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Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Ter Fev 15, 2022 7:26 pm
por LaercioLMB
A imagem aparenta momento de cauda um pouco curto. momento de cauda é 1,5 a 1,7 x a corda da asa. Momento de cauda muito curto deixa o modelo muito arisco em arfagem.

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Ter Fev 15, 2022 8:25 pm
por Andre Mauricio
Hoje fabriquei o trem de pouso principal. Usei alumínio de 3,8mm de espessura por 4cm de largura.




Depois de dobrar e cortar, arredondei as pontas com lima, e tirei rebarbas com uma lixa 80.




Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Qua Fev 16, 2022 9:02 am
por Paulinho
Que capricho, gostaria de tanta paciência assim, parabéns André!!!

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Qua Fev 16, 2022 9:03 am
por Paulinho
Já escolheu o grafismo?

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Qua Fev 16, 2022 12:24 pm
por Andre Mauricio
LaercioLMB escreveu:A imagem aparenta momento de cauda um pouco curto. momento de cauda é 1,5 a 1,7 x a corda da asa. Momento de cauda muito curto deixa o modelo muito arisco em arfagem.


Acredito que seja apenas a perspectiva da foto

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Qua Fev 16, 2022 12:27 pm
por Andre Mauricio
Paulinho escreveu:Já escolheu o grafismo?


Talvez faça algo baseado no Fokker D.VIII


Mas também gosto muito desse padrão de entelagem, já usei em outros Stiks (vermelho, amarelo, vinho). Esse tom de azul parece bom para enxergar, principalmente em dias nublados.


Será um desses dois.

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Qui Fev 17, 2022 7:24 am
por Paulinho
Vai ficar Top qualquer deles!!!!

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Sex Mar 04, 2022 1:15 am
por Andre Mauricio
Comecei a entelagem da fuselagem. Decidi utilizar a insígnia da Escadrille Spa. 94, francesa. Mas não tenho absolutamente nenhum compromisso com fidelidade histórica nesse avião :lol:










Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Sáb Mar 05, 2022 9:04 am
por Mauri
Lendo este excelente tópico por completo, com tanta informação sobre o aeromodelo escolhido me bateu uma saudade e muitas boas lembranças de como conheci e adentrei ao nosso amado hobby que, se me permite vou resumir aqui..

Estava eu lá pelo incio da década de 80 trabalhando de Office boy em uma Contabilidade aqui em minha cidade Guarulhos SP quando um MARAVILHOSO dia meu patrão pediu para eu levar uns documentos em uma gráfica que ficava em uma tal rua chamada Major Sertório no centro de SP, foi quando andando pela calçada me deparei com uma loja que definitivamente iria mudar a minha vida.. Era a Casa Aerobras... Eu simplesmente pirei com aquela vitrine...

Depois de um tempo o primeiro aero que construí foi justamente o Stick ou corrigindo Stik, planta adquirida na época do finado Cebola, construí conforme a planta, todo em balsa e compensado, todo artesanalmente a mão como esse seu que esta fazendo, voou muito bem e foi um dos melhores aviões treinadores que tive.

Hoje em dia, com as facilidades dos materiais alternativos, maquinários e Softwares que temos para a fabricação de um aeromodelo, confesso que perdeu-se um pouco a graça das construções e neste ponto digo, a balsa será sempre imbatível.

Muito bom os detalhes e soluções que encontrou durante a construção do seu Stik, com certeza irá voar muuito, gostei também do grafismo escolhido, ficou animal, a caveira no estabilizador vertical então ficou sinistra... :twisted:

Parabéns André!!

Re: Das Ugly Stick - 58 anos do Clássico - .61 Glow

Enviado: Sáb Mar 05, 2022 3:24 pm
por Andre Mauricio
Mauri escreveu:Era a Casa Aerobras... Eu simplesmente pirei com aquela vitrine...


Saudosa Aerobras! Soube que fechou de vez, nunca tive a oportunidade de visitar. Mas fiquei sabendo que abriu uma loja no centro do Rio que vende alguns kits muito parecidos, acho que se chama Allen Modelismo.

Mauri escreveu:Hoje em dia, com as facilidades dos materiais alternativos, maquinários e Softwares que temos para a fabricação de um aeromodelo, confesso que perdeu-se um pouco a graça das construções e neste ponto digo, a balsa será sempre imbatível.


Eu não consigo largar a construção tradicional em balsa, boa parte da minha diversão no hobby está justamente na bancada, até os adesivos eu gosto de desenhar e cortar à mão :lol: no futuro próximo pretendo ter mais espaço e, aos poucos, adquirir maquinário para partir para construções mais elaboradas. Estava pensando no Muniz M7, mirando o campeonato escala... 8)

Mas gosto muito dos kits de isopor cortados em CNC, me poupam da sujeira de cortar e lixar isopor dentro do apartamento (que é um tormento... construção em isopor faz muita sujeira), e pelo preço acessível desses kits, não vale à pena investir tempo e dinheiro em equipamento para cortar em casa.




Continuando no Stik...

Comecei a receber alguns acessórios para finalizar a construção; ontem recebi um par de rodas Du-Bro de 3 1/4" da linha Low Bounce. Ainda não conhecia essa linha de rodas da Du-Bro, mas me pareceu muito interessante; à primeira vista parece uma roda de borracha padrão da marca, porém, aparentemente utiliza uma borracha de menor densidade para absorver melhor os impactos em pistas "rígidas" (concreto e asfalto).




Pelo furo original da roda consegui passar um eixo de 3.9mm. Antes de receber as rodas eu considerava esses eixos finos, e iria substituí-los, porém entraram no limite da folga. Alguns amigos comentaram que aumentam o furo original das rodas Du-Bro; mas se a empresa fabrica nessa medida há décadas, não deve dar problema e não vou discutir com "ela" :lol:



Fiz a montagem com trava rosca de médio torque. A última coisa que eu preciso é fazer um pouso sem roda num avião desse tamanho.



Montei uma APC 16x6 elétrica só para matar a curiosidade de como ficará após montado e, principalmente, ter uma noção da distância da hélice para o chão; na próxima semana devo receber uma Xoar 13x6 para motores à combustão. A hélice de 16 polegadas ficou com uma distância considerável do solo, a de 13 ficará excelente, considerando que a cauda vai levantar. Decidi pela 13x6 por ser a maior hélice recomendada para esse motor, quero dar uma "segurada" na RPM do ASP, voar mais lento.