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Enviado: Qua Ago 15, 2007 9:24 pm
por Marcos Quito
Uma vez que as 4 peças estão cortadas e lisas - lixadas - verifica-se a união delas nos diedros. Lixa-se até que as superfícies se encontrem aproximadamente planas, usando-se um apoio para o diedro.
Pode ser aproximado.
O próximo passo já é colar - nos diedros. Use cola quente, é a mais simples.

Vou enfatizar : Este é o projeto de planador MAIS SIMPLES DO MUNDO !!

- E o reforço ? Não tem mesmo, depois vai ter uma coisinha.

Enviado: Qua Ago 15, 2007 9:36 pm
por Marcos Quito
Agora o reforço :
Papel Kraft, é aquele papel grosso, cor bege/marrom.
Recortar tiras de aproximadamente 10cm e colar SOMENTE NAS UNIÕES dos diedros. O papel kraft é muito pesado, ele é usado somente nestes lugares para fazer reforço.
Modo :
Aplique cola branca sobre as tiras (cola tipo Tenaz), e cole no isopor.
Vai ficar tudo molhado, úmido. Deixe secar uma noite.
O desenho ilustra as áreas de aplicação.

Sugestão de cola : Tem um Cascorez nas lojas de material para construção, um tubo de 500ml por 7 reais. Dilua um pouco - tipo 1 de água para 4 de cola.

Enviado: Qua Ago 15, 2007 9:43 pm
por Marcos Quito
Agora o reforço do bordo de ataque e bordo de fuga :
PAPEL DOBRADURA.
À venda nas papelarias.
Use uma tira apenas para proteção do bordo de fuga e bordo de ataque, tipo 2,5cm em cima e em baixo (portanto uma tira de 50mm).
O bordo de fuga precisa do reforço porque termina em "zero" (não faça isto, termine sempre com 1 ou 2mm senão fica muito frágil).
Mesma técnica, cola branca, secar uma noite toda. Deixe a asa num local ventilado - e não deixe ela com a parte colada totalmente apoiada, sem ventilação, senão empena.
Deixe apoiada em toquinhos, por exemplo.

Pois é, o visual fica comprometido, mas este é o jeito mais leve. Se tentar esconder o papel kraft vai ter que colocar muito papel dobradura, por sobre. Aumenta o peso, mas não é crítico, fique à vontade.

Enviado: Qua Ago 15, 2007 9:44 pm
por Marcos Quito
Somente para confirmar : os reforços (papel) são sempre em cima e em baixo (intradorso e extradorso).

Enviado: Qui Nov 01, 2007 12:31 am
por Marcos Quito
Preciso colocar aqui também :

Para quem já está um pouco mais avançadinho e quer usar Profundor + Aileron, tem este projeto muito parecido - chama-se TAUBA.
Aqui tem toda a construção.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30045

Este abaixo.

Enviado: Qui Dez 13, 2007 5:00 pm
por osvaldoljunior
será que é posivel lançar uma zagi por DLG.
Queria ou dar um jeito de treinar com ela um pouco antes de lançar num morro...
Ou algum esuqema de como fazer um histart pra ela

Enviado: Qui Dez 20, 2007 10:30 pm
por Marcos Quito
Oswaldo,

DLG é MUUUUITO mais difícil do que lançar com a mão no morro,
Esquema de hi-start vc encontra fazendo uma busca aqui no site.
Zagi não é própria para DLG, precisa de adaptações.

Vai lançando com a mão em morros baixos, até ter confiança. Mas vc sabe, quanto mais longe do chão, melhor.
- Boa sorte !

Enviado: Sáb Fev 02, 2008 12:45 pm
por educaco
Marcos parabéns pelo tópico isso foi um achado incrivel para mim!
Eu estou me iniciando com um chara seu e ele me deu um planador para eu aprender. só falta batria e radios. com as dicas da aqui acho que vou ter um resultado legal no inicio. Valeu mesmo um abraço.

Enviado: Qui Fev 07, 2008 11:35 pm
por Marcos Quito
Obrigado Educaco ! Seja bem-vindo !

Isto aqui está super parado, vou ver se invento mais alguma coisa...

Veja se posta suas dúvidas - abra um tópico - coloque dimensões completas e pesos (se possível) e a gente vai ajudando.

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Osvaldão, então esse era você !?!? :lol: :lol:
Agora se apaixonou pela colina ? Viu como é bem mais fácil ?
Parabéns, você foi o cara que aprendeu a voar mais rápido que eu já vi !!

Enviado: Sáb Mar 22, 2008 7:35 pm
por Marcos Quito
Mais um vídeo do Tauba na colina :

http://www.youtube.com/watch?v=n5srhd-Lv30

É o modelo mais EFETIVO de vôo que já fiz :
Vc nunca perde uma voada, ele é muito versátil, voa termal com qualquer bafinho e voa colina se o vento apertar, basta ajustar o trim - cabradão para termal, e picadão para vento.

Fora que é difícil de quebrar - já estou voando há um bom tempo e ele não tem nem arranhão. Do tipo, imquebrável !