Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos
- Ericfly
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[quote:984130bab1="Rodrigo C"][quote:984130bab1="Ericfly"]É verdade, Rodrigo, os picos podem ser preocupantes. Além disso, o ESC de avião não é feito para ter muita força na partida, como o ESC de carrinho. Isso é assim simplesmente para evitar que a hélice corte a tua mão se vc esbarrar no stick enquanto mexe no avião. Como eu estou usando um ESC de avião, a partida é no pedal mesmo. Uma vez que tenha saído da imobilidade, aciono o motor.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.[/quote:984130bab1]
Não tinha pensado nisso, mas é uma boa solução começar pedalando e depois botar o motor pra rodar!
Outra dica, que parece meio lógica, mas vou postar de qualquer jeito, quanto menor o Pinhão (engrenagem do motor) e maior a Coroa menor o consumo e maior o torque!
Mudar a quantidade de dentes pode ajudar a melhorar a autonomia e desmpenho![/quote:984130bab1]
Tem razão, quanto mais reduzida a relação, menor o consumo, mas também menor a velocidade.
Eu estou usando uma relação (esqueci o valor exato agora) que resulta, a 24v e com base no cálculo do KV do motor (170), em 59km/h. Mas nós bem sabemos que essa velocidade seria sem carga nenhuma, ou seja, o motor girando no vazio.
Acredito que nesta relação a velocidade máxima efetiva no plano seja em torno de 50km/h, o que não é muito para esta potência, mas já é um limite de segurança para uma bicicleta. A idéia é usar uma velocidade de cruzeiro em torno de 25 a 30km/h (quero ir trabalhar de bicicleta sem chegar suado, não ter uma moto...).
Na semana que vem eu retomo o projeto: agora é a construção da caixa de redução (já tenho os componentes). Também tiro fotos do que já foi feito e posto aqui.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.[/quote:984130bab1]
Não tinha pensado nisso, mas é uma boa solução começar pedalando e depois botar o motor pra rodar!
Outra dica, que parece meio lógica, mas vou postar de qualquer jeito, quanto menor o Pinhão (engrenagem do motor) e maior a Coroa menor o consumo e maior o torque!
Mudar a quantidade de dentes pode ajudar a melhorar a autonomia e desmpenho![/quote:984130bab1]
Tem razão, quanto mais reduzida a relação, menor o consumo, mas também menor a velocidade.
Eu estou usando uma relação (esqueci o valor exato agora) que resulta, a 24v e com base no cálculo do KV do motor (170), em 59km/h. Mas nós bem sabemos que essa velocidade seria sem carga nenhuma, ou seja, o motor girando no vazio.
Acredito que nesta relação a velocidade máxima efetiva no plano seja em torno de 50km/h, o que não é muito para esta potência, mas já é um limite de segurança para uma bicicleta. A idéia é usar uma velocidade de cruzeiro em torno de 25 a 30km/h (quero ir trabalhar de bicicleta sem chegar suado, não ter uma moto...).
Na semana que vem eu retomo o projeto: agora é a construção da caixa de redução (já tenho os componentes). Também tiro fotos do que já foi feito e posto aqui.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- Rodrigo C
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Sim, perde velocidade, mas a queda no consumo é alta para pouca diferença na velocidade (experiencia com automodelos)
Usando um pinhão 3 dentes menor o pico que era de 120A caia para 100A e a velocidade praticamente não mudava...
Não parece muito mas pra essas baterias Pb é bastante, qualquer amper a menos já ajuda!
Usando um pinhão 3 dentes menor o pico que era de 120A caia para 100A e a velocidade praticamente não mudava...
Não parece muito mas pra essas baterias Pb é bastante, qualquer amper a menos já ajuda!
- Ericfly
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carro elétrico
http://www.smilepanic.com/index.php/design/40-cars/378-worlds-thinnest-car.html
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros!
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Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- vitorette
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Re: carro elétrico
[quote:1952e31f5e="Ericfly"]http://www.smilepanic.com/index.php/design/40-cars/378-worlds-thinnest-car.html
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros![/quote:1952e31f5e]
Infelizmente esses projetos de veículos elétricos são voltados para ecochiques.
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros![/quote:1952e31f5e]
Infelizmente esses projetos de veículos elétricos são voltados para ecochiques.
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"mais não é sempre melhor."
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- Brucutu
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Olá Ericfly...
Gostei muito de seu projeto, as vezes é legal ter uns desafios para resolver e para isso nada melhor que inventar um projeto desses!
Como dizem por aí.. uma imagem vale mais que 1000 palavras, portanto larga umas fotos aí da sua bike com o que tu já fez!
Certa vez vi um projeto de bicicleta elétrica onde o motor ficava aonde é o CUBO... ou seja... os raios terminavam no motor. E o projeto era pra utilizar motor de VENTILADOR DE TETO.
Não lembro muito bem dos detalhes, mas seriam um motor em cada roda, aonde o motor dianteiro só seria acionado em caso de necessidade como em uma subida mais inclinada!
Não sei que fim levou o projeto mas vou me informar!
Eu morro de vontade de comprar um Uno/Celta/Corsa batido e eletrificar! Mas mal tenho espaço em minha oficina para novos aeromodelos, quem dirá um carro!
Abraços
Andre
Gostei muito de seu projeto, as vezes é legal ter uns desafios para resolver e para isso nada melhor que inventar um projeto desses!
Como dizem por aí.. uma imagem vale mais que 1000 palavras, portanto larga umas fotos aí da sua bike com o que tu já fez!
Certa vez vi um projeto de bicicleta elétrica onde o motor ficava aonde é o CUBO... ou seja... os raios terminavam no motor. E o projeto era pra utilizar motor de VENTILADOR DE TETO.
Não lembro muito bem dos detalhes, mas seriam um motor em cada roda, aonde o motor dianteiro só seria acionado em caso de necessidade como em uma subida mais inclinada!
Não sei que fim levou o projeto mas vou me informar!
Eu morro de vontade de comprar um Uno/Celta/Corsa batido e eletrificar! Mas mal tenho espaço em minha oficina para novos aeromodelos, quem dirá um carro!
Abraços
Andre
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
- Buts
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Re: carro elétrico
[quote:78f8d586d3="vitorette"][quote:78f8d586d3="Ericfly"]http://www.smilepanic.com/index.php/design/40-cars/378-worlds-thinnest-car.html
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros![/quote:78f8d586d3]
Infelizmente esses projetos de veículos elétricos são voltados para ecochiques.[/quote:78f8d586d3]
Mais ou menos, aqui nessa página você encontra tudo sobre a conversão de um FUSCA, e o melhor, os Kits são a partir de [b:78f8d586d3]Us$2280[/b:78f8d586d3] + envio.
http://e-volks.com/about.html
O kit é quase plug´n play. hehehehe Tira o motor e coloca o outro. O kit básico vem:
The complete components for Kit #1 are as follows:
* Adapter Plate for vehicle
* Shaft Coupler - Motor to Transmission
* 40 HP 6.7" dia. Series Motor
* Alltrax 4845 Controller (48 VDC / 400 amps)
* PB-5 Pot Box
* 20 ft of #2/0 ga. Wire Cable
* Contactor- Kilovac EV200 (2000 amp rupture 200 amp continuous
* 50-150 VDC Volt Meter
* 0-500 Amp Meter
* 50mv - 500 Amp Shunt
* Gauge Holder Bracket
* 12 - High Current Ring Terminals
* 12 - Battery Cable Terminals
* Fuse - 400 amp slow blow
* 12 -72 Volt Battery Charger - 5 or 10 amp (48 VDC)
* General Plans & Wiring Schematics
Com este kit básico que funciona com 48V o carro percorre em média 48Km a uma velocidade máxima entre 48Km/h e 64Km/h
Agora com 72V a velocidade sobe para algo em torno de 72Km/h a 80Km/h.
0 a 100 em 4 segundos... E cabe na vaga de uma moto grande!
Aliás, não duvido que dê para andar com ele entre os carros![/quote:78f8d586d3]
Infelizmente esses projetos de veículos elétricos são voltados para ecochiques.[/quote:78f8d586d3]
Mais ou menos, aqui nessa página você encontra tudo sobre a conversão de um FUSCA, e o melhor, os Kits são a partir de [b:78f8d586d3]Us$2280[/b:78f8d586d3] + envio.
http://e-volks.com/about.html
O kit é quase plug´n play. hehehehe Tira o motor e coloca o outro. O kit básico vem:
The complete components for Kit #1 are as follows:
* Adapter Plate for vehicle
* Shaft Coupler - Motor to Transmission
* 40 HP 6.7" dia. Series Motor
* Alltrax 4845 Controller (48 VDC / 400 amps)
* PB-5 Pot Box
* 20 ft of #2/0 ga. Wire Cable
* Contactor- Kilovac EV200 (2000 amp rupture 200 amp continuous
* 50-150 VDC Volt Meter
* 0-500 Amp Meter
* 50mv - 500 Amp Shunt
* Gauge Holder Bracket
* 12 - High Current Ring Terminals
* 12 - Battery Cable Terminals
* Fuse - 400 amp slow blow
* 12 -72 Volt Battery Charger - 5 or 10 amp (48 VDC)
* General Plans & Wiring Schematics
Com este kit básico que funciona com 48V o carro percorre em média 48Km a uma velocidade máxima entre 48Km/h e 64Km/h
Agora com 72V a velocidade sobe para algo em torno de 72Km/h a 80Km/h.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
- LaercioLMB
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[quote:77990eaef4="LaercioLMB"]No site fala em milhas por hora e não em kilômetros por hora.[/quote:77990eaef4]
Sim, mas converti para ficar mas facil para nossa comparação. E parecer que o carro anda mais.. hehehee
Se eu falo 50Mph vai ter alguem que vai falar, poxa só isso..
Agora eu falando 80Km/h, ai já falam, "Anda bem hein.."
Só por isso. =]
Sim, mas converti para ficar mas facil para nossa comparação. E parecer que o carro anda mais.. hehehee
Se eu falo 50Mph vai ter alguem que vai falar, poxa só isso..
Agora eu falando 80Km/h, ai já falam, "Anda bem hein.."
Só por isso. =]
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
- Ericfly
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[quote:e579538ab6="Brucutu"]Olá Ericfly...
Gostei muito de seu projeto, as vezes é legal ter uns desafios para resolver e para isso nada melhor que inventar um projeto desses!
Como dizem por aí.. uma imagem vale mais que 1000 palavras, portanto larga umas fotos aí da sua bike com o que tu já fez!
Certa vez vi um projeto de bicicleta elétrica onde o motor ficava aonde é o CUBO... ou seja... os raios terminavam no motor. E o projeto era pra utilizar motor de VENTILADOR DE TETO.
Não lembro muito bem dos detalhes, mas seriam um motor em cada roda, aonde o motor dianteiro só seria acionado em caso de necessidade como em uma subida mais inclinada!
Não sei que fim levou o projeto mas vou me informar!
Eu morro de vontade de comprar um Uno/Celta/Corsa batido e eletrificar! Mas mal tenho espaço em minha oficina para novos aeromodelos, quem dirá um carro!
Abraços
Andre[/quote:e579538ab6]
Conforme eu já disse, assim que puder, posto fotos.
Quanto ao motor no cubo, esse é o motor mais comum por aí. Se vc quiser comprar um, em vez de fazer sua própria adaptação, há vários motores-cubo por aí, de várias potências e preços.
Acho que usar motor de ventilador de teto não deve funcionar muito bem não... O motor de ventilador de teto é pra AC, tem ímãs fracos e é feito para pouca potência, bem pouca... A carcaça e os rolamentos dele não são tão fortes, para aguentar trancos da roda, e seria necessário adaptar de algum jeito difícil a catraca ou o cassete da bicicleta, um novo eixo etc. Enfim, é a solução do tipo adaptar motor de barbeador em aviãozinho de depron rsrsrs.
Agora, a idéia de pegar um carro usado, de preferência não batido, mas sem motor e câmbio, é uma boa hein?? O duro é, como vc disse, arrumar um espaço e tempo. Quem sabe daqui a uns 4-5 anos eu tenha tranquilidade e more fora de sampa, pra fazer uma adaptação dessas. Acho que até lá haverá baterias baratas, também.
Abs
Eric
Gostei muito de seu projeto, as vezes é legal ter uns desafios para resolver e para isso nada melhor que inventar um projeto desses!
Como dizem por aí.. uma imagem vale mais que 1000 palavras, portanto larga umas fotos aí da sua bike com o que tu já fez!
Certa vez vi um projeto de bicicleta elétrica onde o motor ficava aonde é o CUBO... ou seja... os raios terminavam no motor. E o projeto era pra utilizar motor de VENTILADOR DE TETO.
Não lembro muito bem dos detalhes, mas seriam um motor em cada roda, aonde o motor dianteiro só seria acionado em caso de necessidade como em uma subida mais inclinada!
Não sei que fim levou o projeto mas vou me informar!
Eu morro de vontade de comprar um Uno/Celta/Corsa batido e eletrificar! Mas mal tenho espaço em minha oficina para novos aeromodelos, quem dirá um carro!
Abraços
Andre[/quote:e579538ab6]
Conforme eu já disse, assim que puder, posto fotos.
Quanto ao motor no cubo, esse é o motor mais comum por aí. Se vc quiser comprar um, em vez de fazer sua própria adaptação, há vários motores-cubo por aí, de várias potências e preços.
Acho que usar motor de ventilador de teto não deve funcionar muito bem não... O motor de ventilador de teto é pra AC, tem ímãs fracos e é feito para pouca potência, bem pouca... A carcaça e os rolamentos dele não são tão fortes, para aguentar trancos da roda, e seria necessário adaptar de algum jeito difícil a catraca ou o cassete da bicicleta, um novo eixo etc. Enfim, é a solução do tipo adaptar motor de barbeador em aviãozinho de depron rsrsrs.
Agora, a idéia de pegar um carro usado, de preferência não batido, mas sem motor e câmbio, é uma boa hein?? O duro é, como vc disse, arrumar um espaço e tempo. Quem sabe daqui a uns 4-5 anos eu tenha tranquilidade e more fora de sampa, pra fazer uma adaptação dessas. Acho que até lá haverá baterias baratas, também.
Abs
Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
- Brucutu
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[quote:01a94161e5="alexcmag"]Legal...
estou com uma vontade imensa de fazer uma bike para ir trabalhar também, e também para passar a 70Km/h pelo radar móvel que tem em uma avenida próxima e dar banana pro fiscal :)
[/quote:01a94161e5]
Só o Alexcmag pra ter uma ideia dessas. Rs...
Ericfly:
Pois é... então tenho algumas vantagens sobre você, pois já moro em uma cidade pequena (atualmente Dois Vizinhos - PR, tenho que corrigi o avatar...), o que já é um incentivo. Porém falta uma garagem no meu apto. rs.
Fico pensando também, no caso de um carro, que motor poderia ser usado! Acho que ele não vai estar a venda na HobbyKing rs.
Não sei também da dificuldade de fazer aquele sistema de acelerar aos poucos, tanto na arrancada, quanto no final do movimento (como em elevadores sabe..).
Mas... vamos ver.. quem sabe um dia chego lá! Inclusive aproveito pra indicar a TODOS os colegas o video documentário: WHO KILLED THE ELECTRIC CAR (Tradução: Quem matou o carro elétrico) que é FANTASTICO.
Abraços
Andre
estou com uma vontade imensa de fazer uma bike para ir trabalhar também, e também para passar a 70Km/h pelo radar móvel que tem em uma avenida próxima e dar banana pro fiscal :)
[/quote:01a94161e5]
Só o Alexcmag pra ter uma ideia dessas. Rs...
Ericfly:
Pois é... então tenho algumas vantagens sobre você, pois já moro em uma cidade pequena (atualmente Dois Vizinhos - PR, tenho que corrigi o avatar...), o que já é um incentivo. Porém falta uma garagem no meu apto. rs.
Fico pensando também, no caso de um carro, que motor poderia ser usado! Acho que ele não vai estar a venda na HobbyKing rs.
Não sei também da dificuldade de fazer aquele sistema de acelerar aos poucos, tanto na arrancada, quanto no final do movimento (como em elevadores sabe..).
Mas... vamos ver.. quem sabe um dia chego lá! Inclusive aproveito pra indicar a TODOS os colegas o video documentário: WHO KILLED THE ELECTRIC CAR (Tradução: Quem matou o carro elétrico) que é FANTASTICO.
Abraços
Andre
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)