Agora um Corsair F4U do Mauri 1,20m, ALERTA e correção.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Como sempre, está muito boa a sua construção e gostei muito da técnica de dobrar a vareta de fibra de vidro, bem interessante isso e pelo jeito, bem viável mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Deu certo no Corsair e acredito que pode ter várias aplicações.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 836
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

[quote:9f4b909973="Gilberto"]Parece que a técnica que desenvolvi para colar as varetas deu certo.

Marque com uma lapiseira o ponto que precisa dobrar, e com um ferro de soldar aqueça o ponto até que ele ceda. Não deixe muito tempo, pois não sei o que pode acontecer com a fibra. Nesse ponto a vareta dobra sem qualquer quebra e com facilidade.
[img:9f4b909973]https://lh5.googleusercontent.com/-B4fqqrqmc8U/UojIuT5F0SI/AAAAAAAAAic/ghWuhDi0dCU/w640-h360-no/GEDC0316.JPG[/img:9f4b909973]

Apliquei na asa fixando com alfinetes como sempre faço e colando com cola branca. Está ótimo, assim fica bem assentada e sem nenhuma parte da vareta aparecendo.
[img:9f4b909973]https://lh3.googleusercontent.com/-jQzp6NIw23Y/UojIyrPSIsI/AAAAAAAAAik/FY-KxiauWnA/w640-h360-no/GEDC0318.JPG[/img:9f4b909973][/quote:9f4b909973]

Gilberto, ótima montagem! Fiquei com curiosidade sobre seu método de dobra de fibra, daí a pergunta.. ela fica maleável apenas no momento do aquecimento, mas ao esfriar endurece novamente? Chegou a testar a resistência dos pontos que aqueceu? Continuam com as mesmas características de resistência?
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

O calor não amolece simplesmente a resina, ela cede e ficam as fibras de modo flexível.
Fiz teste de tração manual e o ponto fica forte o suficiente para o objetivo de resistência da asa (não consegui quebrar), porém, não fiz teste de ruptura por tração porque não tenho equipamento para isso. Como a área atingida será novamente preenchida com a cola usada, creio não deve ter grandes alterações.
Creio que os demais colegas poderão aprimorar o procedimento.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 836
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

[quote:c5ac53f777="Gilberto"]O calor não amolece simplesmente a resina, ela cede e ficam as fibras de modo flexível.
Fiz teste de tração manual e o ponto fica forte o suficiente para o objetivo de resistência da asa (não consegui quebrar), porém, não fiz teste de ruptura por tração porque não tenho equipamento para isso. Como a área atingida será novamente preenchida com a cola usada, creio não deve ter grandes alterações.
Creio que os demais colegas poderão aprimorar o procedimento.[/quote:c5ac53f777]

Entendo... mas ao resfriar ela endurece tal como antes?
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Não, não endurece mais, fica flexível e permeável à cola que for usada.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 836
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

[quote:1524a7735e="Gilberto"]Não, não endurece mais, fica flexível e permeável à cola que for usada.[/quote:1524a7735e]

Humm... então se aplicarmos ca antes de coloca-la nos sulcos da asa, e nos pontos onde houve o aquecimento preenchermos os sulcos com epoxi, deve ficar bem resistente... :) sempre tive curiosidade em como fortalecer a asa do corsair. Obrigado por compartilhar essa preciosa informação!
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:2a223bc796="RodrigoB"][quote:2a223bc796="Gilberto"]Não, não endurece mais, fica flexível e permeável à cola que for usada.[/quote:2a223bc796]

Humm... então se aplicarmos ca antes de coloca-la nos sulcos da asa, e nos pontos onde houve o aquecimento preenchermos os sulcos com epoxi, deve ficar bem resistente... :) sempre tive curiosidade em como fortalecer a asa do corsair. Obrigado por compartilhar essa preciosa informação![/quote:2a223bc796]
Eu não colocaria CA, pois esta cola é quebradiça.

Em superfícies que exigirão reforço estrutural, sempre é bom ter uma certa elasticidade. No caso das asa em isopor, as varetas de fibra funcionam como se fossem vigas, atuando as duas varetas em conjunto.

Repare nas asas dos grandes aviões cargueiros e entenderá o que estou querendo dizer.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Como você precisará moldar a vareta nos ângulos, não convém endurecê-la com CA antes, pois precisaria fazer com o ângulo exato, e se for usar a CA sobre o isopor não dará certo. No meu caso, como usei a cola branca, ela é flexível e fluida, assim preenche os espaços e não fica quebradiça, como o Marco disse acima.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 836
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

[quote:d98c15e4a6="Mac2"][quote:d98c15e4a6="RodrigoB"][quote:d98c15e4a6="Gilberto"]Não, não endurece mais, fica flexível e permeável à cola que for usada.[/quote:d98c15e4a6]

Humm... então se aplicarmos ca antes de coloca-la nos sulcos da asa, e nos pontos onde houve o aquecimento preenchermos os sulcos com epoxi, deve ficar bem resistente... :) sempre tive curiosidade em como fortalecer a asa do corsair. Obrigado por compartilhar essa preciosa informação![/quote:d98c15e4a6]
Eu não colocaria CA, pois esta cola é quebradiça.

Em superfícies que exigirão reforço estrutural, sempre é bom ter uma certa elasticidade. No caso das asa em isopor, as varetas de fibra funcionam como se fossem vigas, atuando as duas varetas em conjunto.

Repare nas asas dos grandes aviões cargueiros e entenderá o que estou querendo dizer.

Abs

Marco Aurelio[/quote:d98c15e4a6]

Sim, mas as asas dos grandes não possuem o desenho peculiar das asas do corsair.. não estava imaginando as forças exercidas nas asas durante um voo e sim em um pequeno toque em um pouso não muito preciso.. rs.. tais como as vezes acontecem com néofitos como eu... rs... o famoso pouso "estrela"... rs brincadeiras a parte Mac, vc está com toda a razão. :)
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Responder