaves, mesmo que o vento esteja castigando, você deve manter a calma e manter o avião "nos eixos"; sei bem disso pois tenho 3 modelos 3ch leme-profundor aqui.

Se estiver vento, não se afobe nos sticks, alinhe o avião contra o vento e tente manter ele estável. Se ele se afastar, faça uma curva trazendo ele de volta e imediatamente faça mais uma curva alinhando novamente contra o vento; com isso você poderá ter um vôo bem tranquilo.

O que será esse terceiro avião? :D
Avatar do usuário
caioexpert
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:55 am
Localização: São Vicente - SP

Mensagem por caioexpert »

o terceiro não tem nome, ainda será batizado, hehe.

como a asa do scout ficou intacta, vou reaproveitá-la,

já a fuzelagem estou fazendo com um isopor muuuuito bom que achei no lixo!

parece que ele já nasceu pronto pra ser uma fuseca, pois já tem as cavidades e a parte de baixo é mais grossa que as laterais (mais resistência nas quedas).

só tive que tirar algumas rebarbas, dar forma de fuzelagem e lixar lixar lixar.

eu tô gostando muito, e tô fazendo ele com mais comando(leme e profundor com área maior) para poder controlá-lo mesmo com um ventinho mais forte(tô fazendo a coisa certa?)

já a asa tava com 1,5m eu tirei 30cm dela pra cair pra 1,2m (pro vento causar menos no meu modelo).

bom gente, gostaria que me dessem dicas de como voar quando o vento está um pouco forte, pois não sei como vai estar semana que vem, e não quero deixar de por o modelo no ar, hehe.

(depois posto as fotos de como tá ficando)

abraços.
Num aeromodelo, a reprodução da arte divina de voar apazigua a alma.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Leme grande, girando grande área e num movimento bastante amplo (~45º para cada lado), raramente te deixa na mão.

Você só terá que ser manso com ele, senão teu avião vai girar adoidado.

O profundor pode até ser "fraco" (se for fraco demais você não fará looping :lol:), mas o leme tem que ser power mesmo.

Se você não conseguir domar muito bem o leme de início... sugiro usar a técnica dos "tapinhas" no stick, depois você começa a graduar melhor os comandos com o passar do tempo.
Avatar do usuário
caioexpert
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Set 21, 2009 10:55 am
Localização: São Vicente - SP

Mensagem por caioexpert »

[quote:e7c85f6eff="Sukyake"]Leme grande, girando grande área e num movimento bastante amplo (~45º para cada lado), raramente te deixa na mão.
[/quote:e7c85f6eff]

Opá, tô no caminho certo.

[quote:e7c85f6eff="Sukyake"]mas o leme tem que ser power mesmo.[/quote:e7c85f6eff]

husahuashas esssa foi boa!


Obrigado pelas dicas...

quem tiver mais pode postar galera, sábado que vem vou colocar todas elas em prática. :D
Num aeromodelo, a reprodução da arte divina de voar apazigua a alma.
Avatar do usuário
smaffei
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 5:58 pm
Localização: sao paulo
Contato:

Mensagem por smaffei »

Ola Caio , que pena que o aviao ficou destruido , mas nao esquenta , lembra do que te falei ..comeca com um bem simples para aguentar os tombos rsrsr eles virao com certeza. Vou te dar umas dicas ( acho que ja dei mas voce esqueceu rsrsrs )
Pega um compensado de 4 mm ( pega resto em qualquer marcenaria ) , ele é um pouco mais pesado que a balsa , porem nao destroi tao facil , faz a parece de fogo com ele e nao esquenta muito com a inclinacao por enquanto , pode deixar alinhado mesmo que neste modelo funciona , agora , no corpo onde vc coloca a bateria corte um pedaco retangular de compensado de 4mm x largura interna do modelo x +_ 14 cm e cole ele no fundo do aviao ... a ponta dele voce cola na parede de fogo ..isto deixara o aviao mais resistente ao tombos de frente e nao quebrara o isopor nem a bateria ( so as helices rsrsrsr ) aproveitando , faz o trem de pouso com raio de bicicleta usado ( pega em qualquer bicicletaria ) pega o maior deles ...eles tem o diametro exato das rodinhas , faca o trem de pouso e prenda por baixo NO REFORCO de compensado ...isto vai ajudar vc a pousar e nos tombos ele tambem amortece a queda e entorta ( ai e so desentortar ele )... Na parte traseira do aviao coloque um pedaco de arame entortado para servir de terceira roda ..isto ajuda nos pouso e na decolagem. Ufa ..acho que e isto ... outra coisa ...nao precisa esquentar muito com aparencia no primeiro aviao ..ele nao dura muito mesmo rsrsr
Qualquer duvida pergunte !!!
Abracos Sergio
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:5d6a3265c7="smaffei"]Ola Caio , que pena que o aviao ficou destruido , mas nao esquenta , lembra do que te falei ..comeca com um bem simples para aguentar os tombos rsrsr eles virao com certeza. Vou te dar umas dicas ( acho que ja dei mas voce esqueceu rsrsrs )
Pega um compensado de 4 mm ( pega resto em qualquer marcenaria ) , ele é um pouco mais pesado que a balsa , porem nao destroi tao facil , faz a parece de fogo com ele e nao esquenta muito com a inclinacao por enquanto , pode deixar alinhado mesmo que neste modelo funciona , agora , no corpo onde vc coloca a bateria corte um pedaco retangular de compensado de 4mm x largura interna do modelo x +_ 14 cm e cole ele no fundo do aviao ... a ponta dele voce cola na parede de fogo ..isto deixara o aviao mais resistente ao tombos de frente e nao quebrara o isopor nem a bateria ( so as helices rsrsrsr ) aproveitando , faz o trem de pouso com raio de bicicleta usado ( pega em qualquer bicicletaria ) pega o maior deles ...eles tem o diametro exato das rodinhas , faca o trem de pouso e prenda por baixo NO REFORCO de compensado ...isto vai ajudar vc a pousar e nos tombos ele tambem amortece a queda e entorta ( ai e so desentortar ele )... Na parte traseira do aviao coloque um pedaco de arame entortado para servir de terceira roda ..isto ajuda nos pouso e na decolagem. Ufa ..acho que e isto ... outra coisa ...nao precisa esquentar muito com aparencia no primeiro aviao ..ele nao dura muito mesmo rsrsr
Qualquer duvida pergunte !!!
Abracos Sergio[/quote:5d6a3265c7]

Uma informação importante...

[size=24:5d6a3265c7][u:5d6a3265c7][i:5d6a3265c7][b:5d6a3265c7]Avião de iniciante não tanque de guerra![/b:5d6a3265c7][/i:5d6a3265c7][/u:5d6a3265c7][/size:5d6a3265c7]

Tenho uma sugestão ainda melhor.

Mantenha o avião leve!

Quanto mais leve, mais fácil de voar e maior tolerância ele terá aos impactos.

Um aero-tanque-pesadão pode até resistir aos impactos, mas numa lenha forte, o avião irá detonar de qualquer jeito e ainda haverá um risco [b:5d6a3265c7]ALTÍSSIMO[/b:5d6a3265c7] de [color=red:5d6a3265c7][b:5d6a3265c7]QUEBRAR OS COMPONENTES ELETRÔNICOS[/b:5d6a3265c7][/color:5d6a3265c7] (motor, servos e bateria normalmente são os que mais sofrem), aí o prejuízo é bem maior.

É melhor ter um aero bem leve que apenas esfarela isopor que um tanque de guerra que destroí eletrônica. :wink:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Responder