Posso almentar o fio do motor

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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nunol
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Mensagem por nunol »

Muito bom!
Obrigado por compartilhar. :P
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Rodrigo Braugini
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Mensagem por Rodrigo Braugini »

Senhores!!

Aumentando os fios que ligam o Esc a Lipo, perco potência do motor?
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:358ca65292="Rodrigo Braugini"]Senhores!!

Aumentando os fios que ligam o Esc a Lipo, perco potência do motor?[/quote:358ca65292]
A não ser que use um fio supercondutor, sim.. sempre.
Se usar fio com liga de prata como eu uso a perda é menor mas sempre vai existir e vai ser maior aumentando o comprimento.
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Bruno M Siqueira
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Mensagem por Bruno M Siqueira »

Mas se usar a bitola adequada a perda será mínima. Afinal você não irá usar quilômetros de fios entre o ESC e a LiPo...
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Bruno M Siqueira
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Mensagem por Bruno M Siqueira »

Aqui você pode ver as diferentes condutividades de cada metal:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Condutividade_el%C3%A9trica
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:27705c4fb5="Bruno M Siqueira"]Mas se usar a bitola adequada a perda será mínima. Afinal você não irá usar quilômetros de fios entre o ESC e a LiPo...[/quote:27705c4fb5]

A resistencia de um fet é de 0,004 se colocar fet's de 0,006 já vai sentir diferença.

Faz só o que... oito anos? Provamos que para o nosso caso uma resistência de 2mili ohms faz muita diferença. Você consegue até escutar a queda de RPM

Não estou lá com muita vontade de de novo montar uma trapizonga enorme só pra demonstrar o óbvio.
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nunol
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Mensagem por nunol »

Saudações modelistas!! :wink:
Sim, perde. :roll: :cry:
Embora possa nem notar e não ter influência, pelos menos aparente, no voo.

A resistência de um condutor é-nos dada pela seguine fórmula: :idea:
R= PL/A
Em que:
R - resistência de um condutor medida em Ohms
A - área de secção do corte em m^2
L - comprimento do fio em metros
P - a resistêncai do material em Ohms por metro

Regra geral:
se aumentar o comprimento do condutor para o dobro, aumenta a resistência para o dobro.
Se aumentar a área da secção do fio para o dobro, reduz a resistência para metade.
Isto sem ter em conta a temperatura do fio, porque a resistência também aumenta com o aumento de temperatura.

Teóricamente se tiver uma distância entre a bat, e o ESC de 30cm e aumentar para 60cm, vai ficar com o dobro de resistência. Mas se ao mesmo tempo aumentar a bitola (e não é o diâmetro, é área de secção do corte em m^2) para o dobro, ficará com uma resitência em 60cm, idêntica à que tinha com 30cm do fio mais fino.
Era bom que existisse um supercondutor de resistência nula. :( :? :roll:

Veja aqui: [url]http://www.regentsprep.org/Regents/physics/phys03/bresist/default.htm[/url]

Espero ter ajudado!![/url]
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Bruno M Siqueira
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Mensagem por Bruno M Siqueira »

É fato que faz diferença, porém, na prática, para aeros pequenos, que usam motorização na faixa de 100W e com vários componentes de qualidade inferior como motores, ESCs, conectores, etc. o aumento de 10cm de fio será o menor dos problemas.

A questão é mais crítica quando se vai fazer uso de altas potências, ou então quando se está usando componentes de alta qualidade, quando então faz sentido usar um fio com liga de prata, senão é precisosimo sem efeito prático.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Uma coisa que não se pode esquecer, é que a maioria tem usado motores no limite para os aeromodelos e nesse caso, a menor queda de potência no motor, fará muita diferença sim.
Se tiverem sempre um motor que te dê um empuxo de 1:1, a queda de potência talvez nem seja notada se o sistema não estiver sendo usado para voos 3D e se tiverem um motor com empuxo superior ao peso do aeromodelo, que normalmente é o exigido para aeromodelos acrobáticos, talvez a queda de potência do motor nem seja notada mesmo, quando muito uma diferença na retomada de aceleração.
A meu ver se somos obrigados a aumentar os fios entre o ESC e a bateria, seria de aumentar diretamente os fios que saem do ESC, trocando-os por uma bitola superior ou até duas dependendo do comprimento do fio a ser usado, trocar os capacitores ou aumentar o número de capacitores em paralelo com os já existentes e evitar o uso de extensões, onde passam a existir dois conectores entre a bateria e o ESC, que na maioria das vezes existe uma resistência grande nesses conectores e usando dois conectores, estaremos dobrando essa resistência, uma por causa da má qualidade do metal usado nos conectores e outra se as soldas não forem bem feitas, seja pela qualidade do estanho usado como da correta aplicação do estanho nas peças que foram soldadas, isso sem falar se usarmos fios de baixa qualidade, nem precisa tem algum metal mais nobre, bastando ser com o cobre mais puro possível, já que hoje em dia tem muitos fios com outras ligas metálicas junto, para baratear a produção e dar mais lucro ao fabricante.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:361b7d3aa7="Bruno M Siqueira"]É fato que faz diferença, porém, na prática, para aeros pequenos, que usam motorização na faixa de 100W e com vários componentes de qualidade inferior como motores, ESCs, conectores, etc. o aumento de 10cm de fio será o menor dos problemas.

A questão é mais crítica quando se vai fazer uso de altas potências, ou então quando se está usando componentes de alta qualidade, quando então faz sentido usar um fio com liga de prata, senão é precisosimo sem efeito prático.[/quote:361b7d3aa7]

Isso é verdade... como eu estou usando fio com liga de prata para uma demanda de 100A a coisa muda.


A preocupação não é com 10cm que realmente não faz diferença, mas não se esqueça que 10 vira 20cm..... a corrente circula por toda a extensão do fiiiuuuuu, não é? :P

A coisa fica pior quando o cara coloca "mais de metro"
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