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Enviado: Seg Jun 11, 2012 11:27 am
por Gilberto
Perfeito, ótimo artigo!
Enviado: Seg Jun 11, 2012 11:37 am
por Fabiano-Bono
Complemento deste artigo postado pelo Marco:
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-101989-1-1.pdf
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-111989-1-1.pdf
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-121989-1-1.pdf
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-011990-1-1.pdf
http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/columns/pdf/r-cl-cun-021990-1-1.pdf
Abs
Enviado: Seg Jun 11, 2012 1:24 pm
por LaercioLMB
Quanto maior for a superfície móvel de comando, maior será a força exercida sobre ela nas manobras e com isso, mais torque terá que ter o servo.
Comando com dual rate ou não, não mudará a pressão exercida sobre a superfície e sabemos do uso constante de servos inadequados e dizer que será por conta e risco de cada um, não seria lógico.
Como estamos projetando aeromodelos de pequena escala e com pesos em torno de 900 g, us servos de torque em torno de 1,2 kg está bom para começar, embora ainda não seja o recomendado em muitos casos, mas para treinadores de superfícies móveis pequenas, está mais do que bom.
PS: Mencionei torque de 1,2 kg, pois os servos HK de 9g que dizem ter 1,6 kg de torque, dificilmente tem esse torque, pois o torque máximo de um servo só é conseguido quando usamos o princípio da alavanca (mais uma regra básica da física), usando o furo do braço do servo mais perto do centro e do horn, o mais longe, coisa que 98% dos modelistas não fazem, usam o furo mais afastado do eixo do braço do servo, o que diminui muito o torque final do servo e para aqueles que pensam que o torque do servo é sempre o mesmo, não importando onde seja colocado o pushroad, estão completamente enganados.
Lembrem-se sempre do princípio da alavanca na física, pois no aeromodelismo, a física está presente em praticamente tudo, desde a construção, até o voo.
Enviado: Seg Jun 11, 2012 3:55 pm
por Gilberto
Excelente contribuição Fabiano-Bono
Enviado: Seg Jun 11, 2012 6:30 pm
por Renato_Pullin
[quote:6d410f1068="Gilberto"]
Renato, uma área grande do profundor é adequada se a velocidade do modelo for bem baixa, como no caso do SlowStick, mas para maior velocidade a área pode ser menor.
Eu mesmo prefiro área maior, mas diminuo a amplitude do movimento, contudo, se é para iniciante, convém não esperar que saibam regular a lincagem e entender todos os detalhes.
[/quote:6d410f1068]
Desenhei assim pensando dessa forma, mas melhor diminuirmos mesmo, ficará melhor e mais fácil para os iniciantes.
Enviado: Seg Jun 11, 2012 8:41 pm
por Mac2
Pessoal,
Com base nas últimas conversas e baseado nas proporções sugeridas para um aeromodelo básico, fiz algumas alterações no esboço do Renato.
- Reduzi a área de comando do profundor;
- Alonguei a fuselagem;
- Coloquei Striped Ailerons
- Subi a base do leme, para que o profundor seja uma peça única, facilitando a construção e lincagem;
- Deixei a lateral do motor aberta para melhor visualização das dimensões.
[img:b3393a12a7]http://img835.imageshack.us/img835/6907/evootrainerv2.gif[/img:b3393a12a7]
O que me dizem?
Abs
Marco Aurelio
Enviado: Seg Jun 11, 2012 8:47 pm
por Marco Antonio
:lol: :lol: Eu sempre acho estranho um modelo sem montante.
Coisa de glow...
:lol: :lol: :lol: :P
Um modelão básico com tudo pra voar bem.
Coloca a opção de ter uma cobertura no nariz tiu.. só pra quem quiser, pode ser vasada.
Enviado: Seg Jun 11, 2012 8:52 pm
por Marco Antonio
... coloca um "ski" de compensado na callllllda pra evitar ralar em um pouso
Enviado: Seg Jun 11, 2012 9:22 pm
por Mac2
[quote:f1ded58f1e="Marco Antonio"]... coloca um "ski" de compensado na callllllda pra evitar ralar em um pouso[/quote:f1ded58f1e]
Assim:
[img:f1ded58f1e]http://img220.imageshack.us/img220/6907/evootrainerv2.gif[/img:f1ded58f1e]
Abs
Marco Aurelio
Enviado: Seg Jun 11, 2012 9:32 pm
por Gilberto
Ficou legal, tem uma aparência agressiva.
Como ficaram as dimensões Mac2?