Construção - Yak 55 Sport (Funfly)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

RTF - Peso 1800g.
Está bom?
Se a chuva der trégua, amanhã será testado.

Editado pela última vez por vitormixfer em Dom Jun 28, 2015 4:17 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

Boa noite vitormixfer!!!

Simpatizei muito com esse modelo... Pegaste a planta no aero3d-br?

Chegou a calcular quando de madeira balsa usou?

Parabéns pelo modelinho, os comentários sobre o yak 55 são de 3D hard, vai usar qual hélice? Tive boas experiencias com 12,25x3,75 APC e 12x4 de madeira!!!
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

[quote:9f3de137f9="highlander"]Boa noite vitormixfer!!!

Simpatizei muito com esse modelo... Pegaste a planta no aero3d-br?

Chegou a calcular quando de madeira balsa usou?

Parabéns pelo modelinho, os comentários sobre o yak 55 são de 3D hard, vai usar qual hélice? Tive boas experiencias com 12,25x3,75 APC e 12x4 de madeira!!![/quote:9f3de137f9]

Boa noite e um feliz natal e ano novo para você e toda sua família!
A planta desse avião não lembro onde peguei, mas fiz o upload aqui:
http://www.4shared.com/photo/aflfHISP/Yak_55_Sport.html?
Não é a do aero3d não, o pessoal lá curte os Phodas, também yaks. Escolhemos o Yak 55 sport pois tem momento de cauda maior, e aparenta ser mais fácil de voar que os Phodas, já que é nosso primeiro perfilado.
A hélice pensamos na APC mesmo.. Como o avião ficou leve (menos de 1800g) achamos que vai ter um bom desempenho.
Sobre a medeira, para os dois modelos gastamos umas 4 chapas de balsa, só que de 3 polegadas, e mais uns 3 metros da madeira pra chapear que, se não me engano, possui 80cm de largura.
Já era pra ter estreado um dos modelos, mas viajei e nem sei quando vou voltar para fazer o primeiro voo. Ainda farei uns detalhes na entelagem. Já o outro ainda precisa fazer bastante coisa, mas deve voar logo..
Falou!
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

[quote:2aef48e72c="vitormixfer"][quote:2aef48e72c="highlander"]Boa noite vitormixfer!!!

Simpatizei muito com esse modelo... Pegaste a planta no aero3d-br?

Chegou a calcular quando de madeira balsa usou?

Parabéns pelo modelinho, os comentários sobre o yak 55 são de 3D hard, vai usar qual hélice? Tive boas experiencias com 12,25x3,75 APC e 12x4 de madeira!!![/quote:2aef48e72c]

Boa noite e um feliz natal e ano novo para você e toda sua família!
A planta desse avião não lembro onde peguei, mas fiz o upload aqui:
http://www.4shared.com/photo/aflfHISP/Yak_55_Sport.html?
Não é a do aero3d não, o pessoal lá curte os Phodas, também yaks. Escolhemos o Yak 55 sport pois tem momento de cauda maior, e aparenta ser mais fácil de voar que os Phodas, já que é nosso primeiro perfilado.
A hélice pensamos na APC mesmo.. Como o avião ficou leve (menos de 1800g) achamos que vai ter um bom desempenho.
Sobre a medeira, para os dois modelos gastamos umas 4 chapas de balsa, só que de 3 polegadas, e mais uns 3 metros da madeira pra chapear que, se não me engano, possui 80cm de largura.
Já era pra ter estreado um dos modelos, mas viajei e nem sei quando vou voltar para fazer o primeiro voo. Ainda farei uns detalhes na entelagem. Já o outro ainda precisa fazer bastante coisa, mas deve voar logo..
Falou![/quote:2aef48e72c]

Feliz natal pra ti também meu caro!!!

Espero que eu consiga baixar a planta, ta meio que travando o meu pc, pelo que vi as longarinas na asa vc fez de fibra de vidro né? Outra coisa que gostaria de saber, que cola usou pra chapear a asa, tenho um cola de contato super 77 da 3m só que nao estou gostando muito do resultado...
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Sim sim, fizemos as longarinas com varetas de fibra, além de colocarmos uma vareta de balsa no bordo de fuga. Recomendo também que coloque uma no bordo de ataque... Na minha fiz o bordo de ataque apenas chapeando com a lâmina de madeira, mas percebi que ficaria melhor com uma vareta.
Usamos a cola Cascorez mesmo, cola branca. Apenas lixamos o isopor, limpamos com um pano para tirar o pó, aplicamos a cola na lâmina de madeira e na asa (isopor) .. Após esperar um pouco, unimos as duas parte e colocamos dentro do próprio molde do corte da asa, com bastante peso em cima..
Deixamos secar por um dia (melhor deixar mais um pouco, a não ser que for impaciente ou tiver pressa, como nós ) e o restado ficou muito bom, muito resistente, inclusive à torção.
Também usamos cola de isopor em algumas partes (lugar de colocar Rx e bateria), é bem mais rápido, só que a cola branca aparenta ficar mais resistente. Pra cola de isopor é o mesmo esquema... Passa nas duas partes espera secar e junta. Só que para fazer a asa toda assim seria bem complicado, porque a cola se isopor seca muito rápido, sendo melhor, na minha opinião, para pequenas áreas que precisam ser coladas mais rapidamente.
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Boa noite pessoal!
Devo voar o Yak esse fds, já queria ter testado mas acabei viajando. Enquanto não tenho a APC 12,25x3,75 vou de Master 11x6 mesmo. Será que dá ao menos pra testar?
Editado pela última vez por vitormixfer em Dom Jun 28, 2015 4:18 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »






Algumas dicas para quem animar construir o modelo:
- Fazer toda a parte da frente do modelo, desde o BA até o suporte do motor com compensado, sem deixar nada de isopor. Caso não fizer isso fure o compensado no lugar em que for colocar a Zip Tie, aí o nariz do modelo não vai se deformar. Da maneira que fiz, deixando o isopor chapeado e colocando a Zip Tie e os elásticos por cima, a parte que não era compensado deformou, nada que impeça o voo, mas se tivesse percebido antes não faria como fiz.
- Não esquecer de passar as extensões dos servos antes de chapear.. Caso contrário as extensões não poderão ser colocadas sem ter que cortar a fuselagem em algum ponto. Como não passei antes, tive que deixá-las por fora e cobrir com vinil.
- Tentar balancear o máximo possível a eletrônica nas duas partes da asa, além de deixar o mais próximo possível da fuselagem.. Pensar bem como vai colocar tudo antes de começar a furar.
- Para os estabilizadores e superfícies de comando (exceto aileron, que ficou bom com essa espessura) utilizei balsa de 3/16". Não ficou muito fraco, mas vejo que foi uma economia de peso desnecessária. Poderia ter feito mais espesso sem nenhum problema.
Por hora me lembro disso. Se lembrar de mais alguma coisa adiciono.
Falou!
Editado pela última vez por vitormixfer em Dom Jun 28, 2015 4:18 pm, em um total de 1 vez.
diegopoke
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 7:47 am
Localização: Votuporanga, SP

Mensagem por diegopoke »

parabéns
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Obrigado!
Saindo agora pra testar o avião.
Veremos se voltará inteiro :lol: :lol:
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Voou!
Gostei bastante do modelo, voa como um treinador. Pousos e decolagens facílimos, exceto pelo fato do trem de pouso estar muito estreito, fazendo o modelo inclinar e encostar a asa no chão.
Nesses primeiros testes deixei o CG uns 2cm adiantado. Por medo do motor apagar , ficou mais de seis meses parado e não sou um mestre das regulagens, acabei não forçando muito, além de ter usado hélice 11x5. Mesmo assim o avião pendurou, mas fiz bem alto. Com a hélice 12,25x3,75 vai ficar bom.
O roll é insano, pelo menos para mim. A faca não saiu bem, talvez por causa do CG, não sei. Como é meu primeiro avião 3d, falta dedo também, mas vi que o aviao tem futuro... Vou aprender 3D com ele.
Algumas fotos, estou upando o vídeo do primeiro voo e depois posto:




Falou!
Editado pela última vez por vitormixfer em Dom Jun 28, 2015 4:19 pm, em um total de 1 vez.
Responder