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Enviado: Seg Abr 16, 2012 5:50 am
por Yensid
[quote:199a59ed3c="LaercioLMB"]
...
solda estanho 60/40, que é 60% estanho e 40% chumbo e esse tipo de solda é reconhecido pela cor da caixa ou tampa que é azul.
...
O que algumas soldas de estanho tem junto no fio, é um fluxo (ácido) para limpar as superfícies a serem soldadas.[/quote:199a59ed3c]

Descrevi mal quando falei sobre a solda que usei. O correto é que minha solda é a da caixa azul, logo 60/40 e possui fluxo. Muito tempo sem conversar sobre eletrônica. Aquilo que não usamos com frequência, cai no esquecimento.

Mais uma vez, obrigado pelas dicas!
Disney

Enviado: Seg Abr 16, 2012 6:00 am
por Yensid
[quote:1f3d6eb7be="Drzinho"]

...o fio entra MALEPORCAMENTE!

[/quote:1f3d6eb7be]

Tenha cuidado para não romper o isolamento do fio quando estiver introduzindo o mesmo na ranhura do estator. As pontas do "martelo" do estator são danadas para danificar muito sutilmente o isolamento. E já notei que é neste lugar que o isolamento do estator sai com mais facilidade e dá curto na bobina. Se der, o motor não funciona... fica só tremendo!

[quote:1f3d6eb7be="Drzinho"]

... na dor nos dedos, é QUANDO EU ME PERCO NA CONTAGEM!

[/quote:1f3d6eb7be]

Estou com um motorzinho aqui que já enrolei e desenrolei 8 vezes e ainda não consegui colocar pra funcionar. Não sei se o pior, para quem está começando, é a dor nos dedos ou a perda na contagem das espiras. :roll:

Mas é assim mesmo. Vamos fazendo e refazendo que um dia chegamos a perfeição dos grandes enroladores de motores.

[quote:1f3d6eb7be="Drzinho"]

...segundo ecalc 8 voltas = 1300, 11 voltas = 1050 10 voltas?!? 1100,1200 creio eu.

[/quote:1f3d6eb7be]

O cálculo para saber com quantos KV seu motor vai ficar é simples de fazer e já coloquei neste tópico. É só repeti-lo. Esta na página anterior. Fazendo daquele modo, você terá o KV teórico do seu novo enrolamento.

Boa sorte e, coloca fotos para vermos como ficou, e vídeo para vermos funcionando.
Disney

Enviado: Seg Abr 16, 2012 8:33 am
por Drzinho
1050, MUITA VONTADE de deixar com apenas 8 voltas! HAHAHAHAHA

Enviado: Seg Abr 16, 2012 8:37 am
por Yensid
[quote:fe72473a90="Drzinho"]1050, MUITA VONTADE de deixar com apenas 8 voltas! HAHAHAHAHA[/quote:fe72473a90]

Deixa e testa pra ver como fica! HAHAHAHAHA
Disney

Enviado: Seg Abr 16, 2012 10:21 am
por Drzinho
Mas ai que vem o detalhe,

Eu não consigo decidir qual melhor Gear


se uso 1300, dai qual hélice é a melhor? e qual a efeciencia? qual tempo de voo com um 3s 2200


e com 1050? eu vi que com 1050 o consumo seria menor, empuxo o mesmo e pouca diferença na velocidade.


Disney poderia me auxiliar com esses calculos?
De qual hélice sera melhor e consumo?

Enviado: Seg Abr 16, 2012 12:36 pm
por Yensid
[quote:bfaea27265="Drzinho"]
...
eu vi que com 1050 o consumo seria menor, empuxo o mesmo e pouca diferença na velocidade.
...
[/quote:bfaea27265]

Onde você viu isso? Você conseguiu encontrar o seu motor no DriveCalculator?

Normalmente, após enrolar o motor, eu coloco numa bancada de testes com uma balança digital (você encontra aqui no e-voo como contruir uma) e realizo os testes de consumo e thrust com algumas hélices que acredito serem viáveis. Depois disso, determino a melhor.

Outras vezes parto apenas da corrente máxima calculada e uso a maior hélice possível, que me dê este consumo (corrente) no power meter. Desta forma sei que terei um maior trusth (será?) com a corrente prevista. Mas isso não é o ideal!

Se existe o motor no Drive Calculator, você pode fazer uma série de simulações, depois de editá-lo. Mas mesmo assim, serão cálculos e a bancada de testes ainda será imprescindível para o resultado final.

Isso é o que sei até agora. Que falem os mais experientes!
Disney

Enviado: Seg Abr 16, 2012 1:30 pm
por Drzinho
Esses testes que fiz foi pelo Ecalc, mas não estou muito confiante nao
Muito estranho os resultados comparando oque leio no forum.


OBS: Disney seu voo Noturno faz jus ao seu nick!
COLORIIIDOOO!!!!

hahahahaha


Edit 2:



Eu achei meu motor, mas os testes nao funcionam direito, so consigo simular com uma hélice 9x6 as outras nao aparece o motor, as outras janelas e funçoes nao aparecem os dados.

Resumindo eu acho que não sei mecher no programa, ou tem algo errado!

Enviado: Seg Abr 16, 2012 4:35 pm
por GRANATO
[quote:9db483b415="Yensid"][quote:9db483b415="juliogdiana"]
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:9db483b415]

Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!

O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney[/quote:9db483b415]

Motores vem com fios finos, porque a maioria é enrolado por máquinas e os fios finos são muito mais flexíveis, ideal para esse tipo de operação.

A questão das correntes máximas tem a ver com a área externa dos fios somadas, que servirão de "estrada" para os elétrons, como já foi dito.

Agora, não adianta colocar "trocentos" fios finos para obter 100A de corrente máxima em um motorzinho qualquer. Tem muito mais variáveis em jogo.

Assim não fosse, eu estaria atendendo aos inúmeros pedidos das pessoas que me chegam com os Emax 2822 querendo transformá-los em motor de jato, EDFs, etc...
:lol:

Um número totalmente empírico é 3W para cada grama de motor. Claro que isso depende de outros tantos fatores.

Principalmente QUALIDADE dos materiais utilizados.

Mas, existe um ponto em que ao atingir esse limite, o estator é saturado e a partir daí fica mais para uma torradeira do que para um motor. O calor aumenta e diminui a eficiência, a resistência aumenta, diminui ainda mais a eficiência, mais calor, etc...

Então, se a capacidade de um determinado motor é 200W, não adianta fazer um enrolamento mirabolante. E, provavelmente um enrolamento com fio único, bem dimensionado, será muito mais eficiente.

Não esquecendo que ainda entram na conta, o modelo, o peso, o arrasto, a hélice, tipo de voo, etc...

A questão toda fica realmente em resolver qual o motor / configuração ideal para um determinado uso, apenas isso.

As fórmulas de cálculos estão compiladas aqui: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=587549 para quem se interessar.

Enviado: Seg Abr 16, 2012 4:56 pm
por Drzinho
Granato, eu ia te perguntar antes de ler o final do seu tópico sobre a formulas.


Muito bem citado, mas um Unico fio se torna realmente melhor no caso dos motores ter 8 fios etc?


isso que me vem na cabeça se as vezes não vai faltar corrente maxima.


E sobre o 2830 sabe me indicar qual melhor configuração xD?

Enviado: Seg Abr 16, 2012 5:02 pm
por GRANATO
Normalmente, um fio único, com uma bitola maior que a dos múltiplos originais, fica melhor sim.

Até porque, a grande maioria dos motores que o pessoal usa, a qualidade do cobre do enrolamento original é, no mínimo, duvidosa. Então, qualquer outro fio de melhor qualidade colocado ali já vai melhorar o desempenho do motor.

Quanto ao 2830, não tenho dados sobre ele.