T-Rex550v2 - Problema na Bailarina / LOG CC100 -2Pg

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

Gostei desse canopy, muito bonito.

Eu ia comprar o VBAR também, mas como meu controle é o T8FG acabei optando pelo CGY750, por serem integrados.
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Eu desencanaria totalmente quanto a esse problema de uma pequena diferença de mixagem. 90% do pessoal aqui do fórum que ainda voa flybar, tem o mesmo problema e nem se percebem disso.
Com certeza, se não tivessem te contado que isso existe, você nunca teria essa preocupação e tiraria esse "problema" instintivamente no dedo. Já parou para pensar quantas vezes você estará com todo o passo coletivo em vôo?

Mas, como você usa o 8FG, não precisa de nada de endpoints. Esse rádio é um dos oferece os melhores recursos de mixagem que já conheci.

No menu Swash, que é onde você configura os percentuais de mixagem, tem 6 páginas de configuração. Você pode passar as páginas com o botão "S1". Na página 2/6, tem a configuração de mixagem do passo com o profundor e aileron. Selecione o percentual desejado, o primeiro do aileron, por exemplo. Perceba que ficam piscando três símbolos (seta para um lado, para cima e em curva) sobre uma das duas colunas . Se você mexer no stick do passo para cima e para baixo, verá que muda a coluna que pisca. Basta alterar o percentual de 100% para o suficiente para corrigir a diferença de mixagem. Se a bailarina inclinar para a esquerda ou direita, altere os percentuais da linha AIL, conforme for a posição do stick e a coluna em que o indicador piscar. Se estiver inclinada para frente e para trás, altere a linha ELE, com o mesmo raciocínio.

Esse recurso ai de cima altera a mixagem linearmente. Assim, a bailarina deve subir e descer alinhada em todo o curso. Se o problema for só nas pontas, a página 5/6 - Compensation altera a posição da bailarina apenas no final do curso.

Pense o trabalho que dá isso por tão pouco!

[quote:67bf5163eb="christian Santos"](...)
Eu comprei o CGY750 e vou transformar meu 550 em flaybarless, ai sim vou ter que aprender a usar mesmo o rádio, pois toda a configuração pode ser feita por ele e não pela central do flaybarless.(...)[/quote:67bf5163eb]

Hi velho, nada ver ó... Também achava isso ai.

Quando fui regular o meu CGY750 no 8FG, descobri que usa-se o TX apenas para o ajuste dos ganhos dos gyros de profundor e aileron pelo rádio, além do tradicional ganho do gyro da cauda. O resto, é no painel do CGY mesmo, e com aquela chavinha de fenda fina chata. Não considere mais nada que isso como ajuste pelo TX.


[quote:67bf5163eb="christian Santos"](...)
Por isso estou realmente empenhado em resolver estes detalhes de alinhamento, pois o flaybarless é bem mais arisco.[/quote:67bf5163eb]

A questão aqui é que, no CGY, todos os end points, DR, Expo e subtrim do TX são zerados e até o swash mix são feitos no flybarless. Além disso, o link dos braços de servo tem que ser colocados mais para dentro, desfazendo todo o trabalho que você se empenhou em fazer na versão flybar...

Quanto ao arisco... O CGY pode ser ajustado em vários modos de voo pré-estabelecidos, que vão do mais manso o mais ágil. Além de você poder personalizar mais ainda as taxas de rolagem e de exponencial. Assim, você deixa o heli (quase) do jeito que desejar.

Só acho que "manso" e DFC não são duas coisas que não convivem em absoluta harmonia.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

[quote:f77407c0ba="Airton"]Eu desencanaria totalmente quanto a esse problema de uma pequena diferença de mixagem. 90% do pessoal aqui do fórum que ainda voa flybar, tem o mesmo problema e nem se percebem disso.
Com certeza, se não tivessem te contado que isso existe, você nunca teria essa preocupação e tiraria esse "problema" instintivamente no dedo. Já parou para pensar quantas vezes você estará com todo o passo coletivo em vôo?[/quote:f77407c0ba]

O problema é que ninguém me contou. Estou fazendo isso faz um bom tempo, tirar a diferença no dedo, mas quando faço dorso, tudo complica em dobro, pois ele cai para a diteita e para trás e para quem não manja muito de dorso é perigo. Nisso eu desmontei tudo, refiz toda a linkagem e quando fui olhar o curso do stick que eu vi que quando saia do 50% para + ou para - dava diferença.

No caso do Flaybarless isso é outro assunto, pois só vou montar o kit flybarless depois que eu acertar o flybar, pode achar estranho, mas agora eu quero resolver este problema.

Muito obrigado pela ajuda, no caso do CGY vou precisar de muita...rsss
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:d844f591d9="christian Santos"]
O problema é que ninguém me contou. Estou fazendo isso faz um bom tempo, tirar a diferença no dedo, mas quando faço dorso, tudo complica em dobro, pois ele cai para a diteita e para trás e para quem não manja muito de dorso é perigo. Nisso eu desmontei tudo, refiz toda a linkagem e quando fui olhar o curso do stick que eu vi que quando saia do 50% para + ou para - dava diferença.

No caso do Flaybarless isso é outro assunto, pois só vou montar o kit flybarless depois que eu acertar o flybar, pode achar estranho, mas agora eu quero resolver este problema.

Muito obrigado pela ajuda, no caso do CGY vou precisar de muita...rsss[/quote:d844f591d9]


Ok, só que não confunda trimagem com diferença de mixagem, melhor conhecida como "interação do Cíclico". Mesmo de dorso, o passo utilizado não tiraria muito o heli do eixo, caso estivesse nivelado. Esse problema de passo ocorre mais para o final do curso do stick, coisa pouco usada nas manobras mais suaves, como hoverar de dorso.

Quanto ao ajuste em si, veja ai se consegue resolver o caso pela forma que te falei, que substitui o ajuste pelo subtrim.

Qualquer coisa, é só consultar por aqui.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

Vou tentar, valeu!
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Voltando ao problema inicial do tópico, os valores que você mencionou 110 e 90 pra os servos do cíclico não estão normais. Quando se faz este ajuste 2 a 4 % já são suficientes. Do jeito que está o seu, um servo teria de estar 20% diferente dos outros e nem com o controle de qualidade da Align isso é normal. Isso está com cara de programável mixer ligado sem querer, mas como é difícil dar palpite a distância, sugiro zerar a programação do rádio (reset) e começar do zero.

Bons voos..
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

[quote:794bd7aab9="Airton"]Mas, como você usa o 8FG, não precisa de nada de endpoints. Esse rádio é um dos oferece os melhores recursos de mixagem que já conheci.

No menu Swash, que é onde você configura os percentuais de mixagem, tem 6 páginas de configuração. Você pode passar as páginas com o botão "S1". Na página 2/6, tem a configuração de mixagem do passo com o profundor e aileron. Selecione o percentual desejado, o primeiro do aileron, por exemplo. Perceba que ficam piscando três símbolos (seta para um lado, para cima e em curva) sobre uma das duas colunas . Se você mexer no stick do passo para cima e para baixo, verá que muda a coluna que pisca. Basta alterar o percentual de 100% para o suficiente para corrigir a diferença de mixagem. Se a bailarina inclinar para a esquerda ou direita, altere os percentuais da linha AIL, conforme for a posição do stick e a coluna em que o indicador piscar. Se estiver inclinada para frente e para trás, altere a linha ELE, com o mesmo raciocínio.[/quote:794bd7aab9]

Fiz a mixagem pelo rádio e deu certo a bailarinha ficou alinhada, descendo e subindo perfeito...

Porém estou com outro problema, os links que controlam o passo estão batendo no cabeçote...

Isso acontece quando o profundor esta todo para cima ou para baixo e no coletivo eu coloco nos cantos.

Alguém sabe como arrumo isso ???

[yt]http://youtu.be/6xNugvowrr0[/yt]
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

É para isso que os end points servem :roll:
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

[quote:6c039340fe="rafakrav"]É para isso que os end points servem :roll:[/quote:6c039340fe]

Obrigado pela ajuda, vou tentar mexer nos endpoints e ver se resolve.
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Se não conseguir se acertar com os end points, vá no Swashmix e diminua a % do comando de passo. Não me lembro bem como funciona nos outros rádios, acostumei com o sd10g, rsrs
Responder