SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
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jonatha
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Mensagem por jonatha »

Disney.. fiquei aqui babano então! Que lista recheada!
To ate com "Inveja" No bom sentido...(risos)
Entao fico aguardando e acompanhando...!
E boa sorte nas reformas..!!!
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende!!!
Para muitos o céu é o limite, para outros é apenas o começo!!!!!
Abraços e Bons Voos!!!
caldas
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Radio

Mensagem por caldas »

Ola Disney, sinto pelo acidente aereo que você teve com seu SU-47, ainda pretendo ter um desses um dia, as informações aqui foram muito uteis pra min 8)
Mas tenho algumas duvidas espero que você possa me ajudar.

Possuo um Radio Spectrum DX6i esse radio seria suficiente para o SU-47?

Tenho um Panther EDF 032, meu primeiro "jatinho"e percebi que com as baterias que usava no meu antigo Tucano, uma Rino 1750 20c.
O phanter decolava muito vagarosamente quase caindo, e ficava bobo no ar até pegar alguma velocidade, os jatos são com Trens, demoram a pegar velocidade mas quando pegam sai da frente :twisted:
Dpois que troquei por uma Nanotech 2200 35-70c Nooosssaaaa ficou outra coisa, muito melhor! Nem tive coragen ainda de soltar todo o motor, da medo :oops:
mas a segunda pergunta é, qual bateria você usava no SU-47?
A terceira e ultima, quanto tempo demorou para chegar?
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Leonardo Ventura
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Mensagem por Leonardo Ventura »

Olá pessoal,

antes que vire cova, vou contar a minha experiência com o meu SU-47.

Comprei um de segunda mão aqui em Recife de uma pessoa(bem novinho).
Foi voado por um colega nosso que tem alguma expeiência com jatos.
Começei com Helis, chegando até a fazer um 3d leve, passei para alguns aviões(sempre elétricos).
Nunca tinha voado um jato, mas aviões já voava e pousava(treinava exaustivamente pousos) direitinho.
Um amigo pediu para que eu voasse o seu T-50(jato de 1m com edf de 70 e 4s-Hobby /city), pois ele disse que só confiava em mim para isto(veja que doideira). Após uma série de verificações fizemos um teste de corrida na pista(um trem de pouso quebrou). Verificamos que eram buracos na pista do aeroclube. Consertamos e fomos voar.
Acelerei, decolou, voo mais ou menos estável(ventava um pouco). Consegui pousar sem estragar o avião.(fiz isto três vezes) Observei que o avião etava com o CG um pouco adiantado. Beleza não estola de cauda. Voa um pouco cabrado no trim, tirando motor abaixa o nariz.
No outro dia, apareceu a oportunidade do SU-47. Endoidei.
Depois verificando este tópico, cheguei a pensar até em desmontar o avião e utilizar apenas a eletrônica em algum outro projeto.
Criei corajem e resolvi voar com o Bicho.
O Voo foi meio doido, um pouco instável, mas consegui pousar na segunda tentativa sem danificar nada, até um pouso meio suave. A pista é de asfalto com 110m , porém, a aproximação é feita sobre um mangue(apavora muito).
Chegando em casa, muito empolgado, fui verificar com carinho o avião.

Verifiquei que os servos dos canards estavam com um tipo de inteferência(tipo uma fizgada de vez em quando. Troquei os servos. Troquei os servos do retrátil.
Tirei todas, absolutamente todas as folgas dos links e comandos mecânicos, utilizando pedacinhos de mangueira de combustível.

Botei na pista, depois de uns 10 dias de ajustes.
Decolei, o CG estava de nariz(ótimo), cabrei no trim e ele passou a voar reto. Não estava com comandos tão cabeludos(75%) e um pouco de exponencial (25%)
Cheguei até a brincar(tirei as mãos do rádio por uns 10s).
Vim para o pouso.
Aí foi a hora, he, he.
Simplesmente.... perfeito. Nem eu acreiditei que isto aconteceu.
Não sei nem se consigo fazer isto de novo mais vou tentar, he, he.

Um amigo filmou o voo, mas perdeu o pouso. vou ver se consigo o vídeo.

Minhas conclusões:
O avião é até fácil de voar e pousar(até meio frouxo na minha opinião em relação a algumas asinhas que já voei).
Muito dócil e estável.
Engraçado eu estar dizendo estas coisas, nem parece que estamos falando do mesmo avião.
A eletrônica é uma porcaria(servos, principalmente).
Observação importante, coloquei o CG em cerca de 1cm da marca(adiantado em relaçao ao de fábrica). Não acredito que aquele cg de 3 ou 3,5cm funcione.
Posso dizer, com certeza, que isto ajudou muito na estabilidade. Não estava tão pesado o nariz, mas o voo foi show. O vetorial foi mantido e ajuda bastante em situações de baixa velocidade onde os comandos mecânicos perdem um pouco da eficiência.
Olha só pessoal, posso até ser criticado(voando com o CG adiantado). Mas na prática funcionou muito bem.
Outra coisa, tem de encarar o avião como um jato. Nada de voar pendurado, com pouco motor e só córtá-lo quando o avião tocar o solo. Durante a rampa de aproximação, vamos diminuindo aos poucos o motor.
O avião precisa de pista para decolar e pousar, acho que uns 80 metros(fora a aproximação) e um pouco de habilidade são suficientes.

Vou tentar fazer um voo aqui no aeroclube esta semana e tentar postar o vídeo.
Abraços.
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

Leonardo, você não está desenterrando tópico não!

Ele está apenas parado enquanto as asas do meu berkut chegam.

Ficaram quase dois meses paradas na alfândega do Rio (o pessoal de lá gosta de trabalhar!!!) e só agora foram liberadas.

Quando chegarem pego no bicho de novo!
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

As asas do Berkut chegaram ontem. Acredito que na próxima semana devo estar pegando novamente nele e concluíndo as modificações que havia previsto, recuperando o que foi quebrado no último acidente. Vamos ver se conseguimos voar novamente a águia dourada!
Disney
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[size=18:d8d021c130][b:d8d021c130]A reconstrução...[/b:d8d021c130][/size:d8d021c130]

Iniciei a reconstrução do Berkut. Antes já havia colado alguns pedaços da fuselagem que puderam ser recuperadas e que tinha condição de ser reaproveitadas. Como as asas estavam num estado lastimável, optei por importar outras. Retirei as anteriores, abri o local do encaixe com a dremell e colei as novas com epóxi.

[img:d8d021c130]https://blufiles.storage.live.com/y1pcacuUO_R_7C7Tqf-u7PVrfq8_Qd8-UTcCC4oXN6ovD9aoKrI_UAlmLXIRraimZi01g7DBjm922A/DSC04400.JPG[/img:d8d021c130]

O lado direito da fuselagem sofreu muito no último acidente. Além de perder parte da admissão de ar, foi destruído o canard deste lado. Como pode ser visto na foto acima, já reconstrui a entrada de ar também, usando depron de 5mm.

[img:d8d021c130]https://blufiles.storage.live.com/y1phvjW2b6LNyoA8CyDOPvJBVBeaGWFaLWx7p-QNaehnnuMQFlm7JiyZo9NEokS5-kQbqG18j9aiEk/DSC04401.JPG[/img:d8d021c130]

Ainda falta muito, massa, lixa, e pode ser que com todas estas reconstruções, cola, materiais diferentes utilizados, exista alguma diferença de peso entre os dois lados do aeromodelo. Mas isto eu verei antes do vôo e, se necessário, farei o balanceamento lateral também, para evitar qualquer tendência (ou minimizar...).

[img:d8d021c130]https://blufiles.storage.live.com/y1pgd-QnZXeyRT11DYAZc5PhyX34qCeci5ahRNTMLuHHGNf-_rs3OV1Tls8KdenjZNqBvKd56n98DM/DSC04404.JPG[/img:d8d021c130]

Preferi construir dois novos canards para evitar grandes diferenças entre eles. Infelizmente, apesar de ter importado também as superfícies de comando, só vieram os lemes e profundores. Depois, procurando com mais cuidado no site da Banana Hobby, verifiquei que não existe os canards para serem pedidos. Os novos estão sendo feitos com 3 placas de depron de 5mm chapeadas, coladas com epóxi 24h, os quais vou lixar com o máximo de cuidado para dar o contorno o mais próximo possivel do original. Vamos ver como vai ficar!

Espero voar novamente com ele no final de semana seguinte...
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fernandu melao
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Mensagem por fernandu melao »

poxa estava animado para comprar esse jato mais depois que vi esse topico desanimei
se vc esta sofrendo imagine eu que tenho pouca experiencia

nao vou conseguir por ele p voar nunca
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sandro2
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Mensagem por sandro2 »

Bonito esse jato.

Disney, concordo com com o Leonardo.

Um CG um pouco mais para frente como ele fez ajuda bastante.

Note que após adiantar novamente seu CG, finalmente você conseguiu voar bem com ele.

A superfície da fuselagem enorme na frente da asa, e mais o canard , permitem fazer isso e aumenta muito a estabilidade.

Detalhe... na minha opinião, ao tirar motor, o avião deve baixar o nariz e nunca erguê-lo, mesmo que tenha controle vetorial no escape.

Se ao tirar motor o avião ergue o nariz, normalmente o CG está muito recuado.


Parabéns pela persistência até o sucesso do vôo.
:D
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[size=18:8376cda802][b:8376cda802]Continuando na reconstrução...[/b:8376cda802][/size:8376cda802]

Hoje consegui progredir um pouco mais na reconstrução. Fiz as calhas para os reforços com varetas de fibra-de-vidro nas asas, aprontei os novos canards e fixei o montante do motor no lugar. Seguem algumas imagens.

[img:8376cda802]https://blufiles.storage.live.com/y1p-pQPnLHXHCMdO6FVJ5-_dh6ThV3q6ni0_DAzk-6K6rrFmDarRTBkZSdrLzTT80jyFOG9TH4-8Qk/DSC04408.JPG[/img:8376cda802]
******* Calhas com as varetas de fibra-de-vidro ********

[img:8376cda802]https://blufiles.storage.live.com/y1pigVFCGyKfSelphcUl-EwRlbmRzSWDAd6yY0AXsYkiDtUITO5v15vuvvXj7FPwXChcZntEpZTlkI/DSC04405.JPG[/img:8376cda802]
******* Varetas ainda por amarrar e colar com epóxi e canards novos no lugar *******

[img:8376cda802]https://blufiles.storage.live.com/y1p-pQPnLHXHCMuwf5beTbVUd1uGcEsIL1K_HEG3D0wp2rs0UQyNg877eaUYM0tXW2O9iqY94csEQo/DSC04409.JPG[/img:8376cda802]
****** O estado em que haviam ficado as partes que foram substituídas ******

[img:8376cda802]https://blufiles.storage.live.com/y1pwZsB4frpGFC97Ji-PNUWME_uA0RhCxHZpN0qiML47BXXkaXwoWMZfWhy0JYHgsQlfKnn_Y5KkA8/DSC04413.JPG[/img:8376cda802]
****** Novo motor no seu montante, em posição provisória ******

[img:8376cda802]https://blufiles.storage.live.com/y1phXEA2jqT0esRqYiRTGtpwd36bg_vl3iQTXOMlUiugAsmjiUqbxl-L6_s_9MXx2KxZQKH_n7oLtI/DSC04414.JPG[/img:8376cda802]
****** Nova imagem em outro ângulo ******

[img:8376cda802]https://blufiles.storage.live.com/y1pg-bHcz_9DQly-f9rQXdq6D17KsHZ6guY38m0UGWna-BTw201WNP3jCZvEnZ2YBXiAHRnYdE_zx4/DSC04416.JPG[/img:8376cda802]
****** Carenagem do motor - PROVISÒRIO ******

Continuo nos trabalhos!
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

[size=18:e4bd32940b][b:e4bd32940b]E o trabalho continua...[/b:e4bd32940b][/size:e4bd32940b]

Após a montagem, o downthrust me pareceu muito grande. Realizei a medida e o devido ajuste, como pode ser visto abaixo.

[img:e4bd32940b]https://blufiles.storage.live.com/y1pmgUDwM6BGJu8u5mREfnwqupMgmZFQaociaxsC_GKQhpz9eBhAdkPqTjSDG5pKNj0o79PP0MBTfs/DownThrust_inicial.jpg[/img:e4bd32940b]
****** DOWNTHRUST inicial, após a conversão ******

[img:e4bd32940b]https://blufiles.storage.live.com/y1p5_f6ON8tSoeXNFQ-ftCQfBKlO4-tJQ5H3Ctj8O4fym1RrJGC9gltwSS22PLUcjuzioHgAHpAoFk/New_Downthrust_002.jpg[/img:e4bd32940b]
****** Novo ângulo de DOWNTHRUST ******

Acho que ficou mais adequado este ângulo. Dependendo da maneira que voar, faço os ajustes através de mixagem ou no próprio montante.

Além disso, nesta última foto, pode-se ver um pino de madeira (orifício na fuselagem) que passei de um lado para o outro, fixando melhor os suportes do montante. Eles transfixaram a madeira que vai para frente do aeromodelo e prende o montante e outras 2 madeiras que foram coladas previamente no interior da fuselagem. Acredito ter ficado bem firme mas só o primeiro vôo é que confirmará isto.

Já fixei os servos nas asas novas e fiz as ligações eletrônicas. Esta faltando apenas o "case" da bateria, que vou fazer no antigo lugar das EDF. Deste modo, equilibro o CG do aeromodelo. Vou deixar o CG um pouco mais positivo no início, e depois vou retardando-o para encontrar o ponto que determine um planeio adequado.

Até a próxima!
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