Puxando papo , perdi o avião de vista hoje.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Eu estava voando com o sol nas costas, sempre voo dentro da caixa se segurança, naquele momento foi uma distração momentânea mesmo , o meu aeromodelo atual é azul , para nunca mais , o próximo vai ser de outra cor,

Mas novamente obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Apesar de gostar muito de modelos em escala, principalmente militares, cheguei à conclusão de que é melhor ter um modelo com cores contrastantes que sejam vistas com facilidade o ar, do que ser fiel ás cores originais e não enxergar o modelo contra o céu ou contra o solo.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:dd846ead08="Gilberto"]Apesar de gostar muito de modelos em escala, principalmente militares, cheguei à conclusão de que é melhor ter um modelo com cores contrastantes que sejam vistas com facilidade o ar, do que ser fiel ás cores originais e não enxergar o modelo contra o céu ou contra o solo.[/quote:dd846ead08]

Isso é verdade, cores são uma decisão muito difícil na hora de construir um aeromodelo, pois o piloto do avião estava dentro dele e o objetivo das cores geralmente era não ser visto do chão.
Já o aeromodelista está justamente no chão a olhar para cima e perder facilmente a referência do aeromodelo justamente por causa das cores escolhidas.
Quem voa perto como eu, as cores não atrapalham muito, pois eu gosto de admirar o voo do aeromodelo, mas já quem voa com os urubus, estes sim tem que prestar muita atenção na escolha das cores para não perder a referência do aeromodelo.
Certa vez eu passei por algo semelhante, onde um amigo meu que estava aprendendo a pilotar em voo me falou; Perdi o avião :shock: .
Eu olhei para ele e perguntei onde ele o perdeu de vista, ele indicou a direção e eu pedi a ele para dar comando de uma curva a direita já que ele citou que o aeromodelo estava indo.
/quando o aeromodelo iniciou a curva, eu vi a cor amarela do dorso das asas e cuidei quando a cor sumiu, quando sumiu eu logo disse a ele para nivelar e deixar na sorte agora, pois perdido já estava mesmo.
Logo vimos o pontinho aumentando e era o aeromodelo voltando.
Sei que recuperei aquele aeromodelo na mais pura sorte, pois não tinha mais nada a ser feito a não ser arriscar.
As cores do aeromodelo eram branco em baixo e amarelo em cima.
Recuperamos o aeromodelo asa alta por que ele tinha 1,60 m de envergadura.
Foi aí que eu disse a ele nunca mais voar longe, pois muitos aeromodelos a 800 m já quase nem se vê, imagina os aeromodelos de hoje que em sua maioria, são em torno de 1 metro de envergadura.
Estávamos de costas para o sol e graças a isso é que pude ver o amarelo, se não, dificilmente eu teria visto algo.
Outro fator que deve ter me ajudado, é que sempre exercitei a visão a distância, ou seja, nunca ao dirigir olhar 10 metros a frente do carro e sim sempre ao horizonte da via, assim vejo bem longe se tem algum problema e tudo o que está perto, a visão periférica se encarrega muito bem, desde que não esteja nas laterais a mais de 45° do centro da visão, pois ninguém é perfeito.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1001
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Em 2008 eu estava voando esse planador em um parque bem grande aqui perto de casa, quando um garoto se aproximou e começou a me encher de perguntas. Quis ser educado e desviei a atenção um pouquinho do avião que estava em uma térmica junto de uns urubus, quando procurei o avião ele havia entrado em uma nuvem baixa e sumiu pra sempre! Deve estar no céu junto com os anjinhos!

Foto do bichinho.
[img:3ab5f9ba5e]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAL0ArRgEh2TLiq0S9NJ6NxuP0OgPPGHF3LhK3ll0QZMLWULbEmJhVb7cmxAyw2pQU_RoUBL9pqW24pWw-vVaU58Am1T1UEcf9Mc2EDSpe1WbdLsVTlBPlCrS.jpg[/img:3ab5f9ba5e]
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Mensagem por so_bad »

Em 2012, no início dos meus testes de voo autonômo com os Ardupilot eu ia para uma praia vazia perto de casa. Muito cedo, logo ao amanhecer, antes de ir para o trabalho e estava sempre sozinho lá.

Quando estava voando distante, há cerca de 7km, meu laptop que é minha Ground Control Station rodando o Mission Planner, estava sobre o banco da frente do meu carro, ele então deslizou/escorregou e bateu o conector do cabo FTDI/conector USB causando o reboot do laptop...
Fiquei sem contato visual, sem telemetria, sem vídeo... nada!!!

Para ajudar um vento forte levou o esquema que tinha escrito à mão, que estava sob o capô do meu carro, com a combinação dos swtiches com os flight modes... e com o nervosismo de olhar para cima etc, me deu um branco.

Então fiquei com receio de acionar o "MANUAL" engando achando ser o "RTH".

Enfim, um "pânico controlado" que durou uns 3 ~ 4 minutos, que pareceram 40min.
Até que confiei na memória, acionei o RTH e em pouco tempo a aeronave chegou tranquila, voando em círculos sob minha cabeça.

O Dragon Link e a APM já "se pagaram" só por essa situação...hehehe.
ferrabra
membro
Mensagens: 507
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Eu estava voando FPV sozinho, decolei, ativei o RTH e pus os óculos. Depois de uns 10 minutos começou um mal contato no cabo de comando entre o EzUHF e o controle, a aeronave começou a picar. No desespero desliguei o transmissor para acionar o RTH automático e tirei o óculos para ver onde ela estava. Demorou para meus olhos se acostumarem com a claridade e o Cyclops não conseguiu recuperar do mergulho. Quando comecei a enxergar demorei muito para achar a aeronave e ouvi o barulho da colisão.
A lição é que investir em um piloto automático de qualidade é muito importante. Vou fixar o cabo que conecta o EzUHF ao transmissor com cola quente para evitar o mal contato.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1001
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

[quote:f8ac5b5db3="so_bad"]Em 2012, no início dos meus testes de voo autonômo com os Ardupilot eu ia para uma praia vazia perto de casa. Muito cedo, logo ao amanhecer, antes de ir para o trabalho e estava sempre sozinho lá.

Quando estava voando distante, há cerca de 7km, meu laptop que é minha Ground Control Station rodando o Mission Planner, estava sobre o banco da frente do meu carro, ele então deslizou/escorregou e bateu o conector do cabo FTDI/conector USB causando o reboot do laptop...
Fiquei sem contato visual, sem telemetria, sem vídeo... nada!!!

Para ajudar um vento forte levou o esquema que tinha escrito à mão, que estava sob o capô do meu carro, com a combinação dos swtiches com os flight modes... e com o nervosismo de olhar para cima etc, me deu um branco.

Então fiquei com receio de acionar o "MANUAL" engando achando ser o "RTH".

Enfim, um "pânico controlado" que durou uns 3 ~ 4 minutos, que pareceram 40min.
Até que confiei na memória, acionei o RTH e em pouco tempo a aeronave chegou tranquila, voando em círculos sob minha cabeça.

O Dragon Link e a APM já "se pagaram" só por essa situação...hehehe.[/quote:f8ac5b5db3]

Ai que inveja!!
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Mensagem por so_bad »

Kkkkkk...
Inveja do pânico que passei??
Responder