Será que voa? Projeto de mais um iniciante.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

entendi!
olhando com cuidado agora, notei que na parte superior tem o símbolo de uma onda quadrada (sinal), um positivo e um negativo.
então entendi que essa é a posição dos fios de cima pra baixo.

liguei, acendeu, medi a tensão na saída, deu sinal...
liguei o ESC, tocou musiquinha e tudo. mas ficou bipando sem parar.

agora vim aqui no forum pra descobrir como se configura o ESC e o qe esses bips significam, não sei nada mesmo, hehe!

mas vamos a leitura!

--- editado ---

tudo lido, entendido, ligado e funcionando. um motor por vez.
agora preciso esperar chegar meu cabo distribuidor de energia, pra conectar os 4 escs na bateria, pra poder terminar de montar.
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

pessoal, agora chegou a parte difícil.
está tudo montando já e "funcionando". bom, pelo menos tudo liga, hehe.

estou tendo um problema, pelo menos acho qe é um problema. só vou poder voltar ao quad sábado agora, então estou postando minha dúvida aqui.

quando eu acelero os motores (cerca de 1/4 da potência) eles não ficam constantes. as vezes um deles dispara, começa a aumentar a velocidade. eu baixei todos os ganhos bastante, deixei tudo em 20, pq achei qe pudesse ser isso, mas não resolveu.
e outra coisa qe acho mais estranha. sem tocar no rádio, os motores ficam oscilando, como se tivesse ligando e desligando. isso é normal? alguém sabe em qe tipo de configuração altero?

segue o vídeo. o ângulo não era bom, mas pelo som dá pra entender o funcionamento dos motores. (se não conseguir ver, é porque ainda está fazendo o upload do vídeo)
[url]http://youtu.be/OyOhWrMaqkU[/url]
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

ja calibrou os escs ???



1-desligue a bateria e o Radio

2-Ligue o radio e mova o throttle ao maximo e deixe no maximo

3-pressione e segure o botao 1 e o botao 4 da kk 2.0

4- com a outra mao, ou com o auxilio de outra pessoa, ligue a bateria (nao solte os botoes)

5-a placa vai apitar - baixe o stick do throttle pro 0 - a placa vai apitar 2 vezes

6- SOMENTE AGORA SOLTE OS BOTOES

se nao for isso; reveja a ordem dos motores.

1- Ponha o quad em uma superficie plana e RECALIBRE os SENSORES - so procurar a opcao no menu.

Nao fique modificando muito os ganhos sem saber o que esta fazendo, so vai piorar a situação. em algum lugar do forum eu postei meus valores, comece a regular o Pgain e Igain com a metade daqueles valores e vai subindo (mais estavel); se começar a oscilar reduza os valores. Nao mexa no Ilimit por enquanto.

poste os resultados :D
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

kkarioka, vou refazer tudo que falou com mais atenção. hoje fiz só pra ver no que dava mesmo.
eu alterei os ganhos, mas anotei os default.
já tinha achado os seus valores aqui no forum, to com eles anotado.

eu já tinha feito esses procedimentos, mas meu ESC tá meio maluco eu acho, sei lá.
quando eu fiz esse procedimento em um ESC direto, os apitos foram certinhos. mas quando faço agora na placa, ele dá os apitos quando coloco no máximo, aí quando ponho no mínimo ele já começa a tocar a musiquinha dos infernos.

amanhã ou sábado vou refazer tudo isso. aproveitar e configurar o esc pra tirar essa musica chata, haha.

só mais uma coisa. na tela da kk onde tem a tensão da bateria, aparece 0V. vi em um vídeo aí um cara qe soldou um fio de um ponto na placa pro positivo da bateria. que isso? tem que ser assim mesmo?

valeu!
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

akilo ali de 0V e o medidor de tensao da placa KK.

realmente voce tem que soldar o fio vermelho e o preto na kk e na placa onde entra a bateria, dai pelo Menu voce consegue configurar um alarme usando o buzzer.
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

Poutz. Eu nao vou fazer isso sem uma estacao de solda. Nao tem como entao eu controlar a tensao da minha bateria pra nao estragar? So marcado tempo mesmo?
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

primeiro vôo
http://youtu.be/pev0hzlkQI0 (ainda fazendo upload do vídeo)

não tenho prática nenhuma em voar. só o que treinei no simulador, mas mesmo assim, não dá segurança.
então não subi muito. além do mais, o único lugar perto que eu tinha pra fazer esse primeiro teste era aí onde estava e o chão é inclinado, então acho que piora as coisas pra decolar.
deu pra tirar do chão. agora é pegar prática e começar a descobrir o que é instabilidade e o que é falta de habilidade desse que vos fala, pra poder dar um ajuste fino nos ganhos! hehe.

qualquer dúvida mais posto aqui, mas é isso aí.
com ajuda de vocês, uma pessoa que nunca tinha visto um rádio, vulgo controle, na mão, montou um quadricóptero do zero.

um agradecimento especial pro kkarioka e moust. me ajudaram bastante. valeu galera!
conforme for aprendendo vou postando aqui minha "evolução".
ainda tem uns ajustes na montagem aí pra fazer também! ;)
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

Valeu Henderson, quando a pessoa se mostra interessada e corre atras, a gente tem prazer em ajudar !!

deu pra ver um pequeno hover e me pareceu estavel !!

1- sempre que for decolar, tire de uma vez logo do chao, nao fique dando motor devagarinho, pois o gyro so funciona depois que decola. Uma altura adequada e de 1 metro a 1,5 metros do chao.

2- SEMPRE fique atras do quad e mantenha o hover com a "cauda" do quad apontada pra voce, hovere pra direita e esquerda, SEMPRE com a cauda apontada pra voce, corrija no leme, se preciso use o trim, esta posicao e boa pra trimar tambem. So pratique as outras orientacoes depois que ficar bom no hover de cauda.

3- comece com o auto-level ligado (parece que ja estava) so quando ficar bom no hover tente o modo manual.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

parabens ae henderson! ;)

concordo com o kkarioka, ficar atrás do quad facilita a orientação. Voar o quad indo em sua direção é o mais dificil pois a maioria dos controles se invertem hheheh
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

ah, anos de vídeo game me deram prática nessa inversão. hehe.
mas eu tenho práticado com ele virado como o kkarioka falou. é que ali ele tinha virado sozinho e eu tava tentando desvirar ele pelo controle.

pessoal, a KK vem com o firmware versão 1.2 né? tava lendo na hobbyking, nos comentários.
vale a pena eu flashear ela pra 1.5? ou é bobeira?
Responder