[quote:795b80b5bd="Augusto Pizarro"]Srs,
eu acredito mais na formula abaixo, que é bem mais simplificada. É claro que não basta saber apenas a potência do motor, tem que saber qual helice bateria e Speed Control vc vai usar. Mas saber qual é o motor já é um excelente começo. A tabela está em WATTS a cada 500gramas.
<50 Watts para cada 500gramas = Não é possível levantar do chão
50 e 60 Watts para cada 500gramas = Vôo normal tipo escala
60 e 75 Watts para cada 500gramas = Vôo esporte com algumas acrobacias
75 a 100Watts para cada 500gramas = Vôo acrobático
100 a 150Watts para cada 500gramas = Vôo 3D com verticais infinitos
>150Watts para cada 500gramas = As asas são dispensáveis!
Augusto
www.asaseletricas.com.br[/quote:795b80b5bd]
Achei bacana essa tabela, se funcionar melhor ainda.
Comprei esse motor pro avião que quero montar de mais ou menos 1000g.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idproduct=7075
Será que vai ficar bom?
Como calcular a motorização para seu aeromodelo
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6278
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
:oops: Bom topico, mas na cabeca de nos iniciantes sempre fica alguma duvida, se motores com a mesma rotacao final ex:10.800rmp, mesma helice 8x4, porem com voltagens diferentes 7,2v e 10v, usando 2s e 3s respectivamente, baterias de mesmo peso e modelo com 600g, Motor A: 58watts e Motor B:120watts, nas voltagens acima, ja com seus padroes de eficiencia. O que faz que um iniciante escolha entre esses motores, qual e a grande diferenca entre eles? se as helices estao na mesma velocidade (rotacao) terei praticamente o mesmo empuxo? Sei que A consume menos e terei mais tempo de voo e B poderei colocar helices maiores e terei maior empuxo, mas o que realmente me leva a escolher entre A e B?
Desculpe, mas por mais que a gente leia sempre fica algumas duvidas, embora o post tenha esclarecido bastante, principalmente em relacao a quantidade de watts necessaria em relacao ao peso do aviao e ao tipo de voo. Sei que as tabelas de motores nem sempre sao reais e que a melhor forma e testar em bancada ou pela esperiencia de quem esta a mais tempo no hobby, por isso agradeco a atencao.
obs: teclado sem acentuacao.
Desculpe, mas por mais que a gente leia sempre fica algumas duvidas, embora o post tenha esclarecido bastante, principalmente em relacao a quantidade de watts necessaria em relacao ao peso do aviao e ao tipo de voo. Sei que as tabelas de motores nem sempre sao reais e que a melhor forma e testar em bancada ou pela esperiencia de quem esta a mais tempo no hobby, por isso agradeco a atencao.
obs: teclado sem acentuacao.
- Gustavo Murad
- membro
- Mensagens: 2866
- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
Se são 2 motores que rodam uma hélice 8x4 a 10800rpm porém um é com 2S e o outro com 3S podemos fazer a seguinte conta:
Potência = Tensão x Corrente
Motor A
58 = 7,2*x
x = 8,05A
Motor B:
120 = 11,1*y
y = 10,81A
O motor B é menos eficiente que o motor A com essa hélice, consome mais para gerar o mesmo empuxo.
A bateria 2S para ter o mesmo peso da 3S deve ter uma capacidade de carga maior (afinal são só 2 células que pesam o mesmo que 3 células).
Até aqui você disse que sabia, então qual o fator decisivo na escolha do motor ??
Simples: o tipo de avião, o peso e/ou eletrônica disponível.
Se o empuxo da 8x4 a 10800RPM gera empuxo e pitch suficiente para seu avião, com certeza é melhor pegar o motor A, como você mesmo disse ele voará mais.
Se a 8x4 a 10800RPM não é suficiente para seu aeromodelo, talvez o motor B gire uma hélice maior (9x5, 10x5) gerando mais empuxo.
Nesse caso, mesmo consumindo mais o motor B seria melhor que o A já que este não teria capacidade de levar seu avião.
Comparar motores de capacidade diferentes para uma mesma utilização não faz muito sentido, sua pergunta foi a mesma que eu perguntar?
Tenho um motor micro que pesa 9gramas e gira uma hélice 5x3 a 12000RPM com bateria 2S e tenho um motor de 200gramas que também gira a hélice 5x3 a 12000RPM com bateria 3S, qual é melhor ?
Qual o melhor pra que ?
Para um micro modelo, o motor de 200g é inviável, o aeromodelo não sairia do chão.
Para um aeromodelo de 900g o motor de 9gramas é inviável não teria empuxo suficiente.
Agora se usar o motor de 9g num micro de 80g ficará muito bom.
Se usar o motor de 200g num aero de 900g, com uma hélice do tamanho correto, digamos umas 10x5, também ficará muito bom.
Por isso eu canso de dizer, primeiro se constrói o avião, pesa tudo e só depois pensa na motorização.
PS: Hélices iguais girando na mesma velocidade obviamente geram o mesmo empuxo independente do motor.
Potência = Tensão x Corrente
Motor A
58 = 7,2*x
x = 8,05A
Motor B:
120 = 11,1*y
y = 10,81A
O motor B é menos eficiente que o motor A com essa hélice, consome mais para gerar o mesmo empuxo.
A bateria 2S para ter o mesmo peso da 3S deve ter uma capacidade de carga maior (afinal são só 2 células que pesam o mesmo que 3 células).
Até aqui você disse que sabia, então qual o fator decisivo na escolha do motor ??
Simples: o tipo de avião, o peso e/ou eletrônica disponível.
Se o empuxo da 8x4 a 10800RPM gera empuxo e pitch suficiente para seu avião, com certeza é melhor pegar o motor A, como você mesmo disse ele voará mais.
Se a 8x4 a 10800RPM não é suficiente para seu aeromodelo, talvez o motor B gire uma hélice maior (9x5, 10x5) gerando mais empuxo.
Nesse caso, mesmo consumindo mais o motor B seria melhor que o A já que este não teria capacidade de levar seu avião.
Comparar motores de capacidade diferentes para uma mesma utilização não faz muito sentido, sua pergunta foi a mesma que eu perguntar?
Tenho um motor micro que pesa 9gramas e gira uma hélice 5x3 a 12000RPM com bateria 2S e tenho um motor de 200gramas que também gira a hélice 5x3 a 12000RPM com bateria 3S, qual é melhor ?
Qual o melhor pra que ?
Para um micro modelo, o motor de 200g é inviável, o aeromodelo não sairia do chão.
Para um aeromodelo de 900g o motor de 9gramas é inviável não teria empuxo suficiente.
Agora se usar o motor de 9g num micro de 80g ficará muito bom.
Se usar o motor de 200g num aero de 900g, com uma hélice do tamanho correto, digamos umas 10x5, também ficará muito bom.
Por isso eu canso de dizer, primeiro se constrói o avião, pesa tudo e só depois pensa na motorização.
PS: Hélices iguais girando na mesma velocidade obviamente geram o mesmo empuxo independente do motor.