Como calcular a motorização para seu aeromodelo
- frigulino
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- Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
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Bom primeiramente gostaria de lhe agradecer por me responder é claro.
Meu Tower Pro deve de ter algum problema mesmo, já troquei de eixo, agora é um de aço prata 3mm com suas devidas ranhuras..Bom o acabamento dele não é um dos melhores mesmos, bobina em curto creio que não, me parece ser um fio na casa dos 30# e o verniz um pouco mais escurinho, mas não me parece verniz queimado.
Acho que um dos meus problemas é que eu voo com muito motor sempre, e tenho aquela "sede", de sempre querer mais sabe?
Antes eu voava com um Hacker Style 20-28S ele ficava friuzinho, hélice menor mas era mais fraquinho mas conseguia 20minutos de voo, ah e com motor full 80% do tempo.
Sobre os Watts dissipados em calor pensei nisso e que meu tower pro esta perdendo muito, cheguei a medir a temperadura uns 3 minutos após o pouso estava a 55 graus celsius, muito quente! Queima os dedos quando encosto nele. Mas tenho um amigo que tem um motor igual o meu, mesma hélice e o dele vooa friu! Acho que a qualidade que pesou nesse item, ou fui um que peguei um motor enrolado errado..
Espero fazer um voo mais "light" com esse motor pretendo usar a mesma hélice e medir no emeter quantos W e A ambos geram e consomem com o mesmo equipamento.
Mas achei super economico 1000gr com 19A!! Quero colocar logo em um asa baixa pra fazer uns voos mais acrobaticos e com velocidade! Mas uma vez obrigado pela atenção Gustavo.
Abraços Igor
Meu Tower Pro deve de ter algum problema mesmo, já troquei de eixo, agora é um de aço prata 3mm com suas devidas ranhuras..Bom o acabamento dele não é um dos melhores mesmos, bobina em curto creio que não, me parece ser um fio na casa dos 30# e o verniz um pouco mais escurinho, mas não me parece verniz queimado.
Acho que um dos meus problemas é que eu voo com muito motor sempre, e tenho aquela "sede", de sempre querer mais sabe?
Antes eu voava com um Hacker Style 20-28S ele ficava friuzinho, hélice menor mas era mais fraquinho mas conseguia 20minutos de voo, ah e com motor full 80% do tempo.
Sobre os Watts dissipados em calor pensei nisso e que meu tower pro esta perdendo muito, cheguei a medir a temperadura uns 3 minutos após o pouso estava a 55 graus celsius, muito quente! Queima os dedos quando encosto nele. Mas tenho um amigo que tem um motor igual o meu, mesma hélice e o dele vooa friu! Acho que a qualidade que pesou nesse item, ou fui um que peguei um motor enrolado errado..
Espero fazer um voo mais "light" com esse motor pretendo usar a mesma hélice e medir no emeter quantos W e A ambos geram e consomem com o mesmo equipamento.
Mas achei super economico 1000gr com 19A!! Quero colocar logo em um asa baixa pra fazer uns voos mais acrobaticos e com velocidade! Mas uma vez obrigado pela atenção Gustavo.
Abraços Igor
- Gustavo Murad
- membro
- Mensagens: 2866
- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
Não tem nem que agradecer Igor , eu apenas tenta passar um pouco do que aprendi por aqui mesmo para os que tem alguma dúvida.
Sobre o motor , deve ser isso mesmo que você disse , ele deve estar com algum problema e rendendo menos.
Os Tower Pro sempre deram um pouco de dor de cabeça pro pessoal do fórum , tanto que hoje em dia os que se popularizaram e tomaram o lugar dos TP foram os E-max , que parecem ter um acabamento melhor e por isso um melhor rendimento (apesar de que alguns TP ainda fazem bonito).
Eu tenho um hacker style 20-28S também , e tenho um Art-Tech inrunner reduzido e percebe-se claramente que o Hacker Style tem acabamento e rendimento melhor.
O Art-tech esquenta muito , passando dos 60 graus , enquanto o 20-28S se mantém geladinho.
O Turnigy parece ser mais econômico mesmo , principalmente para maior torque.
Na verdade todo motor tem uma faixa de funcionamento onde sua eficiência é maior , em várias descrições de motor vem escrito , por exemplo:
Eficiência máxima <17A : 83%
Siginifica que a eficiência máxima é entre 1A e 17A , onde ele rende 83% (a potência se transforma em movimento sem grandes perdas) acima disso geralmente a eficiência cai significativamente e o consumo tende a subir abruptamente em relação ao empuxo/rotação.
Sobre o motor , deve ser isso mesmo que você disse , ele deve estar com algum problema e rendendo menos.
Os Tower Pro sempre deram um pouco de dor de cabeça pro pessoal do fórum , tanto que hoje em dia os que se popularizaram e tomaram o lugar dos TP foram os E-max , que parecem ter um acabamento melhor e por isso um melhor rendimento (apesar de que alguns TP ainda fazem bonito).
Eu tenho um hacker style 20-28S também , e tenho um Art-Tech inrunner reduzido e percebe-se claramente que o Hacker Style tem acabamento e rendimento melhor.
O Art-tech esquenta muito , passando dos 60 graus , enquanto o 20-28S se mantém geladinho.
O Turnigy parece ser mais econômico mesmo , principalmente para maior torque.
Na verdade todo motor tem uma faixa de funcionamento onde sua eficiência é maior , em várias descrições de motor vem escrito , por exemplo:
Eficiência máxima <17A : 83%
Siginifica que a eficiência máxima é entre 1A e 17A , onde ele rende 83% (a potência se transforma em movimento sem grandes perdas) acima disso geralmente a eficiência cai significativamente e o consumo tende a subir abruptamente em relação ao empuxo/rotação.
- Augusto Pizarro
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- Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
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Exatamente Marcio,
sem relacionar tb a voltagem o quebra-cabeça fica com peça faltando. Só estava querendo facilitar um pouco hehehe...
É por isso que uma ferramenta de suma importancia em nosso hobby é o Amperímetro e o medidor de RPM para checar se tudo esta dentro do esperado ou se temos que trocar algo.
Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
[quote:21fd129b29="Marcio H"][quote:21fd129b29="Augusto Pizarro"]
350W - KV 1000 = motor com torque alto, mais indicado para modelos acrobáticos e parkflyers.
[/quote:21fd129b29]
nem sempre , sem relacionar a tensão de alimentação não se chega em nenhuma conclusão.
pra 3s isto valeria. mas em 6s já seria pra um modelo de boa performance e alta velocidade...
um motor de 1500kv (que todo mundo trata como um motor pra velocidade , por exemplo o emax2812) , em 2s fica bom pra bom empuxo e baixa velocidade (shock flyer , park flyer)
outro exemplo , estou montando um jato EDF com um motor NEU 1512 2Y (1400kv) ... alimentado em 10S (Life) faz a fan de 90mm virar mais de 35.000RPM[/quote:21fd129b29]
sem relacionar tb a voltagem o quebra-cabeça fica com peça faltando. Só estava querendo facilitar um pouco hehehe...
É por isso que uma ferramenta de suma importancia em nosso hobby é o Amperímetro e o medidor de RPM para checar se tudo esta dentro do esperado ou se temos que trocar algo.
Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
[quote:21fd129b29="Marcio H"][quote:21fd129b29="Augusto Pizarro"]
350W - KV 1000 = motor com torque alto, mais indicado para modelos acrobáticos e parkflyers.
[/quote:21fd129b29]
nem sempre , sem relacionar a tensão de alimentação não se chega em nenhuma conclusão.
pra 3s isto valeria. mas em 6s já seria pra um modelo de boa performance e alta velocidade...
um motor de 1500kv (que todo mundo trata como um motor pra velocidade , por exemplo o emax2812) , em 2s fica bom pra bom empuxo e baixa velocidade (shock flyer , park flyer)
outro exemplo , estou montando um jato EDF com um motor NEU 1512 2Y (1400kv) ... alimentado em 10S (Life) faz a fan de 90mm virar mais de 35.000RPM[/quote:21fd129b29]
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
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- oswaldo pires
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- Jota R
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- Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
- Localização: São João de Meriti, RJ
A minha dúvida é:
Tenho um helicóptero Apache-64 com dois motores 130 (o manual só diz isso, não fala mais nada sobre os motores).
Eu gostaria de fazer um avião com o motor (ou motores) do apache, usar seu receptor, que é 4x1, os dois servos, a lipo de 7,4v - 1000mAh e claro, seu Tx.
Qual hélice eu poderia ligar direto? Qual seria a planta ideal para essa eletrônica?
Não encontrei nada nos tópicos....Seria um slowstick? Um picostick?
Grato.
Tenho um helicóptero Apache-64 com dois motores 130 (o manual só diz isso, não fala mais nada sobre os motores).
Eu gostaria de fazer um avião com o motor (ou motores) do apache, usar seu receptor, que é 4x1, os dois servos, a lipo de 7,4v - 1000mAh e claro, seu Tx.
Qual hélice eu poderia ligar direto? Qual seria a planta ideal para essa eletrônica?
Não encontrei nada nos tópicos....Seria um slowstick? Um picostick?
Grato.
- Haupenthal
- membro
- Mensagens: 744
- Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
- Localização: Campo Grande/MS - 34
[quote:95e22885c0="frigulino"]Muito bom Eduardo!
Comprei um motor novo pro meu school, http://www.centerhobby.com.br/produtos.asp?produto=15017
to usando um tower pro 2409-18 com uma hélice 10x47 SF 180W e 730gr de empuxo meu modelo completo fica em 648gr só que esse motor ta esquentando de mais, então acho que exagerei no motor novo.
Final do ano pretendo mudar de aero pra um asa baixa, ai ja comprei esse http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5688
bom se ele consumir 15A vai dar 167W segundo a sua tabela, então o motor vai ser mais fraco? vou diminuir a potência, e o empuxo não tem uma relação com potência?? Segundo a HC com uma 10x6 ; 10x7 vai dar 1000gr de empuxo, ainda fala em 150W estou completamente perdido! Pensei que seria diretamente proporcional Watts x Empuxo.
Queria aumentar meu tempo de voo, pensei que ia consumir menos com o mesmo empuxo esquentando menos aumentando o rendimento, agora já não sei se fiz uma boa escolha, e quero uma hélice com mais velocidade não uma SF!
Abraços Igor[/quote:95e22885c0]
Eu tenho esse 2409-18. e realmente esquenta muito com uma 10x47 SF. na hobbycity eles recomendam 8" ou 9".
e no caso de uma 10x4,7 recomenda-se não ultrapassar 6.500rpm (fonte Drivecalc)
o ideal para esse motor seria uma 8x6, 9x4 ou 9x6. (as minhas estão chegando)
Comprei um motor novo pro meu school, http://www.centerhobby.com.br/produtos.asp?produto=15017
to usando um tower pro 2409-18 com uma hélice 10x47 SF 180W e 730gr de empuxo meu modelo completo fica em 648gr só que esse motor ta esquentando de mais, então acho que exagerei no motor novo.
Final do ano pretendo mudar de aero pra um asa baixa, ai ja comprei esse http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5688
bom se ele consumir 15A vai dar 167W segundo a sua tabela, então o motor vai ser mais fraco? vou diminuir a potência, e o empuxo não tem uma relação com potência?? Segundo a HC com uma 10x6 ; 10x7 vai dar 1000gr de empuxo, ainda fala em 150W estou completamente perdido! Pensei que seria diretamente proporcional Watts x Empuxo.
Queria aumentar meu tempo de voo, pensei que ia consumir menos com o mesmo empuxo esquentando menos aumentando o rendimento, agora já não sei se fiz uma boa escolha, e quero uma hélice com mais velocidade não uma SF!
Abraços Igor[/quote:95e22885c0]
Eu tenho esse 2409-18. e realmente esquenta muito com uma 10x47 SF. na hobbycity eles recomendam 8" ou 9".
e no caso de uma 10x4,7 recomenda-se não ultrapassar 6.500rpm (fonte Drivecalc)
o ideal para esse motor seria uma 8x6, 9x4 ou 9x6. (as minhas estão chegando)
Predador 77inc 220W, X8 FPV 218cm 15km, Polaris 300W
RDS8000, DX5e e ER9X Dragonlink.
RDS8000, DX5e e ER9X Dragonlink.
- Haupenthal
- membro
- Mensagens: 744
- Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
- Localização: Campo Grande/MS - 34