Planador DLG Versus Hobbyking. (topsky com outro nome?)
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Bem lembrado amigo!
Você teria algum material ou vídeo que ensina a fazer o sistema pull-pull utilizando mola e linha para comandar o profundor e leme?
Verifiquei que a linkagem atrasou um pouco o CG, e por causa do arame ser leve e macio, ele flexiona um pouco, perdendo comando.
----------
Verifiquei os comandos no TopSky, ele pede 25mm de leme e profundor para cada lado.
Eu só consegui 7mm de profundor e 12mm de leme para cada lado.
Vocês conseguiram mais que isto?
Abraço!
Você teria algum material ou vídeo que ensina a fazer o sistema pull-pull utilizando mola e linha para comandar o profundor e leme?
Verifiquei que a linkagem atrasou um pouco o CG, e por causa do arame ser leve e macio, ele flexiona um pouco, perdendo comando.
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Verifiquei os comandos no TopSky, ele pede 25mm de leme e profundor para cada lado.
Eu só consegui 7mm de profundor e 12mm de leme para cada lado.
Vocês conseguiram mais que isto?
Abraço!
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Hoje fiz o primeiro teste no Versus.
Ele ficou com 320gr no final, com 10 gramas coladas na bateria, bem na frente, para ajustar o CG a 70mm.
Consegui média de 15~20 metros e 25m no melhor lançamento.
O dia estava completamente sem vento, consegui no máximo 43 segundos no ar.
Estes valores estão dentro do normal?
Da para melhorar um pouco mais o lançamento, hoje foi o primeiro dia.
Pretendo realizar alguns testes com 5gr e sem o peso na frente para ver como ele se comporta.
Vou tentar eliminar mais um pouco de peso, lixando um pouco o boom, profundor e leme.
Quanto peso será que consigo mudando o sistema de linkagem por pull-pull com fio de nilon e mola?
Estou com 2 parafusos de aço segurando a asa, pesam 3,5gr. Será que dois de plástico aguentem bem o tranco?
Após mais de 30 lançamentos a marca na asa continua igual.
Ele ficou com 320gr no final, com 10 gramas coladas na bateria, bem na frente, para ajustar o CG a 70mm.
Consegui média de 15~20 metros e 25m no melhor lançamento.
O dia estava completamente sem vento, consegui no máximo 43 segundos no ar.
Estes valores estão dentro do normal?
Da para melhorar um pouco mais o lançamento, hoje foi o primeiro dia.
Pretendo realizar alguns testes com 5gr e sem o peso na frente para ver como ele se comporta.
Vou tentar eliminar mais um pouco de peso, lixando um pouco o boom, profundor e leme.
Quanto peso será que consigo mudando o sistema de linkagem por pull-pull com fio de nilon e mola?
Estou com 2 parafusos de aço segurando a asa, pesam 3,5gr. Será que dois de plástico aguentem bem o tranco?
Após mais de 30 lançamentos a marca na asa continua igual.
- Panzera
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o meu esta pesando 346g , porem estava usando servos de 9g para leme e profundor.
voce chegou a cortar a calda, pq no manual fala que é pra deixa a calda com 1135mm.
vou trocar meus servos e ubec para ver se pelo menso cai pra 320g.
servos com engrenagem de plastico nao presta. ja perdi uns 10.
mas esse modelo esta voando muito bem, assim que chegar meus servos, eu posto o videos do meu novo setup.
link [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/579659372X679149X10.pdf[/url]
voce chegou a cortar a calda, pq no manual fala que é pra deixa a calda com 1135mm.
vou trocar meus servos e ubec para ver se pelo menso cai pra 320g.
servos com engrenagem de plastico nao presta. ja perdi uns 10.
mas esse modelo esta voando muito bem, assim que chegar meus servos, eu posto o videos do meu novo setup.
link [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/579659372X679149X10.pdf[/url]
Pzr - Its we on tape!
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Olá, não cortei a calda pois no manual que eu peguei não falava nada sobre isso.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/36539735X7478X31.pdf
Eu estou usando este servo na asa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9446
E este no profundor e leme: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8757
Será que este servos vão aguentar muito tempo?
Tive que colá-los com epoxy na asa para fixar bem firme, se eu tiver que trocar vai ser quase impossível.
Você tem um altímetro para verificar o seu lançamento e quanto tempo fica no ar?
Precisou colocar muito lastro?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/36539735X7478X31.pdf
Eu estou usando este servo na asa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9446
E este no profundor e leme: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8757
Será que este servos vão aguentar muito tempo?
Tive que colá-los com epoxy na asa para fixar bem firme, se eu tiver que trocar vai ser quase impossível.
Você tem um altímetro para verificar o seu lançamento e quanto tempo fica no ar?
Precisou colocar muito lastro?
- Panzera
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entao.. ja usei esses 2 servos, funcionam muito bem, so nao pode dar nenhuma pancada, que arrebenta a engrenagem. (o meu deu uma bicada no chao e la se foi meus servo) recomento ter mais servos reservas.
quanto ao tamanho da calda, eu peguei essa info na hobbyking, cortei e ficou muito bom ficou bem mais leve. mas
nao usu altimetro pq é muito caro, mas meus voos duram bastante. depende do dia. termicas etc. mas é muito divertido. com o tempo voce vai pegando o jeito e vai conseguir manter mais tempo no ar.
quanto ao tamanho da calda, eu peguei essa info na hobbyking, cortei e ficou muito bom ficou bem mais leve. mas
nao usu altimetro pq é muito caro, mas meus voos duram bastante. depende do dia. termicas etc. mas é muito divertido. com o tempo voce vai pegando o jeito e vai conseguir manter mais tempo no ar.
Pzr - Its we on tape!
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Com certeza, para falar a verdade o avião me surpreendeu muito.
O dia estava muito abafado e sem nada de vento, e a sustentação foi impressionante.
Do jeito que montei foi só trimar o profundor e ficou perfeito. Ele estava cabrando muito.
Vou regular o servo do profundor e mexer mais nas programações, faltou cabrar um pouco no lançamento eu acho.
Outro detalhe, no lançamento, é melhor lançar ele para cima e picar antes dele estolar ou lançar com velocidade para frente e ir cabrando?
Eu notei que algumas vezes eu lançava para cima, ele subia e fazia uma decida quando estolava, eu perdia vários metros ai. E em alguns lançamentos eu consegui acertar de picar o modelo quando ele estava quase estolando.
Esqueci de comentar um detalhe, voei 60min e gastou apenas 90mAh da Lipo 2S 360mah.
O dia estava muito abafado e sem nada de vento, e a sustentação foi impressionante.
Do jeito que montei foi só trimar o profundor e ficou perfeito. Ele estava cabrando muito.
Vou regular o servo do profundor e mexer mais nas programações, faltou cabrar um pouco no lançamento eu acho.
Outro detalhe, no lançamento, é melhor lançar ele para cima e picar antes dele estolar ou lançar com velocidade para frente e ir cabrando?
Eu notei que algumas vezes eu lançava para cima, ele subia e fazia uma decida quando estolava, eu perdia vários metros ai. E em alguns lançamentos eu consegui acertar de picar o modelo quando ele estava quase estolando.
Esqueci de comentar um detalhe, voei 60min e gastou apenas 90mAh da Lipo 2S 360mah.
[quote:59dca59853="Smarley"]Com certeza, para falar a verdade o avião me surpreendeu muito.
O dia estava muito abafado e sem nada de vento, e a sustentação foi impressionante.
Do jeito que montei foi só trimar o profundor e ficou perfeito. Ele estava cabrando muito.
Vou regular o servo do profundor e mexer mais nas programações, faltou cabrar um pouco no lançamento eu acho.
Outro detalhe, no lançamento, é melhor lançar ele para cima e picar antes dele estolar ou lançar com velocidade para frente e ir cabrando?
Eu notei que algumas vezes eu lançava para cima, ele subia e fazia uma decida quando estolava, eu perdia vários metros ai. E em alguns lançamentos eu consegui acertar de picar o modelo quando ele estava quase estolando.
Esqueci de comentar um detalhe, voei 60min e gastou apenas 90mAh da Lipo 2S 360mah.[/quote:59dca59853]
Smarley, lançar DLG é sempre com o preset (programação específica para lançamento) acionado.
Vou passar pra voce a aula nº 08 que recebi do Mestre Lambreta:
A idéia de lançar o modelo "pra cima" implica que pra alcançar esse angulo de lançamento, ele vai ter que sair de baixo, correto? E é nesse "sair de baixo" que mora o perigo de bater a ponta da asa no chão e adeus .
Lançamentos são sempre, o máximo possível das vezes que voce conseguir, com a asa paralela ao solo e em direção da linha de horizonte. O preset acionado é que faz a cabrada necessária pra ele subir, junto com o reflex dos ailerons. Subiu? Alcançou o angulo correto pra subir? Bata a chave de preset pra desligar e deixa ele continuar subindo até voce pegar o jeito de saber e sentir que ele vai parar e endireita o danado e pronto. Voa feito gavião.
O dia estava muito abafado e sem nada de vento, e a sustentação foi impressionante.
Do jeito que montei foi só trimar o profundor e ficou perfeito. Ele estava cabrando muito.
Vou regular o servo do profundor e mexer mais nas programações, faltou cabrar um pouco no lançamento eu acho.
Outro detalhe, no lançamento, é melhor lançar ele para cima e picar antes dele estolar ou lançar com velocidade para frente e ir cabrando?
Eu notei que algumas vezes eu lançava para cima, ele subia e fazia uma decida quando estolava, eu perdia vários metros ai. E em alguns lançamentos eu consegui acertar de picar o modelo quando ele estava quase estolando.
Esqueci de comentar um detalhe, voei 60min e gastou apenas 90mAh da Lipo 2S 360mah.[/quote:59dca59853]
Smarley, lançar DLG é sempre com o preset (programação específica para lançamento) acionado.
Vou passar pra voce a aula nº 08 que recebi do Mestre Lambreta:
A idéia de lançar o modelo "pra cima" implica que pra alcançar esse angulo de lançamento, ele vai ter que sair de baixo, correto? E é nesse "sair de baixo" que mora o perigo de bater a ponta da asa no chão e adeus .
Lançamentos são sempre, o máximo possível das vezes que voce conseguir, com a asa paralela ao solo e em direção da linha de horizonte. O preset acionado é que faz a cabrada necessária pra ele subir, junto com o reflex dos ailerons. Subiu? Alcançou o angulo correto pra subir? Bata a chave de preset pra desligar e deixa ele continuar subindo até voce pegar o jeito de saber e sentir que ele vai parar e endireita o danado e pronto. Voa feito gavião.