Convertendo sua fonte chaveada

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

boa noite pessoal.
aproveitando o tópico, gostaria de uma ajuda para montar meu cortador.
eu consegui uma fonte AT de 300W para montar meu cortador, mas não tenho grande conhecimento de eletrônica. gostaria de saber se não teria como eu ligar direto a saída de 12V (fios amarelo e preto) no arco de corte de +- 60cm e utilizar algum componente, como um fusível de 2A, para proteger a fonte(sem que precisasse abrir a mesma).

(ou seria mais interessante eu desistir desse cortador e fazer a asa de meu cessna de outra forma? ex. com depron)

obrigado!
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

Pode fazer assim ligue nos 12V, e va achando o tamanho no arco,começando de longe até achar a temperatura correta,

se a fonte cair a tensão de mais só poem o resistor como descrevi no tutorial,e já usa a saida de 12V para ligar seu carregador em casa,



Ou se voçe tiver um puquinho mais de experiebncia faça o tuto do Claudio,e
ainda pelo que eu me lembro ele esta vendendo fontes para estás finalidades,por um preço até que assecivel.






Para um arco já liguei ele numa fonte no -12 e12V, puxou 2A num arco de 1,2m,


Omais interesante é que tava escrito que era no maximo 0,3A na saida de -12
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Allan, se você quiser, posso fazer a modificação na sua própria fonte, mas não sei se compensa por causa do correio... Ida e volta vai dar uns R$30,00 de frete via Encomenda Normal...
Arthur, a linha de -12V não aguenta muita pauleira, se for usar desse modo faça-o por curtos períodos apenas, caso contrário a fonte pode queimar... É melhor dar uma "turbinada" na linha de +12V...
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Eu tô com uma fonte ATX e além dos fios preto, vermelho, azul e amarelo, que são os normais, eu tô vendo outros fios laranjas, verde e um cinza, a conversão é a mesma que a fonte AT? Porque eu sei q o fio azul é o q faz a fonte ligar, e esses fios laranjas faço o quê com eles?
Thiago Aragão
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

esqueci de um fio, tem um roxo
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O roxo é a linha de +5V que funciona mesmo com a fonte desligada. O verde liga a fonte, os laranjas são da linha de +3.3V. O cinza eu esqueci... hehehe...
Ou seja, preocupe-se apenas com preto, verde, vermelho e amarelo. O resto pode cortar rente ou dessoldar...
Cuidado apenas se for elevar a tensão de saída, verifique cuidadosamente a tensão de trabalho de todos os capacitores eletrolíticos nas linhas de saída, pois se ocorrer sobretensão eles estouram...
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

pronto
hehehe
ta liganda...
agora deixa comigo. qualquer coisa venho aqui
valeu claudio!
abração
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Beleza... Esse barulhão que eu ouvi agora pouco aqui em Campo Grande foi a sua fonte ??? hahaha
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Felizmente não Claudior!! kkkkkkk
Cara naquela hora eu estava na casa de um amigo, a conversão foi feita o tempo todo em pé, to aqui morto! Cheguei agora e já vim pro viciu, aproveitando e tirando fotos para o book do meu novo filho que breve colocou as fotos aqui no forum! A primeira vez que mostro um modelo meu hehehe sempre tive vergonha.... Graças a Deus saiu tudo certo até a hora que eu vim embora, não quero mais saber de mais nada! huahua se ela explodiu, foi quando eu sai embora kkkkkkk

Ontém terminei meu cortador vertical movel hehehe levissimo e funcional, a foto é de webcam e foto de webcam tirada a noite você sabe como é né? Mais ta ai... usei o fundo de um scaner quebrado e ficou só o filé hehehe
abraço!
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Esqueci de colocar a foto!
Não se assuste, sei que não é uma obra de art mas ta bom... que seja eterno enquanto dure! hahahaha

:wink:
Anexos
cort V.jpg
cort V.jpg (12.38 KiB) Exibido 8918 vezes
Thiago Aragão
Responder