Meu primeiro setup para FPV (aprovado)

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

ze_mayer, é isso aí, no começo o cara vai se virando com o que tem, depois vai evoluindo. O que mata no sistema da HK é esse transmissor que mais parece um tijolo. Vi ali que tua solução para ele foi parecida com a minha (não tem muito o que inventar tb), o que to pensando agora é em fazer meu planador tb, mas já prever na fuselagem os espaços necessários para tudo, inclusive algum sistema que me permita colocar o receptor de comando (AR6200) na extremidade da cauda.

Ronaldo, a sua dúvida é meramente financeira. Um monitor não te permite grandes coisas pois sofre muita interferência do sol. Já os óculos são perfeitos, porem muito mais caros. Devo ficar com o monitor até me adaptar melhor e conseguir uma configuração de RX/TX eficiente, depois certamente partirei para os óculos.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

depois de me matar um pouco em como colocar transmissor na asa e coisas do tipo pra melhorar o vôo (o com a câmera no meio da asa e fios passando no bordo de ataque tava bem instável), acabei copiando sua idéia, e fiz um suporte pra tudo em depron preto e umas varetas de palito de churrasco.

o conjunto todo, com uma bateria de 800mAh pro Tx de vídeo (ainda vou comprar uma menor, a princípio eu achava que podia compartilhar a do motor/receptor pelo plugue de balanceamento, mas já vi que isso não é aconselhável) tá pesando 240g. ah, isso inclui um receptor extra de 4 canais pro sistema pan/tilt, que é conectado no outro receptor pra usar a energia do mesmo ubec.

antes de montar isso, verifiquei algumas possibilidades, e cheguei a desmontar o Tx. o meu pesa 30g o módulo interno (que é pequeno, e se ficar no fluxo da hélice não deve esquentar não...fiz um teste com o ventilador), 50g no case de alumínio e 28g a antena.

eu troquei a antena por uma de 1/4 de onda feita só com um fio de cobre rígido e um plugue de roteador velho, reduzindo o tamanho e o peso da antena pra 6g. não senti aumento da temperatura nem perda de sinal nos testes em casa, mas é que eu moro em apartamento, e o tx de 1.5W deve funcionar até sem antena dentro de casa sem perda de sinal. o case de alumínio eu ainda não tive coragem de tirar, apesar de ficar muito tentado a fazer isso. meu medo é que ele fecha completamente o Tx, não sei se isso ajuda a reduzir interferência. eu uso um Berg 72mhz, nunca tive problema de interferência. detalhe é que eu já voei com o tx de video e o rx do avião na mesma bateria sem sentir interferencia nenhuma, mas voei perto.

pro Rx eu vou fazer uma antena patch dessa aqui:
http://www.rc-cam.com/gp_patch.htm
e ver o que dá. apesar de achar que meu tx de 1.5W tá absurdo e nem precisava, to aprendendo tudo que eu posso pra ganhar qualidade e alcance com o que eu já tenho.

daqui a pouco eu posto as fotos, to terminando de prender o sistema todo na fuselagem.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Lembrando, eu perdi alcance com o aero em menos de 100m no primeiro teste, usando um AR6000.

Agora to usando um AR6200, com satélite, que tá lá do lado da bequilha, o mais longe possível do transmissor do FPV.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

com relação a interferência eu estou bem tranquilo, cheguei a voar a uns 300m de distância com o Tx compartilhando a mesma bateria do motor (através do plugue do balanceamento), rx a uns 3cm do tx e aparentemente não tive interferência! agora, com as modificações, o rx vai pra uns 20cm do tx, e a bateria passa a ser separada.

outra coisa é que 72mhz é reservado pra aeromodelos, enquanto 2.4 tem um monte de coisa transmitindo atualmente. é possível que ruídos externos atrapalharam ainda mais seu receptor.
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

Rafael Ritter, onde comprou essa LCD? Passa o link que quero pedi uma também.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

mensagem

Mensagem por ze_mayer »

mensagem
Anexos
antena 2.4 desmontada
antena 2.4 desmontada
IMG_5575.JPG (30.78 KiB) Exibido 6304 vezes
Cargo Bay
Cargo Bay
IMG_5580.jpg (33.79 KiB) Exibido 6304 vezes
Cargo Bay
Cargo Bay
IMG_5581.jpg (33.1 KiB) Exibido 6304 vezes
Cargo Bay
Cargo Bay
IMG_5583.jpg (36.5 KiB) Exibido 6304 vezes
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

mais fotos

Mensagem por ze_mayer »

mais fotos
Anexos
hubble
hubble
IMG_5587.jpg (26.28 KiB) Exibido 6303 vezes
hubble
hubble
IMG_5588.jpg (30.07 KiB) Exibido 6303 vezes
hubble
hubble
IMG_5586.jpg (30.48 KiB) Exibido 6303 vezes
hubble
hubble
IMG_5592.jpg (31.41 KiB) Exibido 6303 vezes
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

antenas e tx

Mensagem por ze_mayer »

antenas e tx
Anexos
antenas
antenas
IMG_5596.jpg (14.96 KiB) Exibido 6302 vezes
tx
tx
IMG_5576.jpg (27.73 KiB) Exibido 6302 vezes
Avatar do usuário
sergiocruz
membro
Mensagens: 384
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 8:43 am
Localização: sao paulo

Mensagem por sergiocruz »

Parabens pelo projeto , acabei de adquiri tbem o equipamento para fpv so que vou usar na minha Go Pro achei muito legal esta caixa que vc coloca o transmissor , até quantos mts vc foi.
"Junta-te aos bons e serás um deles"
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

com esse avião, sem a câmera e com um gps emprestado embarcado, já cheguei a voar no visual a cerca de 500m de altitude e, separadamente, 500m de distância. nesses pontos ficava extremamente difícil de voar no visual.

nos testes que eu fiz, ainda com a câmera na asa, eu chuto que cheguei a uns 300m de distância, mas não subi muito não. como tava assimétrico, o vôo tava muito instável, e como eu ainda tava voando no visual, se eu fosse muito longe provavelmente acabaria me perdendo...

teoricamente, o alcance do rádio é 1.5km, e eu acho que esse meu link de vídeo deve dar mais de 2km, sem obstáculos. agora tem que ver se o tx de video não tá reduzindo o alcance do controle!
Responder