Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por cbbeudo »

robertb escreveu:Mas pessoal , é projeto para fazer com calma, não é igual APM que pluga e sai voando... :)


Até chegarem as peças, já dá para ter o projeto inteiro na cabeça! Rs...
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por robertb »

bacana.

o que precisar avisa, boa sorte.
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por srocupado »

Indiana Junior escreveu:que tal um fpv em 1080p??
http://www.banggood.com/1080P-720P-5_0M ... 73020.html


Com esse filtro e essa câmera, fpv é a última coisa que vc vai fazer. Esse é o mesmo filtro vendido pelo pessoal do Public Lab (http://publiclab.org/wiki/near-infrared-camera). Ele tem ótimos resultados para análise de stress hídrico e carência de determinados nutrientes no solo.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por Indiana Junior »

robertb escreveu:bacana.

o que precisar avisa, boa sorte.


obrigado pela gentileza e pela atenção, robertb

da minha parte pessoal eu to fazendo as contas do meu orçamento pra ver se ja encomendo alguma coisa depois do dia 6 que vira meu cartao, rsss
talvez eu comece pedindo a raspberry e algum acessorio e pro outro mes a navio+
alguem no mesmo ritmo???
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 219
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por FlyHigh »

Robertb,

Fantástico post esse seu. estava namorando esse shield no site da Emlid há tempos, desde que li um post no DIY Drones.
Acabei de receber mail informando que em breve estarão em estoque novamente.
Sou usuário há tempos de Ardupilot (desde a 2.0), mais especificamente do Arduplane, que adoro.

Pretendo utilizá-lo em um Skyhunter ou Skywalker. Será que fica bom?? Cara ter um 3G plug&play e tantas outras possibilidades, deixa a gente doido.

Valeu!
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por cbbeudo »

Indiana Junior escreveu:talvez eu comece pedindo a raspberry e algum acessorio e pro outro mes a navio+
alguem no mesmo ritmo???


Olha, eu pensei exatamente nisso!

Alguma indicação de um lugar para fazer a compra?
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por robertb »

para avião creio que fica ainda melhor, vide link.

http://uavmatrix.com/Blog/38

mas novamente não é nada plug and play, os caras estão criando algo novo,, então ainda não é 100% fácil de usar, e requer muito conhecimento para colocar para funcionar as demais funcionalidades (4g, telemetria sobre 4g, vídeo streaming, etc..etc..etc..).

só colocar para voar é mais "simples", mas se alguém acha que é igual uma APM ou Pixhawk , esquece.... APM e Pixhawk de 1 (fácil) a 10 (difícil) para mim é 2 no máximo, essa placa ai é 8 no mínimo.

Este fim de semana se der, vou fazer um vídeo de tudo funcionando junto em campo.... (Telemetria, 4g, Video streaming).

Raspberry Pi2 tem em todo canto, eu comprei os meus no aliexpress, já a placa Navio (shield) só tem um lugar.

só um conselho importante, o micro card (cartão micro de memoria) que vai no Raspberry tem que ser de boa qualidade, pois tudo roda nele, se for lento não fica bom, eu uso o SanDisk Extreme Plus de 16GB, tem também o Extreme PRo 32GB na amazona por aprox., 29 dólares, tem alguns Pi2 que já vem o SD tem que ver se presta, se prestar ok.

abs
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por John-Henrique »

robertb escreveu:[...]não é nada plug and play, os caras estão criando algo novo,, então ainda não é 100% fácil de usar, e requer muito conhecimento para colocar para funcionar as demais funcionalidades (4g, telemetria sobre 4g, vídeo streaming, etc..etc..etc..)[...]
Sou programador e acho que estou no nível de traduzir isso aqui para a forma mais simples...

Se é novo significa que funciona, mas que pode funcionar ainda melhor no futuro, além disso, uma vez que é novo pode ser que a forma que se faz para configurar (ou usar) atualmente possa mudar, justamente para facilitar o uso. Sendo assim, se seu interesse é adquirir apenas para uso como controladora de voo, melhor não fazer a compra agora, futuramente podem ser lançados softwares com interface para configuração de forma simplificada entre outras vantagens e você pode ficar frustrado por ter tido tanto trabalho.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por robertb »

hummmm, não precisei programar nada (Zero), a instalação que é complexa.

mas concordo, se a ideia é só voar "com precisão" vai de Pixhawk e um ótimo GPS (ex. M8N), tenho esta config em outros quads e estou muito satisfeito.

inclusive já esta (Pixhawk) mais barata que uma APM ha 1,5 anos atrás......

APM hoje eu não compraria, embora ainda tenha em alguns quads voando perfeitamente, esta totalmente descontinuado o SW.

abs
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Raspberry Pi + Navio = Linux Voador Perfeito

Mensagem por John-Henrique »

robertb escreveu:hummmm, não precisei programar nada (Zero)
Não foi bem isso que quis dizer, na verdade apenas disse que como está em desenvolvimento o programadores podem modificar de forma drástica ou não o código e isso vai facilitar, dificultar ou alterar a forma como você que você fez a sua instalação/configuração atual. Dai alguém compra confiando que é seguindo a orientação X, mas a versão nova é diferente e se frustra.
Responder