Antonov AN-22- 3,25m.envergadura-ajuda c/ tripartida
- Rodrigo
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- Registrado em: Qui Mar 13, 2008 5:46 pm
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Ola a todos.
Cesar, primeiramente boa noite e desculpas pelo sumiço.
Graças ao bom Deus os aeromodelos que fabricamos Ganharam a graça de muitos, e fico muito agradecido com essa pequena vitória, o problema maior é que as vendas triplicaram e com isso atrasos e mais atrasos,pra muitas pessoas que não sabem hoje trabalhando com seis lojas, que revendem nosso produto, e isso praticamente ocupa cerca de 70% da minha produção, elevando ao Maximo com as vendas para consumidor final, Mais claro o que isso tem a ver, apesar já faz um bom tempo desde o início desse projeto e achei que não tinha mais o que falar e sim ser feito, por isso resolvemos colocar um ponto final nessa novela.
E é como muita alegria que posso dizer que esta pronta, ou melhor, na metade, pois agora é contigo, só lembrando que este aera é outro, lembra aquele das primeiras fotos, resolvi dar o fim nele e comecei outro cortado literalmente na CNC, um melhor acabamento e precisão nos cortes , como eu digo , é melhor demorar e fazer bem feito do que ser rápido e entregar um merd...
Segue as novas fotos do novo modelo” ALELUIA”
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Cesar, primeiramente boa noite e desculpas pelo sumiço.
Graças ao bom Deus os aeromodelos que fabricamos Ganharam a graça de muitos, e fico muito agradecido com essa pequena vitória, o problema maior é que as vendas triplicaram e com isso atrasos e mais atrasos,pra muitas pessoas que não sabem hoje trabalhando com seis lojas, que revendem nosso produto, e isso praticamente ocupa cerca de 70% da minha produção, elevando ao Maximo com as vendas para consumidor final, Mais claro o que isso tem a ver, apesar já faz um bom tempo desde o início desse projeto e achei que não tinha mais o que falar e sim ser feito, por isso resolvemos colocar um ponto final nessa novela.
E é como muita alegria que posso dizer que esta pronta, ou melhor, na metade, pois agora é contigo, só lembrando que este aera é outro, lembra aquele das primeiras fotos, resolvi dar o fim nele e comecei outro cortado literalmente na CNC, um melhor acabamento e precisão nos cortes , como eu digo , é melhor demorar e fazer bem feito do que ser rápido e entregar um merd...
Segue as novas fotos do novo modelo” ALELUIA”
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- warne
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- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
- Localização: Teresina, Piauí
- Contato:
Caramba!! O Rodrigo estava invocado mesmo, esse ficou perfeito!!!
O que me "preocupa" é esse perfil super fino da asa!! Será fibrada???
Abs
Warne
O que me "preocupa" é esse perfil super fino da asa!! Será fibrada???
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
Oi Cesar, tudo bem? Muito legal seu projeto, vai ficar incrível!!!
Bom, posso dar uns palpites?
Essa asa é um desafio... acho que para reforçar a asa você deveria usar varetas de fibra de vidro de 2mm, de ponta a ponta, sem emendas. Por isso não daria para usar fibra de carbono, por serem só de 1m. Colocaria elas bem em cima uma da outra, para fazer o efeito estrutural tipo viga “ i “, colocaria no mínimo umas cinco em baixo e cinco em cima. Na parte central da asa eu colocaria compensados (1.20m +-), tipo uma régua, de 3mm entre as varetas de cima e de baixo para evitar que elas se aproximem uma da outra durante o esforço, devido ao isopor ser mole e fácil de comprimir. Na ponta da asa, eu colocaria um compensado de 10mm para segurar as ponta das varetas.
Eu não sei se você viu, eu fiz assim na asa do Hitler, ficou muito firme, mais firme que uma prancha de surf e na Zaginha também. Eu também não perderia tempo laminando com madeira, é muito difícil a colagem, fica cola de mais ou de menos, perdendo a estrutura. Daria o acabamento primeiro com massa Tapa tudo da Renner, lixava bem e depois tecido de fibra de vidro 83g e resina epóxi. Aí mais um pouco de massinha, cuidado para não lixar o tecido e furar ele, perdendo assim a resistência, e por fim primer a base de água e tinta fosca a base de água também. Nem pensar em tintas a base de thinner, o gás atravessa a fibra e derreter o isopor, arruinando tudo.
Tenho certeza que a asa assim resistirá a tudo. Faça ela inteira, se baionetar complica mais ainda, como ela é fininha fica mais fácil de carregar, leva ela pra fora do carro, que nem vara de pescar (de bambu, das antigas...he,he).
O corpo tem que ficar mais leve para compensar o peso da asa, mas eu faria também igual, só que sem os reforços, não seria necessário.
Aí foi meu palpite, você escolheu um grande desafio, assim que é legal! Boa sorte, conte comigo!
Abs. Pedro :D
[URL=http://img63.imageshack.us/i/zagui16.jpg/][img:2f437a1551]http://img63.imageshack.us/img63/7299/zagui16.jpg[/img:2f437a1551][/URL]
Bom, posso dar uns palpites?
Essa asa é um desafio... acho que para reforçar a asa você deveria usar varetas de fibra de vidro de 2mm, de ponta a ponta, sem emendas. Por isso não daria para usar fibra de carbono, por serem só de 1m. Colocaria elas bem em cima uma da outra, para fazer o efeito estrutural tipo viga “ i “, colocaria no mínimo umas cinco em baixo e cinco em cima. Na parte central da asa eu colocaria compensados (1.20m +-), tipo uma régua, de 3mm entre as varetas de cima e de baixo para evitar que elas se aproximem uma da outra durante o esforço, devido ao isopor ser mole e fácil de comprimir. Na ponta da asa, eu colocaria um compensado de 10mm para segurar as ponta das varetas.
Eu não sei se você viu, eu fiz assim na asa do Hitler, ficou muito firme, mais firme que uma prancha de surf e na Zaginha também. Eu também não perderia tempo laminando com madeira, é muito difícil a colagem, fica cola de mais ou de menos, perdendo a estrutura. Daria o acabamento primeiro com massa Tapa tudo da Renner, lixava bem e depois tecido de fibra de vidro 83g e resina epóxi. Aí mais um pouco de massinha, cuidado para não lixar o tecido e furar ele, perdendo assim a resistência, e por fim primer a base de água e tinta fosca a base de água também. Nem pensar em tintas a base de thinner, o gás atravessa a fibra e derreter o isopor, arruinando tudo.
Tenho certeza que a asa assim resistirá a tudo. Faça ela inteira, se baionetar complica mais ainda, como ela é fininha fica mais fácil de carregar, leva ela pra fora do carro, que nem vara de pescar (de bambu, das antigas...he,he).
O corpo tem que ficar mais leve para compensar o peso da asa, mas eu faria também igual, só que sem os reforços, não seria necessário.
Aí foi meu palpite, você escolheu um grande desafio, assim que é legal! Boa sorte, conte comigo!
Abs. Pedro :D
[URL=http://img63.imageshack.us/i/zagui16.jpg/][img:2f437a1551]http://img63.imageshack.us/img63/7299/zagui16.jpg[/img:2f437a1551][/URL]
- Luiz Phelipe
- membro
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- Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
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-
- membro
- Mensagens: 27
- Registrado em: Qui Dez 01, 2005 2:48 pm
Nos calculos que fiz, deu este resultados:
MotOpinion - Untitled
2297ft above Sea Level, 29,92inHg, 51°F
Motor: Neu 1107/2Y-3400; 3400rpm/V; 0,9A no-load; 0,02 Ohms.
Battery: Kokam 3200SHD (20C); 3 series x 6 parallel cells; 3200mAh @ 3,7V; 0,008 Ohms/cell.
Speed Control: Generic Brushless ESC; 4 controls (separate); 0,006 Ohms; High rate.
Drive System: Generic 15x8in Prop w/6:1 Gearbox; 4 motors (parallel); 15x8 (Pconst=1,31; Tconst=0,95) geared 6:1 (Eff=95%).
Airframe: Antonov AN-22; 1831sq.in; 175,7oz RTF; 13,8oz/sq.ft; Cd=0,053; Cl=0,63; Clopt=0,74; Clmax=1,24.
Stats: 132 W/lb in; 113 W/lb out; 18mph stall; 23mph opt @ 65% (125:12, 61°F); 25mph level @ 71% (95:35, 63°F); 2109ft/min @ 90°; -163ft/min @ -4,7°.
Power System Notes:
The full-throttle motor current at the best lift-to-drag ratio airspeed (29A) falls approximately between the motor's maximum efficiency current (21,7A) and its current at theoretical maximum output (262A), thus making effective use of the motor.
Possible Aerodynamic Problems:
The static pitch speed (41mph) is less than 2,5 times the stall speed (18mph), which may result in reduced performance at typical flying speeds and a low maximum speed. This situation is usually acceptable for an electric sailplane or other slow-flying model.
Pitch speed can be increased by using a higher pitched and/or smaller diameter propeller, a lower gear ratio, a higher cell count, or some combination of these methods.
Aerodynamic Notes:
With a wing loading of 13,8oz/sq.ft, a model of this size will have very sedate flying characteristics. It will be suitable for relaxed flying, in calm or very light wind conditions.
The static thrust (304,2oz) to weight (175,7oz) ratio is 1,73:1, which will result in extremely short take-off runs, no difficulty taking off from grass surfaces (assuming sufficiently large wheels), and vertical climb-outs. This model will probably be able to perform a hover or torque roll.
At the best lift-to-drag ratio airspeed, the excess-thrust (169,8oz) to weight (175,7oz) ratio is 0,97:1, which will give very steep climbs and incredible acceleration. This model can easily do consecutive loops, and has sufficient in-flight thrust for any aerobatic maneuver.
General Notes:
This analysis is based on calculations that take motor heating effects into account.
These calculations are based on mathematical models that may not account for all limitations of the components used. Always consult the power system component manufacturers to ensure that no limits (current, rpm, etc.) are being exceeded.
Ou seja, teoricamente, deverá voar com capacidade de decolagem de grama e com bom torque, porem baixa velocidade final (o que eu quero, pois é voo escala)
QUANTO a asa, confesso estar meio perdido ainda, tenho que fazer bipartida, com corte apos aa nacelle do motor externo, o que dará 3 pedaços de aprox. 1 metro cada.
Travamento tipo planador.
Me assustei com a baixa espessura do perfil, mas comparei ao Dash-7 da Robbe que tenho, que voa lento, escala, e são semelhantes.
Fui pesquisar quando estava desenhando ele, e o An-22 usa uma asa de alto aspect ratio (pouca corda, muita envergadura), para obter uma velocidade final melhor e ainda assim carregar muito peso.
O interessante é que no verdadeiro, a incidencia é de 5 GRAUS!!!!!
Obrigado pelas dicas!
MotOpinion - Untitled
2297ft above Sea Level, 29,92inHg, 51°F
Motor: Neu 1107/2Y-3400; 3400rpm/V; 0,9A no-load; 0,02 Ohms.
Battery: Kokam 3200SHD (20C); 3 series x 6 parallel cells; 3200mAh @ 3,7V; 0,008 Ohms/cell.
Speed Control: Generic Brushless ESC; 4 controls (separate); 0,006 Ohms; High rate.
Drive System: Generic 15x8in Prop w/6:1 Gearbox; 4 motors (parallel); 15x8 (Pconst=1,31; Tconst=0,95) geared 6:1 (Eff=95%).
Airframe: Antonov AN-22; 1831sq.in; 175,7oz RTF; 13,8oz/sq.ft; Cd=0,053; Cl=0,63; Clopt=0,74; Clmax=1,24.
Stats: 132 W/lb in; 113 W/lb out; 18mph stall; 23mph opt @ 65% (125:12, 61°F); 25mph level @ 71% (95:35, 63°F); 2109ft/min @ 90°; -163ft/min @ -4,7°.
Power System Notes:
The full-throttle motor current at the best lift-to-drag ratio airspeed (29A) falls approximately between the motor's maximum efficiency current (21,7A) and its current at theoretical maximum output (262A), thus making effective use of the motor.
Possible Aerodynamic Problems:
The static pitch speed (41mph) is less than 2,5 times the stall speed (18mph), which may result in reduced performance at typical flying speeds and a low maximum speed. This situation is usually acceptable for an electric sailplane or other slow-flying model.
Pitch speed can be increased by using a higher pitched and/or smaller diameter propeller, a lower gear ratio, a higher cell count, or some combination of these methods.
Aerodynamic Notes:
With a wing loading of 13,8oz/sq.ft, a model of this size will have very sedate flying characteristics. It will be suitable for relaxed flying, in calm or very light wind conditions.
The static thrust (304,2oz) to weight (175,7oz) ratio is 1,73:1, which will result in extremely short take-off runs, no difficulty taking off from grass surfaces (assuming sufficiently large wheels), and vertical climb-outs. This model will probably be able to perform a hover or torque roll.
At the best lift-to-drag ratio airspeed, the excess-thrust (169,8oz) to weight (175,7oz) ratio is 0,97:1, which will give very steep climbs and incredible acceleration. This model can easily do consecutive loops, and has sufficient in-flight thrust for any aerobatic maneuver.
General Notes:
This analysis is based on calculations that take motor heating effects into account.
These calculations are based on mathematical models that may not account for all limitations of the components used. Always consult the power system component manufacturers to ensure that no limits (current, rpm, etc.) are being exceeded.
Ou seja, teoricamente, deverá voar com capacidade de decolagem de grama e com bom torque, porem baixa velocidade final (o que eu quero, pois é voo escala)
QUANTO a asa, confesso estar meio perdido ainda, tenho que fazer bipartida, com corte apos aa nacelle do motor externo, o que dará 3 pedaços de aprox. 1 metro cada.
Travamento tipo planador.
Me assustei com a baixa espessura do perfil, mas comparei ao Dash-7 da Robbe que tenho, que voa lento, escala, e são semelhantes.
Fui pesquisar quando estava desenhando ele, e o An-22 usa uma asa de alto aspect ratio (pouca corda, muita envergadura), para obter uma velocidade final melhor e ainda assim carregar muito peso.
O interessante é que no verdadeiro, a incidencia é de 5 GRAUS!!!!!
Obrigado pelas dicas!
fly!
sem dúvida alguma eu só partiria a asa depois dos motores...aí você fica com uma seção central única com os 4 motores, e as pontas sem motor nenhum. esse perfil realmente é fino, e quando vc colocar o peso dos motores na asa vai envergar se não tiver reforçado. uma junção antes dos motores só tende a dar mais problema. ah, eu também aproveitaria pra fazer ailerons somente nas pontas, na parte que separar. vai ter flaps?
sobre a fuselagem, não dá pra ser só bipartida não? cortando atrás da asa, separando o cone de cauda+empenagem da parte frontal, acho que vc consegue encaixar em qualquer carro sem muitos problemas, e facilita o trabalho. emendas sempre dão problema! ah, dessa forma, eu colocaria os servos da cauda no cone de cauda, os servos dos ailerons nas pontas, motores e speeds nas asas, e aí é só plugar os fios, ao invés de ficar separando linkagem toda vez.
sobre a fuselagem, não dá pra ser só bipartida não? cortando atrás da asa, separando o cone de cauda+empenagem da parte frontal, acho que vc consegue encaixar em qualquer carro sem muitos problemas, e facilita o trabalho. emendas sempre dão problema! ah, dessa forma, eu colocaria os servos da cauda no cone de cauda, os servos dos ailerons nas pontas, motores e speeds nas asas, e aí é só plugar os fios, ao invés de ficar separando linkagem toda vez.
Projeto excelente...
eu estou preparando planta para construir um b-25 em balsa... na verdade, iniciei alguns croquis... mas ainda to fazendo no tecnigrafo mesmo... acho melhor de visualizar um croqui do que no cad... onde deixo pra fazer depois do preojeto pronto...
Tenho pouco tempo no modelismo, e gamei em voo escala.
Um projeto deste tamanho faz parecer meu futuro mitchell uma mosquinha hehehe!
parabens mesmo..
eu estou preparando planta para construir um b-25 em balsa... na verdade, iniciei alguns croquis... mas ainda to fazendo no tecnigrafo mesmo... acho melhor de visualizar um croqui do que no cad... onde deixo pra fazer depois do preojeto pronto...
Tenho pouco tempo no modelismo, e gamei em voo escala.
Um projeto deste tamanho faz parecer meu futuro mitchell uma mosquinha hehehe!
parabens mesmo..
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13817
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Esse seu aeromodelo tem tudo para ficar ótimo e como você, tem mais aeromodelistas que se empenham em fazer grandes aeromodelos escala, mas sei de um que faz ele em depron e não em isopor.
Depron estrutural tem mais resistência do que asas somente em isopor, dão mais trabalho para fazer, mas a resistência final compensa e muito.
Depron estrutural tem mais resistência do que asas somente em isopor, dão mais trabalho para fazer, mas a resistência final compensa e muito.
- Anexos
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Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.