T rex 700 gasolina gasser kit conv.century video 21/06/2013
- JuniorPing.
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- vosiacki
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[quote:173027bceb="JUNIORPING."]E aí vosiacki, tudo bom?
Rapaz heli a gasolina é só alegria. Só não tô mais satisfeito com o meu, porque
troquei o escapamento por um da RJX, e não consigo manter o bixo sem afrouxar
de jeito nenhum. Você tem ou teve esse problema?[/quote:173027bceb]
Nossa....nem me fale......ver o bixao voando com gasolina me deixa muitoooo feliz!! huauhahuauh
Eu nunca usei esse escapamento....mas ja vi várias pessoas voando heli a gasolina e usando o mesmo sem problemas.....
Descreve melhor o "afrouxaR".......pode ser alguma sugeira no carburador (ja aconteceu comigo)....falta de regulagem.....se tiver um video melhor ainda!!!
è isso ae!!! Bons voos!! Vamo que vamo!
Abraçooo....
Rapaz heli a gasolina é só alegria. Só não tô mais satisfeito com o meu, porque
troquei o escapamento por um da RJX, e não consigo manter o bixo sem afrouxar
de jeito nenhum. Você tem ou teve esse problema?[/quote:173027bceb]
Nossa....nem me fale......ver o bixao voando com gasolina me deixa muitoooo feliz!! huauhahuauh
Eu nunca usei esse escapamento....mas ja vi várias pessoas voando heli a gasolina e usando o mesmo sem problemas.....
Descreve melhor o "afrouxaR".......pode ser alguma sugeira no carburador (ja aconteceu comigo)....falta de regulagem.....se tiver um video melhor ainda!!!
è isso ae!!! Bons voos!! Vamo que vamo!
Abraçooo....
TUCANO T27 AFA - Juniaer - RADIO FUT 14SG - REC R6014HS - MOTOR DLE 55CC RA
- JuniorPing.
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a vantágem do seu (century), é que ele é parafusado diretamente no motor, ou seja
são só dois parafusos. Enquanto que, o da rjx, prende-se primeiro uma base de ferro
e só depois parafusa-se o escapamento, ou seja, quatro parafusos. Se os internos
aforuxarem, vai ter que retirar o escap para acochar.
[img:12d6e6b6f7]http://www.helidirect.com/images/helicopters/nitro_stuffs/mufflers__gas_tank/EDN-1223a.jpg[/img:12d6e6b6f7]
são só dois parafusos. Enquanto que, o da rjx, prende-se primeiro uma base de ferro
e só depois parafusa-se o escapamento, ou seja, quatro parafusos. Se os internos
aforuxarem, vai ter que retirar o escap para acochar.
[img:12d6e6b6f7]http://www.helidirect.com/images/helicopters/nitro_stuffs/mufflers__gas_tank/EDN-1223a.jpg[/img:12d6e6b6f7]
- vosiacki
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[quote:42df78fb0a="JUNIORPING."]a vantágem do seu (century), é que ele é parafusado diretamente no motor, ou seja
são só dois parafusos. Enquanto que, o da rjx, prende-se primeiro uma base de ferro
e só depois parafusa-se o escapamento, ou seja, quatro parafusos. Se os internos
aforuxarem, vai ter que retirar o escap para acochar.
[img:42df78fb0a]http://www.helidirect.com/images/helicopters/nitro_stuffs/mufflers__gas_tank/EDN-1223a.jpg[/img:42df78fb0a][/quote:42df78fb0a]
....nossa, realmente......nunca usei esse escape e nao sabia disso! Vai ficar meio complicado de reapertar os parafusos mesmo.....
são só dois parafusos. Enquanto que, o da rjx, prende-se primeiro uma base de ferro
e só depois parafusa-se o escapamento, ou seja, quatro parafusos. Se os internos
aforuxarem, vai ter que retirar o escap para acochar.
[img:42df78fb0a]http://www.helidirect.com/images/helicopters/nitro_stuffs/mufflers__gas_tank/EDN-1223a.jpg[/img:42df78fb0a][/quote:42df78fb0a]
....nossa, realmente......nunca usei esse escape e nao sabia disso! Vai ficar meio complicado de reapertar os parafusos mesmo.....
TUCANO T27 AFA - Juniaer - RADIO FUT 14SG - REC R6014HS - MOTOR DLE 55CC RA
- vosiacki
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T REX 700 Flybarless gasser fazendo manobras 3D. Segundo a descrição do vídeo, o heli ainda nao estava 100% configurado em relação ao passo / cíclico e potencia do motor.....mesmo assim o heli voa muito bem!!
[yt]_VuU6Y2cg4o[/yt]
[yt]_VuU6Y2cg4o[/yt]
TUCANO T27 AFA - Juniaer - RADIO FUT 14SG - REC R6014HS - MOTOR DLE 55CC RA
- vosiacki
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percam um tempinho para ler...vale a pena!!!
Pessoal, estou escrevendo aqui para colocar algumas impressoes após 6 galoes com 3,7L de gasolina voados no heli:
- Proporção ideal de óleo Motul: 30:1 - com essa proporção consegui os melhores resultados em relação a temperatura e potência do motor voando a 1950 RPM; Eu li num forum americano uma explicação de um engenheiro mecanico dizendo que uma mistura muito "fina" de óleo e gasolina, ou seja, 50:1 por exemplo, não "sela" o pistão dentro do cilindro fazendo com que haja uma perda na compressão. Isso depende to tipo de material usado no anel do pistao. No caso desses motores 2 tempos a gasolina o anel depende do óleo para "selar" a comperssão. Se vc estiver usando o óleo Klotz, pode usar proporção de 40 ou 50 pra 1, pois é um óleo específico para motores 2 tempos de aeromodelismo e provavelmente é mais viscoso que o Motul.
- A melhor forma de selar o escapamento para nao haver vazamento nenhum é usar o gasket (junta) da DDM motors [url]http://www.davesmotors.com/s.nl/c.885035/n.1/it.A/id.7227/.f[/url]
No inicio, sempre apertar o parafuso a cada voo até a junta assentar bem! Fazer isso pelo menos uns 5 voos....
- Um ajuste crucial a ser feito é em relação ao passo das pás juntamente com o passo do cíclico. Se isso nao for feito da maneira adequada a rotação do motor tende a cair muito qdo executada alguma manobra.
- Tem uma dica em relação ao link do acelerador. Li no helifreak e achei interessante. Chama "exponecial mecanico" (malorie's mechanical expo). O carburador do motor a gasolina nao tem uma linearidade na forma de acelerar o motor, ou seja, no inicio do curso o motor acelera bastante com um pequeno movimento das aletas do carburador...já do meio do curso para frente, a mudança de aceleração é menos significante. Sendo assim, para que o governador funcione melhor o link e o horn do servo devem ser posicionados de acordo com a seguinte imagem a qual peguei no forum Helifreak:
[url]http://www.helifreak.com/attachment.php?attachmentid=186614&stc=1&d=1287936%20%20782[/url]
Isso serve também para quem nao estiver usando o governador.....fazendo esse "exponencial mecanico" a curva de aceleração irá ficar mais reta no radio e vc poderar trabalhar de 0 a 100% de maneira mais linear.
Isso acontece pq na forma que está configurado o link e o horn no servo juntamente com o bal link do carburador, ao movimentar o servo no inicio do curso, a aleta do carburador meche menos...complicado explicar isso, qquer dúvida vcs me perguntam se nao entender essa relação observando a imagem acima.....
- Em relação a manobras...voo 3D....obviamente todo mundo deve estar cansado de saber que: 3D extremo = Elétrico , 3D = Nitro. Gasolina, é outra história.....o helicóptero ira fazer as mesmas manobras, porém não com a mesma velocidade e agressividade do elétrico e do nitro (ver vídeo no post anterior). Como a maior parte das pessoas não voam 3D, acredito que a economia da gasolina em um heli bem regulado vale muitoooo a pena! Não é a toa que praticamente toda semana recebo ligação de pessoas aqui do forum perguntando sobre o heli e pedindo informações.
- Se for montar um Gasser, recomendo usar uma eletronica de primeira linha (gyro, governador, servos, regulador de voltagem, tx e rx). Importante, nunca coloquem nada "xing ling" num helicóptero a gasolina...ou melhor, em nenhum aeromodelo, pois se der "bsta" "fdeu".....heheheheh
- Estou usando a gasolina Podium sem qquer tipo de lavagem....direto do posto (um de confiança, pois meu amigo é dono do posto). Usei 3 galões com gasolina de aviação (azul). Após mudar para Podium, percebi um pequeno aumento na temperatura do motor, cerca de 5 graus. Provavelmente devido a presença de alcool na gasolina, que aqui no brasil é lei. Isso foi resolvido abrindo um pouco mais a agulha de BAIXA juntamente com a abertura da de ALTA. Resolvido o problema da temperatura não percebi nenhuma diferença no rendimento do motor...marcha lenta segura perfeitamente e o motor trabalha "macio". Optei pela Podium, pois nao estou muito afim de sofrer envenenamento progressivo por chumbo até o final da minha vida...essa porcaria de substancia após entrar no nosso organismo não sai mais! ( [url]http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?libdocid=3450&fromcomm=3&commrr=src[/url] ). Em aviões acredito que a exposição é um pouco menor, pois o aviao tende a voar mais longe de nós...já o helicóptero está sempre ali pertinho....
- As agulhas de ALTA e BAIXA são TOTALMENTE interligadas! São muito sensíveis também para regulagem, principalmente a agulha de BAIXA! Qdo digo principalmente a de BAIXA, é muito mesmoooo!! Vejo algumas pessoas com dificuldade para regular o motor no heli, pois mtas vezes nao tem a paciencia de ir abrindo ou fechado bem aos poucos as agulhas. Outra dica, sempre que for regular o motor, é IMPRESCINDÍVEL o uso de um termometro infra vermelhor (vc acha no mercadolivre por cerca de 30 reais). Regular motor a gasolina em avião tende a ser mais fácil, pois basta acelerar tudo, ouvir o barulho do motor e ir mechendo ao mesmo tempo nas agulhas.....com o heli nao aconselho acelerar e entrar embaixo das pás pra mecher nas agulhas....hehehehe....qquer erro ou falha mecanica no heli é "mrda" na certa!!
- O uso de pás com o CG e Balanceamento de fábrica é extremamente indicado (isso para qquer helicóptero). As pás da Align, por exemplo, nao vem com o CG e balanceamento de fábrica.....isso pode acarretar vibrações desnecessárias no heli. Recomendo as RADIX ou Rotor Tech....existem outras também...
Posso dizer que após todo o aprendizado que tive com o primeiro heli a gasolina, no caso o kit da helibug, essa converção da Century / World Models é muito superior e estou extremamente satisfeito com o helicóptero! Da muito prazer de voar e todo mundo que gosta de aeromodelismo sempre fica feliz ao ver um heli na escala do TREX 700 voando com gasolina de posto!!! Heheheh....é isso ae!
Um abraço a todos.....
Rodrigo Vosiacki Rossi[/url]
- Proporção ideal de óleo Motul: 30:1 - com essa proporção consegui os melhores resultados em relação a temperatura e potência do motor voando a 1950 RPM; Eu li num forum americano uma explicação de um engenheiro mecanico dizendo que uma mistura muito "fina" de óleo e gasolina, ou seja, 50:1 por exemplo, não "sela" o pistão dentro do cilindro fazendo com que haja uma perda na compressão. Isso depende to tipo de material usado no anel do pistao. No caso desses motores 2 tempos a gasolina o anel depende do óleo para "selar" a comperssão. Se vc estiver usando o óleo Klotz, pode usar proporção de 40 ou 50 pra 1, pois é um óleo específico para motores 2 tempos de aeromodelismo e provavelmente é mais viscoso que o Motul.
- A melhor forma de selar o escapamento para nao haver vazamento nenhum é usar o gasket (junta) da DDM motors [url]http://www.davesmotors.com/s.nl/c.885035/n.1/it.A/id.7227/.f[/url]
No inicio, sempre apertar o parafuso a cada voo até a junta assentar bem! Fazer isso pelo menos uns 5 voos....
- Um ajuste crucial a ser feito é em relação ao passo das pás juntamente com o passo do cíclico. Se isso nao for feito da maneira adequada a rotação do motor tende a cair muito qdo executada alguma manobra.
- Tem uma dica em relação ao link do acelerador. Li no helifreak e achei interessante. Chama "exponecial mecanico" (malorie's mechanical expo). O carburador do motor a gasolina nao tem uma linearidade na forma de acelerar o motor, ou seja, no inicio do curso o motor acelera bastante com um pequeno movimento das aletas do carburador...já do meio do curso para frente, a mudança de aceleração é menos significante. Sendo assim, para que o governador funcione melhor o link e o horn do servo devem ser posicionados de acordo com a seguinte imagem a qual peguei no forum Helifreak:
[url]http://www.helifreak.com/attachment.php?attachmentid=186614&stc=1&d=1287936%20%20782[/url]
Isso serve também para quem nao estiver usando o governador.....fazendo esse "exponencial mecanico" a curva de aceleração irá ficar mais reta no radio e vc poderar trabalhar de 0 a 100% de maneira mais linear.
Isso acontece pq na forma que está configurado o link e o horn no servo juntamente com o bal link do carburador, ao movimentar o servo no inicio do curso, a aleta do carburador meche menos...complicado explicar isso, qquer dúvida vcs me perguntam se nao entender essa relação observando a imagem acima.....
- Em relação a manobras...voo 3D....obviamente todo mundo deve estar cansado de saber que: 3D extremo = Elétrico , 3D = Nitro. Gasolina, é outra história.....o helicóptero ira fazer as mesmas manobras, porém não com a mesma velocidade e agressividade do elétrico e do nitro (ver vídeo no post anterior). Como a maior parte das pessoas não voam 3D, acredito que a economia da gasolina em um heli bem regulado vale muitoooo a pena! Não é a toa que praticamente toda semana recebo ligação de pessoas aqui do forum perguntando sobre o heli e pedindo informações.
- Se for montar um Gasser, recomendo usar uma eletronica de primeira linha (gyro, governador, servos, regulador de voltagem, tx e rx). Importante, nunca coloquem nada "xing ling" num helicóptero a gasolina...ou melhor, em nenhum aeromodelo, pois se der "bsta" "fdeu".....heheheheh
- Estou usando a gasolina Podium sem qquer tipo de lavagem....direto do posto (um de confiança, pois meu amigo é dono do posto). Usei 3 galões com gasolina de aviação (azul). Após mudar para Podium, percebi um pequeno aumento na temperatura do motor, cerca de 5 graus. Provavelmente devido a presença de alcool na gasolina, que aqui no brasil é lei. Isso foi resolvido abrindo um pouco mais a agulha de BAIXA juntamente com a abertura da de ALTA. Resolvido o problema da temperatura não percebi nenhuma diferença no rendimento do motor...marcha lenta segura perfeitamente e o motor trabalha "macio". Optei pela Podium, pois nao estou muito afim de sofrer envenenamento progressivo por chumbo até o final da minha vida...essa porcaria de substancia após entrar no nosso organismo não sai mais! ( [url]http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?libdocid=3450&fromcomm=3&commrr=src[/url] ). Em aviões acredito que a exposição é um pouco menor, pois o aviao tende a voar mais longe de nós...já o helicóptero está sempre ali pertinho....
- As agulhas de ALTA e BAIXA são TOTALMENTE interligadas! São muito sensíveis também para regulagem, principalmente a agulha de BAIXA! Qdo digo principalmente a de BAIXA, é muito mesmoooo!! Vejo algumas pessoas com dificuldade para regular o motor no heli, pois mtas vezes nao tem a paciencia de ir abrindo ou fechado bem aos poucos as agulhas. Outra dica, sempre que for regular o motor, é IMPRESCINDÍVEL o uso de um termometro infra vermelhor (vc acha no mercadolivre por cerca de 30 reais). Regular motor a gasolina em avião tende a ser mais fácil, pois basta acelerar tudo, ouvir o barulho do motor e ir mechendo ao mesmo tempo nas agulhas.....com o heli nao aconselho acelerar e entrar embaixo das pás pra mecher nas agulhas....hehehehe....qquer erro ou falha mecanica no heli é "mrda" na certa!!
- O uso de pás com o CG e Balanceamento de fábrica é extremamente indicado (isso para qquer helicóptero). As pás da Align, por exemplo, nao vem com o CG e balanceamento de fábrica.....isso pode acarretar vibrações desnecessárias no heli. Recomendo as RADIX ou Rotor Tech....existem outras também...
Posso dizer que após todo o aprendizado que tive com o primeiro heli a gasolina, no caso o kit da helibug, essa converção da Century / World Models é muito superior e estou extremamente satisfeito com o helicóptero! Da muito prazer de voar e todo mundo que gosta de aeromodelismo sempre fica feliz ao ver um heli na escala do TREX 700 voando com gasolina de posto!!! Heheheh....é isso ae!
Um abraço a todos.....
Rodrigo Vosiacki Rossi[/url]
TUCANO T27 AFA - Juniaer - RADIO FUT 14SG - REC R6014HS - MOTOR DLE 55CC RA