Team monkey - depron full acrobático.
- Chico Pereira
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- Marcos Quito
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LJR : Para cima tem duas aplicações :
- Um pouco para cima, é para velocidade;
- Muito para cima é freio (é considerado o melhor tipo de freio, melhor que para baixo, pois mantém o controle e causa afundamento).
...........
CHICO PEREIRA :
Chico, agora que vc não é mais novato, vá para um perfil melhor, no caso de colina é o RG15 que é o "bicho". Como já lhe disse, para este peso a diferença não vai ser tão grande, mas porque não usá-lo ?
Diminuir ailerons nem sempre é bom : A idéia de ailerons grandes é poder usar BEM POUCO comando, causando pouco arrasto. Se diminui aileron, tem que usar mais comando = arrasto.
Não precisa temer o aileron, pode manter.
Agora, sobre hi-start e T-tail.... hummm, não vai combinar :
- Este modelo tem fuselagem "monstro", é realmente muito grande. Ela é assim para o vôo em faca. Por isto ele não é um minitérmico.
Para hi-start, melhor seria perfil de minitérmico (não sei de cor), e fuselagem "mínima", ou seja, só um caninho para suportar o RX e bateria e servos.
- T-tail é ótimo para modelos moldados e escala, em fibra de carbono, etc..., precisa de muita resistência.
Caso contrário você vai conseguir ter um modelo "bonitinho", com um profundor mole e que quebra toda hora (tipo, no zoom do hi-start ele já pode quebrar).
Quem já teve um Sophisticated Lady que o diga (qualquer pouso ele quebrava).
Já viu minitérmico com profundor em "T" ?
É uma história parecida com winglets.
- Um pouco para cima, é para velocidade;
- Muito para cima é freio (é considerado o melhor tipo de freio, melhor que para baixo, pois mantém o controle e causa afundamento).
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CHICO PEREIRA :
Chico, agora que vc não é mais novato, vá para um perfil melhor, no caso de colina é o RG15 que é o "bicho". Como já lhe disse, para este peso a diferença não vai ser tão grande, mas porque não usá-lo ?
Diminuir ailerons nem sempre é bom : A idéia de ailerons grandes é poder usar BEM POUCO comando, causando pouco arrasto. Se diminui aileron, tem que usar mais comando = arrasto.
Não precisa temer o aileron, pode manter.
Agora, sobre hi-start e T-tail.... hummm, não vai combinar :
- Este modelo tem fuselagem "monstro", é realmente muito grande. Ela é assim para o vôo em faca. Por isto ele não é um minitérmico.
Para hi-start, melhor seria perfil de minitérmico (não sei de cor), e fuselagem "mínima", ou seja, só um caninho para suportar o RX e bateria e servos.
- T-tail é ótimo para modelos moldados e escala, em fibra de carbono, etc..., precisa de muita resistência.
Caso contrário você vai conseguir ter um modelo "bonitinho", com um profundor mole e que quebra toda hora (tipo, no zoom do hi-start ele já pode quebrar).
Quem já teve um Sophisticated Lady que o diga (qualquer pouso ele quebrava).
Já viu minitérmico com profundor em "T" ?
É uma história parecida com winglets.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Chico Pereira
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- betodebem
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[quote:bfdc123c33="Eduardo Yamin"]Quem nunca usou flapperons na colina não sabe o que está perdendo![/quote:bfdc123c33]
Eduardo, aproveitando a dica, estou pensando em fazer um novo Demon pra colina e queria saber se vale a pena ter Flaps dedicados, colocar mais dois servos nas asas só para isso, é muito melhor do que flaperons?
Valeu!
Beto
Eduardo, aproveitando a dica, estou pensando em fazer um novo Demon pra colina e queria saber se vale a pena ter Flaps dedicados, colocar mais dois servos nas asas só para isso, é muito melhor do que flaperons?
Valeu!
Beto
O aeromodelismo sem lenhas é como um circo sem palhaços!
- Marcos Quito
- membro
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Já que vou postar, complemento a futura resposta do Yamin ao Betodebem :
Beto, é considerado mais eficiente fazer uso de apenas 2 servos, bordo de fuga inteiro para o Flaperon, ou seja, mixar o aileron com Flap, pois :
1. É mais efetivo, maior área, exige menor deflexão (aileron) para obter mesmo efeito, gera menos arrasto;
2. Menos furos, push-rods e horns para sujar a aerodinâmica;
3. Também é mais efetivo para o Flap, maior área = maior eficiência.
4. Torno a ressaltar, flap para cima é mais controlável que para baixo, e efeito desejado (redução de velocidade) é semelhante.
..........
O que eu ia postar mesmo é que encontrei minha "team monkey" !!!
- PLANK !!
http://www.youtube.com/watch?v=FCo3QDtOvmE
Beto, é considerado mais eficiente fazer uso de apenas 2 servos, bordo de fuga inteiro para o Flaperon, ou seja, mixar o aileron com Flap, pois :
1. É mais efetivo, maior área, exige menor deflexão (aileron) para obter mesmo efeito, gera menos arrasto;
2. Menos furos, push-rods e horns para sujar a aerodinâmica;
3. Também é mais efetivo para o Flap, maior área = maior eficiência.
4. Torno a ressaltar, flap para cima é mais controlável que para baixo, e efeito desejado (redução de velocidade) é semelhante.
..........
O que eu ia postar mesmo é que encontrei minha "team monkey" !!!
- PLANK !!
http://www.youtube.com/watch?v=FCo3QDtOvmE
- paulodsouza
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- Registrado em: Qua Fev 14, 2007 3:43 pm
- Localização: Juiz de Fora - Minas
Bom dia a todos.
Perfil do LE FiSH esta nesta pagina (tem no profili):
[url]http://eppconcept.free.fr/MiniToons_Notice_p1.php?position=0&path=album/ModeOpMiniToons[/url]
Corte reto do deprom:
[b:a74ae7bc96]PDF[/b:a74ae7bc96] [url]http://www.es-aqui.com/aerobahia/planos/YodAtun%20Piezas%20de%20corte.pdf[/url]
[b:a74ae7bc96]DWG[/b:a74ae7bc96] [url]http://www.es-aqui.com/aerobahia/planos/YodAtun%20Piezas%20de%20corte.dwg[/url]
Construí um voou legal na encosta e o pouso foi muito bom até encontrar o cupim.
Abraços.
Perfil do LE FiSH esta nesta pagina (tem no profili):
[url]http://eppconcept.free.fr/MiniToons_Notice_p1.php?position=0&path=album/ModeOpMiniToons[/url]
Corte reto do deprom:
[b:a74ae7bc96]PDF[/b:a74ae7bc96] [url]http://www.es-aqui.com/aerobahia/planos/YodAtun%20Piezas%20de%20corte.pdf[/url]
[b:a74ae7bc96]DWG[/b:a74ae7bc96] [url]http://www.es-aqui.com/aerobahia/planos/YodAtun%20Piezas%20de%20corte.dwg[/url]
Construí um voou legal na encosta e o pouso foi muito bom até encontrar o cupim.
Abraços.
[quote:4a46d39e04="jjusta"]Amigos, este modelo está na minha lista, será o proximo depois do Silhuete, só uma dúvida, nunca fiz planadores, Qual a melhor eletrônica para esses modelos, pricipalmente a bateria que vai servir só para o receptor e servos.
Obrigado pela ajuda!
Abs.[/quote:4a46d39e04]
Olha amigo,também sou newb nos planadores mas vou falar o que irei usar no meu Fishão :D
2 servos Hobbico CS-12 12 gramas para os ailerons
Servos TowerPro 9g para profundor e leme
UBEC 3A
Bateria LiPo 2s 800mAh que também terá função de lastro,visto que uma de 300mAh já é suficiente para servos.
Receptor e módulo 2.4Ghz que pesam 14 gramas os dois
Acho que serei feliz com essa eletrônica...
Abraços!
Obrigado pela ajuda!
Abs.[/quote:4a46d39e04]
Olha amigo,também sou newb nos planadores mas vou falar o que irei usar no meu Fishão :D
2 servos Hobbico CS-12 12 gramas para os ailerons
Servos TowerPro 9g para profundor e leme
UBEC 3A
Bateria LiPo 2s 800mAh que também terá função de lastro,visto que uma de 300mAh já é suficiente para servos.
Receptor e módulo 2.4Ghz que pesam 14 gramas os dois
Acho que serei feliz com essa eletrônica...
Abraços!
- Blumm
- membro
- Mensagens: 399
- Registrado em: Sáb Set 13, 2008 12:05 am
- Localização: São José dos Campos - SP
pessoal, imprimi a planta e vou fazer a asa com poliestireno extrudado cortado com rg15 e rg14, queria saber se uso o tamanho da asa + tamanho do aileron como corda para a asa, ja que vou cortar os ailerons da asa. Outra coisa, ponho washout na asa?
amanha acho q corto a fuse e posto fotinhos se der!
Um abraçao!
amanha acho q corto a fuse e posto fotinhos se der!
Um abraçao!