Phoenix 2000

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:e34ffa2814="Silveirinha"]
Voce entelou a asa? fez alguma mudança na parte que prende ela na fuselagem?
[/quote:e34ffa2814]
Não e não. O pessoal sugeriu colocar proteção de PET na fuselagem (onde encosta com o chão) e na curva (do lado de baixo) que a ponta da asa faz. Não mexi em nada disso (ainda).

[quote:e34ffa2814]
O meu foi postado agora de manhã, acho que não recebo ele esse ano ainda hehe...
[/quote:e34ffa2814]
Também acho :)

[quote:e34ffa2814]
Tambem gostaria de saber que bateria vc ta usando no seu?[/quote:e34ffa2814]
Voei com 1,5, 1,8 e 2,2Ah. Existe um velcro para fixar a bateria para que dê o CG certo.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:a06ad89f4a="dyogenes"]
peso pronto para voo??[/quote:a06ad89f4a]
Não tenho como pesar. PARECE que é de 980g.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Estreei meu Phoenix 2000 este final de semana, e estou gostando dele...

Junto com o Rudolf, fizemos ótimos vôos mesmo com condições de dia não muito favoráveis - ventos fortes e térmicas raras e quebradas...

Fizemos 4 vôos cada bastante razoáveis com cerca de 30 minutos de duração em média, usando apenas 4 ou 5 minutos de motor em cada desses vôos.

Notei que o ajuste de CG é importante e de certa forma tive a impressão que ele gosta de cg atrasado (para trás) - creio que depois de definir direito onde o CG deve ficar, os vôos serão cada vez melhores em témicas.

O Vôo dele é um pouco diferente do que eu estava acostumado, pois é um tanto mais rápido do que os planadores que eu sempre voei, mas lembro que tenho que dar um desconto porque parei no tempo e estou voltando agora às atividades depois de muitos anos sem voar, então preciso reaprender a voar e me acostumar com a velocidade dele - mesmo com vento forte, ele se mostrou um bom voador e até bastante dócil.

Este modelo vem com previsão para instalação de flaps, e apenas no último vôo (com pouco vento) senti dificuldades em colocar o planador no chão porque ele flutua muito bem ainda mais ajudado pelo efeito solo.

Andei lendo em alguns foruns que há uma preocupação de se usar 6 servos num só ESC, e alguns instalam um segundo BEC para garantir um bom funcionamento - gostaria de escutar a opinião de quem tem mais experiencia nisso.

Ainda sobre flaps, gostaria de experimentar em térmica também para ver se há alguma vantagem em seu uso dentro delas...

Notei uma característica curiosa quando o modelo entra na térmica - ele "freia" bastante na hora que entra na termal e não tem muito a tendencia de levantar a cauda como a maioria dos planadores que estou acostumado - isso me fez pensar em CG (de novo) e em lastro, que aliás é algo que quero experimentar...

Gostaria de estudar a possibilidade de adição de algum lastro não só para vôos termais mas principalmente para vôos em colina - noto que o planador acelera muito bem, mas perde muita energia na retomada de altura porque não tem inércia...

Alguém daqui deve ter experimentado ele em colina - estou doido pra experimentar a criança em condições de lift forte.

Moro em Atibaia, e aqui há a Pedra Grande que tem boas possibilidades de vôo de encosta para ventos do quadrante noroeste, ou perto daqui há Mairiporã, igualmente interessante e para vendos do quadrante sul-sudeste...
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:fd055778b8="Alemão"]Estreei meu Phoenix 2000 este final de semana, e estou gostando dele...
[/quote:fd055778b8]
Prá mim é tudo novidade, pois nem faz 1 ano que ganhei meu Piper e comecei a voar.

Mesmo assim, foi o avião que mais gostei de voar :)

[quote:fd055778b8]
Fizemos 4 vôos cada bastante razoáveis com cerca de 30 minutos de duração em média, usando apenas 4 ou 5 minutos de motor em cada desses vôos.
[/quote:fd055778b8]
Aqui vale um adendo: O Aurora 9 possui 2 cronômetros: programei 1 para o tempo de vôo e o outro o tempo com motor acionado.

[quote:fd055778b8]
Andei lendo em alguns foruns que há uma preocupação de se usar 6 servos num só ESC, e alguns instalam um segundo BEC para garantir um bom funcionamento - gostaria de escutar a opinião de quem tem mais experiencia nisso.
[/quote:fd055778b8]
Não sei qual o ESC que vem nele, pois não o retirei. O ESC de 25A que compramos (TAE-25A - http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11616__Turnigy_AE_25A_Brushless_ESC.html ) possui BEC de 2A. Preciso testar os requisitos de corrente do conjunto de 6 servos+receptor.

[quote:fd055778b8]
Moro em Atibaia, e aqui há a Pedra Grande que tem boas possibilidades de vôo de encosta para ventos do quadrante noroeste, ou perto daqui há Mairiporã, igualmente interessante e para vendos do quadrante sul-sudeste...[/quote:fd055778b8]
Daqui a 1 semana a gente faz os testes práticos 8)
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Então Rudolf,

Seria interessante se voce puder ir levantando estas informações sobre a possibilidade de uso de 6 servos com o ESC original, ou se devemos já trocar pelo outro.

De qualquer forma, o meu esc ainda não chegou mas já vou deixar os servos do flap instalados - por falar nisso, já estou aqui com os seus links...

Uma pergunta meio "off topic" - aquele modulo que voce colocou no meu rádio, tem a possibilidade de se fazer algum mixer ou só mesmo as funções normais e já instaladas nele?
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Ave Fabio,
[quote:b504d20186="Alemão"]
Seria interessante se voce puder ir levantando estas informações sobre a possibilidade de uso de 6 servos com o ESC original, ou se devemos já trocar pelo outro.
[/quote:b504d20186]
Já tou vendo. Ainda há pouco troquei umas idéias como mestre Arnaldo sobre essa questão.

[quote:b504d20186]
De qualquer forma, o meu esc ainda não chegou mas já vou deixar os servos do flap instalados
[/quote:b504d20186]
Boa! Chegando aí a gente copia pro meu Phoenix.

[quote:b504d20186]
- por falar nisso, já estou aqui com os seus links...
[/quote:b504d20186]
Gostei de saber :)

[quote:b504d20186]
Uma pergunta meio "off topic" - aquele modulo que voce colocou no meu rádio, tem a possibilidade de se fazer algum mixer ou só mesmo as funções normais e já instaladas nele?[/quote:b504d20186]
Ele simplesmente recebe os sinais do Futaba e os transmite por rádio.

Existem mixers que são colocados após o receptor, por exemplo, profundor+leme no caso de asa/zag.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Perguntei porque pensei em fazer algumas coisas como flaperon ou mesmo uma compensação do profundor quando se dá motor, isso para não ter que mexer muito na posição do motor.

De qualquer forma já fico satisfeito tendo flap normal para ajudar no pouso...
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Apenas para registrar :

Fui voar agora à tarde com o Phoenix, e fiz 3 ótimos vôos de témica, e usei a área de pousos de asas delta aqui de Atibaia.

No terceiro e último vôo (de aproximadamente 40 min cada) estava bastante alto e resolví descer um pouco porque estava com impressão que estava subindo muito pois havia uma nuvem típica de témicas bem em cima do campo, e a ascendente era bem forte.

Começei fazendo uma espiral bem acentuada, quase um parafuso comandado e nessa hora fui seguido e atacado por um gavião, que provavelmente se sentiu ameaçado...

Ele não conseguiu encostar no avião porque a velocidade de descida era rápida - provavelmente não tão grande como a que ele conseguiria em reta, mas como estava em espiral, acredito que ele não deva ter se sentido muito à vontade de perseguir algo que descia espiralando daquela forma.

Foi uma perseguição de muitos segundos, e causou euforia de muitos que estavam alí olhando...

Um segundo gavião se aproximou, mas não se atreveu a chegar junto apesar deste acompanhar meio de perto as manobras do primeiro.

Não faço idéia da altura, mas experimentei parar a espiral e deixei acelerar bem o planador, para ver se ele viria atrás - ele desistiu da perseguição e tomou o rumo de casa, e eu também :)
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

esta faltando um video...
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4458
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

No pé dessa rampa tem um condomínio?

Passei algumas ferias escolares ai e lembro de ver saltos da casa.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Responder