Meu avião caiu. qual é o raio de alcance visual de um avião?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:daf766efd2="roberto.mazza"]Uma vez (mais de vinte anos...) tinha um campo de Alphaville e um cara tava pilotando um motoplanador de 2,5m, pegou uma térmica, sei lá, perdeu o aero de vista. Não achava de jeito nenhum, mas tinha um garotinho do lado dele, tinha uns oito anos, que falava "to vendo ele ali..." e ninguém mais enxergava, na hora até duvidamos do garoto, mas ele foi perguntando pro garoto o que o aero fazi (curva à esquerda? Direita? etc) até que conseguiu chegar num ponto que enxergou e trouxe de volta. Foi pura sorte, se não fosse o garoto, já era... mas não sei dizer a distância que estava, nem tenho a menor idéia.[/quote:daf766efd2]

Aconteceu aqui algo parecido...

O cara estava com um Cullaris, branco em baixo, num dia bem nebuloso. Deu um tempo e o "senhorzinho" (diga-se de passagem, velhinho, rsrs) avisou que perdeu o aero de vista. Povo se reuniu e achamos ele bem alto/longe... Foram dando "comandos" para ele e conseguiram trazer o aero :roll:
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
adilsonfol
membro
Mensagens: 229
Registrado em: Seg Set 28, 2009 9:40 am
Localização: jundiai

Mensagem por adilsonfol »

Quando eu perco uma porca pequena no chão, chamo meu filho, ele acha a 3 metros eu não, é uma variável isso, depende de muitos fatores, não gosto de afastar muito pois perco referencia fácil, as vezes não sei se o aero ta indo ou ta voltando.
marcoacmacedo
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 10:01 pm
Localização: Araçatuba

Mensagem por marcoacmacedo »

Então pessoal, obrigado por enquanto pelos toques, mais opiniões serão bem vindas.
Por enquanto o status da minha busca é o seguinte: nada!!!
O pessoal do clube realizou vários voos sobre o canavial com paramotor, e nada!!

Estamos trabalhando com diversas hipóteses. A primeira é que o avião tenha caído num lago, que fica a 1400 metros da cabeceira da pista. Mas eu acho muito longe, por mais que a percepção seja variável todo mundo falou de 300 a 800 metros. Vimos o avião cair, então deve estar antes.
A segunda é que ele tenha caído numa das estradas no meio do canavial, ou outros locais abertos, e alguém tenha recolhido o avião antes de chegar.

Vou deixar as coordenadas da pista, se alguém tiver curiosidade de olhar no google
eart, e do lago. o voo se deu da cabeceira sul da pista em direção a sudoeste (direção do lago), passando sobre a estrada.

Pista(cabeceira sul, de onde estavamos pilotando): 21º09'24.83"S e 50º30'22.63"O

Lago(ponto do lago aproximado onde teria chegado o avião se o tivesse alcançado): 21º10'01.06"S e 50º30'54.36"O
Luis Filipe
membro
Mensagens: 209
Registrado em: Ter Out 04, 2011 5:49 pm
Localização: São Gonçalo - RJ

Mensagem por Luis Filipe »

Espero que você ache o seu aero para não ficar no prejuízo, caso não ache faça o instrutor lhe pagar outro.
Avatar do usuário
Lolata
membro
Mensagens: 377
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:29 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por Lolata »

Caro Amigo
Pelos seus relatos e descrição do local, meu palpite é o lago ou um pouco antes.
Ontem a asa do eu SW dobrou, eu estava bem alto e longe, logo após a queda, peguei o carro eu fui procurar onde eu achava que tinha caido, devido a distancia, rodei por um bom tempo,, sem nada achar, retornei ao local que estava voando, acharam o avião, muito mais perto que eu imaginava, infelismente o avião caiu de bico, a bateria de 4S 5000Ma pegou fogo e destruiu o aião, recuperei pouca coisa, Esc, motor e receptor, mas pelo mesnos trouxe os restos mortais.
Espero que encontre.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Boa sorte Marco.
Uma estratégia é imprimir um mapa, fazer rodas e depois usar um GPS para ir identificando os locais por onde já passou.
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Pessoal, apesar dessa variação de alcance que alguns estão falando, existe uma alcance efetivo da visão.

Mesmo olhando pelo lado da subjetividade do alcance da visão de cada um, não se vôa até "virar um pontinho". Ou seja, o cara que tem 10 graus de miopia não voa até virar um ponto no céu. O cara que tem visão de águia, não voa até virar um ponto.

Ou seja, independentemente se é 100m ou 1km, não se voa até virar um ponto.

Esse instrutor aí perderia o avião se tivesse visão de águia. Se ele voou 1km e perdeu, por exemplo. Voaria com sua visão de águia 2km e perderia.

Irresponsabilidade total do qual fez nosso colega tomar um prejuízo.

Pelo jeito a aula era "não se deve voar longe até perder de vista".

Brincadeira um "instrutor" fazer isso.
Tropsoide
membro
Mensagens: 549
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

Olá marcoacmacedo, creio que a distancia vai estar entre 1000 e 1500metros , uma vez aconteceu aqui parecido e fomos procurar. mas acho que ninguem percebeu que o aeromodelo caiu em um canavial, alguem aí já entrou em um? tomara que este canavial seja rescem plantado. mas de qualquer maneira boa sorte.
marcoacmacedo
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 10:01 pm
Localização: Araçatuba

Mensagem por marcoacmacedo »

Pessoal, só pra dar a notícia, reapareceu o avião!!

A usina foi cortar a cana, pagamos 150 reais pra ficarem de olho
o avião estava realmente no meio do canavial, a centenas de metros de onde a gente pensava que estava, a direita!!!enganou mesmo. nunca iamos achar em incursões pela cana. ainda bem que a usina cortou sem queimada.

quebrou a asa e o profundor, o resto está perfeito.

Abraços.
Avatar do usuário
Lolata
membro
Mensagens: 377
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:29 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por Lolata »

[quote:ba7f002512="marcoacmacedo"]Pessoal, só pra dar a notícia, reapareceu o avião!!

A usina foi cortar a cana, pagamos 150 reais pra ficarem de olho
o avião estava realmente no meio do canavial, a centenas de metros de onde a gente pensava que estava, a direita!!!enganou mesmo. nunca iamos achar em incursões pela cana. ainda bem que a usina cortou sem queimada.

quebrou a asa e o profundor, o resto está perfeito.

Abraços.[/quote:ba7f002512]
Marco
Qual a distancia que caiu em relação a cabeceira da pista ?

Parabens por ter encontrado o avião.
Pirataria é crime;
Não roube Navios
(ching Ling)
Responder