Consumo real dos servos em um aeromodelo 30% 55cc - Testado

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Um wattímetro aferido pelo INPM é válido, já um wattímetro xing ling, não é confiável.
Um tork & roll é um dos momentos em que tem menor consumo dos servos, pois eles tem menor esforço já que não existe a pressão de ar em cima dos comandos, somente deslocamento de ar vindo da hélice, tem que fazer os testes executando a gama da FAI avançada, aí as coisas mudam.
Lógico que todos esses testes, é melhor do que nenhum teste, pois já nos dará uma base, mas ainda estou achando esse seu consumo muito baixo mesmo, tem algo errado em algum ponto, só eu não soube ainda identificar para te apontar exatamente onde esse erro está ocorrendo, mas existe sim.

Acho que esse link irá ajudar um pouco sobre testes de consumo de servos.

http://www.teaser.fr/~osegouin/aeromode/servos.phtml

Tem 164 servos testados na lista, mas infelizmente não tem servos JR.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

É twinbmf .
Desisto.
Você colocou dois manuais e eu coloquei os testes práticos feitos em voo.
Meu Wattímetro está dando informações erradas sobre o consumo e coincidentemente meu carregador também está carregando errado. Que pena.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Um caso curioso, pois não sei nada de eletrônica.

Tenho uma Life Hobbico de 3200 mah e estou montando um 25% com Hitec 9645.

Estava montando esses dias e testando leme e profundor. Tenho um Aurora 9 e estava vendo a tensão da bateria.

Quando eu mexia rapidamente os dois servos, vejam, somente dois servos, a tensão de 6.6v caia para 6V, chegou até 5,9v. Isso em cima da cama, só mexendo o servo para lá e para cá rapidamente e somente dois, imaginem com os dois da asa e mais do acelerador.

Engraçado que no carregador, jogando o descarregamento em 1A, ela não cai assim, fica em 6.4v, depois de um bom tempo que vai caindo.

A bateria estava carregada no modo storage, ou seja, não estava full, será que é esse o motivo?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Laercio....

[b:0498327d5e]NADA[/b:0498327d5e] substitui o teste pratico! As vezes as evidencias superam a expectativa.

Um fabricante sempre será conservador.
Um Wattimetro xing por mais descalibrado que seja não mostrará tanta diferença.

Se o teste pratico diz que consome uma merreca, a bateria dura mais e se voa bastante tempo com um pack pequeno as evidencias são claras por si só!

Pega o Wattimetro, pegue uma resistencia de 20W ou de 40W para que o calor não interfira, coloque uma carga e meça a corrente.
U=R*I

Se der um erro de 10%, e vai ser menor, ele está muito bom!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Alias... servos com carga estática só medem carga estática.
Um avião quando aciona a superfície a carga é momentânea e diminui logo após pois a força sobre a superfície também diminui pois há uma diminuição ou da velocidade ou da força G
Carga dinâmica é sempre menor que garga estática pois em uma a inercia é vencida e o esforço diminui, em outra a força é constante.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:fa57c6347a="Lumberjack"]Um caso curioso, pois não sei nada de eletrônica.

Tenho uma Life Hobbico de 3200 mah e estou montando um 25% com Hitec 9645.

Estava montando esses dias e testando leme e profundor. Tenho um Aurora 9 e estava vendo a tensão da bateria.

Quando eu mexia rapidamente os dois servos, vejam, somente dois servos, a tensão de 6.6v caia para 6V, chegou até 5,9v. Isso em cima da cama, só mexendo o servo para lá e para cá rapidamente e somente dois, imaginem com os dois da asa e mais do acelerador.

Engraçado que no carregador, jogando o descarregamento em 1A, ela não cai assim, fica em 6.4v, depois de um bom tempo que vai caindo.

A bateria estava carregada no modo storage, ou seja, não estava full, será que é esse o motivo?[/quote:fa57c6347a]

Cara.
Já que tem o Aurora 9 com telemetria faça um voo e depois poste o resultado do consumo em voo. Consumo total em 10 min de voo e pico máximo de corrente durante alguma manobra mais agressiva.
Quem sabe assim o pessoal começa a acreditar nos resultados que coloquei.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:e08a142448="Kemp"][quote:e08a142448="Lumberjack"]Um caso curioso, pois não sei nada de eletrônica.

Tenho uma Life Hobbico de 3200 mah e estou montando um 25% com Hitec 9645.

Estava montando esses dias e testando leme e profundor. Tenho um Aurora 9 e estava vendo a tensão da bateria.

Quando eu mexia rapidamente os dois servos, vejam, somente dois servos, a tensão de 6.6v caia para 6V, chegou até 5,9v. Isso em cima da cama, só mexendo o servo para lá e para cá rapidamente e somente dois, imaginem com os dois da asa e mais do acelerador.

Engraçado que no carregador, jogando o descarregamento em 1A, ela não cai assim, fica em 6.4v, depois de um bom tempo que vai caindo.

A bateria estava carregada no modo storage, ou seja, não estava full, será que é esse o motivo?[/quote:e08a142448]

Cara.
Já que tem o Aurora 9 com telemetria faça um voo e depois poste o resultado do consumo em voo. Consumo total em 10 min de voo e pico máximo de corrente durante alguma manobra mais agressiva.
Quem sabe assim o pessoal começa a acreditar nos resultados que coloquei.[/quote:e08a142448]

A telemetria não mede o consumo e sim somente a tensão.

Acho que uma amigo tem o aparelho de medir e quando for voar, vou ver se coloco para medir. Eu ligo ele em qualquer porta, como é a ligação?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Pode ser nesse caso mas a telemetria do Aurora pode sim medir tensão, corrente, velocidade, temperatura, GPS e o escambau.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

6,6V... deve estar usando life não é?

Então está tudo normal... sem carga a tensão é nominal, com carga a tensão por célula é de 6V(+/- 20% e mantem-se constante até entrar em regime de tensão baixa.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.. se usar um pack de Nicad a tensão sem carga é de 5,4V a 5,2V. Com carga fica entre 4,8V a 4,6V. Quando chega a 4,4V é a tensão de carga baixa.
Está tudo normal.
Pensou o que??? Que bateria tinha tensão infinita?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder