Página 4 de 27

Enviado: Qua Jul 23, 2008 9:35 am
por Magneto
Boa idéia Ricardo e Caio,

Eu já tenho uns dados em casa sobre meus aeros, mas não tem RPM. Vou ver se consigo novas medidas e coloco aqui até sexta-feira.

Abraço,

Enviado: Qua Jul 23, 2008 10:32 am
por caioect
Podemos deixar uma tabela geral com menos motores, só para ter uma direção e uma tabela mais especifica com os motores já testados! O que acham?

Enviado: Qua Jul 23, 2008 10:48 am
por Ricardo_BH
eu vi que vc colocou 2 tabelas..uma geral e uma com motores testados.ficou muito bom assim.sim e menos motores na geral..

caio so de curiosidade:
consegui no 50-55 uns 740 watts com 8s de life, a 31 amperes.bem bom eihn?nao lembro se foi com uma 12x6 ou 13x8..final de semana eu testarei de novo e vou anotar.

Enviado: Qua Jul 23, 2008 5:02 pm
por carlosm
Caioect
Muito bom o trabalho ,mas acrescentando mais um pouco na tabela, a sujestão seria o motor glow com a respectiva hélice, e o elétrico, com hélice de pelo menos 1 polegada maior e a quantidade de packs(ex 3S ou 4S ou 5S)

Enviado: Qua Jul 23, 2008 6:10 pm
por caioect
Ricardo, Considerando que esse motor possui 75% de eficiêcia consumindo 30A, para a potência de 740W a APC 12 x 6E deve estar absorvendo ~560W... o que equivale a ~10300 rpm, ps ~95km/h e empuxo ~3kg! Essa configuração está mais para um 60 2t!!!

Voltando a tabela! Para não ficar muito poluído pensei colocar o tamanho do estator e deixar somente 3 marcas de motores na tabela geral... Emax, Turnigy e Axi !!! O que acham? Assim sobrará espaço para acrescentar sugestões de hélice e pack!

Já na específica podemos colocar somente os motores testados com todos os detalhes: hélice, pack, consumo, potência, rotação, pitch speed, empuxo e etc!!!

Enviado: Qua Jul 23, 2008 6:22 pm
por Magneto
Caio na minha opinião podemos montar algo bem prático e um banco de informações mais detalhado.

Penso que o principal problema de um aeromodelista que pensa em converter um glow seja como escolher o setup para um avião específico. Assim reunindo as idéias dos colegas, poderíamos colocar as soluções que já foram testadas, com respectivas hélices, packs, consumo e tipos de aero já convertidos.

Depois a gente vai montando uma mega tabela de referência para os que quiserem se aprofundar.

O que vocês acham?

Enviado: Qua Jul 23, 2008 6:33 pm
por caioect
Legal! Podemos então simplificar a tabela geral por enquanto e coletar mais dados de conversões glow/elétrico para a tabela específica!

Aqui no e-voo já temos algumas conversões glow/elétrico bem sucedidas!

No rcgroups também tem uma área somente para discussão de conversão glow/elétrico... vou coletar alguns dados e postarei aqui!

http://www.rcgroups.com/glow-to-electric-conversions-247/

Enviado: Qua Jul 23, 2008 7:44 pm
por Ricardo_BH
estator nao vejo necessidade, mas motor, hélice ,bateria, consumo, potencia,empuxo, e velocidade sao fatais, não?

Enviado: Qua Jul 23, 2008 8:15 pm
por coelho72
Acho que o tamanho do estator e KV são fundamentais.
Na tabela também poderiam ser colocados alguns Himodel/TP, que são muito populares entre os motores grandes.

Enviado: Qua Jul 23, 2008 9:16 pm
por caioect
Os motores TP já estão na lista geral e específica... só precisamos acrescentar mais motores testados na tabela especifica!

Acrescentei os parâmetros kv e estator, bem como o pack de LiPO referente e retirei alguns motores da tabela geral... deixei somente alguns como exemplo!

Também adicionei uma lista com vários modelos daqui do e-voo, convertido de glow para elétrico!