Bergfalke II/55

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Oi pessoal


[quote:09f97e3de4="jmanga"]Caro Geraldo,

já fiz as correções no Grunau e tambem já estou trabalhando nos templates do Bergfalke. Somente estou esperando terminar os templates do Bergfalke, pois ai, compro as madeiras todas de uma vez só. Para o Grunau e para o Bergfalke. Mantenho voce informado.

Eu me encerrego de tudo, vou fazer o orçamento completo e apresento aqui para apreciação de todos. Fique tranquilo com relação a isso. Minha intenção é que todos recebam os "short kit" bacana em suas casas.[/quote:09f97e3de4]




Eu fico agradecido, jmanga. Penso que só alguém que mora na área BH-SP-RJ-RS pode fazer este trabalho já que as empresas de corte a laser estão lá. Justamente agora estou me mudando de residência mas também não vai adiantar, estou muito longe. Gostaria de poder ajudar, porém o único que posso fazer é participar da construção.


Eu substituiria o depron de 6mm por balsa mais fina como o Tera falou.
O compensado pode ser sim de 1/8". Você está falando de um compensado tipo LITEPLY não é?
A caverna C5 tem que ser de compensado naval. Esta caverna segura a baioneta, então transmite os esforços das asas à fuselagem. Como é pouca coisa para fazer com este tipo de material talvez poderia se empregar liteply com um reforço que pode ser de fibra de vidro, ou algo similar. Teríamos que ver se é viável.



Para mim, se empregamos balsa da Tevel deveríamos reduzir os espessores. É uma madeira de balsa muito pesada, mas também mais dura. Neste caso sim, aplicaria aquele seu critério que você colocou numa das últimas mensagens no tópico do Grunau, lembra?
Ainda reduzindo espessores não sei se ficaria com um peso razoável. :roll: :roll:

Para ter uma idéia. Calculamos a densidade da balsa da Tevel nas suas duas qualidades: comum e especial. Os resultados foram: balsa comum 272 Kg/m³ e balsa especial 210 Kg/m³. O cálculo foi feito com uma quantidade grande de madeira e uma balança eletrônica.
Para ter uma referência veja o que fala a revista de aeromodelismo francesa FLY International nº 23 a respeito da classificação da madeira de balsa:

Balsa L´ECO. É uma balsa muito econômica. Densidade muito variável entre 100-145 Kg/m³
Balsa PRESTIGE. Densidade 100-135 Kg/m³
Balsa PLUME. Densidade 80-100 Kg/m³
Balsa MARINE. Densidade 145-200 Kg/m³. Traduzindo, a revista fala "é evidente que esta qualidade de balsa não deve ser empregada em aviões". Está falando de aviões RC, claro.

Veja agora onde se encaixa a balsa da Tevel.


Se alguém tiver madeira de balsa de outra marca poderia pesá-la e colocar aqui o resultado para comparar.

O Bergfalke é um planador mais voltado para vôo térmico onde o peso é importante. Como é um planador que emprega pouca madeira eu compraria madeira mais leve. Economicamente não vai fazer grande diferença e vai ficar melhor, mas isto depende da sua disponibilidade para encontrar outro tipo de balsa que seja mais leve e da opinião da turma.

Abraços.
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

[quote="jmanga"]Minha opinião para a asa:

- Nervuras N1, N3 e N5 em compensado 1/8;
- Nervuras (restante) em balsa 3/32;
- Chapeado em balsa 1/16;
- Bordo de fuga em balsa 3/32.[/quote]

Bom

Fico contente que o projeto tenha inicio, quanto as proposições acima concordo, e como o Geraldo falou essa caverna nº5 precisa de um compensado naval, no Doppel usei liteply nas caverna e reforcei, a seção central onde vai a asa força muito. Quanto a balsa estou pensando quanto ao peso, principalmente nas asa onde vai mais e onde exatamente é interessante estar leve...vamos ver

Tera
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

[quote:70ece2ec93="Geraldo"]
Eu fico agradecido, jmanga. Penso que só alguém que mora na área BH-SP-RJ-RS pode fazer este trabalho já que as empresas de corte a laser estão lá. Justamente agora estou me mudando de residência mas também não vai adiantar, estou muito longe. Gostaria de poder ajudar, porém o único que posso fazer é participar da construção.
[/quote:70ece2ec93]

Fique traquilo, sem problemas.

[quote:70ece2ec93="Geraldo"]
Eu substituiria o depron de 6mm por balsa mais fina como o Tera falou.
O compensado pode ser sim de 1/8". Você está falando de um compensado tipo LITEPLY não é?
A caverna C5 tem que ser de compensado naval. Esta caverna segura a baioneta, então transmite os esforços das asas à fuselagem. Como é pouca coisa para fazer com este tipo de material talvez poderia se empregar liteply com um reforço que pode ser de fibra de vidro, ou algo similar. Teríamos que ver se é viável.
[/quote:70ece2ec93]

Vou verificar onde posso conseguir um compensado mais resistente para a C5.

[quote:70ece2ec93="Geraldo"]
Para mim, se empregamos balsa da Tevel deveríamos reduzir os espessores. É uma madeira de balsa muito pesada, mas também mais dura. Neste caso sim, aplicaria aquele seu critério que você colocou numa das últimas mensagens no tópico do Grunau, lembra?
Ainda reduzindo espessores não sei se ficaria com um peso razoável. :roll: :roll:

Para ter uma idéia. Calculamos a densidade da balsa da Tevel nas suas duas qualidades: comum e especial. Os resultados foram: balsa comum 272 Kg/m³ e balsa especial 210 Kg/m³. O cálculo foi feito com uma quantidade grande de madeira e uma balança eletrônica.
Para ter uma referência veja o que fala a revista de aeromodelismo francesa FLY International nº 23 a respeito da classificação da madeira de balsa:

Balsa L´ECO. É uma balsa muito econômica. Densidade muito variável entre 100-145 Kg/m³
Balsa PRESTIGE. Densidade 100-135 Kg/m³
Balsa PLUME. Densidade 80-100 Kg/m³
Balsa MARINE. Densidade 145-200 Kg/m³. Traduzindo, a revista fala "é evidente que esta qualidade de balsa não deve ser empregada em aviões". Está falando de aviões RC, claro.

Veja agora onde se encaixa a balsa da Tevel.

Se alguém tiver madeira de balsa de outra marca poderia pesá-la e colocar aqui o resultado para comparar.

O Bergfalke é um planador mais voltado para vôo térmico onde o peso é importante. Como é um planador que emprega pouca madeira eu compraria madeira mais leve. Economicamente não vai fazer grande diferença e vai ficar melhor, mas isto depende da sua disponibilidade para encontrar outro tipo de balsa que seja mais leve e da opinião da turma.

Abraços.
Geraldo[/quote:70ece2ec93]

Não tenho a menor duvida que a balsa Tevel é mesmo mais pesada. Eu a uso muito mais devido a facilidade, esta a 60 Km de casa, qualquer coisa vou lá, escolho o que melhor convier e eles cortam pra mim. Mas confesso que fiquei surpreso com o peso final do Grunau, usando balsa Tevel.

Se for a opção de todos, vamos procurar um fornecedor de balsa melhor. Dai a logistica deverá ser diferente, pois seria melhor comprar tudo de uma vez, para economizarmos no despacho.

Em um das opiniões que dei, a redução do chapeado de 2 mm para 1,5 mm já causaria uma redução de peso interessante, visto que o chapeado ocupa uma área considerável.

Abaixo colocarei algumas ideias para a montagem da asa.

Abraços.
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

Configuração da montagem da asa.

Imagem 1: original

- Raiz sem chapeamento
- Chapeado integral entre N6 e N10

Imagem 2: com freio

- Chapeado na raiz
- Chapeado integral no freio
- Sem chapeado integral entre N6 e N10

Imagem 3: com freio

- Chapeado na raiz
- Chapeado no freio
- Sem chapeado integral entre N6 e N10

Imagem 4: sem freio

- Chapeado na raiz
- Sem chapeado integral entre N6 e N10

Eu particularmente gosto de chapeado na raiz da asa.
Anexos
Bergfalke_Asas.jpg
Bergfalke_Asas.jpg (37.71 KiB) Exibido 11541 vezes
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

[quote="jmanga"].[/quote]

Oi Essa última opção ficou legal, gostei :), só vou colocar um falso freio, acho que fecha melhor o desenho da asa...e dá pra cada um fazer conforme seu gosto, de qualquer forma ficaram excelentes as variações...

Quanto a balsa se for fácil para vc não vejo problema na madeira da Tevel, pq?

Pq estamos falando de um modelo antigo, sei, sei que o peso e coisa e tal...mas visto que o projeto já é "enxuto" os poucos gramas a mais não devem fazer diferença, e as diferenças de densidade apresentadas, e muito bem por sinal, na escala de chapas que serão usadas devem ser não significativas, quem quiser se aventurar a calcular o volume as chapas e ver a diferença vai ver que tenho a "impressão" correta... claro se fosse um Musguer, com 3,6 mts e madeira pra todo lado, ai sim, faria com certeza diferença - Então se pra vc, se for mais cômodo e existe a possibilidade de comprar "in situ" não vejo problema, lembro que o objetivo é não amarrar excessivamente o andamento, esse foi O PROBLEMA na execução do Doppel, o post tá la de testemunha...e penso que extremamente importante discutir todos os aspectos do projeto, como vem sendo feito, só perceber que estamos na segunda página e praticamente está fechado

Tera

PS: Só pra constar o resultado da asa do Doppel já pintada...
Anexos
Asa Doppelraab by Tera
Asa Doppelraab by Tera
asa final.jpg (17.91 KiB) Exibido 11525 vezes
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Olá

Tera, essa asa do Doppelraab ficou simplesmente espetacular.


[quote:bbe3b94a61="a1a_terabyte"]lembro que o objetivo é não amarrar excessivamente o andamento, esse foi O PROBLEMA na execução do Doppel, o post tá la de testemunha...[/quote:bbe3b94a61]

Concordo. Se for complicado empregar outro tipo de balsa é melhor comprar balsa da Tevel mesmo. O mais importante é não freiar muito o projeto porque neste caso corre-se o risco de que não dê certo. E também temos que facilitar a vida de jmanga.


Jmanga, a respeito das asas eu também gostei mais da imagem 4 porém com o falso freio.


[quote:bbe3b94a61="ala_terabyte"]Pq estamos falando de um modelo antigo, sei, sei que o peso e coisa e tal...mas visto que o projeto já é "enxuto" os poucos gramas a mais não devem fazer diferença, e as diferenças de densidade apresentadas, e muito bem por sinal, na escala de chapas que serão usadas devem ser não significativas, quem quiser se aventurar a calcular o volume as chapas e ver a diferença vai ver que tenho a "impressão" correta[/quote:bbe3b94a61]

Calcular o volume de chapas, longarinas, etc. é muito trabalhoso.
Eu faço assim:

Peso do Bergfalke = 1700g segundo a revista.
Divido este peso em quatro grupos:
1- Rx+bateria+servos
2- Madeira dura. (compensados, etc)
3- Madeira de balsa.
4- Vários (canopy, recobrimento, transmissões servos, chumbo no nariz, etc)

A pergunta é, quantos destes 1700g correspondem à madeira de balsa? Vou chutar 500g
Agora divido a densidade da balsa da Tevel pela densidade da Balsa PRESTIGE que é de 100-135Kg/m³ (vamos considerar 130Kg/m³).
272/130=2,09 ou seja, que se "o francês" empregou 500g de balsa nós vamos ter que empregar 1000g. Estes 500g de diferença representam 11,6g/dm² a mais de carga alar, passando de 39g/dm² na revista a 50,6g/dm² no nosso caso.
E se a balsa representa mais de 500g do peso total? Então pior!!!
Outra coisa. O normal é empregar balsa leve "PLUME" de aprox. 90Kg/m³ para fazer o chapeamento das asas. Comparando: 272/90=3,02 ou seja, para o chapeamento, a balsa da Tevel pesa três vezes mais.


[quote:bbe3b94a61="jmanga"]Mas confesso que fiquei surpreso com o peso final do Grunau, usando balsa Tevel.[/quote:bbe3b94a61]

Eu também fiquei. Mas se você fizer um segundo Grunau com balsa de 130Kg/m³ e de 90Kg/m³para chapear as asas terá uma carga alar de 16-18 g/dm² aproximadamente.

Mas volto a dizer que o importante é dar continuidade. Se tem que ser com balsa da Tevel recomendo:
- comprar o tipo "especial" que é um 30% mais leve do que a "comum" e a diferença de preço são centavos.
- Ver a possibilidade de empregar balsa de 3/64" (aprox. 1mm) para chapear as asas.
- Mudar o leme como o Tera já indicou para fazê-lo mais leve.

Um abraço a todos.
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

[quote:9ecf106397="Geraldo"]

Tera, essa asa do Doppelraab ficou simplesmente espetacular.

[/quote:9ecf106397]

Concordo integralmente.

Beleza, to gostando da participação e concordo plenamente novamente, importante é dar continuidade. Vamos nessa.

Acredito que já temos alguns concensos:

- Vou usar balsa Tevel e me comprometo a ir pessoalmente la escolher a balsa "especial", para garantir que teremos o que for de melhor;
- Vou fazer os templates para corte a laser da asa conforme a imagem 4 e vou usar balsa 1 mm no chapeamento;
- Para as cavernas vou usar compensado 1/8 e para C5 um compensado naval mais resistente.

Assim já é possivel dar sequencia nos desenhos.

Abraços a todos.
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

Gostaria das opiniões de Harpia, Norton, Johnny e outros interessados....

Abraços.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Grande Jmanga,

Acho que 1mm vai ficar muito frágil pra esta envergadura...só no levar para o campo quebra...

Sugiro criar furos de alívio nas nervuras e utilizar balsa de 1,5 mm para chapeamento, não muito macia, para dar durabilidade ao modelo sem agregar peso.

Quanto ao compensado, daria para usar até um comum, de 3 ou 4 mm e lixar bem antes de instalar, não daria diferença no final.

A leveza entendo ser fundamental, porém um pouco de peso para agregar estrtura ao modelo sempre faz bem, fora que faz o modelo "penetrar" melhor em ventos moderados, unca se sabe quando virá uma rajada lá em cima.

Tenho acompanhado diariamente a evolução de um possível short kit, bem cmom as id[eias propostas e vejo que somos poucos mas muito bem intencionados, o que deve gerar no futuro belos modelos.

Abraço á todos e grato á você pelo encabeçamento da parte de corte e obtenção das madeiras deste belo projeto.

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Olá Retroplaneros...

Desculpe interromper a conversa, mas não poderia deixar de registrar este momento...
O meu KW-1 lenhou e na ocasião pensei em descartá-lo, porém, somos brasileiros e não desistimos. Refiz a fuselagem, reforcei as asas, agora está pronto para voar novamente. Fiz um lançamento na encosta, mas o vento estava fraco e não foi possível voar. Vejam a cara de felicidade do sujeito na foto abaixo...
Seguem fotos, só para constar...

[img:d5a450fd19]http://img171.imageshack.us/img171/4044/kw1ku7.jpg[/img:d5a450fd19]

[img:d5a450fd19]http://img295.imageshack.us/img295/5846/queroqueroqx3.jpg[/img:d5a450fd19]
Edson
Responder