Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

não tenho muito conhecimento de pylons, mas ao meu ver, o right e downthrust não são necessários, pois o motor é bem alinhado com a asa, e a decolagem será no arremesso, então ele já vai sair com velocidade suficiente para não puxar de lado. mas espere pelas opiniões dos mais experientes com este tipo de aeronave!

o aileron eu já vi dos dois jeitos, e já vi inclusive pylon com aileron de um lado só da asa. acho que em corridas que giram para um lado só o aileron fica na asa de dentro e não há problemas, mas num vôo comum acredito que fique meio desengonçado. voltando ao assunto, um aileron com mais envergadura e menos corda força menos o servo, mas aí entra o problema da torção.

a incidência da cauda é mais fácil medir no olhômetro mesmo, de preferencia olhando de longe. é incrível como notamos uma diferença de milímetros olhando com cuidado! só tente manter o fundo homogêneo atrás do avião, para não acabar se enganando.

e mais uma vez parabéns, charles! trabalho muito bem feito, com certeza voará muito bem.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Charles, os pylons costumam ter os ailerons quase no meio da asa, um pouco mais para ponta, dê uma olhada em agumas fotos na net, como são muito rápidos se fizer um aileron muito grande ele vai ficar muito arisco mesmo usando pouco comando, right thrust não é necessario poque o motor vira uma helice pequena então o torque é muito baixo, down thrust depende de incidencia de asa etc, mas coloca zerado para o voo de teste e veja se quando acelera ou desacelera ele muda o pitch.
Esse seu projeto esta lindo, parabens.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Obrigado Ze_mayer e Megafly!

O projeto deu uma boa andada ontem e hoje.

Fiz uma plataforma de madeira que vai servir como gabarito para a colagem da cauda e também de suporte para a construção do molde. Usei nível convencional e nível laser para deixar tudo alinhado. Fiz encaixes de um jeito que o plug não se mexe.

Faz uns dias que deixei o plug cair de uma pequena altura e quebrei a ponta da asa. Hoje dediquei algumas horas para corrigir isso. Aproveitei e mudei um pouquinho o formato da ponta, deixando mais pontiaguda. Amanhã posto fotos.

Esse trabalho fez reduzir um pouco a asa, tanto na corda como na envergadura, mas pouca coisa. O que deu trabalho foi deixar os dois lados iguais. Até um compasso que eu usava em 1990, quando era aprendiz de desenhista, eu usei para medição.

Quando à inclinação do motor, eu usei uma lixadeira apoiada num gabarito de madeira para deixar o nariz bem reto. Fazendo as medições, vi que ficou ligeiramente inclinado para baixo e deixei assim. É pouca coisa. Li em algum lugar que se usa 2graus para baixo.

Se não tiver nenhum contratempo, amanhã (domingo) eu termino o plug.

Segunda pretendo fazer a plataforma e espero na terça começar a laminar o molde. Ainda tenho uma ponta de esperança em ver o Vectus voando nas minhas férias, mas não vai ser fácil!

Abraços!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Fiz um gabarito para prender a cauda e poder fazer os ajustes na fuselagem.

Isolei a cauda com plástico bem fino e apliquei massa de poliéster.

Daí coloquei no gabarito e a massa ficou na fuselagem, formando os pinos de encaixe.

Dei acabamento em todo o resto do avião, principalmente no encaixe do canopy e nas pontas das asas que mexi ontem.

Não consegui deixar 100% pronto hoje. Faltou tempo. Mas agora só falta uma leve camada de fundo e os acertos final no encaixe da cauda.

Estou com dúvida se deixo o plug só com o fundo PU ou se uso tinta PU e dou polimento antes de fazer o molde.

Uma vez usei tinta e acabou grudando no molde. Mas acho que eu não tinha passado muita cera desmoldante e PVA.

Mesmo não terminando tudo hoje, gostei do resultado do trabalho. Com certeza esse é o melhor plug que já fiz.

E ainda deu uma escapada com um amigo para ver o pylon dele voando. ME animou ainda mais a terminar o meu. Eu nunca tinha visto um pylon antes ao vivo. Achei muito legal e assustador. :-)
Anexos
P1000941.JPG
P1000941.JPG (36.8 KiB) Exibido 6846 vezes
P1000940.JPG
P1000940.JPG (34.77 KiB) Exibido 6846 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje foi um dia longo de trabalho, mas felizmente consegui terminar o plug.

Pintei com tinta PU. A cor foi uma que eu tinha disponível aqui. A cor escura ajuda a ver os defeitos.

Minha pistola estava com algum problema, acho que sujeira antiga, pois lançou alguns pontos de tinta mais grossos, formando pingos que terei que lixar depois.

Mas de qualquer forma, eu terei que lixar o plug com uma lixa bem fina, pelo menos 2000 para dar polimento antes de encerar.

Comecei também o esqueleto metálico do molde. Comprei tubo com perfil quadrado de 16 mm.

Já cortei todas os pedaços e meu pai soldou para mim. Ainda não está pronto, mas acho que amanhã fica, daí eu faço umas fotos.

Esse esqueleto é o que vai evitar de o molde empenar e também é nele que colocarei os parafusos para pender as duas metades.

Seguem algumas fotos!
Anexos
P1000947.JPG
P1000947.JPG (33.87 KiB) Exibido 6773 vezes
P1000946.JPG
P1000946.JPG (32.46 KiB) Exibido 6773 vezes
P1000945.JPG
P1000945.JPG (35.57 KiB) Exibido 6773 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Mais fotos...
Anexos
P1000948.JPG
P1000948.JPG (34.7 KiB) Exibido 6768 vezes
Pinos guia para encaixe da cauda
Pinos guia para encaixe da cauda
P1000949.JPG (34.71 KiB) Exibido 6768 vezes
P1000950.JPG
P1000950.JPG (29.55 KiB) Exibido 6768 vezes
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Charles, está perfeito o Plug! ja estou ansiodo para ver o resultado final do aero, com tanto empenho, vai ter fila para comprar um exemplar de você !
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Obrigado Farley!

Terminei agora a plataforma que dará sustentação ao esqueleto de aço do molde e também para as flanges, que vão dividir o plug bem ao meio.

As fotos abaixo mostram a plataforma, a plataforma com o plug e por último com um pedaço do esqueleto que já fiz, para ser ter uma ideia de como ficará.

Agora vou dar polimento ao plug.

Abraço!
Anexos
P1000954.JPG
P1000954.JPG (36.7 KiB) Exibido 6673 vezes
P1000953.JPG
P1000953.JPG (34.5 KiB) Exibido 6673 vezes
P1000951.JPG
P1000951.JPG (35.56 KiB) Exibido 6673 vezes
danilorodrigo
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Sex Ago 28, 2009 12:05 pm
Localização: São Paulo - Zona Leste - SP.

Mensagem por danilorodrigo »

Show de bola... estou acompanhando desde o início da construção... Parabéns, vai ficar perfeito
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:2b6f8b8e8b="danilorodrigo"]Show de bola... estou acompanhando desde o início da construção... Parabéns, vai ficar perfeito[/quote:2b6f8b8e8b]

Obrigado Danilo pelo interesse e paciência em acompanhar esse tópico desde o início.

Como disse no primeiro post, é uma construção longa, mas espero que ela esteja sendo útil para mostrar o processo de construção com materiais compostos.

Acabei de dar o polimento no plug.

Usei lixas a seco: 280. 400 e 600.

Lixas d´água: 1500 e 2000.

Deu umas duas horas de trabalho. Com o plug molhado ficou muito brilhoso.

Amanhã vou começar a encerar, daí começa a dar brilho.

Fica meio difícil de ver nas fotos, mas a pintura ficou com uma manchas mais escuras. É que eu tinha dois tons de azul. Comecei com um tom mais escuro, aplicando umas duas demãos. Como só tinha 25g de cada tinta, só o azul escuro não foi suficiente e no final misturei o resto da pistola com o azul mais claro.

Eu deveria ter pensado nisso antes e feito o contrário, pois é bom pintar o plug em dois tons. Quando se está lixando e se chega na primeira camada, é um bom indicativo visual que está na hora de parar.

O azul mais claro na primeira camada seria um pouco mais fácil de ver, mas funcionou do mesmo jeito.

Terminei de lixar à noite. Amanhã com a luz do dia vou ver se não ficou alguma área onde falta lixar mais e daí começo a encerar.
Anexos
P1000956.JPG
P1000956.JPG (34.49 KiB) Exibido 6627 vezes
P1000955.JPG
P1000955.JPG (37.6 KiB) Exibido 6627 vezes
Responder