Telemaster em balsa 1ª Construção em Balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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highlander
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Mensagem por highlander »

Fuselagem
Anexos
SAM_1073.JPG
SAM_1073.JPG (34.15 KiB) Exibido 11608 vezes
SAM_1072.JPG
SAM_1072.JPG (37.21 KiB) Exibido 11608 vezes
SAM_1071.JPG
SAM_1071.JPG (33.57 KiB) Exibido 11608 vezes
SAM_1070.JPG
SAM_1070.JPG (35 KiB) Exibido 11608 vezes
SAM_1069.JPG
SAM_1069.JPG (37.89 KiB) Exibido 11608 vezes
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
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highlander
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Mensagem por highlander »

fuselagem
Anexos
SAM_1083.JPG
SAM_1083.JPG (36.21 KiB) Exibido 11553 vezes
SAM_1082.JPG
SAM_1082.JPG (36.93 KiB) Exibido 11553 vezes
SAM_1081.JPG
SAM_1081.JPG (37.26 KiB) Exibido 11553 vezes
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
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highlander
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Mensagem por highlander »

Mais fotos da Fuse.
Anexos
SAM_1093.JPG
SAM_1093.JPG (34.9 KiB) Exibido 11493 vezes
SAM_1091.JPG
SAM_1091.JPG (37.09 KiB) Exibido 11493 vezes
SAM_1090.JPG
SAM_1090.JPG (36.8 KiB) Exibido 11493 vezes
SAM_1089.JPG
SAM_1089.JPG (35.14 KiB) Exibido 11493 vezes
SAM_1087.JPG
SAM_1087.JPG (34.72 KiB) Exibido 11493 vezes
SAM_1086.JPG
SAM_1086.JPG (35.7 KiB) Exibido 11493 vezes
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highlander
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Mensagem por highlander »

Estou com vontade de abrir umas cavernas nessa fuselagem para reduzir peso, o que acham?
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Alvaro Alves
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Mensagem por Alvaro Alves »

Olá highlander, estou acompanhando seu tópico e construindo o meu, agora também tenho uma dúvida, quanto pode pesar um conjunto de cauda deste modelo, pois usei uma balsa pavorosamente fibrosa e pesada :( :shock: , e estou achando que o estabilizador e leme estão ficando muito pesados. Espero conselhos do que fazer,se uso varetas mais finas pois a balsa é dura e umas 5 vezes mais resistente que a normal :shock: , ou refaço todo o conjunto com uma balsa mais leve :? ?
Divirta-se enquanto pode
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
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Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Crítica construtiva: procure montar cada semi-asa sobre a planta, isolada com plástico, para não grudar o papel. E nunca tire do local sem anter terminar borda de ataque, de fuga, enfim, que as nervuras fiquem presas em ambas as extremidades, formando uma estrutura rígida.
Como aparece na foto, a possibilidade de empenamento acaba sendo um forte fator de risco. E asa empenada, vai complicar a trimagem, no mínimo...

Fazer furos na fuselagem não compensa nesse caso. Pouquíssimos gramas de alívio e estrutura mais frágil.
diogolopes
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Mensagem por diogolopes »

Amigo, voce terá problemas com seu modelo!

Afirmo com 100% de certeza.

O Telemaster é um modelo com alavança de cauda muito comprida, e deve obrigatoriamente ser feito com treliças.

Do jeito que você está fazendo será necessário uma quantidade enorme de chumbo no bico do modelo pra trazer o CG pra frente, o que vai comprometer o voo final visto que haverá um acréscimo enorme de peso.

Já construi varios telemasters, e o primeiro fiz assim como você. Resultado, o modelo pronto para voo, entelado com vinil ficou em 750 gramas, e isso sendo que eu aliviei nos estabilizadores traseiros, que nao tinham perfil.

Para acertar o cg foi necessário o acréscimo de mais de 350 gramas de chumbo, o que estourou os 1 kilo de peso.

O voo ficou muito ruim se comparado ao quanto bom ele podia ser se o modelo tivesse ficado com os 750 gramas originais. O motor utilizado na epoca era um himax HG 2015 reduzido, um ótimo motor para a época.

Portanto, para tudo, e refaz essa sua fuselagem. Tira o maximo possivel de peso da causa.

Lembrando que pra corrigir um cg muito adiantado, basta algumas poucas gramas de chumbo na cauda, já o inverso não é verdadeiro.
Sevla
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Mensagem por Sevla »

o telemaster usa profundor com perfil, isso da sustentação, fazendo a cauda se sustentar e ajudar na falta de peso no bico.

No meu alonguei e 3 cm o compartimento da bateria, pois o modelo original da planta é muito pequeno, alem de apertar muito na hora de trocar a bateria, não da pra acertar o cg direito.
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idogawa
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Mensagem por idogawa »

Eterna discução sobre o peso de cauda...

Já postei isso inumeras vezes, porem sempre vai existir quem defenda a cauda com perfil...

EU NÃO gosto. O telemaster do avatar ( da foto ) voa bem, mas poderia voar melhor.

O bico foi extendido para compensar o peso de cauda. Voando com 2215/20, ficou com o CG ideal com bateria de 2200. Consequencia: voa mais rapido do que eu acredito ser o ideal.

Repito EU não gosto... Hoje este Telemaster da foto dificilmente sai da estante, prefiro voar com meus Telemasters em depron justamente pela diferença de peso.

Não estou dizendo que seu aero vai voar mal, não é isso. Porem apostaria algumas fixas no provavel peso de cauda.
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idogawa
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Mensagem por idogawa »

[quote:73e8fe5352="highlander"]Estou com vontade de abrir umas cavernas nessa fuselagem para reduzir peso, o que acham?[/quote:73e8fe5352]

Não sei se vai ter interesse em fazer a alteração, mas se jogar o motor "para fora" tera muito mais facilidade em achar o CG...

No meu caso fiz isso após a primeira lenha que levou a "carenagem lateral" do nariz do telemaster para o espaço...
Atualmente voando baixo com o Motoclube: "Sábios do Asfalto"
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