Bixler 2 como plataforma de FPV básico

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
LeoReiter
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Ago 04, 2011 10:50 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por LeoReiter »

Rapaziada...tô de volta...!!
O tópico rendeu um montão de bons esclarecimentos nesse "pequeno" tempo que estive fora...mas agora montarei todo o setup do Bixler 2, com o trem de pouso (que eu achei muito legal porque é removível...), o suporte do motor que o amigo AndreDal citou e outras coisas mais que eu vou complementar !! Já tá tudo na mão, e é só começar a montar !!

Como fundador do tópico fiquei orgulhoso de ver como contribuímos aqui na área !!
Estamos como um dos mais longos tópicos do Evôo !!
Abração e até breve !!
GuInHoW
membro
Mensagens: 201
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 11:44 am
Localização: Maceió, AL

Mensagem por GuInHoW »

Meu rádio chegou ontem e esta semana vou montar e tentar voar pela primeira vez com meu bixler 2 versão ARF. Espero que dê tudo certo. Estou finalizando as pesquisas para já encomendar o equipamento para FPV, mas só vou utilizar quando estiver 100% seguro dos comandos do avião.
Artur Bastos
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 5:36 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por Artur Bastos »

Olá pessoal,
Sou novo no fórum e no aeromodelo elétrico também.
Acompanho o fórum algum tempo e resolvi começar com o bixler, por ter um custo baixo e por ser um “treinador”.
Li diversas mensagens os vídeos do Galha (muito bom por sinal), e de outros no youtube, mas ainda tenho algumas dúvidas.
Desculpa fazer as mesmas perguntas, mas é tanta informação e opções que pra quem está iniciando é complicado entender tudo.
Comprei os equipamentos abaixo e quero deixar ele preparado para FPV.
Bixler1 kit
TURNIGY Plush 40amp Speed Controller
D2826-6 2200kv Outrunner Motor
TGS Sport 6x4E Precision propeller
Turnigy 2200mAh 3S 25C Lipo Pack
Turnigy TGY-50090M Metal Gear 9g Analog Servo

Essa configuração é boa?

Utilizo algum suporte ou instalo o motor no lugar original? Qual melhor suporte pra esse motor? qual ângulo?

O que é melhor pra reforçar a asa? Tudo de alumínio ou fibra? Qual medida? Onde instalo?

Vi que o pessoal coloca o ESC atrás do motor, esse é o melhor lugar? Ou é onde tem espaço, pensando no FPV?

Coloco algum reforço no profundor?

Instalo os servos (profundor e leme) no lugar original ou atrás do aero?

Posso colar o corpo com epóxi? É fácil descolar depois pra alguma manutenção?

Preciso configurar o ESC? É necessário cartão?

Obrigado Abraços

Artur
Avatar do usuário
Bixler
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 1:19 am
Localização: Pres. Prudente

Mensagem por Bixler »

[quote:15f1d215b8="Artur Bastos"]
D2826-6 2200kv Outrunner Motor
TGS Sport 6x4E Precision propeller
Turnigy 2200mAh 3S 25C Lipo Pack
Turnigy TGY-50090M Metal Gear 9g Analog Servo

Essa configuração é boa?

Utilizo algum suporte ou instalo o motor no lugar original? Qual melhor suporte pra esse motor? qual ângulo?
O que é melhor pra reforçar a asa? Tudo de alumínio ou fibra? Qual medida? Onde instalo?
Vi que o pessoal coloca o ESC atrás do motor, esse é o melhor lugar? Ou é onde tem espaço, pensando no FPV?
Coloco algum reforço no profundor?
Instalo os servos (profundor e leme) no lugar original ou atrás do aero?
Posso colar o corpo com epóxi? É fácil descolar depois pra alguma manutenção?
Preciso configurar o ESC? É necessário cartão?
Obrigado Abraços

Artur[/quote:15f1d215b8]

com esta configuracao o motor 28 e helice 6x4 vc pode colocar no lugar do original sem problemas, o kit ja vem com o algulo certo para a instalacao, pode manter. o suporte soh eh indicado para helices maiores que 7
a asa vem com baioneta, eu comprei uma vareta de fibra de carbono de 4mm x 1m maciça da asaseletricas e passei dentro da baioneta original, e mantive o original
http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=14_18&products_id=3020
ficou leve e muito bom
aquela parte inferior da asa onde passa a baioneta vc deve colar com a cola que vem com o kit, nunca com "CA foam safe"
pq a asa movimenta e o CA vai trincando com o tempo e descola
o esc vc coloca do lado de fora do aviao, faz dois furinhos e passa ele pra fora, o pessoal costuma colocar naquela parte sobre a asa ou na lateral
os servos vc pode manter na posicao original, costumo a colocar os servos na cauda apenas em aeros 3D, mas nao eh o caso.
o corpo pode colar com epox, mas nunca eh facil descolar para manutencao
uma cola boa que indico para colar o corpo, asa, leme, profundor eh essa:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17535__Clear_Foam_Glue_Medium_Cure_Large_100ml.html
por fim vc nao precisa do cartao pra configurar o esc
geralmente ele ja vem configurado, e a quantidade de celulas ele pega automaticamente,
mas se quiser configurar, vc pode usar o trottle stick para configurar, vc liga na posicao acelerado, e vai configurando pelos toques
Bixler 2 - Yak 54 33% - Extra 35% - Extra 27 % - Dji F450 - Dji F 550 - Show time - U Can Do - Dark Wing - sky walker - Funtana - Sukoi su 35
Artur Bastos
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 5:36 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por Artur Bastos »

Ola Bixler, obrigado pela ajuda!

Vou seguir suas recomendações e colocar o ESC do lado de fora e usar a cola que vc mencionou!

Recebi o Bixler essa semana, ele é um pouco diferente do video do Galha, não sei se é por ser um modelo kit, sem a eletronica, ou por ser um modelo mais recente!

No manual não fala como montar alguns itens, acho que o manual é do modelo antigo, então eu fui por dedução, alguem tem esse modelo?

Primeiro vieram alguns suportes de madeira, para prender a asa e o motor.

No corpo os servos são presos mais pra trás e tem um compartimento embaixo para acesso, outra diferença tem espaço pra prender o suporte do motor e da asa (suportes de madeira que vieram no kit), onde prende o motor tem uma tampa de EPO, acho que dificulta colocar suporte.

A asa tem a baioneta que vc disse, pega quase a asa toda, veio até uma vareta de fibra mas achei pequena, apenas 30 cm... 15 pra cada lado, melhor trocar por uma maior?

A asa não tem a canaleta para passar os fio dos servos, apenas um friso, acho que é o suficiente.

As asas são presas por cima, por isso acho que ão vou conseguir colocar o ESC em cima.

Abaixo algumas fotos

O que acham?

Abraços
Anexos
Detalhe Baioneta
Detalhe Baioneta
ASA1.jpg (27.98 KiB) Exibido 5209 vezes
Detalhe Passagem servos
Detalhe Passagem servos
ASA2.jpg (22.78 KiB) Exibido 5209 vezes
Detalhe vareta fibra
Detalhe vareta fibra
ASA3.jpg (35.88 KiB) Exibido 5209 vezes
Detalhe motor
Detalhe motor
motor1.jpg (25.81 KiB) Exibido 5209 vezes
detalhe tampa motor
detalhe tampa motor
motor2.jpg (31.63 KiB) Exibido 5209 vezes
Detalhe suporte madeira asa e motor
Detalhe suporte madeira asa e motor
Suporte1.jpg (29.17 KiB) Exibido 5209 vezes
Artur Bastos
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 5:36 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por Artur Bastos »

Continuação das fotos...
Anexos
Suporte motor asa.jpg
Suporte motor asa.jpg (27.15 KiB) Exibido 7699 vezes
Suporte motor asa2.jpg
Suporte motor asa2.jpg (29.56 KiB) Exibido 7699 vezes
Servos2.jpg
Servos2.jpg (24.88 KiB) Exibido 7699 vezes
Servos.jpg
Servos.jpg (24.88 KiB) Exibido 7699 vezes
Servos3.jpg
Servos3.jpg (24.66 KiB) Exibido 7699 vezes
Suporte2.jpg
Suporte2.jpg (30.19 KiB) Exibido 7699 vezes
Avatar do usuário
Bixler
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 1:19 am
Localização: Pres. Prudente

Mensagem por Bixler »

Essa vareta menor eh pra dar firmeza na cauda, eh pra colar na parte de baixo da cauda depois de colar o corpo
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

O projeto mudou? Interessante.
É impressão minha ou tem um tubo de carbono embutido dentro da asa?
Se for isso, o tubo de fixação deve ser esse menor mesmo.
Deveria ter outro tubo mais fininho para colocar na parte de baixo do avião.
Realmente não vai dar para colocar o ESC por cima, senão vai atrapalhar a fixação da asa. A não ser que você fixa a asa com elásticos.
Artur Bastos
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 18, 2013 5:36 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por Artur Bastos »

Eu tbm imaginei que fosse na cauda, mas ele não tem aquela "valeta" embaixo da cauda para colocar a vareta, como tem no modelo do video do galha.
Só se for dentro da cauda... eu não reparei vou ver hoje a noite.
Avatar do usuário
Bixler
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 1:19 am
Localização: Pres. Prudente

Mensagem por Bixler »

Parece que mudou tudo mesmo, ate o suporte do motor ta bem diferente
Responder