Construindo um vant - drone
- Diego Monteiro
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Ton Leite,
Obrigado pelos elogios.
Realmente é um projeto que merece ser uma espécie de "estado da arte", rs...
Tive muito cuidado no desenvolvimento deste protótipo até o momento.
Em um futuro não muito distante, pretendo coloca-lo numa posição comercial.
Mas por enquanto estou apenas fazendo por hobbie.
Sobre a impressão 3D, não posso lhe falar sobre valores exatos, mas para confecção de plugs para aeromodelos não valeria a pena e pelo tamanho da máquina.
Seria necessário fazer varias peças que se encaixassem umas nas outras para formar um aeromodelo do tamanho ideal, pois a placa de confecção da maquina possui uns 25 cm X 25 cm, isso no meu caso. Existem diversas maquinas, porém as resinas ou matéria prima, são um tanto caros no momento. Para pagar um PLUG feito com este método demandaria um longo prazo para se pagar o modelo impresso.
Obrigado pelos elogios.
Realmente é um projeto que merece ser uma espécie de "estado da arte", rs...
Tive muito cuidado no desenvolvimento deste protótipo até o momento.
Em um futuro não muito distante, pretendo coloca-lo numa posição comercial.
Mas por enquanto estou apenas fazendo por hobbie.
Sobre a impressão 3D, não posso lhe falar sobre valores exatos, mas para confecção de plugs para aeromodelos não valeria a pena e pelo tamanho da máquina.
Seria necessário fazer varias peças que se encaixassem umas nas outras para formar um aeromodelo do tamanho ideal, pois a placa de confecção da maquina possui uns 25 cm X 25 cm, isso no meu caso. Existem diversas maquinas, porém as resinas ou matéria prima, são um tanto caros no momento. Para pagar um PLUG feito com este método demandaria um longo prazo para se pagar o modelo impresso.
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Estabilidade e Controle
Bom, depois de algumas analises prévias de aerodinâmica, é necessário dimensionar as superfícies de controle. Muitas pessoas utilizam valores pré-estimados, onde baseiam-se em em outros projetos que já obtiveram sucesso. Afinal na engenharia nada se cria e tudo se copia. Porém este processo citado exige bom senso, experiencia e sorte, pois nem sempre as características do conjunto são semelhantes. Após o dimensionamento e análise da estabilidade e controle, podemos finalmente ir para a análise de desempenho total da aeronave, pois assim teremos todas as áreas que influenciarão no desempenho.
A importância da estabilidade e controle de uma aeronave deve-se ao fato de esta área ser a responsável por todo comportamento da aeronave em voo. Podemos dividi-la em três tópicos: Estabilidade Estática, Controle e Estabilidade Dinamica.
Para se estudar esta teoria, recomendo e muito o livro do Robert C. Nelson devido a sua simplicidade e didática no link a seguir:
(http://books.google.com.br/books/about/Flight_stability_and_automatic_control.html?id=Z4lTAAAAMAAJ&redir_esc=y).
A importância da estabilidade e controle de uma aeronave deve-se ao fato de esta área ser a responsável por todo comportamento da aeronave em voo. Podemos dividi-la em três tópicos: Estabilidade Estática, Controle e Estabilidade Dinamica.
Para se estudar esta teoria, recomendo e muito o livro do Robert C. Nelson devido a sua simplicidade e didática no link a seguir:
(http://books.google.com.br/books/about/Flight_stability_and_automatic_control.html?id=Z4lTAAAAMAAJ&redir_esc=y).
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Estabilidade Estática:
A Estabilidade Estática tem como objetivo determinar um valor chamado de Margem Estática, que é a capacidade que a aeronave tem de retornar a posição inicial após uma pertubação. Como exemplo, podemos usar o amortecedor do carro, que é responsável por absorver o impacto da estrada ao carro e tem como função diminuir o movimento oscilatório do carro até a posição inicial deste veículo. Dentro da estabilidade estática, encontramos a Estabilidade Estática Longitudinal (Origem: Estabilizador Horizontal), Estabilidade Estática Direcional (Origem: Estabilizador vertical) e Estabilidade Estática lateral (Origem: Ângulo de diedro e conicidade da asa).
Existem 2 gráficos que são resultados deste calculo. O gráfico da estabilidade longitudinal apresenta 2 curvas que são o CM (coeficiente de momento) em função do angulo de arfagem ou CL da aeronave, onde uma curva representa o comportamento com manche fixo e a outra curva representa o comportamento de manche livre. Suas derivadas ou inclinação destas curvas representam a margem estática que SEMPRE devem ter valores negativos, visto que nem sempre que este valor é negativo significa que a aeronave é dinamicamente estável.
[img:f9cf13b43f]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/02/Sem-t%C3%ADtulo-300x176.jpg[/img:f9cf13b43f]
Já o gráfico de estabilidade látero-direcional apresenta 2 curvas em função do angulo de side-slip ou de guinada. A curva direcional apresenta sua derivada ou inclinação positiva, enquanto a curva lateral apresenta sua derivada ou inclinação negativa. Ambas a curvas devem obrigatoriamente passar pelo angulo Beta = 0 graus.
[img:f9cf13b43f]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/02/oi-300x192.jpg[/img:f9cf13b43f]
O controle, é capaz de verificar a posição translacional que a aeronave atinge ao efetuar um tipo de comando. Com isso podemos calcular o ábaco de trimagem da aeronave que é capaz de determinar a posição translacional da aeronave (angulo de arfagem alpha) em função de sua velocidade, carga carregada (Lift = função do CL e da velocidade) e angulo de trimagem.
[img:f9cf13b43f]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/02/abaco-300x196.jpg[/img:f9cf13b43f]
Existem 2 gráficos que são resultados deste calculo. O gráfico da estabilidade longitudinal apresenta 2 curvas que são o CM (coeficiente de momento) em função do angulo de arfagem ou CL da aeronave, onde uma curva representa o comportamento com manche fixo e a outra curva representa o comportamento de manche livre. Suas derivadas ou inclinação destas curvas representam a margem estática que SEMPRE devem ter valores negativos, visto que nem sempre que este valor é negativo significa que a aeronave é dinamicamente estável.
[img:f9cf13b43f]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/02/Sem-t%C3%ADtulo-300x176.jpg[/img:f9cf13b43f]
Já o gráfico de estabilidade látero-direcional apresenta 2 curvas em função do angulo de side-slip ou de guinada. A curva direcional apresenta sua derivada ou inclinação positiva, enquanto a curva lateral apresenta sua derivada ou inclinação negativa. Ambas a curvas devem obrigatoriamente passar pelo angulo Beta = 0 graus.
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O controle, é capaz de verificar a posição translacional que a aeronave atinge ao efetuar um tipo de comando. Com isso podemos calcular o ábaco de trimagem da aeronave que é capaz de determinar a posição translacional da aeronave (angulo de arfagem alpha) em função de sua velocidade, carga carregada (Lift = função do CL e da velocidade) e angulo de trimagem.
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- Diego Monteiro
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Estabilidade Dinâmica:
A Estabilidade Dinâmica é a junção do controle e da estabilidade estática. Imagine que a estabilidade estática seja uma foto e o controle é o que deve acontecer com o avião. Deste modo podemos juntar várias fotos com movimentos sequenciais e apresentar um filme certo?
[img:3c93134184]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/02/polos-300x173.jpg[/img:3c93134184]
Pois bem, é assim que funciona da estabilidade dinâmica, é como se fosse um filme e pudéssemos verificar a posição da aeronave em função do tempo. Este é um calculo mais complexo que pode e se possível, deve ser feito em um ambiente computacional mais avançado para se montar a matriz de estados dos movimentos da aeronave. Recomendo o software MatLab. Esta estabilidade é representada pelos pólos complexos e pelos gráficos transiente do movimento, seja ele longitudinal, lateral ou direcional onde a ideia é realizar uma análise das qualidades de voo.
[img:3c93134184]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/02/resposta-300x204.jpg[/img:3c93134184]
[img:3c93134184]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/02/polos-300x173.jpg[/img:3c93134184]
Pois bem, é assim que funciona da estabilidade dinâmica, é como se fosse um filme e pudéssemos verificar a posição da aeronave em função do tempo. Este é um calculo mais complexo que pode e se possível, deve ser feito em um ambiente computacional mais avançado para se montar a matriz de estados dos movimentos da aeronave. Recomendo o software MatLab. Esta estabilidade é representada pelos pólos complexos e pelos gráficos transiente do movimento, seja ele longitudinal, lateral ou direcional onde a ideia é realizar uma análise das qualidades de voo.
[img:3c93134184]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/02/resposta-300x204.jpg[/img:3c93134184]
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- oswaldo pires
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