CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Hum ... bem perguntei isto porque numa destas listas mostrou isto:
http://br.youtube.com/watch?v=jAjRxIl2_bA
http://www.felesmagus.com/pages/lasers-howto.html

Mas seria interessante se usássemos isto com balões e os modelos acertando estes balões ... não ?
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1679
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

mas akamtsu, e se o laser dsses pega o olho de alguem voando??? pode cegar....
Cmt.Rocha
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:45 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Cmt.Rocha »

Pelo que pude pesquisar para madeira até 1,5mm o laser tem que ter 40w esses laserpoint só chegam até 200mw. Tenho alguns videos da CNC cortando chapas de compensado. Não sei explicar dieiro mas o feixe do laser passa por dentro de um tubo cilindrico de vidro ligados a um recipiente de CO2.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Alguém aqui já pensou em fazer o corte ao invés de por laser, por água em alta pressão? Já ouvi falar de gente usando bico injetor de motor diesel pra isto, e que molha muito pouco a madeira, é só deixar secar e não empenaria.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Boa noite,
pessoal, estamos comentando ou tentando chegar a um projeto que seja viável, laser e outras opções são caros e não valem o investimento, vamos nos ater a uma cortadora e uma fresadora que esteja ao alcance da maioria.

Quem estiver disposto a investir 15.000,00 reais, um pouco mais ou menos, é o que vai gastar para colocar aqui no Brasil uma máquina de corte a laser, custam de 2.000 a 2.500 dolares completa, frete impostos e outras despesas chegam a 15.000,00 reais mais ou menos.

Corte a água se pode usar, é caro uma máquina destas para cortar madeira, é mais usada para cortes em aluminio onde o laser estraga devido ao vapor do aluminio ao ser cortado.

Para hobby é a cortadora e uma fresadora simples, onde o investimento compensa para cortar madeira depron isopor o que seja.

Pesquisando encontrei fresa para isopor, informaram que seria inviável fresar isopor, e as pranchas de surf são de isopor p5 e são fresadas, então tem fresa para isopor, são caras e não saberia informar se para trabalhos mais detalhados existiriam fresas menores.

Vou tentar usar as fressas diamantadas que vem com as retificas dremel, acho que funcionariam bem, pode levar um tempo longo mas não é para produção.

Pessoal cuidado em brincar com estes projetos usando os laser de gravadoras de DVD ou CD, um descuido e podemos causar graves danos a nós ou a terceiros.

Quanto aos programas o cenece 1.6 para quem vai iniciar é o melhor programa, eu corto o que imagino com este programa, o pro facilita para quem não tem um bom conhecimento de programas cadcan, nos cortes é igual ao cenece 1.6, uma das vantagens é que tem manual e programa em portugues.

Para cortar asas qualquer um é bom. Para cortar figuras é ai que a coisa complica, eu ainda fico com o cenece 1.6 que não borra os cortes porque trabalha com pontos de sincronismo, o que só a pouco o gmfc esta usando, não fiz estes testes ainda com o gmfc usando pontos de sincronismo, jedicut é um gmfc, trabalham com os mesmos arquivos.

Não se enganem, não é o programa que facilita e sim o conhecimento que temos de como fazer a máquina cortar o que queremos.

Cheguei ao ponto de usar dois computadores para cortar figuras diferentes em cada eixo.

Isto não é em meia duzias de meses que aprendemos, é um conjunto de conhecimentos que faciliam o entendimento do processo e atravéz deste conhecimento é que surgem os arquivos de corte para serem usados na máquina.

Não é só apertar um botão que a máquina vai sair cortando, até ligar a máquina para cortar tem um bom caminho a percorrer.

Não tendo o mapa ou não sabendo o caminho, o botão nunca vai ser acionado e a máquina vai permanecer parada.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:0759e04375="motta"]Boa noite,
pessoal, estamos comentando ou tentando chegar a um projeto que seja viável, laser e outras opções são caros e não valem o investimento, vamos nos ater a uma cortadora e uma fresadora que esteja ao alcance da maioria.

abraços motta[/quote:0759e04375]

Olá Motta.

Tenho uma fresadora CNC com uma microretífica no eixo Z. Uso EMC2 e Mach3 para acionar a máquina com uma placa phase drive N-Labs.
Até agora consegui fazer muita coisa em madeira, porém, pretendo cortar alumínio de uns 2mm de espessura. Como não tenho conhecimento em usinagem de materiais, qual é o tipo de fresa que devo usar para cortar alumínio?
Edson
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Bom dia,
Edson, vais encontrar no link abaixo, depois comente os preços.
Nos comente sobre o jedicut, estas usando? e como esta o setup para a C4 eu não tive tempo ainda para tentar cortar com o jedicut, estou terminando a nova mecânica que vai ser duas em uma cortadora e fressadora mas só para materiais leves, madeira, depron, isopor e correlatos. Consegui velocidade de 30mm/seg com deslocamento por correias, se te interessar mando fazer as engrenagens junto com as minhas, não custam muito 85,00 reais as 3 engrenagens o resto podes fazer com a tua fresadora só que é aluminio de 10mm a ser fressado, é o suporte do motor e eixo da engrenagem grande, tudo sai completo uns 230,00 reais com as correias, 2 metros de correia a 40,00 são 80,00mais a coreia menor 6,00 reais é mais ou menos 230,00 reais por eixo. nos X esta no projeto 2 m de correia, podemos deixar a correia fixa assim economizamos 40 por eixo e podemos fazer um suporte para dois motores no carro, aproveitamos e usamos para o eixo y junto, neste caso no eixoY não podemos usar fixa tem que ser andando a correia, mas creio que vai ficar bom. Deixa eu terminar as máquinas que te passo o preço das peças se te interessar. Nos testes com o oscilador em 1.000hz o motor gira 3 voltas por segundo,anda 10mm a cada volta com desmultiplicação das engrenagens e da correia são 30mm/segundo, não perde passo consome muito pouco, não chega a 100mah por motor nesta velocidade e na velocidade mais baixa e em semi-passo o consumo vai a 700mah por motor é muito pouco quase nada para uma máquina destas.

http://www.neboluz.com.br/fresa%20para%20aluminio.htm

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Motta,

Apenas como informação, aqui pertinho de casa tem uma fabrica de prancha de surf. Na verdade eles compram o "shape" de um terceiro e dão forma e acabamento... Estive la conversando com o dono...Ele falou que o material é poliuretano espandido em formas aquecidas e me deu um pedaço...

Nossa! como é forte e super leve! Muito mais resistente que P6 só que com o peso ou mais leve de P3...

Ele falou tb que não da pra cortar com fio quente, só na lixa e serrotinho...
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:d5055e62df="Cyberware"]Motta,

Apenas como informação, aqui pertinho de casa tem uma fabrica de prancha de surf. Na verdade eles compram o "shape" de um terceiro e dão forma e acabamento... Estive la conversando com o dono...Ele falou que o material é poliuretano espandido em formas aquecidas e me deu um pedaço...

Nossa! como é forte e super leve! Muito mais resistente que P6 só que com o peso ou mais leve de P3...

Ele falou tb que não da pra cortar com fio quente, só na lixa e serrotinho...[/quote:d5055e62df]

Beleza Cyber, mas tem quem faça com isopor, vou ver onde vi o vídeo de uma máquina fresando, e foi num site australiano se não me engano e faziam mensão a máquina brasileira ou as fresas brasileiras, li por cima e só li brazil, continuei a não voltei para ler o texto, acho que até tenho em casa nos favoritos, quanto chegar coloco aqui o endereço para o pessoal ter uma idéia do funcionamento e das fresas para isopor e similares, é mais ou menos como uma que estou fazendo o projeto para ser usada como mesa de corte por plasma, só um pouco mais longa. Quando resolvemos pesquisar encontramos o que nunca iriamos imaginar já funcionando e muito bem. Outra coisa a tua mecÂnica usa barras de 1/2" andei pesquisando e deve ser de 13 fios o que desloca 1,9538.. mm por volta. Era isto que informavas para o programa.. Faz uns testes com o material e veja se o fio quente não resolve mesmo, caso não resolva acho que seria o material proprio para fresarmos carenagens que servirão para montarmos as formas.


abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Motta,

Vi na Discovery no ano passado a CNC pra prancha de surf... Está tinha dois "braços" com lixas circulares que se movimentavam, além da mesa onde a prancha ficava tb andava pra frente e pra trás...

No Mercado Livre tem um cara vendendo por R$ 95 mil, se não me engano, mas não sei se é igual a da Discovery...

Infelizmente (e muito infeliz mesmo!) não tenho mais CNC...estava tomando muito espaço no apto, mas lembro que o avanço da máquina era 7,1 voltas por centimetro...
Responder