CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

me responderam no fórum guiacnc: www.guiacnc.com.br
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Pardal, se for mais específico tipo um link com o endereço do post. Fui lá e não encontrei nada sobre o assunto, apenas uma resposta sobre velocidade dos motores de passo no deslocamento etc.. eu agradeceria.

motta
[], motta
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Pardal, vc já fez algum modelo legal, bonito etc. em isopor esculpido ou cortado com fio quente, manual. Tenho a impressão nas tuas mensagens que você não tem experiência ou prática em construção de aeromodelos, pelo menos com isopor, e daí que vêm tuas perguntas meio que de "perdido". Se vc já é um experiente construtor em isopor, então me equivoquei, desculpe...
Mas se eu estiver certo, sugiro que construa uns 5 modelos em isopor maciço, em P3, até que fique bom, alinhado, leve etc. e vc aprenda a cortar manualmente, lixar, esculpir etc. Então você vai entender melhor algumas características do material, entre outras coisas, e vai pegar prática. Provavelmente vai sair do pensamento estritamente teórico que aparenta ter hoje e entender melhor a dinâmica da construção, do setup do modelo e do vôo em si. Aí pode partir melhor para o mundo do CNC.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Eric, já tenho construído 4 modelos em isopor e estou terminando o 5º agora. Os 3 últimos foram totalmente construídos em isopor P2 estão muito bem alinhados. Claro que ainda tem muita coisa a melhorar. Eu preciso é melhorar no acabamento pois não tenho muita paciência na lixa. Sempre acabo arrancando uns flocos de isopor da fuselagem. Vou tirar uma foto do modelo que estou terminando e depois me diga o que acha!
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Motta, eis aí o link

http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,2039.0.html
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:235624bd60="Pardal"]Eu preciso é melhorar no acabamento pois não tenho muita paciência na lixa. Sempre acabo arrancando uns flocos de isopor da fuselagem. [/quote:235624bd60]
Humm estes flocos você pode evitar de tirar, pelo menos 90%, da seguinte forma:
1 - use estilete para chegar quase na forma que quer - depois dá pra usar lixa mais fina, 150, por exemplo, e sobra pouca coisa pra lixar. A lixa mais fina tem menores chances de arrancar um flocão.
2 - material melhor. Já usei diferentes qualidades de isopor, de uma mesma densidade. Isto significa q tem P2 bom e P2 ruim. Mas antes disto, já recomendo que você só use P2 para asas - use P3 para fusecas. Fica mais forte e geralmente tem menos problemas na hora de lixar.
3 - se você faz questão de uma fuselagem super lisa, para pintar ou fazer uma entelagem perfeita, e tiver paciência, após lixar passe um pouco de massa para madeira, vendida em lojas de material de construção. Mas exige paciência, pq tem que passar, esperar secar e lixar depois. Às vezes, mais de uma vez. Pra isto eu não tenho paciência.

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Bueno, para não teres problema de lixar etc... só comprando pronto. por mais que uma fressadora deixe o isopor desbastado no formato, vais ter que dar um acabamento para que fique liso, ai é massa e lixa. Até mesmo nas fuzelagens feitas de isopor expandido para pintura devemos dar acabamento. O que queres é o que todos queremos, apertar um botão e que saia um modelo pronto como idealizamos, é o que todos queremosssssssss. No demais para termos isto é um processo que demanda pasciencia mão leve no lixar e algum conhecimento de pintura etc.... Eu também estava e anda estou tendo a idéia de tentar algo a respeito, mas só para fazer o plug para uma forma, iria usar isopor, com as informações que tivemos que não funciona bem vamos tentar, tentar não custa nada. Usar madeira é bem mais fácil e com melhor acabamento, já que as ferramentas estão ai, não temos que desenvolver.

motta
[], motta
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Realmente não dá para sair da lixa, tenho ciencia disso. Mas não quero usar mais lixa para dao formato, mas só para um acabamento fino! não expliquei direito!

Motta, olhando novamente o tópico sobre CNC, um usuário fez uma fresadora usando uma broca de dentista e fez uma experiencia com isopor e pareceu que funcionou bem. O que você acha disso? Eu lembro que certa vez eu consegui com um dentista uma broca que tinha a cabeça redonda e áspera, como um esmeril. Isso daria certo para esculpir peças como um cowl?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Acho que pode funcionar é uma ferramenta para experimentarmos, mas veja que como estamos comentando, vai desbastar pouco, para asa nem pensar até porque a cortadora é para isto e corta perfeito, o que devemos nos ater é exatamente nas fuzelagens que usando uma fresa deste tipo vai levar algum tempo mesmo, mas não importa se sair bem, ligamos a máquina e saimos para voar na volta esta pronta, hehe claro como diz o tchello aqui, se não faltar luz. bueno acho que é por ai como é uma coisa nova interessa a nós todos. ´É por isto que estou montando uma cortadora fresadora para usar nestes projetos, não é para fresar metais e sim materiais leves como o isopor,depron e balsa o que já é mais que suficiente para o nosso hobby. Se funcionar EUREKA se não é mais um passa tempo.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Fresar asas nem pensar!!! Acho que e melhor solução é uma máquina versátil mesmo, sendo cortadora e fresadora mesmo. Mas eu imagino que terá de se fazer umas adaptações eletronicas. Dá para aproveitar o eixo X e Z da cortadora, tendo apenas que adaptar um eixo Y. Aí os motores dos eixos aproveitados terão que ter um sincronismo muito bom! Os motores de passo têm que ser ligados em paralelo e o circuito driver redimensionado para fornecer maior potencia. Isso procede?
Vou tentar achar broca de dentista e usar na minha dremel para ver se funciona. Se funcionar será um grande passo para a CNC híbrida! ( desde já informo que esse nome está registrado e tem copyright by Pardal !! )
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Responder