El Justiciero - Vídeo
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:2f8f5d8b11="magnoudia"]...eu voo modelos de 1m pesando meio quilo ou mais e eles têm velocidade de stall baixíssima, esse aero não vai ficar muito sensivel ao vento em caso de voos outdoor como vc citou sendo um dos objetivos?[/quote:2f8f5d8b11]
Você citou uma preocupação que eu tenho. Meu pensamento é o seguinte:
1. Esse modelo com 90 Cm de envergadura, 13,5 Cm de corda média e pesando 130g, equivale a um modelo de 1m com corda de 20 Cm pesando umas 350g.
2. Se ficar leve demais é fácil aumentar o peso, por exemplo colocando uma bateria maior ou reforçando a estrutura, ou até mesmo chumbando.
Segui com a construção das polainas. A menor pesa 1.5g e a maior pesa 1.9g.
Em baixo na foto a polaina em "bruto" antes do acabamento.
Alô Doca,
amanhã levo ele até a Sala.
Você citou uma preocupação que eu tenho. Meu pensamento é o seguinte:
1. Esse modelo com 90 Cm de envergadura, 13,5 Cm de corda média e pesando 130g, equivale a um modelo de 1m com corda de 20 Cm pesando umas 350g.
2. Se ficar leve demais é fácil aumentar o peso, por exemplo colocando uma bateria maior ou reforçando a estrutura, ou até mesmo chumbando.
Segui com a construção das polainas. A menor pesa 1.5g e a maior pesa 1.9g.
Em baixo na foto a polaina em "bruto" antes do acabamento.
Alô Doca,
amanhã levo ele até a Sala.
- Anexos
-
- Polainas.jpg (38.38 KiB) Exibido 11912 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
O Jeito de fazer as polainas aparece inteiro nessa foto.
Primeiro imprimi uma jato de tinta com o desenho das peças, e logo colei com Pritt num pedaço de kraft 320g e cortei fazendo um gabarito pra cortar a balsa.
Passei CA no topo do kraft e dei uma lixada pra acertar o formato com um pouco de folga.
Passei um verniz para impermiabilizar os gabaritos de kraft e colei com Pritt sobre o toco de balsa (que na verdade já eram 2 peças de 1/4" coladas pra ficar com 1/2").
Daí levo pra morsa e serro com o arco, porém fica muito tosco e antes de retirar os gabaritos de kraft arredondo com lixa 120 no taco. Depois é serrado por dentro com o mesmo arco e aproximado do gabarito na Dremel e finalmente colo as duas laterais (que na verdade são um contraplacado de 2 chapas de 1mm préviamente cortadas com os seus devidos gabaritos de kraft).
E pra finalizar, é só ir arredondando, primeiro com a Dremel, depois com a lixa 120 no taco, lixa 120 na mão, lixa 220, 280, 320 e 400.
Agora só falta dar umas 5 demãos de dope com as 3 primeiras intercaladas com lixa 400.
Primeiro imprimi uma jato de tinta com o desenho das peças, e logo colei com Pritt num pedaço de kraft 320g e cortei fazendo um gabarito pra cortar a balsa.
Passei CA no topo do kraft e dei uma lixada pra acertar o formato com um pouco de folga.
Passei um verniz para impermiabilizar os gabaritos de kraft e colei com Pritt sobre o toco de balsa (que na verdade já eram 2 peças de 1/4" coladas pra ficar com 1/2").
Daí levo pra morsa e serro com o arco, porém fica muito tosco e antes de retirar os gabaritos de kraft arredondo com lixa 120 no taco. Depois é serrado por dentro com o mesmo arco e aproximado do gabarito na Dremel e finalmente colo as duas laterais (que na verdade são um contraplacado de 2 chapas de 1mm préviamente cortadas com os seus devidos gabaritos de kraft).
E pra finalizar, é só ir arredondando, primeiro com a Dremel, depois com a lixa 120 no taco, lixa 120 na mão, lixa 220, 280, 320 e 400.
Agora só falta dar umas 5 demãos de dope com as 3 primeiras intercaladas com lixa 400.
- Anexos
-
- Bancada.jpg (32.12 KiB) Exibido 11837 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Alô Marcelo,
Não pense que não estou de olho no seu Pegasus!
[quote:17d93224af="DOCA-SP"]Quais serão as cores que voce vai usar?[/quote:17d93224af]
Estou pensando em deixar madeira aparente com muito dope e tons de amarelo, marrom e branco.
Não pense que não estou de olho no seu Pegasus!
[quote:17d93224af="DOCA-SP"]Quais serão as cores que voce vai usar?[/quote:17d93224af]
Estou pensando em deixar madeira aparente com muito dope e tons de amarelo, marrom e branco.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Finalmente acabei o nariz.
Eu queria deixar o motor embutido mas com acesso para manutenção. A solução foi usar imãs de neodímio e uns pinos (aí eu copiei umas idéias do Kawasaki).
Agora é partir pro trem de "polso" e depois a "calda".
Eu queria deixar o motor embutido mas com acesso para manutenção. A solução foi usar imãs de neodímio e uns pinos (aí eu copiei umas idéias do Kawasaki).
Agora é partir pro trem de "polso" e depois a "calda".
- Anexos
-
- Aberto.jpg (27.54 KiB) Exibido 11761 vezes
-
- Fechado.jpg (38.28 KiB) Exibido 11761 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
-
- membro
- Mensagens: 43
- Registrado em: Dom Out 16, 2011 8:24 pm
- Localização: Limeira-SP
- pbernardoss
- membro
- Mensagens: 60
- Registrado em: Qui Set 28, 2006 12:56 pm
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52